Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Router Wireless. Qual melhor soluçao??
14-02-2010, 19:48
Mensagem: #1
Router Wireless. Qual melhor soluçao??
Boas.Pretendo comprar um router wireless com pelo menos 2 saidas ethernet (para a ps3 e a box da clix) e depois preciso que seja capaz de "espalhar" net sem fios ao longo de +-15 metros e umas 4 paredes com a mesma ou melhor velocidade e desempenho que ligando pelo cabo ethernet. Isto com um orçamento entre 30 e 40 €
Nao percebo muito disto mas este parece-me um bom negocio apesar de sair um pouco mais caro...
http://www.pixmania.com/pt/pt/645040...l-dir-615.html
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-02-2010, 20:57
Mensagem: #2
RE: Router Wireless. Qual melhor soluçao??
Com esse orçamento e essas especificações recomendo-te que não instales nada. Sempre poupas 30 ou 40 euros. O busilis são as 4 paredes (imagino que não sejam aquelas paredes que usam no Japão, em papel).

A não ser que consigas comprar um router bom e barato em 2a mão ou saldo, mas de alguém de confiança. E mesmo assim tenho dúvidas.

Se o vendedor te deixar experimentar, experimenta. Afinal a tecnologia está sempre a surpreender-me.

Os link que citas não passou bem, pelo que não posso comentar (colocar links em foruns é uma arte imprevisível, recomendo sempre que os links sejam comprimidos - ver http:/u.nu ou http://j.mp - antes de publicados)

No entanto suspeito que falas do dir-615 da d-link. Não penso que essa máquina resolva o teu problema.

As 4 paredes são um problema RIJO. Principalmente se a linha router-pc ou router-máquina não for perpendicular a todas as paredes.

Não penso que se possa garantir uma solução que envolva um único router sem experimentar, e provavelmente tens de usar uma solução mais complexa, com mais que um aparelho.

José Smões
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-02-2010, 22:21
Mensagem: #3
RE: Router Wireless. Qual melhor soluçao??
Concordo com o José, dificilmente vais encontrar um router que te permita ter boa qualidade através de 4 paredes (mesmo com a nova tecnologia 802.11n).
Tens como soluções adquirires tambem um "repeater" (pensa num router mas com a funcionalidade de expandir ainda mais o sinal wireless).
Tens também a opção de montar um powerline (basicamente é um adaptador para passar o sinal pela corrente electrica, se bem que deixa muito a desejar em algumas residencias).
Outra coisa que tens de garantir é que o teu router tem de permitir iptv, senão a box não irá funcionar.

Bom, o que interessa aqui é que vais ter de gastar mais de 40€ para montar um sistema fiável.

P.S: Uma solução barata é fazeres um furo nas paredes e passares cabo (aqui sim, é possível que 40€ cheguem para o que queres).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-02-2010, 23:27
Mensagem: #4
RE: Router Wireless. Qual melhor soluçao??
Expliquei-me mal...O objectivo seria ter um alcance de +- 10 metros atraves de um corredor com 3 portas mas abertas.Assim diminuiria bastante a resistencia ao sinal certo?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-02-2010, 11:00
Mensagem: #5
RE: Router Wireless. Qual melhor soluçao??
(14-02-2010 23:27)Jantarada Escreveu:  Expliquei-me mal...O objectivo seria ter um alcance de +- 10 metros atraves de um corredor com 3 portas mas abertas.Assim diminuiria bastante a resistencia ao sinal certo?

Há melhoria, mas não fiques demasiado optimista (a não ser que isso seja uma decisão filosófica).

Em primeiro lugar pensa em linhas linhas rectas imaginárias que unam cada PC ou outro aparelho ao router.

Quantas paredes cruza cada uma dessas linhas. Cruzam as paredes perpendicularmente ou, pior caso, não? Já agora as paredes são grossas e de pedra, ou finas e de tijolo, ou de madeira?

