Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajudar em Linux por GUI
21-08-2008, 14:19
Mensagem: #11
RE: Ajudar em Linux por GUI
CarlosCunha Escreveu:pois existem pessoas que podem preferir ser ajudadas pela consola talvez em cadatopico de ajuda colocassem em nota qual preferem (uma ideia ) loool

Cumprimentos a todos Smile

lol ninguém gosta de ser ajudado em consola acredita, um comando de consola, aparece para um utilizador novato como uma formula mágica, dado que uma boa parte dos utilizadores não passaram por linha de comandos do Dos como nenhum de nós para saber que no windows já foi assim.
Por isso quer se queira quer não um comando desses saído do ar para quem não conhece linux, não conhece a consola, e isso cai mal. E não há volta a dar.

E dizer que não sabem como se faz em GUI tambem muitas vezes não é desculpa. mandam instalar por apt-get um pacote? todos conhecem de certeza o synaptic que é uma ferramenta indespensavel para nerds e nao nerds, e acima de tudo é fácil de usar.

Outro exemplo, cópias de ficheiros usando o comando cp, não será mais fácil dizer vai a locais Pasta pessoal e clica com o botao direito e faz copiar, navega para a pasta que queres e faz colar.

Só aqui dei 2 exemplos há mais...


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2008, 14:41
Mensagem: #12
RE: Ajudar em Linux por GUI
sim, mas se quizeres copiar um ficheiro para uma pasta, por exemplo dentro da pasta /usr precisas de direitos de admin... podes fazer:

sudo nautilus

e copiares pelo GUI

ou

sudo cp ..blablabla

.. ha outras maneiras ? (na volta ha, mas desconheço...) tens de ir à consola à mesma... so que o tempo que demoras no GUI é quase o mesmo que demoras na consola (depende, ..) .. a pessoa é que tem de decidir.. seja newbie ou expert.. cada um sabe o que é mais vantajoso para si... e tar a avaliar uma pessoa por aquilo que faz ou deixa de fazer.. isso é ridiculo

Penguin Community, uma comunidade Linux portuguesa.
Nesta comunidade podes esclarecer as tuas dúvidas sobre Linux e Software Livre, podes conversar e debater com outros membros, ter acesso a tutoriais e muito mais.
Temos vários espaços próprios para as mais variadas coisas que podes fazer. Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2008, 15:02
Mensagem: #13
RE: Ajudar em Linux por GUI
Penguin Community Escreveu:sim, mas se quizeres copiar um ficheiro para uma pasta, por exemplo dentro da pasta /usr precisas de direitos de admin... podes fazer:

sudo nautilus

e copiares pelo GUI

ou

sudo cp ..blablabla

.. ha outras maneiras ? (na volta ha, mas desconheço...) tens de ir à consola à mesma...

Alt + F2 => lança a caixa de executar (ao estilo do windows Iniciar > Executar), e mandar escrever gksudo nautilus.

Isto dá abstracção completa da consola.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2008, 15:33
Mensagem: #14
RE: Ajudar em Linux por GUI
Tá certo, certíssimo. A interface gráfica foi desenvolvida para ser usada, e o usuário windows, que há 13 anos (sim, já há 13 anos desde o win95!) só vê janelas pela frente perdeu completamente a noção do que é linha de comando.
Eu mesmo sou um dos que usaram muito DOS, programei em BASIC no (nada saudoso) Apple II, achei que o PC-XT era uma revolução, até que me deparei com o Windows 3.1 e enlouqueci com o 95.
A partir daí, foi uma sucessão de trocas de sistema, e confesso que não uso linha de comando desde o win98 (sim, ali ainda era mais prático usá-las. Como eu odiava o 98...).
Mas desde o XP (na verdade, desde o NT e o odiável Millenium) a linha de comando passou a ser coisa arcaica, primeiro para o usuário, e creio que hoje o seja até para os profissionais, salvo em questões tais como configurações de rede, ping, etc.
Sinceramente espero que o mesmo aconteça com o linux. Para o usuário comum, computador é ferramenta de trabalho, algo para facilitar seus afazeres, e não deve ser uma fonte de aporrinhação, com mil configurações sombrias a fazer.
Já pensou se o telefone celular (telemóvel aí em Portugal) não tivesse interface gráfica, e tivéssemos que escrever por linha de comando para ter acesso às suas funcionalidades ou, simplesmente, telefonar??? Que tal programar um GPS, sem interface gráfica?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2008, 16:03
Mensagem: #15
RE: Ajudar em Linux por GUI
racoq Escreveu:Alt + F2 => lança a caixa de executar (ao estilo do windows Iniciar > Executar), e mandar escrever gksudo nautilus.

