Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RESOLVIDO]Como partilhar a ligação a internet com ubuntu
22-08-2008, 02:16 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-08-2008 03:19 por gocho.)
Mensagem: #1
[RESOLVIDO]Como partilhar a ligação a internet com ubuntu
Boas. Existem dezenas de tutoriais sobre como partilhar a ligação a internet de um computador, mas já tentei fazer alguns e sinceramente.... estou farto! Nenhum resultou.
Tenho dois sistemas ubuntu, um no meu portatil e outro no meu desktop. O Desktop liga a internet através de um modem usb.
A pergunta é, como é que eu posso aceder a internet a partir do meu portatil estando este ligado por rede ao desktop? Qualquer ajuda é bem vinda, porque não consigo por isto a funcionar.

Cumps

Ubuntu Ubuntu, o bom sabor da selva! Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-08-2008, 02:41 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-08-2008 02:57 por racoq.)
Mensagem: #2
RE: Como partilhar a ligação a internet com ubuntu
Uma rápida pesquisa à net deu-me estes 2 métodos:

http://blog.gunbladeiv.com/2008/07/how-t...ction.html (mais fácil e testado com sucesso no Ubuntu Hardy)

http://www.ubuntugeek.com/sharing-intern...buntu.html (mais dificil)

Caso não te queiras dar ao trabalho de configurar em consola podes sempre comprar um router ADSL/CABO. Big Grin


Básicamente caso não queiras comprar um router, tens que ter os 2 computadores com a mesma classe de IP's. 192.168.1.xx (Gateway = Pc de partilhaque liga à net), e o cliente com um IP 192.168.yy. O cliente deve ter como gateway o computador Desktop, que tem que ter ou uma placa wireless, ou uma placa de rede de modo a ligar ao computador cliente. Depois configuras como gateway do cliente para o IP da placa de rede/wireless do pc de partilha. A placa de rede/wireless do PC de partilha à qual liga o pc cliente, deve ainda ter como gateway o ip do gateway do Operador de DSL/Cabo.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-08-2008, 02:53
Mensagem: #3
RE: Como partilhar a ligação a internet com ubuntu
Ok.. desisto, já fiz uns quantos tutoriais, acho que isto está aqui um bocado marado! Onde é o botão de reset disto tudo?? Confused

Ubuntu Ubuntu, o bom sabor da selva! Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-08-2008, 02:59 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-08-2008 02:59 por racoq.)
Mensagem: #4
RE: Como partilhar a ligação a internet com ubuntu
gocho Escreveu:Ok.. desisto, já fiz uns quantos tutoriais, acho que isto está aqui um bocado marado! Onde é o botão de reset disto tudo?? Confused

É o que te digo, para fazer isto em windows ou em linux é preciso ter presente conceitos de rede, algo que pareces ter dificuldade. No teu caso eu aconselharia mesmo comprares um router ADSL/Cabo


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-08-2008, 03:05
Mensagem: #5
RE: Como partilhar a ligação a internet com ubuntu
Baah.. em windows... click click e já está Smile Já a bastante tempo que ando a tentar fazer isto no ubuntu e nunca consegui, agora como comprei um pc de secretaria novo, voltei a carga, mas parece que ainda n é desta Smile

Obrigado pela ajuda Wink

Ubuntu Ubuntu, o bom sabor da selva! Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-08-2008, 03:18 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-08-2008 03:26 por gocho.)
Mensagem: #6
RE: Como partilhar a ligação a internet com ubuntu
CONSEGUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Big GrinBig Grin
Os guias estão algo incompletos... Confused segui os passos do segundo site que me indicas-te, algo que já tinha feito anteriormente, mas sem sucesso. A diferença é que desta vez reparei me algo no outro site "DNS = 192.168.1.10" e então alterei e funcionou.

Resumidamente, e considerando o seguinte esquema:

PC2---------PC1comModemAdsl-------INTERNET Smile

1 - PC1: Seguir os passos em http://www.ubuntugeek.com/sharing-intern...buntu.html

2- PC2: Sistema->Admnistração->Rede e colocar o ip fixo, no meu caso 192.168.0.2, a mascara de rede é automatica e o gateway é o endereço do pc 1, no meu caso 192.168.0.1

3 - No pc2, alterar o DNS ou seja alterar o ficheiro /etc/resolv.conf . No meu caso fica assim:
search domain_not_set.invalid
nameserver 192.168.0.1

EDIT: Enganei-me a colocar os ip's, já corrigi Wink

Ubuntu Ubuntu, o bom sabor da selva! Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-08-2008, 04:03 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-08-2008 04:29 por gocho.)
Mensagem: #7
RE: [RESOLVIDO]Como partilhar a ligação a internet com ubuntu
Agora a questão é, como é que eu faço para que isto seja automatico sempre que reinicio o pc ? Big Grin

Ubuntu Ubuntu, o bom sabor da selva! Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-08-2008, 11:42
Mensagem: #8
RE: [RESOLVIDO]Como partilhar a ligação a internet com ubuntu
Desconfigura quando reinicias? Estranho...

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)