Tópico Encerrado 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ser Benfiquista...
20-01-2010, 15:44
Mensagem: #1
Ser Benfiquista...
Um texto que exprime realmente o que é ser benfiquista.

Citar:"O Benfica é o maior do mundo!!!"

Já todos ouvimos isto várias vezes. Muitos o dizem, mas será que o sentem mesmo? Será que estão mesmo convictos do que dizem?

Então vamos lá ver se o Benfica é ou não o maior clube do mundo.

Quando se fala de maior clube do mundo, afinal, fala-se de quê? De títulos ganhos? Do número de sócios ou adeptos? De capacidade financeira?

Vamos então fazer uma análise àqueles que são comummente aceites como sendo os clubes mais importantes do Mundo.

Comecemos pelo Real Madrid. O Real Madrid é o clube com mais títulos europeus, tendo sido por 9 vezes Campeão Europeu. O Real Madrid tem igualmente uma enorme capacidade financeira, tendo até comprado o passe de Cristiano Ronaldo por noventa e seis milhões de euros.

Mas isso faz do Real Madrid o maior clube do mundo?

Há uns anos atrás, numa conversa com Camacho, em Madrid, ele disse-me uma coisa que não me saiu da cabeça. Ele disse-me que o Real Madrid era muito grande e muito importante, mas que fora da cidade de Madrid o Real não era número 1 em lado nenhum. Camacho disse-me mais: o Real Madrid é respeitado e temido pelo mundo fora, mas não é amado.

Com o Manchester United ou Liverpool passa-se algo de semelhante com a diferença de terem ganho menos que o Real Madrid. Onde estão os verdadeiros adeptos do Manchester ou do Liverpool, a não ser nas respectivas cidades? Haverá algum sítio do mundo em que esses clubes são o emblema mais importante para além das suas cidades? Mesmo em Inglaterra, será que em Newcastle, Birmingham ou Leeds as pessoas são maciçamente do Manchester ou Liverpool? Tenho a certeza que não.

E o Barcelona? Se fossemos olhar para os títulos o Barcelona está muito longe do Real Madrid e em termos sociais ainda vale muito menos que o Real. O Barcelona é um clube parecido com o Porto, assim como o Atlético de Madrid é parecido com o Sporting.

De facto, o Barcelona representa um sentimento regionalista e com isso domina na Catalunha e vive por oposição ao Real Madrid. O Porto tem um papel semelhante em Portugal, tem no Benfica a sua obsessão, mas ao contrário do Barcelona não consegue sequer dominar o Norte de Portugal nem ter a capacidade financeira do clube catalão. Quem quiser confirmar o que digo que vá a Braga, a Famalicão, Viana do Castelo, Mirandela, Bragança ou Vila Real e verifique qual é o clube com mais adeptos. É, de longe, o Benfica.

Mas ter mais adeptos será um critério suficiente para se ser o maior clube do mundo? Manuel José, treinador do Al-Ahly, dizia há uns tempos que este clube do Cairo era enorme porque tinha cerca de 40 milhões de adeptos no Egipto. Mas fará isso do Al-Ahly um grande clube? Seguramente que não. Se fizesse, rapidamente qualquer clube chinês ou indiano poderia vir a dizer que é o maior clube do mundo.

Outros clubes como o Milão, Inter, Juventus, Bayern de Munique, Boca Juniors, Flamengo ou São Paulo têm o mesmo problema. São muito importantes nas suas regiões ou nos seus países, já ganharam muita coisa, alguns têm muito dinheiro, mas fora da sua área de influência directa não são nada. São muito respeitados. São adversários temíveis. Mas têm aquela coisa especial que faz deles o maior clube do mundo? Aresposta é não.

Então, afinal, qual é o maior do clube do mundo?

É o Benfica. E porquê?

O Benfica é o maior clube do mundo não por causa de qualquer recorde do Guinness Book como alguns ignorantes nos querem fazer crer. Só pode dizer isso quem não percebe nada do que é ser benfiquista.

