Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Processadores AMD - Qual valerá a pena?
04-03-2010, 03:15 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-03-2010 03:17 por BlinZk.)
Mensagem: #1
Processadores AMD - Qual valerá a pena?
Boas,

Em principio vou ter que trocar a minha motherboard e estou com vontade de continuar com AMD, provavelmente com uma board da ASUS, pois parecem-me boas.

Mas estou com uma dúvida... o meu processadro actual, é um "AMD Athlon X2 4200+" socket AM2, portanto.

Estou a pensar comprar uma board que já suporte AM3... para já suportar os novos processadores X4

Agora, alguém me sabe dizer se vale a pena ficar pelos Athlon, ou Athlo II? Ou Phenom e Phenom II??
Não sei muito bem a diferença REAL deles, nem se se justificam para o tipo de uso que eu dou.
E valerá a pena ir para os 4 núcleos?

Uso software gráfico, tipo Photoshop CS3, Corel Draw e Autocad 2010 (mais 2D) e poucos jogos.

O que me aconselham?

Thanks Wink

[Imagem: linear-dbgs.aspx?D=My%20name%20is%20BlinZk]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-03-2010, 02:54
Mensagem: #2
RE: Processadores AMD - Qual valerá a pena?
Estou a evr que ninguem entende de AMD's por esats bandas! Whistle

[Imagem: linear-dbgs.aspx?D=My%20name%20is%20BlinZk]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-03-2010, 12:44 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-03-2010 12:46 por Shadow.)
Mensagem: #3
RE: Processadores AMD - Qual valerá a pena?
O problema não é entender ou não... é que o distribuidor pt não raramente vende e por isso a maioria das lojas só vende por encomenda e como tal aí sim é complicado ter alguns conhecimentos mais aprofundados!

Mas tudo depende do que estiveres disposto a gastar, é sempre esse o ponto de partida.
Por exemplo se quiseres com mais de 2 núcleos tens um quad core Athlon II X4 620 (2.6Ghz) que rondará os 100€, ou com triple core o Athlon II X3 440 (3.0Ghz) também é um bom investimento.

A diferença entre Athlon II e Phenon II é a cache de nível 3 que não está presente nos Athlon II.

Podes ver aqui mais alguns: Best Gaming CPUs
(Infelizmente os preços praticados em dollars são iguais ou superiores aos praticados em euros.)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-03-2010, 19:18
Mensagem: #4
RE: Processadores AMD - Qual valerá a pena?
Obrigado pela resposta, Shadow.

Pois, eu já andei a ler um pouco sobre o assunto e até já percebi quais as diferenças entre eles. No entanto, não faço ideia se para a utilização que eu pretendo, se essas diferenças são muito importantes.
Por exemplo, a cache L3 tira-se partido dela, em que situações?

[Imagem: linear-dbgs.aspx?D=My%20name%20is%20BlinZk]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-03-2010, 20:19
Mensagem: #5
RE: Processadores AMD - Qual valerá a pena?
Eu sinceramente, sobre processadores AMD não sei praticamente nada Rolleyes

Se houver alguem que esteja por dentro do assunto e queira dar umas explicações sobre os tipos de processadores AMD, Socket dos mesmos, Cores, as suas vantagens, etc ... Agradecia imenso Big Grin

Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-03-2010, 20:53 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-03-2010 21:02 por BlinZk.)
Mensagem: #6
RE: Processadores AMD - Qual valerá a pena?
Vou tentar dar-te uma ideia, mas se alguém souber mais, que ajude...

Basicamente, os processadores AMD mais utilizados actualmente em Desktops, são os da serie Athlon e Phenom
Qualquer desses, já se encontram na versão II.

Os Phenom II são a gama mais alta e, como já foi aqui dito, diferem principalmente pela Cache L3.
Os Phenom II, permitem velocidades de relógio mais altas do que os Athlon II.
Os sockets mais comuns são AM2, AM2+ e AM3 (Os AM3 são os mais usados actualmente).
Existem com 2 núcleos (X2), 3 núcleos (X3) e 4 núcleos (X4).

Podes ver mais detalhes neste link

Os processadores AMD regra geral perdem para os Intel, em testes de performance. No entanto, destacam-se pelos seus preços mais baixos e tem ganho mercado pela sua boa relação qualidade/preço.
Conseguem-se montar boas máquinas com processadores AMD e o que se poupa no processador, pode ser investido em outros componentes.

[Imagem: linear-dbgs.aspx?D=My%20name%20is%20BlinZk]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-03-2010, 21:20
Mensagem: #7
RE: Processadores AMD - Qual valerá a pena?
Bem, já me tiras-te algumas duvidas e já me ensinas-te algumas coisas, por isso só tenho mais é que te agradecer Wink

Já li em alguns sítios que os Processadores AMD em relação a jogos têm melhor desempenho, é verdade ? Ou seja, em mono-tarefas conseguem melhor desempenho que os Intel, em multi-tarefas já não.

Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-03-2010, 14:37 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-03-2010 14:40 por Shadow.)
Mensagem: #8
RE: Processadores AMD - Qual valerá a pena?
(06-03-2010 21:20)Soares Escreveu:  Já li em alguns sítios que os Processadores AMD em relação a jogos têm melhor desempenho, é verdade ? Ou seja, em mono-tarefas conseguem melhor desempenho que os Intel, em multi-tarefas já não.
(06-03-2010 19:18)BlinZk Escreveu:  Por exemplo, a cache L3 tira-se partido dela, em que situações?

Aí está a questão do "BlinZk", se for um Athlon como não tem cache de nível 3 fica um pouco atrás em multi-tarefas (mas apenas ligeiramente).

A cache de nível 3 como se pode ver em baixo permite partilha de dados entre os vários núcleos.
[Imagem: L3_Cache_Architecture.jpg]

Por norma fala-se que os AMD são mais rápidos na relação overclocking/preço, todos os testes que tenho visto não demonstram qualquer outro tipo de superioridade.
Dou-te o exemplo do Phenom II X2 555 Black Edition (3.2Ghz) que facilmente é posto a funcionar a 4.0-4.2Ghz por ter o multiplicador desbloqueado, ou então aquilo que mais se faz neste momento com a nova revisão desbloqueamos os núcleos (ou seja passamos de X2 para X4) Smile

Tal como o "BlinZk" disse os processadores são bons e baratos, e se lhes juntares um bom cooler à capacidade de overclocking são 5*, por isso costumam ser a escolha para quem quer poupar uns euros ou para quem quer grandes performances de overclocking a baixo preço.

No teu caso "BlinZk", penso que definires um limite de preço será mesmo o melhor a fazer.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-03-2010, 15:07
Mensagem: #9
RE: Processadores AMD - Qual valerá a pena?
Excelente explicação Shadow Wink

Thanks pelos esclarecimentos Smile

Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-03-2010, 20:01
Mensagem: #10
RE: Processadores AMD - Qual valerá a pena?
Shadow, obrigado pelo esclarecimento.

No entanto, diz-me se souberes... a Cache L3 nota-se em multitarefa MESMO? Ou só em testes de performance?
É que realmente gostava de perceber se vale a pena investir num Phenom, mesmo que tenha menos núcleos, para beneficiar dessa memória.

Tipo... será melhor ter um Athlon II X4... ou um Phenom II X2?

Claro que a frequência de relógio conta, mas... ainda não percebi bem qual me valerá mais a pena!

[Imagem: linear-dbgs.aspx?D=My%20name%20is%20BlinZk]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)