Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Duvida em HDD para Raid
29-01-2010, 12:55
Mensagem: #1
Duvida em HDD para Raid
Tenho uma duvida e nada melhor perguntar antes de comprar.
Tenho um HDD Seagate e queria por outro em Raid no meu Desktop.
A minha duvida resume-se 'a compatibilidade de marcas. Ha' uns anos sabia que nao era aconselhavel por 2 marcas diferentes, ainda hoje isso se mante'm?
E' que estou ha' bastante tempo para fazer a compra e tenho estado a adiar e agora vai ter que ser o quanto antes.
Antecipadamente agradeco os esclarecimentos a quem mos poder dar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2010, 14:19
Mensagem: #2
RE: Duvida em HDD para Raid
Depende sobretudo do tipo de Raid que pretendes. Mas de modo geral não é muito recomendável.
Hoje em dia os controladores Raid na maioria conseguem trabalhar e gerir discos diferentes... Mas nos raids mais comuns, stripping / mirroring, sobretudo no stripping convêm haver sincronismo nos discos, ou seja a velocidade de leitura / escrita, tempos de acesso etc ser a mesma, se não o for o sistema anda à velocidade do disco mais lento/fraco, perdendo alguma performance... num caso extremo pode haver mesmo corrompimento de dados.
O Raid mirroring basicamente tens um disco oculto onde é feita uma cópia do disco "principal", para efeitos de backup, aqui é um pouco mais flexivel, (ex o disco onde é feito o backup é lento... o principal já acabou a escrita e o backup inda tá a meio, falha a luz -> "poing" -> dados corrompidos, ao reiniciar o controlador Raid verifica a integrigade e retoma a operação).

Resumindo é possível, mas mesmo assim não recomendo.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2010, 17:13
Mensagem: #3
RE: Duvida em HDD para Raid
Entao pondo a as coisas de outra forma. Compro um disco de 1 Tb de outra marca, formato com as particoes normais que tenho. E pondo o velho s'o para Linux. Ai as coisa ja funcionam de maneira diferente, ou neste caso tambe'm e' conveniente ser da mesma marca e caracteristicas iguais?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2010, 17:54
Mensagem: #4
RE: Duvida em HDD para Raid
Se já não quiseres fazer RAID e apenas queres ter dois discos com sistemas operativos diferentes, não há problema em estes não serem da mesma marca.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2010, 19:06
Mensagem: #5
RE: Duvida em HDD para Raid
Esclarecida a duvida. Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)