Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Não consigo formatar partição com Ubuntu
13-03-2010, 13:03
Mensagem: #1
Linux Não consigo formatar partição com Ubuntu
Boas. Tive o W7 e o Ubuntu 9.04 instalados em Dual Boot, com partições separadas. Acontece que tive de reinstalar o Windows e agora, no boot, não aparece o grub, mas sim inicia de imediato o windows 7. Acontece que para ter mais espaço queria apagar a partição com o ubuntu para unir a uma partição de dados. No gestor de disco do windows, quando vou formatar esses 30 GB que me dizem ser de Espaço Livre, diz-me que não é possível porque não há espaço. Acontece que esses 30 GB são do linux. Penso que com LiveCD talvez resolvesse, mas precisava de ajuda para fazê-lo.

No final, gostaria de repor o Ubuntu com o novo Ubuntu (9.10), mas não gosto do GRUB (detesto aparecerem-me 3 opções de Linux e 2 de Windows e, ainda por cima com o Linux em cima, iniciando e tendo de estar sempre atento). Gostaria que me arranjassem outro sistema ou então me explicassem como pôr o windows como preferência.

Só para finalizar, o Ubuntu não reconhece a minha placa wireless e bluetooth Atheros. Que faço?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-03-2010, 22:01
Mensagem: #2
RE: Não consigo formatar partição com Ubuntu
Mas podes alterar a partição primária, ou seja pô-lo a iniciar no Windows automaticamente. Procura no Synaptic, Startup Manager. Quanto à placa já não te sei ajudar... Por isso é que não gosto de portáteis...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-03-2010, 22:07
Mensagem: #3
RE: Não consigo formatar partição com Ubuntu
Quanto ao Windows não iniciar em primeiro, podes alterar isso no Ubuntu;
No menu Sistema > Administração > e procura algo como "StartUp - Manager", e mete o Windows em em default...
Se não encontrares o "StartUp", "sudo apt-get install startupmanager"... Happy
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-03-2010, 22:42
Mensagem: #4
RE: Não consigo formatar partição com Ubuntu
Acho que não me perceberam. Para já só queria apagar o ubuntu e reutilizar o espaço Wink obrigado desde ja
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-03-2010, 23:10 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-03-2010 23:10 por avlisrotiv.)
Mensagem: #5
RE: Não consigo formatar partição com Ubuntu
@techdani, eu percebi. Mas como não te posso ser útil na tua questão principal, ao menos colaborei numa outro solução...
Mas dá para perceber, o tópico está perceptível... Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-03-2010, 23:21
Mensagem: #6
RE: Não consigo formatar partição com Ubuntu
Fácil. Usas o liveCD, usando o GParted e transformas essa partição em NTFS ou Fat e depois no Windows vais a gestão de discos e formatas para utilizar. Se quiseres adicionar à partição do Windows é que já não te posso confirmar se realmente dá para fazer com o GParted...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-03-2010, 23:29
Mensagem: #7
RE: Não consigo formatar partição com Ubuntu
@avlisrotiv

xD, obrigado

E obrigado a todos. Mais hipóteses são bem-vindas. Amanhã já vou testar a do Fibonacci e depois as vossas para fazer o dual boot.

Só uma coisa

O live cd é a iso normal do ubuntu?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-03-2010, 01:43
Mensagem: #8
RE: Não consigo formatar partição com Ubuntu
com o livecd:
na consola e escreves: sudo gparted;
fazes delete a partiçao do ubuntu (nao é format, é delete mesmo);
selecionas a partiçao de dados ja existente, carregas na tecla direita do rato em cima, e fazes resize;
na janela de resize aparece te uma barra q vais esticar de forma a aumentares o tamanho da partiçao, utilizando o espaço nao particionado;
carregas em apply.

cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-03-2010, 02:16
Mensagem: #9
RE: Não consigo formatar partição com Ubuntu
(13-03-2010 23:29)techdani Escreveu:  O live cd é a iso normal do ubuntu?

Sim. Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-03-2010, 16:42 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-03-2010 16:43 por techdani.)
Mensagem: #10
RE: Não consigo formatar partição com Ubuntu
Não percebo. Cry Gravei uma iso com o Express Burn, reiniciei o pc, td ok. Pus experimentar sem fazer alterações (é o modo live CD, não é?) e pede-me senha e user. Que faço? Não predefini nada.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)