Isto dá abstracção completa da consola.

ta boa... Tongue

Penguin Community, uma comunidade Linux portuguesa.
Nesta comunidade podes esclarecer as tuas dúvidas sobre Linux e Software Livre, podes conversar e debater com outros membros, ter acesso a tutoriais e muito mais.
Temos vários espaços próprios para as mais variadas coisas que podes fazer. Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2008, 14:33
Mensagem: #16
RE: Ajudar em Linux por GUI
racoq Escreveu:Certo que pela consola é mais rápido, mas se queremos mostrar aos outros utilizadores que vêm do windows que o Linux, está preparado para o Desktop, porque lhe damos a ideia que tem obrigatóriamente de usar a consola, quando isso é em 90% falso, e arcaico? É que depois é normal que haja este preconceito que o linux é feio, e não seja amigável.
Não vejo problema nenhum em habituar os users a mexer na consola... É certo que irá talvez assustar alguns deles, mas realmente há coisas que são não apenas mais rápidas pela consola, mas também mais fáceis de fazer.
Eu considero a falta de uma consola decente e o excesso de GUI um defeito do Windows.

Ana Escreveu:E se começarem com a conversa "ai e tal, mas consola é tãaaao fácil!!!!". Só vos digo uma coisa: Geeks Big Grin
Não, a questão é que pela consola fazem-se mais coisas do que pelos GUIs loool

Penguin Community Escreveu:sim, também acho... Hoje em dia a interface gráfica serve para tudo mesmo. E cada versão que sai está cada vez melhor. vejamos as diferenças entre o Ubuntu 7.04 e o 8.04 (eu sei que houve um 7.10 entretanto..) as diferenças foram (algumas) 'assustadoras', as coisas tornaram-se muito mais simples... Uma das coisas que notei foi a incrível facilidade de configurar as redes... A interface de redes mudou.. assim como os programas se tornaram mais fáceis de usar..
Outro ponto importante. Enquanto que os comandos da consola não mudam (é raro isso acontecer), as GUI estão sempre a mudar. É pouco prático ter em conta a distro do user, e ainda por cima qual a versão do GNOME ou KDE do user, e mais outras tantas variáveis relativas a que programa usa como file manager, etc... quando um simples "Aplicações->Acessórios->Terminal" bastaria para introduzir uma linha de comandos

puling Escreveu:os únicos que vão continuar a utilizar vai ser o pessoal da velha guarda que passou por esse processo de evolução e está habituado dessa maneira e tem conhecimentos para,
Eu sempre fui habituado a mexer em GUI, e comecei a preferir cada vez mais a consola. Pela flexibilidade.

CarlosCunha Escreveu:GUI ensinas uma vez ele aprende mesmo
Consola mandas-lhe um comando ele faz copy+paste resolve mas nao aprende.
GUI ele *decora* o caminho. Consola ele faz copy paste. Não aprende de qualquer das maneiras lol. E depois a GUI muda na próxima versão Wink


Em cima disseram: "Alt+F2" para executar... e se não for esse o atalho? Tipo, em windows é muito fácil de explicar por GUI porque não há outra forma mais eficiente de explicar... e a GUI do windows não muda muito! (se for a mesma versão, nao muda nada!)