A ligação é fundamentalmente feita em linha recta, e se calhar as portas mesmo abertas não dão uma linha recta limpa. Existem porém acidentes de propagação que geralmente só chateiam, mas no teu caso podem ter algum benefício pois podem permitir uma ligação que não seja em linha recta. Mas isso é muito difícil de prever, mesmo com uma planta detalhada da casa.

Se tiveres tudo a funcionar na norma N existiria um benefício nítido no aproveitamento desses acidentes de propagação (assim o router tivesse boa qualidade) mas aposto que isso não é o caso.

RESUMO:

Só experimentando e depende muito da geometria detalhada. Se a geometria não é MUITO favorável pode ser que um router bom funcione e um router de qualidade um pouco inferior não.

Se o router não está perto do centro dos PCs uma antena não-omnidireccional talvez seja um bom investimento, mas o preço duma coisa dessas nunca será menos de 20 euros, a não ser que queiras fazer tu uma, com uma caixa de batatas fritas (as antenas com caixas de batatas fritas são demasiado directionias, o que provavelmente não é optimo para ti, mas há outros projectos de antena "faça você mesmo").

Prognósticos só depois de experimentar.

José Simões
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-02-2010, 19:54
Mensagem: #6
RE: Router Wireless. Qual melhor soluçao??
(15-02-2010 11:00)Jose Simoes Escreveu:  
(14-02-2010 23:27)Jantarada Escreveu:  Expliquei-me mal...O objectivo seria ter um alcance de +- 10 metros atraves de um corredor com 3 portas mas abertas.Assim diminuiria bastante a resistencia ao sinal certo?

Quantas paredes cruza cada uma dessas linhas. Cruzam as paredes perpendicularmente ou, pior caso, não? Já agora as paredes são grossas e de pedra, ou finas e de tijolo, ou de madeira?

A ligação é fundamentalmente feita em linha recta, e se calhar as portas mesmo abertas não dão uma linha recta limpa. Existem porém acidentes de propagação que geralmente só chateiam, mas no teu caso podem ter algum benefício pois podem permitir uma ligação que não seja em linha recta. Mas isso é muito difícil de prever, mesmo com uma planta detalhada da casa.

RESUMO:

Só experimentando e depende muito da geometria detalhada. Se a geometria não é MUITO favorável pode ser que um router bom funcione e um router de qualidade um pouco inferior não.


Prognósticos só depois de experimentar.

José Simões

Sao paredes de tijolo a separar dois quartos.Pelo que me disseram penso que com um D-link de 30 ou 40 euros consigo ter os 100Mbps por toda a casa sem problemas mas tal como disse so experimentando.
Na Fnac eles deixam que eu compre um aparelho so para experimentar e devolva passado uns dias recebendo o dinheiro de volta?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2010, 01:47
Mensagem: #7
RE: Router Wireless. Qual melhor soluçao??
Faz assim,
"crava" um router wireless, há sempre um amigo que tem um parado, ou empresta um ou dois dias.

Ligas onde tencionas ligar.

Depois corres o inssider no portatil, e passeias pela casa. Deves ficar sempre uns minutos em cada local a testar para estabilizar o sinal.

Este programa mostra-te a "força" do sinal, e dá-te uma ideia do cenário que vais encontrar.

Tal como o José Simões já disse, quatro paredes são muita fruta. E então se pelo caminho tiveres pilares importantes (que é como quem diz ... grossos)

Talvez consigas um sinal razoável, mas não óptimo. Provavelmente tens que pensar num repetidor ou uma antena com ganho.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2010, 03:08
Mensagem: #8
RE: Router Wireless. Qual melhor soluçao??
(17-02-2010 01:47)JPedrosa Escreveu:  Faz assim,
"crava" um router wireless, há sempre um amigo que tem um parado, ou empresta um ou dois dias.

Ligas onde tencionas ligar.

Depois corres o inssider no portatil, e passeias pela casa. Deves ficar sempre uns minutos em cada local a testar para estabilizar o sinal.

Este programa mostra-te a "força" do sinal, e dá-te uma ideia do cenário que vais encontrar.