O Benfica é o maior clube do mundo porque num desenvolvimento histórico singular e irrepetível ganhou o respeito mas, acima de tudo, conquistou o amor de milhões em todo o mundo.

O Benfica conseguiu encarnar a diáspora portuguesa como nenhum outro clube do mundo o conseguiu fazer relativamente à história do seu próprio país.

Assim, o Benfica é o maior clube de Portugal, mas é também o clube nº1 em Angola, Moçambique, Timor, Cabo Verde, Guiné e S. Tomé. Mas não só. Qual é o maior clube de Paris? Será o PSG que foi fundado em 1970? Não. É o Benfica. O Benfica que também é o maior clube na Suíça, no Luxemburgo e que tem uma enorme força na Alemanha, em Nova Iorque, em Toronto, na África do Sul ou em qualquer lado onde esteja um português.

O Benfica personifica a nostalgia e a alma de um povo, mesmo daqueles que não são simpatizantes do clube. E isso sente-se especialmentequando se sai de Portugal. Não há mais nenhum clube do mundo assim.

E o Benfica teve e tem Eusébio. Bem sei que o Real Madrid teve Alfredo di Stefano e o Manchester United Sir Bobby Charton. Mas Eusébio era outra coisa. Eusébio não era argentino nem inglês. Eusébio era africano, de Moçambique, o que representava a vocação universalista do Benfica. Eusébio era um rapaz simples e humilde com um talento incomparável. Eusébio carregou aos ombros todo um país no mundial de 1966. E chorou. As lágrimas de Eusébio deram a volta ao mundo e lavaram a alma de todos os portugueses que com ele sofreram.

E há mais. O Benfica é do povo. É popular no sentido literal do termo. É feito por gente simples que ama o Benfica mais do que tudo na vida e é capaz de sacrifícios espantosos pelo clube do seu coração.

Arrepia-me ver os novos jogadores estrangeiros do Benfica, quando chegam ao aeroporto da Portela, começarem logo a dizer que o Benfica é igual ao Real Madrid como se isso fosse algum elogio. A culpa não é deles. É claro que são instruídos por alguém dentro do Benfica para dizerem isso. Alguém que pensa que isso engrandece o Benfica. Nada mais patético. Faz-me lembrar quando os artistas brasileiros chegavam a Portugal e começavam logo a dizer que éramos um país lindo, maravilhoso e irmão. Soava a falso, como soam a falso as declarações dos jogadores recém chegados. Isso só acontece porque as pessoas que estão no Benfica não percebem verdadeiramente o que têm nas mãos. Estão lá, mas não sabem o que é o Benfica. Se vissem o Benfica como ele é não ficavam todos felizes com a comparação com o Real Madrid, mas proibiam-na.

Para se dirigir um clube como o Benfica é preciso ter-se categoria, algo que há muito anda arredado da Luz. Assim como para se ser jogador do Benfica é preciso ter-se algo de especial. Não é, de facto, coisa que esteja ao alcance de qualquer um.

Por muito que outros clubes possam ganhar nunca serão o Benfica. Não há nenhum clube do mundo que tenha a herança do Benfica. É preciso que o futuro do Benfica esteja à altura do seu passado. E para isso são precisas vitórias. Vitórias com honra, com glória, com humildade e com dignidade.

A minha última palavra vai para as Casas do Benfica espalhadas por Portugal e por esse mundo fora. Elas fazem um trabalho notável e desempenham um papel fundamental na manutenção da mística do Benfica. Mística essa de que todos falam, mas muitos não sabem o que quer dizer.

O Benfica é, de facto, um caso único no mundo do futebol.