Mas no caso de linux, cada user pode ter as coisas à sua maneiras, é muito mais dificil irmos por aí. E nem toda a gente usa ubuntu lol
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2008, 15:49
Mensagem: #17
RE: Ajudar em Linux por GUI
pedro-kun Escreveu:
racoq Escreveu:Certo que pela consola é mais rápido, mas se queremos mostrar aos outros utilizadores que vêm do windows que o Linux, está preparado para o Desktop, porque lhe damos a ideia que tem obrigatóriamente de usar a consola, quando isso é em 90% falso, e arcaico? É que depois é normal que haja este preconceito que o linux é feio, e não seja amigável.
Não vejo problema nenhum em habituar os users a mexer na consola... É certo que irá talvez assustar alguns deles, mas realmente há coisas que são não apenas mais rápidas pela consola, mas também mais fáceis de fazer.
Eu considero a falta de uma consola decente e o excesso de GUI um defeito do Windows.

Tudo, ou quase tudo, o que fazes pela interface gráfica em Windows, podes fazer na linha de comandos. Iniciar > Executar > cmd

E mesmo muitos programas suportam a execução de diversas funções por este processo.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2008, 17:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-08-2008 17:20 por racoq.)
Mensagem: #18
RE: Ajudar em Linux por GUI
pedro-kun Escreveu:Não vejo problema nenhum em habituar os users a mexer na consola... É certo que irá talvez assustar alguns deles, mas realmente há coisas que são não apenas mais rápidas pela consola, mas também mais fáceis de fazer.
Eu considero a falta de uma consola decente e o excesso de GUI um defeito do Windows.

achas tu mas não acham os utilizadores que sempre usaram windows principalmente desde o windows XP, (há muitos). Nada é mais fácil do que ter um GUI para fazer as tarefas de um sistema operativo. Eu sei que é mais rápido pela consola, mas gosto de fazer tudo por gui por só ter de usar o rato e não ter que escrever. Muitos utilizadores são como eu. Tongue


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2008, 18:23
Mensagem: #19
RE: Ajudar em Linux por GUI
m4n_in_bl4ck Escreveu:Tudo, ou quase tudo, o que fazes pela interface gráfica em Windows, podes fazer na linha de comandos. Iniciar > Executar > cmd

E mesmo muitos programas suportam a execução de diversas funções por este processo.
Sim, executar programas pela linha de comandos é fácil. Mas a configuração completa do sistema não é muito fácil se for pela linha de comandos. Em linux passa-se o oposto.

racoq Escreveu:achas tu mas não acham os utilizadores que sempre usaram windows principalmente desde o windows XP, (há muitos). Nada é mais fácil do que ter um GUI para fazer as tarefas de um sistema operativo. Eu sei que é mais rápido pela consola, mas gosto de fazer tudo por gui por só ter de usar o rato e não ter que escrever. Muitos utilizadores são como eu. :P
Sempre usei windows desde a versão 3.1. Usei-os todos daí para a frente (tirando o Vista e o NT). Quanto ao resto, opiniões. :) Eu detesto estar a escrever e ter que parar para pegar no rato, por exemplo.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-08-2008, 19:06
Mensagem: #20
RE: Ajudar em Linux por GUI
(21-08-2008 15:02)racoq Escreveu:  
Penguin Community Escreveu:sim, mas se quizeres copiar um ficheiro para uma pasta, por exemplo dentro da pasta /usr precisas de direitos de admin... podes fazer:

sudo nautilus

e copiares pelo GUI

ou

sudo cp ..blablabla

.. ha outras maneiras ? (na volta ha, mas desconheço...) tens de ir à consola à mesma...

Alt + F2 => lança a caixa de executar (ao estilo do windows Iniciar > Executar), e mandar escrever gksudo nautilus.

Isto dá abstracção completa da consola.

Há também um script que se pode acrescentar ao nautilus (root-nautilus-here salvo o erro) basta ir para dentro da pasta que se quer botão direito no espaço vazio aplicar o script pôr a pass e abre-se uma nova janela do file manager nessa mesma pasta mas com privilégios de root.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)