Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Alterar SO de arranque no GRUB
17-02-2010, 11:57
Mensagem: #1
Suse Alterar SO de arranque no GRUB
Boas,

Acabei de instalar o Ubuntu 9.10 no meu portátil, porém e por questões estritamente familiares (lol) ficava muito agradecido que me indicassem como posso facilmente alterar a ordem de arranque dos SO's, no caso, prefiro que arranque em 1.º o Win7, e só se eu desejar escolho o Ubuntu.

Obrigado antecipadamente por qualquer ajuda que possam dar.

Abraço Cool
Augusto Tomé
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2010, 12:01
Mensagem: #2
RE: Alterar SO de arranque no GRUB
boas
vê isto
http://penguincommunity.blogspot.com/200...-grub.html
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2010, 23:17 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-02-2010 23:17 por augustotome.)
Mensagem: #3
RE: Alterar SO de arranque no GRUB
@ cfernandes, obrigado mas isso já tinha tentado, eventualmente julguei que tivesse feito algo errado. O problema é que ao editar o ficheiro menu.lst, este aparece totalmente em branco, vazio portanto, presumo que esteja localizado num outro local, talvez na partição principal (!?) só não sei como o editar.

Grato por qualquer ajuda que possam dar.

Abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-02-2010, 01:40
Mensagem: #4
RE: Alterar SO de arranque no GRUB
augustotome, no teu caso, que tens o ubuntu 9.10, a versão do grub é diferente e os ficheiros de configuração tambem são.

No teu caso em vez de editares o menu.lst, vais editar o grub.cfg que se encontra na pasta /boot/grub

Desta feita existem, que eu saiba, duas maneiras de fazer o que pretentes.

A primeira é editando a opção Default (que costuma ser a primeira opção do menu do grub, no teu caso, creio que seja o Ubuntu 9.10)

Citar:### BEGIN /etc/grub.d/00_header ###
if [ -s /boot/grub/grubenv ]; then
have_grubenv=true
load_env
fi
set default="0"

Alterando o 0 para outro numero, correspondente à opção que preferes. (Para saberes qual é o numero do SO que pretendes, terás de contar na lista de SO's mais abaixo, sendo a primeira opção correspondente ao numero 0, a segunda ao 1 e assim pro diante, falarei dela de seguida)

A segunda basicamente é fazer copy paste e ordenar a lista de SO's como pretenderes.

Citar:### BEGIN /etc/grub.d/10_linux ###
menuentry "Ubuntu, Linux 2.6.31-19-generic" {
recordfail=1
if [ -n ${have_grubenv} ]; then save_env recordfail; fi
set quiet=1
insmod ext2
set root=(hd0,7)
search --no-floppy --fs-uuid --set 014adae6-1ab3-49b6-9600-f2de459625ef
linux /boot/vmlinuz-2.6.31-19-generic root=UUID=014adae6-1ab3-49b6-9600-f2de459625ef ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.31-19-generic
}

menuentry "Ubuntu, Linux 2.6.31-19-generic (recovery mode)" {
recordfail=1
if [ -n ${have_grubenv} ]; then save_env recordfail; fi
insmod ext2
set root=(hd0,7)
search --no-floppy --fs-uuid --set 014adae6-1ab3-49b6-9600-f2de459625ef
linux /boot/vmlinuz-2.6.31-19-generic root=UUID=014adae6-1ab3-49b6-9600-f2de459625ef ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.31-19-generic
}

Copiei este exerto do meu grub.cfg, incluindo o Ubuntu 9.10 e respectivo Recovery Mode.
Para colocar o Recovery Mode para ser ele o escolhido por predefinição no arranque, bastaria cortar o "bloco" inteiro e cola-lo em "cima" do outro.

Espero que isto tenha dado para entender mais ou menos o procedimento Big Grin boa sorte
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)