O Benfica é, sem favor e sem exagero, o maior clube do mundo!

in Linha Avançada

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
20-01-2010, 18:11
Mensagem: #2
RE: Ser Benfiquista...
E mainada! Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
20-01-2010, 19:53 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-01-2010 19:57 por BladeRunner.)
Mensagem: #3
RE: Ser Benfiquista...
Para mim o que faz um clube ser grande é a qualidade dos titulos, incluindo o grau de dificuldade das competições... a quantidade dos titulos... o seu prestigio a nível de torneios para o qual é convidado...
Enfim:

F. C. Porto:

a nível Internacional

* O FC Porto é considerado no século XXI, segundo o "Club World Ranking (21st Century)" do Oosterpark Rankings, o maior clube português, o 5º da Europa e o 6º do Mundo;

* Segundo a Classificação Mundial de Clubes da IFFHS desde 1991, o FC Porto é considerado o maior clube português, o 10º da Europa e o 12º do Mundo;

* Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking" do brasileiro Marcelo Leme de Arruda, o Futebol Clube do Porto é o maior clube português, o 10º da Europa e o 22º do Mundo. [4];

* O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica e o 10º da Europa;

* O FC Porto é o clube mais títulado da Europa desde 1974/75 (primeira época pós-Revolução Democrática do "25 de Abril", período que coincide com o grande crescimento do clube, iníciando a sua hegemonia em Portugal e seu surgimento na elite internacional). Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival, à escala nacional e internacional, entre os clubes dos países com mais história no futebol europeu, aqueles que contêm clubes que já conquistaram troféus internacionais sob a égide da UEFA. O FC Porto soma 53 troféus. No TOP 10 ainda constam: Glasgow Rangers (48), Dynamo Kiev (45), Liverpool FC (43), FC Bayern Munique (40), FC Barcelona (39), Real Madrid CF (38), Manchester United FC (38), Ajax Amesterdão (35) e fecham a lista com 33 troféus: Anderlecht, PSV Eindhoven e Galatasaray. Os rivais nacionais mais próximos são: SL Benfica com 25 troféus e Sporting CP com 17 troféus;

* No que respeita, exclusivamente, às provas internacionais, durante mesmo período desde 1974/75, o FC Porto foi o único clube português a ter conquistado títulos internacionais (6). Na Europa, os "dragões" posicionam-se na honrosa 6ª posição, estando a par de Manchester United (6) e FC Bayern Munique (6); sendo apenas ultrapassado pelos seguintes cinco clubes: AC Milan (12), FC Barcelona (11), Liverpool FC (10), Juventus (10) e Real Madrid CF (8);

* O FC Porto era o único clube português no extinto G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa, sendo também o único representante de Portugal entre os 16 fundadores da Associação Europeia de Clubes (ECA), criada após a extinção do G-14;

* O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3);

* O FC Porto é o clube português com mais participações em competições internacionais oficiais, totalizando 53 participações: 2 presenças na Taça Intercontinental / Mundial de Clubes; 25 presenças na Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões da UEFA; 15 presenças na Taça UEFA; 8 presenças na Taça das Taças e 3 presenças na Supertaça Europeia. (ver Lista dos clubes de Portugal em competições internacionais)

* O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões da UEFA (16), falhando apenas na época 1994/95 e na época 2002/03, quando venceu a Taça UEFA. Em termos europeus, é a par do Manchester United, o clube com mais presenças na competição com a designação actual (desde 1992/93);

* O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade, em casa, a nível das competições internacionais: 29 jogos (entre 1974/75 e 1977/78);

* O FC Porto foi pioneiro também na internacionalização: foi o primeiro clube português a receber um conjunto estrangeiro (o Real Fortuna de Vigo, em 1907) e o primeiro clube português a deslocar-se ao estrangeiro (a Vigo, em 1908)

* O FC Porto formou nos seus quadros futebolísticos uma das maiores referências da história do futebol português, Vítor Baía. Enquanto jogador, Vitor Baía foi aquele que mais títulos conquistou na história do futebol mundial, somando 31 títulos. Os jogadores que se seguem são Pelé e Rijkaard com 25 cada um. Actualmente, Vitor Baía é o Director das Relações Externas do FC Porto.

