Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RESOLVIDO] Ubuntu + XP + SATA = Problemão!
28-08-2008, 12:55 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-08-2008 12:36 por felipe_rei.)
Mensagem: #1
Windows [RESOLVIDO] Ubuntu + XP + SATA = Problemão!
Vou lançar este post no fórum de linux e no de windows, para que usuários de ambos possam dar seus pareceres, já que a coisa é séria.
Tenho em minha máquina 3 discos, sendo:

1 disco IDE de 80GB particionado em 2 partições de 40 (C: e D: ou hda1 e hda2)
1 disco IDE de 20 GB (E: ou hdc - sim, é hdc, e não hdb)
1 disco SATA II de 160GB (era F:, e não me lembro como aparece no Linux).

Em C: (hda1) eu tinha, até ontem, instalado o XP SP3.
Decidi instalar em E: (hdc) o Ubuntu 8.04.1. Ele me perguntou onde instalar o GRUB, e eu informei hda (C: ), porque era onde estava o XP e me interessava o duplo arranque.
Ao reiniciar, embora o GRUB reconhecesse a existência do XP, ele dizia que não o podia iniciar, porque "there is no such partition".
Engoli em seco, botei o CD de instalação do XP, entrei na consola de recuperação e fiz fixboot.
Pronto. O XP voltou a funcionar. Porém, ele não mais conseguia "ver" o E: (hdc), onde estava instalado o Ubuntu, nem o disco SATA.
Apaguei a partição do D:, formatei e...pronto! Agora ele lê perfeitamente o disco de 20GB (E: ou hdc).
Todavia, por mais que eu faça, o XP ainda não enxerga o disco SATA de160GB, que é onde estão todos os meus dados.
Já fui nas ferramentas administrativas>Gerenciamento do computador>Armazenamento>Gerenciamento de Disco, mas nada.
O disco aparece normalmente no setup da Bios, e é até mesmo corretamente detectado por ferramentas de manutenção de disco, como o HDD Health, que lê sua temperatura, dados e tudo o mais.
Porém, o sistema operacional não o enxerga.
A única ideia que me ocorre e que ainda não pus em prática é a de fisicamente retirá-lo da placa e depois reinstalar.
Alguém tem alguma ideia menos agressiva?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-08-2008, 14:38
Mensagem: #2
RE: Ubuntu + XP + SATA = Problemão!
Experimenta instalar os drivers do disco SATA no windows XP.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-08-2008, 17:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-08-2008 17:36 por felipe_rei.)
Mensagem: #3
RE: Ubuntu + XP + SATA = Problemão!
E como eu faço isso (sem retirar o disco para que o XP o reconheça novamente)?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-08-2008, 21:24
Mensagem: #4
RE: Ubuntu + XP + SATA = Problemão!
Acho que podes fazer assim, vais ao site da tua board e procuras por drivers para discos Sata. Deve ter lá uns para disquete e um exe, esse exe vai instalar ou extrair os ficheiros para uma pasta. No painel de controlo clicas em adiccionar hardware e segues os passos.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-08-2008, 12:35
Mensagem: #5
RE: Ubuntu + XP + SATA = Problemão!
Nada feito. No site do fabricante não achei nada. A solução foi a seguinte: como eu já estava mesmo para comprar um novo disco, adquiri um disco de 500GB, instalei-o e dei boot pelo live cd do Ubuntu, e copiei todo o conteúdo do disco de 160GB para o de 500.
Daí, voltei a iniciar pelo XP, fui em painel de controle>ferramentas administrativas>Gerenciamento do computador>Armazenamento>Gerenciamento de Disco.
Lá, localizei o disco problemático, mandei que o Windows o convertesse para uma unidade simples, fiz uma formatação rápida e, voilá!
Tudo bem, não é a solução mais ortodoxa(ou mais barata), mas funcionou Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)