Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dia dos Namorados - Alerta PandaLabs
12-02-2010, 18:56 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-02-2010 19:39 por Fábio Palma.)
Mensagem: #1
Dia dos Namorados - Alerta PandaLabs
As espécies de malware que utilizam o Dia dos Namorados como chamariz para enganar utilizadores infectando os seus computadores são actualmente uma característica bem definida no calendário anual de segurança informática. Como habitual, este ano não serão surpresa os inúmeros e-mails em circulação com links para download de românticos postais electrónicos com assuntos relacionados com o Dia dos Namorados.

[Imagem: Emo_Love__heart_exchange_by_amarenn.jpg]

No entanto, os ciber-criminosos exploram agora novos canais, como o Facebook ou o Twitter, já que a existência de milhões de utilizadores nestas redes sociais tornaram-nas para a comunidade criminosa, tão ou mais populares para a distribuição de malware como o e-mail.

A engenharia social é a técnica preferida dos ciber-criminosos para enganar os utilizadores. Estes casos basicamente envolvem a obtenção de informação confidencial dos utilizadores convencendo-os a realizarem uma série de acções. O crimeware e a engenharia social andam de mãos dadas: um esquema de engenharia social cuidadosamente planeado, convence os utilizadores a fornecerem os seus dados ou a instalarem um programa malicioso que capture essa informação e a envie aos criminosos.

“A utilização contínua de engenharia social por parte dos ciber-criminosos, é um bom indicador dos rácios de infecção que esta técnica para enganar os utilizadores oferece. Caso contrário, teria simplesmente deixado de ser utilizada”, explica Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs.

O PandaLabs oferece aos utilizadores uma série de conselhos para evitarem tornar-se vítimas deste tipo de ameaça informática:



1. Não abra e-mails ou mensagens recebidas em redes sociais provenientes de origem desconhecida.


2. Não clique em links incluídos em mensagens de e-mail, mesmo que provenientes de fontes fiáveis. É recomendado escrever o endereço do link directamente no browser. Esta regra aplica-se às mensagens recebidas através de qualquer aplicação de e-mail, para além das presentes no Facebook, Twitter ou outras redes sociais ou aplicações de messaging, etc.


3. Se clicar num desses links, observe cuidadosamente a página que é aberta. Se não a reconhecer, encerre o seu browser.


4. Não execute ficheiros anexos originários de fontes desconhecidas, e especialmente nestes dias, mantenha-se alerta para ficheiros relacionados com o Dia dos Namorados, como postais electrónicos, vídeos, etc.


5. Mesmo que a página aparente ser legítima mas lhe solicite o download de algo, suspeite e não aceite o download.


6. Se por algum motivo transferir e instalar qualquer tipo de ficheiro executável e começar a receber mensagens incomuns no seu computador, provavelmente foi infectado com malware.


7. Se necessitar de realizar alguma compra online relacionada com o Dia dos Namorados, escreva o endereço da loja que pretende directamente no browser, em vez de aceder a partir de links que lhe foram enviados.


8. Realize compras online apenas de sites que possuam uma reputação sólida e que ofereçam transacções seguras, encriptando toda a informação introduzida na página. Para se certificar que a página é segura, procure o certificado de segurança na forma de um cadeado amarelo, junto da barra de ferramentas ou no canto inferior direito do ecrã.


9. Não utilize computadores partilhados ou públicos para realizar transacções ou operações que exijam a introdução de passwords ou de outros dados pessoais.


10. Adquira e instale uma solução de segurança eficaz, capaz de detectar tanto ameaças conhecidas como novas variantes de malware.



In PandaLabs

Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o Homem se humaniza novamente.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-02-2010, 21:48 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-02-2010 21:48 por asm.)
Mensagem: #2
RE: Dia dos Namorados - Alerta PandaLabs
Muito bom|
Alguém sabe um servidor de email(online) que só receba certos emails(contactos) e que não seja do google?

Quando crias um tópico por alguma dúvida que tenhas e outro membro tenha dado a solução que tu querias, então acrescenta ao tópico [resolvido].Em edição completa. Caso tu tenhas encontrado a solução sem a ajuda dos membros era bom que dissesses como fizeste.
Se gostas de ser ajudado, ajuda Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-02-2010, 22:30 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-02-2010 22:31 por avlisrotiv.)
Mensagem: #3
RE: Dia dos Namorados - Alerta PandaLabs
(12-02-2010 21:48)asm Escreveu:  Alguém sabe um servidor de email(online) que só receba certos emails(contactos) e que não seja do google?

Não! Pelo menos aqui não! Sleep
Podes abrir um novo tópico com o assunto/dúvida, visto que este não é o local/tópico correcto... Happy
Talvez o devas fazer aqui!..

Gostei do tópico mas principalmente da imagem!.. Arte! Quero eu dizer...! Happy
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)