* O FC Porto tem, segundo dados oficiais, cerca de 120 000 sócios, sendo assim, um dos 5 clubes do Mundo com mais sócios.

* Segundo um estudo realizado com dados relativos 2003, no caso dos clubes portugueses, divulgado pela revista Brasileira (Datafolha) e igualmente publicado no site "Futebol Finance", revelou o número de adeptos de alguns dos maiores clubes mundiais. O estudo revela que no caso do FC Porto contém 2,6 milhões de adeptos em Portugal. [5]

* Em 2004, segundo um estudo realizado pela FutureBrand, uma empresa americana especializada em consultoria de marcas, o FC Porto foi considerado a marca mais valiosa do futebol português. O estudo apresentou as 30 marcas mais cotadas do futebol europeu e Portugal contou apenas com um representante, o FC Porto. O estudo teve em conta factores como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube. Neste estudo de marcas europeias, o FC Porto ocupou a primeira posição em Portugal e a 21ª na Europa.[6]

* A marca FC Porto foi avaliada, em 2008, em 291 milhões de euros pela MyBrand. Esta avaliação do EVA (Economic Value Added) do Grupo abrange as unidades de negócio SAD, F.C. Porto, Porto Comercial, Porto Estádio e Euro Antas, bem como uma análise do papel e força da marca no mercado. Em relação ao papel que a marca detém no mercado, os factores de maior valor são: a qualidade da equipa de futebol (dos seus jogadores), dos jogos, da equipa técnica e do Estádio. Na ponderação destes factores foi tido em conta o peso dos 115 mil sócios e dos 2,8 milhões de adeptos (Conclui-se, em relação ao número de adeptos, que houve um aumento em cerca de 200.000 adeptos neste período de 5 anos, tendo em conta o estudo revelado pela revista brasileira (Datafolha) e pela "Futebol Finance" com dados relativos a 2003). O valor total apurado para a marca F.C. Porto é tanto mais significativo quando comparado com o de outros clubes como o Real de Madrid (340 milhões de euros) ou o Manchester United (331 milhões de euros).

a nível Nacional

* O FC Porto é o clube com maior número de títulos do futebol português, contabilizando 117 troféus oficiais: (Séniores: 2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes, 2 Ligas dos Campeões / Taças dos Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia, 24 Campeonatos Nacionais, 4 "Campeonatos de Portugal" (prova precursora da Taça de Portugal), 14 Taças de Portugal, 16 Supertaças Nacionais, 1 Liga Intercalar; Juniores: 19 Campeonatos Nacionais; Juvenis: 18 Campeonatos Nacionais; Iniciados: 13 Campeonatos Nacionais; Infantis: 2 Campeonatos Nacionais). Os rivais SL Benfica e Sporting CP contam com 113 Títulos e 83 Títulos, respectivamente;

* O FC Porto é o clube com maior número de títulos de campeão nacional no conjunto de todos os escalões etários: 76 títulos (Séniores: 24 Campeonatos Nacionais; Juniores: 19 Campeonatos Nacionais; Juvenis: 18 Campeonatos Nacionais; Iniciados: 13 Campeonatos Nacionais; Infantis: 2 Campeonatos Nacionais). Os rivais SL Benfica e Sporting CP contam com 75 Títulos e 56 Títulos, respectivamente;

* O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato, a Taça de Portugal e a competição Europeia em que esteve envolvido (em 2003);

* O FC Porto é o único clube português pentacampeão nacional de séniores;

* O FC Porto é o clube com mais Supertaças conquistadas (16), tendo disputado 25 das 31 finais da competição;

* O FC Porto fez a dobradinha, ou seja, ser Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal na mesma época, por 6 ocasiões (1955/56, 1987/88, 1997/98, 2002/03, 2005/06, 2008/09);

