Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Drivers para Linux
18-02-2010, 18:13
Mensagem: #1
Drivers para Linux
Viva!

Pessoal tenho vindo a usar esporadicamente o Linux através do VMWare e agora pretendo instalar o mesmo de raíz no meu portátil, de modo a poder passar a usá-lo mais frequentemente, caso contrário não me desligarei nunca do windows.
Como sou iniciante em Linux, naturalmente surgem-me alguns problemas:

1º e principal) Drivers: Tenho um HP dv5 1050 ep e não sei onde 'sacar' os drivers, assim como instalá-los...

2º) Ubuntu ou Fedora?

3º) Estou a pensar em formatar o PC e depois instalar uma distro Linux e o Windows... Qual devo instalar 1º, de modo a fazer o boot loader no arranque? Já instalei o Fedora à alguns tempos na faculdade mas confundo sempre... Tongue

Se conseguirem responder, agradeço.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-02-2010, 18:23 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-02-2010 18:25 por racoq.)
Mensagem: #2
RE: Drivers para Linux
MrKarvalhovsky Bem-vindo ao forum. Já agora aconselho que te apresentes na nossa secção Bem-Vindo:

http://forum.pplware.com/forumdisplay.php?fid=18

Vamos então por partes:

1º Não precisas de sacar drivers, as principais distribuições de Linux já trazem uma boa selecção de drivers é só meter o CD e testar/instalar.

2º Ubuntu, é mais fácil de usar e tem maior suporte de drivers.

3º Primeiro instalas windows, deixas um espaço por particionar e depois instalas o Ubuntu.

Conselho:
Podes ver se o teu PC tem todo o seu hardware suportado, basta descarregares o Live CD do Ubuntu (ficheiro ISO), gravar para um CD e arrancar do Ubuntu do CD sem teres de o instalar. Se não tiveres problemas em hardware comum, como placa gráfica, placa de som ou Wireless e o Ubuntu correr bem, então o teu PC estará pronto a instalar. Wink


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-02-2010, 18:38 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-02-2010 18:39 por MrKarvalhovsky.)
Mensagem: #3
RE: Drivers para Linux
Antes de mais, obrigado pela resposta rapidíssima.Peopleware

Portanto, é só correr o live cd do Ubuntu e se tudo funcionar nos conformes, é porque existe suporte para todos os dispositivos... Fantástico!

Em relação à instalação do Ubuntu, de modo a ter uma melhor performance do sistema, devo fazê-lo numa partição estendida juntamente com o swap, ou em partições primárias separadas?

Já agora, outra dúvida: ao efectuar a formatação vou apenas formatar a partição do win 7 e a respectiva recovery partition, mas manter intacta uma partição que tenho com os meus documentos pessoais (videos, imagens, música, etc...). Após a instalação do Ubuntu e da reinstalação do win 7, queria que essa partição fosse acessível a partir dos 2 SO. Isso, é possível fazer-se tranquilamente, correcto?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-02-2010, 19:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-02-2010 19:14 por racoq.)
Mensagem: #4
RE: Drivers para Linux
(18-02-2010 18:38)MrKarvalhovsky Escreveu:  Antes de mais, obrigado pela resposta rapidíssima.Peopleware

Em relação à instalação do Ubuntu, de modo a ter uma melhor performance do sistema, devo fazê-lo numa partição estendida juntamente com o swap, ou em partições primárias separadas?

Não te preocupes com as partições, o instalador fá-las por ti e não precisas de mais do que isso para ter uma boa performance

(18-02-2010 18:38)MrKarvalhovsky Escreveu:  Já agora, outra dúvida: ao efectuar a formatação vou apenas formatar a partição do win 7 e a respectiva recovery partition, mas manter intacta uma partição que tenho com os meus documentos pessoais (videos, imagens, música, etc...). Após a instalação do Ubuntu e da reinstalação do win 7, queria que essa partição fosse acessível a partir dos 2 SO. Isso, é possível fazer-se tranquilamente, correcto?

Sim, o ubuntu tem acesso e mostra por omissão qualquer partição, seja ela NTFS ou fat32. Tenta é como te disse, instalar (ou reinstalar) o Windows 7 primeiro e só depois instalas o Ubuntu


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-02-2010, 19:49
Mensagem: #5
RE: Drivers para Linux
Já iniciei o Ubuntu pelo liveCD e ele detectou os drivers. Activei o driver de wireless, mas penso que para funcionar correctamente o sistema teria de ser reiniciado, coisa que não é possível pelo live CD...
Após ter seleccionado a opção para activar o driver do wireless, o Ubuntu liveCD crashou... Naturalmente que um live CD não tem nunca uma performance desejável...
De qualquer das formas, em relação a drivers, parece que não há problemas.

Penso que já posso dar os primeiros grandes passos, para evoluir em Linux!Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2010, 21:14
Mensagem: #6
RE: Drivers para Linux
Se é portátil tens que ter o wireless ligado no arranque...ele aqui funciona muito bem em live cd

Quando crias um tópico por alguma dúvida que tenhas e outro membro tenha dado a solução que tu querias, então acrescenta ao tópico [resolvido].Em edição completa. Caso tu tenhas encontrado a solução sem a ajuda dos membros era bom que dissesses como fizeste.
Se gostas de ser ajudado, ajuda Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2010, 21:49
Mensagem: #7
RE: Drivers para Linux
Já formatei o portátil e instalei o Win 7 novamente no sistema, mas agora surgiram mais 2 dúvidas:

1.) Sobre a escolha entre Linux e Fedora, informaram-me que o Fedora é mais indicado, pelo motivo de ser igualmente acessível para utilizadores principiantes e é ao mesmo tempo mais estável do que o Ubuntu, que nesta última versão tem trazido problemas a muita gente. O que têm a dizer acerca disto?

2.) A outra dúvida é em relação à partição da swap. Sabendo que tenho 3 GB de RAM, que tamanho me recomendam?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2010, 22:06
Mensagem: #8
RE: Drivers para Linux
Vai para FedoraWink

swap é aconselhavel meteres o mesmo q tens de RAM na minha opiniao. qd queres suspender o SO para o disco rigido, o q esta na RAM é guardado na SWAP partition.

cumps!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2010, 22:27 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-02-2010 22:30 por racoq.)
Mensagem: #9
RE: Drivers para Linux
Não aconselho o fedora, principalmente ao nível do suporte de drivers restrictos. O fedora é muito purista a nivel de drivers, o que resulta em teres que dar mais voltas para teres o mesmo suporte de hardware que o ubuntu "out-of-the-box"

Se queres tentar outra distribuição amigável, tenta o Mint é baseado na mesma base do Ubuntu tendo igual suporte de hardware:

http://www.linuxmint.com/download.php (Main Edition)

Como já disse, não precisas de definir partições à mão para uma instalação de linux


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2010, 22:43
Mensagem: #10
RE: Drivers para Linux
Relativamente às partições quero ser eu a configurar. O objectivo é evoluir, não ficar na mesma... Smile Até porque já o fiz antes...

Quanto ao Mint já tinha ouvido falar, mas nunca experimentei e não é muito falado...

A dúvida continua mesmo entre Fedora e Ubuntu. Vejo que existe rivalidade entre estas 2 distro e ao que parece o Fedora é mesmo melhor, mas para começar talvez instale então o Ubuntu, para não estar a preocupar-me para já com drivers...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)