Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 2 votos - 2.5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Chrome, para quê mudar?
16-03-2010, 17:51
Mensagem: #1
Chrome, para quê mudar?
Olá pessoal amigo, inimigo, conhecido, desconhecido e outros.

Chegou a altura, para mim, de experimentar o Google Chrome com unhas de experimentar. Apesar de já o ter testado muitas vezes no passado, há sempre coisas que ficam para trás se estivermos lá só para dar uma vista de olhos. E é por isso que criei este tópico, para dar a minha opinião.

A primeira conclusão a que cheguei, infelizmente apenas 20 segundos depois de abrir o browser, no meu teste, é que é-me impossível deixar o meu Firefox para trás sem comprometer em exagero a velocidade do meu trabalho na internet. Como dizia o "outro", o Chrome é rápido, mas basicamente é isso... Perde em termos de funções, em termos de memória utilizada, e em termos de aparência também...

Então aqui ficam todos os pontos (quem encontrei) em que o Chrome me encalhava em relação à minha experiência no Firefox. Se algum de vocês conhecer uma extensão ou qualquer coisa para o Chrome que colmate qualquer um dos meus problemas, estejam à vontade para postar.

- É difícil abrir muitas bookmarks de seguida, coisa que faço com frequência, para visitar "os sites do costume". Abrir uma nova tab e fazer middle click nas bookmarks que quero é uma solução, mas se formos a "other bookmarks" e fizermos middle click em alguma delas, o dropdown fecha e temos que estar sempre a clickar em "other bookmarks" a cada bookmark que abramos.
- Não consigo personalizar os atalhos do teclado e do rato. Ora isto é um grave problema para mim. Estou habituado a fazer middle click numa tab qualquer (ou na tab bar, embora esta esteja sempre cheia) para reabrir a última tab fechada, ou a fazer CTRL+click numa tab para a duplicar (entre outros atalhos) e ter-me que me habituar a novos atalhos (ou à sua inexistência) parece-me completamente desnecessário, já que nunca o fiz no Firefox.
- A gestão de bookmarks deixa a desejar, já que não há tags, o que me impede de agrupar as bookmarks por temas, coisa que me dá muito jeito. Sem esta função, não sei mesmo como dar a volta ao problema.
- Sem leitor de RSS, as coisas ficam ainda mais pretas, já que são um grande benefício para a velocidade de navegação.
- Não consigo personalizar a barra de ferramentas, o que é uma chatice já que eu estou habituado a ter certas coisas no seu certo lugar.
- Quando selecciono algum texto na página, não consigo fazer pesquisa dessa selecção num motor de busca à minha escolha. Certo que lá tem a opção para procurar no Google (ou onde for o motor de busca principal), mas é um grande transtorno que não possa procurar em mais nenhum. No meu Firefox, arrasto simplesmente para a barra de pesquisa, seleccionando o motor, e ele abre-me a pesquisa numa nova tab.
- Já agora, a inexistência de uma barra de pesquisa é também ela um problema porque ter que escrever que motor de busca quero usar para procurar as coisas é uma chatice.
- Não há maneira de fazer zoom a uma imagem em específico.
- Se quiser ter muitas tabs abertas ao mesmo tempo juntamente com o Media Player Classic, o Ilustrator, o Winamp, o Thunderbird, o uTorrent e mais uns outros programazitos, tudo ao mesmo tempo, o computador fica uma salgalhada mais ou menos.
- Não há maneira de procurar uma coisa na página simplesmente ao escrever essa coisa no teclado, sem antes carregar CTRL+F ou coisa que o valha.

E acho que é só isto. Claro que depois me deparo com outros problemas em relação a outras extensões, mas nem quero falar muito disso. Só quero dizer que, das extensões que tenho no Firefox, e excluindo todas aquelas que actuam a um nível exclusivamente de configuração do browser, considero fundamentais as seguintes: Adblock Plus, Better Gmail 2, Customize Google, DownThemAll!, FireFTP, Google Redesigned, Locationbar2, Mute Flash, NoScript, Screengrab, Show Anchors, Stop Autoplay, Tab Mix Plus, Unhide Passwords, UnPlug e Update Scanner. Se quiserem a minha lista completa de extensões (por qualquer motivo), estejam à vontade em pedir.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-03-2010, 19:23 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-03-2010 19:36 por nioxys.)
Mensagem: #2
RE: Chrome, para quê mudar?
Os browsers não são iguais, se queres que o Chrome faça tudo que o FireFox faz, ou que o faça da mesma forma, não precisas mudar, ficas com o FireFox. Uma vez que o que queres ter é um FireFox chamado Chrome. Tongue

Abrir vários bookmarks realmente é chato porque temos de estar sempre a clicar uma a um, mas podes sempre colocar aqueles que mais visitas, ou que visitas diariamente numa pasta, depois podes abri-los num só clique.

Também podes colocar essas mesmas páginas a serem carregadas na abertura do Chrome, para isso basta ires a Ferramentas, Opções e configurar as páginas que queres que sejam carregadas no arranque.

Acho que não dá para personalizar as teclas de atalho, mas podes sempre usar as que existem

Abrir a última página fechada -> Ctrl + Shift + T

Duplicar um tab -> Alt + D + Alt + Enter (se reparares não tens de retirar o polegar da tecla Alt, o que torna este duplo atalho num único, quase)

Depois há sempre extensões para isto e para aquilo, é uma questão de procurar.
Por exemplo, para pesquisares texto seleccionado num diferente motor de busca tens a extensão contextsearch.
Para feeds, tens estas.

Já agora experimenta o Opera é muito personalizavel, além de que basta falares na vez de usares teclas LOL

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-03-2010, 21:55
Mensagem: #3
RE: Chrome, para quê mudar?
Ui, o Opera é que não! Bloatware não é cá comigo. O Chrome ainda tolero, porque ter um processo por tab come muitos recursos, é certo, mas o Opera não... É só funções que eu não quero Tongue E não tem extensões.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)