* O FC Porto fez o "triplete" nacional, ou seja, ser Campeão Nacional, vencedor da Taça de Portugal e vencedor da Supertaça Nacional na mesma época, por 4 ocasiões (1997/98, 2002/03, 2005/06, 2008/09), sendo o recordista nesta estatística;

* O FC Porto tem um dos 15 melhores registos mundiais de invencibilidade em campeonatos nacionais. Os Portistas estiveram sem perder um encontro entre 22 de Outubro de 1994 e 24 de Março de 1996;

* O FC Porto protagonizou as 3 maiores transferências de sempre, a nível de jogadores, de um clube português para o estrangeiro: Anderson (Manchester Utd - 31,5 milhões de euros), Ricardo Carvalho (Chelsea - 30 milhões de euros), Pepe (Real Madrid - 30 milhões de euros).

* O seu primeiro estádio, o Campo da Rua da Rainha (que data do ano de refundação do clube - 1906), foi o primeiro campo relvado em Portugal.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_Clube_do_Porto

Ora, isto é que faz com que um clube seja grande... uns têm imensos adeptos espalhados pelo mundo... outros têm imensos titulos ganhos por esse mundo fora...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
20-01-2010, 20:35
Mensagem: #4
RE: Ser Benfiquista...
O texto postado no 1º post, não sei quem terá sido o "jornaleiro" que o escreveu, mas está cheio de erros e incongruências. Destaco apenas dois dos clubes analisados, o Barcelona e o Man. United.

Quanto ao Barcelona, não tenho dúvidas que será o clube com mais fans (não confundir com adeptos - aqueles que amam o clube) no mundo. É impossivel ir a qualquer lado do mundo, mesmo a países onde o futebol não seja um despoto importante e não ver miúdos com camisolas do Barça. Em qualquer país do mundo os jogos do Barça são televisionados.

O Manchester United, ao contrário do que diz o texto, tem poucos adeptos na sua cidade (tendo em conta a grandeza do clube, é claro) A grande maioria dos habitantes de Manchester gosta do City, sendo que são adeptos de todos os clubes da cidade, mesmo os de divisões não profissionais. Em Inglaterra, pequenos clubes de bairro das divisões amadoras têm adeptos a sério e em grande número, depois essas pessoas podem ou não gostar/apoiar um dos clubes grandes da cidade, mas isso é outra história e no caso da cidade de Manchester o preferido é o City mas por larga escala. Em Liverpool, o clube preferido é sem dúvida o próprio Liverpool, tendo o Everton, o outro clube de primeira liga muito poucos adeptos. Aliás pelo que conheço do país, o Liverpool será o clube mais amado de Inglaterra, porque tem uma identidade muito própria ao contrário do Man. United. O United tem uma grande legião de fans nos Estados Unidos por exemplo e no Japão também, mas esses não são adeptos.

No que nos diz respeito, a nossa mentalidade é diferente, somos adeptos dos 3 grandes e depois podemos ou não gostar de outros clubes mais pequenos e eu acho isso indecente e demonstrativo da nossa personalidade colectiva tipo galinha, porque não há mal nenhum ser adepto de um clube que raramente ganhe (que o digam os adeptos do benfica e sporting Wink). Ser-se de Braga e não ser adepto ou ao menos apoiar o Braga é uma obscinidade, um sacrilégio, eu se fosse de Braga neste momento andaria de sorriso nos lábios, mesmo sendo portista ferrenho como sou.
Pessoalmente, sou e sempre serei portista, são também fan do Oliveira do Douro (clube aqui perto de onde eu moro e onde joguei), sou fan internacional do Barça, da Roma, do Tottenham e do Werder Bremen. Depois quando um outra equipa joga um futebol como eu gosto torno-me fan sazonal dessa equipa, tipo o Hoffeneim no ano passado da liga alemã.