Tal como o José Simões já disse, quatro paredes são muita fruta. E então se pelo caminho tiveres pilares importantes (que é como quem diz ... grossos)

Talvez consigas um sinal razoável, mas não óptimo. Provavelmente tens que pensar num repetidor ou uma antena com ganho.

Ok ja percebi.Um repetidor é um outro router que recebe o sinal wireless e "amplifica-o" certo?e como configuro o novo router para isso acontecer?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2010, 13:27
Mensagem: #9
RE: Router Wireless. Qual melhor soluçao??
(16-02-2010 19:54)Jantarada Escreveu:  Na Fnac eles deixam que eu compre um aparelho só para experimentar e devolva passado uns dias recebendo o dinheiro de volta?

Sim. Aliás neste caso parece ser a única solução segura.

Abre a caixa com cuidado, guarda muito bem tudo MAS TUDO o que estiver lá dentro, incluindo papelinhos e plásticos, etc e tenta não riscares nada.

Nunca tive problema em receber o dinheiro de volta, se bem que nalguns casos demorou uns dias devido a problemas aceitáveis (pagando com o cartão de crédito, receberia a devolução antes do pagamento o que já aconteceu mas nem sempre).

Sempre expliquei educadamente a razão pela qual o equipamento não serve. Género "não funciona em minha casa" parece-me razoável.

NOTA IMPORTANTE: só tens alguma hipótese de conseguires 100 Mbit/s se o aparelho envolvido (PC ou seja lá o que for) tiver a norma N. E mesmo assim...boa sorte.

Depois conta à gente como foi :-)

José Simões
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2010, 19:44 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-02-2010 19:47 por asm.)
Mensagem: #10
RE: Router Wireless. Qual melhor soluçao??
Numa rede wireless nunca tens isto que disseste:
"com a mesma ou melhor velocidade e desempenho que ligando pelo cabo ethernet"
Aconselhar um router é dificil por esse preço para mim e ainda por cima na fnac onde não custumo comprar,só livros.
Passar 4 paredes de tijolo não acho tarefa díficil depende de vários factores. Basta mexeres na antena.
Aconselho-te a comprar um router em que possas mudar as antenas, muitos não dão para trocar.
Existem truques com latas e outros parecidos colocados na antena que funcionam.
Procura na internet pessoal a falar do router que queres comprar aí consegues muita informação.
Eu só costumo usar routers com a firmware dd-wrt (linux) , dão muitas capacidades ao router...
Mas são difíceis de instalar depende do router.
http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Supported_Devices
Eu tenho um Asus 500w (mas é mais caro) mas tem a firmware dd-wrt funciona 5 estrelas, de potência de antena em mw dá para por em 250 o normal é terem só 16.

O router que eu aconselhava a quem quisesse comprar um (se tivesse disposto a pagar por ele e se gosta da dd-wrt):

http://www.kuantokusta.pt/precos/nm_pesq...s=0&ffam=0

Não é caro até acho barato (o meu na altura custou isto) para o router que é:

RT-N16 480Mhz 128 Ram 32 de rom b/g/n 4 GBit LAN/1 GBit WAN 2 x USB2.0 suportado pela dd-wrt.

Pelo preço que disseste tens este em baixo (ouvi falar muito mal dele com ddwrt em wireless mas com a firmware de origem parece funcionar bem) só tem a norma b e g mas acho que dá para trocar a antena mas não tenho a certeza:

http://www.kuantokusta.pt/precos/nm_pesq...s=0&ffam=0

A ddwrt faz de repetidor e muito mais (a imaginação é praticamente o limite para quem a altera)

Edit: Já me esquecia. Se fosse eu a ti comprava um router mas as ligações aos pcs fazia tudo por cabo, funciona sempre melhor, utiliza o wireless só esporadicamente.

Quando crias um tópico por alguma dúvida que tenhas e outro membro tenha dado a solução que tu querias, então acrescenta ao tópico [resolvido].Em edição completa. Caso tu tenhas encontrado a solução sem a ajuda dos membros era bom que dissesses como fizeste.
Se gostas de ser ajudado, ajuda Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)