Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Ajuda] Ubuntu Karmic - Dual Monitor
17-01-2010, 00:00 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-01-2010 00:06 por Ana.)
Mensagem: #1
[Ajuda] Ubuntu Karmic - Dual Monitor
Boa noite meu caros,

Costumo ligar o meu ecrã de 17'' ao meu Eee PC de 10'' e utilizar ambos os ecrãs como "ambiente de trabalho alargado", ou seja, espaço de trabalho expandido por 2 ecrãs.

Costumo configurar isto pelo "Sistema -> Preferências -> Ecrã", mas esta janela de configurações não satisfaz as minhas necessidades. Por 2 razões:

1 - Não consigo colocar o ecrã de 17'' como ecrã principal, de forma a ficar com a barra de tarefas, etc, neste ecrã.

2 - Tenho dificuldades em colocar o ecrã maior do lado esquerdo do ecrã pequeno. Quando o faço, os ecrãs ficam estranhos.

Portanto, gostaria de saber se alguém conhece algum programa dedicado às configurações dual monitor.

EDIT: Esqueci-me de dizer - a placa gráfica é uma daquelas integradas. Retirado do meu lspci:

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 945GME Express Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 945GM/GMS/GME, 943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03)

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-01-2010, 00:05
Mensagem: #2
RE: [Ajuda] Ubuntu Karmic - Dual Monitor
Depende, que placa gráfica tem o teu eeepc Ana?


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-01-2010, 00:11
Mensagem: #3
RE: [Ajuda] Ubuntu Karmic - Dual Monitor
Editei o tópico, mas foi depois de teres respondido.

Aqui fica:

EDIT: Esqueci-me de dizer - a placa gráfica é uma daquelas integradas. Retirado do meu lspci:

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 945GME Express Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 945GM/GMS/GME, 943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03)

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-01-2010, 00:21
Mensagem: #4
RE: [Ajuda] Ubuntu Karmic - Dual Monitor
Que saiba não existe programa gráfico para configurar placas intel, só conhecia esse genérico do ubuntu. Mas o que esse genérico faz é um fronteed para lidar com uma aplicação de linha de comandos que faz isso o xrand.

Tensa ferramenta xrand para configuração dinâmica ou a configuração directa e estática no xorg, que permite definir um display virtual (julgo ser o que pretendes de ter dois monitores o do monitor e o do ecrã do netbook). Tens o seguinte documento da intel que explica o processo.

http://intellinuxgraphics.org/dualhead.html

De qq forma se entretanto por acaso souber de alguma ferramenta mais fácil de configurar e gráfica eu posto aqui.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-01-2010, 00:41
Mensagem: #5
RE: [Ajuda] Ubuntu Karmic - Dual Monitor
Instalei o grand, uma aplicação GTK que controla isso que referiste. Tenho o mesmo problema.

Eu quero isto:

[Imagem: 2716975_CapturaEcra-grandr.png]

Mas o ecrã do Netbook aparece sobreposto no ecrã grande. Uma confusão.


Mas só consigo isto fique de forma decente:

[Imagem: 2716976_CapturaEcra-grandr-1.png]

No entanto desta forma o ecrã primário é o netbook e não o ecrã grande.

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-01-2010, 01:29
Mensagem: #6
RE: [Ajuda] Ubuntu Karmic - Dual Monitor
Actualização:

Apeteceu-me e instalei o XFCE.

Fui tentar por isto em dual monitor usando o grand e voilá, funcionou... (?)

Ao personalizar os painéis inferior e superior, dá também para dizer em que ecrã os queremos colocar. No meu caso, quero todos no ecrã maior.

Será algo que o Gnome não tem?

Bem... parece que resolvi o problema... estranho.

Obrigada na mesma Smile

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-01-2010, 15:49
Mensagem: #7
RE: [Ajuda] Ubuntu Karmic - Dual Monitor
o gnome deixa te arrastar ou criar novos paineis para o monitor q queres... eu uso sempre dual head no desktop e qd usava gnome n tinha problemas.

tmb te ia recomendar o grand mas ja vi q o descobristeWink se vires q ha algo q n consigas fazer nele experimenta o xrandr pela consola (o grand é uma GUI para o xrandr, e cm sabes faltam sempre opçoes nestas).

uma pergunta, no xfce essa opçao de definir onde queres os paineis é dinamica? isto é: se ligares o teu eee sem o segundo monitor o painel fica no monitor do eee, e qd ligas o outro monitor ele passa automaticamente para o grande?

se ele n faz isto automaticamente uma boa soluçao será criares um script q te arranque duas coisas:
o xrandr para definir automaticamente o monitor (uma vantagem q com as GUI's n se tem é a de criar scriptsBig Grin) e o devilspie para por automaticamente o 'gnome-panel' do lado q tu queres!

espero ter mais 2 cents para a soluçaoWink
cumps!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2010, 19:58
Mensagem: #8
Linux RE: [Ajuda] Ubuntu Karmic - Dual Monitor
Eu uso caixa mágica 14 com o portátil insys gameforce e queria usar o dual monitor mas nas definições de ecrâ aparece monitor desconhecido que é o do portátil mas o outro não aparece, só posso usar o outro monitor como se faz com os projectores no meu caso uso uma hotkey. Será que me podiam ajudar?

01010010 01110101 01100010 01100101 01101110

[Imagem: volkswagen-scirocco.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2010, 20:12
Mensagem: #9
RE: [Ajuda] Ubuntu Karmic - Dual Monitor
devia aparecer...

tens a certeza que a saída vga está activada?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2010, 21:48
Mensagem: #10
RE: [Ajuda] Ubuntu Karmic - Dual Monitor
Também me ando a aventurar nisto do Dual Monitor em Ubuntu. Em vez de usar um monitor, estou a tentar usar a televisão cá de casa.

S-Video + 3.5mm Jack (PC) -> SCART (TV)

Só falta resolver o problema do preto e branco. Dry
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)