Concluíndo em termos de adeptos o Recreativo da Luz é de longe o clube português com mais adeptos (no momento porque há cada vez mais pessoas que começam a apoiar os clubes da terra e aquela tradição de sou deste clube porque o meu pai também, já não pega tanto na nossa juventude) de futebol e sublinhe-se "de futebol" porque há muita gente que é adepto de um clube e está-se nas tintas para o futebol, por isso a teoria dos 6 milhões só faz sentido se partirmos do pressuposto que o país tem 60 milhoes de habitantes.

Agora o maior clube português, é o FCP sem dúvida basta perguntarem a qualquer estrangeiro que goste de futebol!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
20-01-2010, 20:46
Mensagem: #5
RE: Ser Benfiquista...
Por estranho que pareça, concordo com o Malamen

It's a basic truth of the human condition that everybody lies.

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
20-01-2010, 20:50
Mensagem: #6
RE: Ser Benfiquista...
Atenção que o que postei são factos... factos comprovados.
Agora devemos ter em atenção este tópico... não descambar em discussões futeis, baseadas em opiniões e paixões cegas, como já vi em muitos fóruns. É que este tema é muito "inflamável"!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
20-01-2010, 21:09
Mensagem: #7
RE: Ser Benfiquista...
Só entende inteiramente o texto quem sente a mística.

Tu mostraste logo que não entendes a mística benfiquista, BladeRunner. Smile

Os outros clubes, não passam disso mesmo, outros clubes... para o benfiquista, o factor mais importante não é o número de títulos, nem o número de adeptos, nem o número de sócios... o benfiquista sente e ama o clube como mais nenhum adepto o consegue fazer... quando tem que sofrer, sofre como se alguém da família próxima adoecesse... quando festeja, a alegria é tanto que temos orgasmos cerebrais a toda a hora... e não tem nada a ver com estar muito ou pouco tempo sem ganhar... é por isso que vibramos mesmo quando não ganhamos nada... quando o Benfica vence, é uma alegria imensa... Big Grin

É a chama intensa... só os benfiquistas conseguirão entender a profundidade deste tópico.

E dou-te razão no último post que fizeste. Espero que este tópico se mantenha calmo e sem discussões. É sobre o que é ser benfiquista.

Posts inflamados como o do dr_psikick são escusados. Sleep

Benfiquistas do fórum, manifestem-se. Beer

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
21-01-2010, 01:48
Mensagem: #8
RE: Ser Benfiquista...
Mística? Só se for a tosta-mística... Big Grin

Compreendo e aceito aquelas palavras do 1º post. É normal que assim se pense quando se ama o clube e não desporto por ele praticado!
Em Portugal, não se gosta de futebol. Gosta-se dos clubes e até das asneiras por estes praticadas... Lá está, é o amor... ou mística...
Se gostassem de futebol, os árbritos, que são parte integrante do mesmo, não eram tão selvaticamente agredidos, mesmo que na maior parte das vezes sejam apenas por palavras. Provavelmente seriam compreendidos e até acarinhados. Muitos se insurgem contra o golo mal invalidado (e não anulado!) ou contra a cor do cartão mostrado, mas poucos ou nenhuns se lembram sequer dos golos falhados pelos seus herois, que por milhões contratados, são apenas fruto da má sorte!
Se gostassem de futebol, eram adeptos do SLB, por exemplo, e também do Queluz, no basquetebol e ainda do Óquei de Barcelos, no hóquei-em-Patins e, quem sabe, até do ABC, se falassemos de andebol...
Mas não, cá no burgo, não se gosta de futebol, nem de natação, nem de ténis. Gosta-se do clube, do emblema, de vestir a camisola...
Eu assumo, não gosto de futebol. Gosto do Futebol Clube do Porto, mas não o amo. Se gostasse de futebol perdia horas a ver outras ligas e até a nossa triste e pobre liga e suas bancadas vazias...
Relembrando o 1º post, pergunto se alguém entende por que razão aquilo é assim, um amor tão apaixonado além fronteiras? França, Alemanha, Luxemburgo, Angola, Moçambique, Timor, Cabo Verde, Guiné e S. Tomé e sem esquecer a India... Por que será?
Em que altura se deu esta tão badalada gloria encarnada? As tais famosas papoilas saltitantes... Quando? E porquê? Como?
Repare-se num pormenor, o SLB sempre foi o clube ENCARNADO e nunca vermelho... Por que será?
Em vez de aceitar tudo de olhos fechados e tomar por certo, mesmo tendo sido transmitido pelos nossos próprios pais, ler uns livritos de história só fazia bem... As coisas não acontecem por acaso!

Viva o Futebol Clube do Porto! Viva a LIBERDADE!

PS: e não se esqueçam, quem não é do Benfica, não é bom chefe de família...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
21-01-2010, 01:58
Mensagem: #9
RE: Ser Benfiquista...
(21-01-2010 01:48)Lápis Azul Escreveu:  Mística? Só se for a tosta-mística... Big Grin

Compreendo e aceito aquelas palavras do 1º post. É normal que assim se pense quando se ama o clube e não desporto por ele praticado!
Em Portugal, não se gosta de futebol. Gosta-se dos clubes e até das asneiras por estes praticadas... Lá está, é o amor... ou mística...
Se gostassem de futebol, os árbritos, que são parte integrante do mesmo, não eram tão selvaticamente agredidos, mesmo que na maior parte das vezes sejam apenas por palavras. Provavelmente seriam compreendidos e até acarinhados. Muitos se insurgem contra o golo mal invalidado (e não anulado!) ou contra a cor do cartão mostrado, mas poucos ou nenhuns se lembram sequer dos golos falhados pelos seus herois, que por milhões contratados, são apenas fruto da má sorte!
Se gostassem de futebol, eram adeptos do SLB, por exemplo, e também do Queluz, no basquetebol e ainda do Óquei de Barcelos, no hóquei-em-Patins e, quem sabe, até do ABC, se falassemos de andebol...
Mas não, cá no burgo, não se gosta de futebol, nem de natação, nem de ténis. Gosta-se do clube, do emblema, de vestir a camisola...
Eu assumo, não gosto de futebol. Gosto do Futebol Clube do Porto, mas não o amo. Se gostasse de futebol perdia horas a ver outras ligas e até a nossa triste e pobre liga e suas bancadas vazias...
Relembrando o 1º post, pergunto se alguém entende por que razão aquilo é assim, um amor tão apaixonado além fronteiras? França, Alemanha, Luxemburgo, Angola, Moçambique, Timor, Cabo Verde, Guiné e S. Tomé e sem esquecer a India... Por que será?
Em que altura se deu esta tão badalada gloria encarnada? As tais famosas papoilas saltitantes... Quando? E porquê? Como?
Repare-se num pormenor, o SLB sempre foi o clube ENCARNADO e nunca vermelho... Por que será?
Em vez de aceitar tudo de olhos fechados e tomar por certo, mesmo tendo sido transmitido pelos nossos próprios pais, ler uns livritos de história só fazia bem... As coisas não acontecem por acaso!

Viva o Futebol Clube do Porto! Viva a LIBERDADE!

PS: e não se esqueçam, quem não é do Benfica, não é bom chefe de família...

"Repare-se num pormenor, o SLB sempre foi o clube ENCARNADO e nunca vermelho... Por que será?"

Eis uma situação digna de: http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=338
LOLLOL
Procurar todas as mensagens deste utilizador
21-01-2010, 02:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-01-2010 02:13 por Lápis Azul.)
Mensagem: #10
RE: Ser Benfiquista...
(21-01-2010 01:58)BladeRunner Escreveu:  Eis uma situação digna de: http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=338
LOLLOL

Oh meu amigo, mas tu estás a querer arranjar-me trabalho???
Ando sem tempo... Mas fica aqui um cheirinho... Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Tópico Encerrado 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)