Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Melhorar a Acessibilidade do Blog e Fórum
28-08-2008, 19:37 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-08-2008 19:39 por Bruno Bernardino.)
Mensagem: #1
Ubuntu Melhorar a Acessibilidade do Blog e Fórum
Boas,

Antes de mais, e para não parecer cliché Happy, gostaria de congratular toda a equipa do Peopleware pelo fantástico trabalho no blog e agora no fórum.

O que eu queria sugerir é algo que não é complicado, se bem que, por vezes, um pouco trabalhoso.

Participei numa petição (assim como já em vários eventos anteriormente) que recentemente foi à AR (Assembleia da República) relativamente a um decreto-lei que "obrigasse" os websites públicos a serem razoavelmente acessíveis (sem perda de informação) por utilizadores invisuais.

Gostaria de ver o Peopleware a fazer um "esforçozinho" para pelo menos "passar" nos seguintes testes de verificação de standards de acessibilidade:

- http://www.contentquality.com/mynewteste...lware.com/ (WAI)
- http://www.contentquality.com/mynewteste...lware.com/ (Section 508)

(Para os utilizadores Windows: não se assustem com o .exe!! Não é para fazer download nenhum!)

Eu, como web developer esforço-me para que todos os sites que desenvolvo passem nesses testes, assim como de Markup e CSS

- http://validator.w3.org/check?uri=http:/...lware.com/ (Markup)
- http://jigsaw.w3.org/css-validator/valid...lware.com/ (CSS)

Pode dar um pouquinho de trabalho, mas pensem nas pessoas que não têm possibilidade de aceder ao Peopleware e ver como é fantástico!! Wink

Abraço, e se precisarem de ajuda, estou aqui.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-08-2008, 20:01
Mensagem: #2
RE: Melhorar a Acessibilidade do Blog e Fórum
Fazer o tema validar o CSS é fácil, já o resto torna-se mais complicado pois é praticamente impossível verificar e corrigir todos os posts dos colaboradores, por forma a que estes cumpram todas as normas.. Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-08-2008, 20:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-08-2008 20:24 por Bruno Bernardino.)
Mensagem: #3
RE: Melhorar a Acessibilidade do Blog e Fórum
(28-08-2008 20:01)m4n_in_bl4ck Escreveu:  Fazer o tema validar o CSS é fácil, já o resto torna-se mais complicado pois é praticamente impossível verificar e corrigir todos os posts dos colaboradores, por forma a que estes cumpram todas as normas.. Wink

Obviamente que compreendo, daí pedir que façam um pequeno esforço para os problemas ficarem nesses "casos" e não no geral Wink

Nos casos futuros, não custa assim tanto tornar válido o markup e css dos artigos, um esforçozito, vá lá Smile

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-08-2008, 18:51
Mensagem: #4
RE: Melhorar a Acessibilidade do Blog e Fórum
Bruno,

Também eu já estive na conversão de uma plataforma de web mail para a norma AA de acessibilidade e digo-te que não foi nada fácil. Não pelas alterações necessárias mas sim por ter de andar a procurar onde andava cada um dos itens a alterar.

Outro problema que encontramos aqui é que o php que usamos vem de fontes externas e que não controlamos e estar a converter isso para um A ou para um AA é algo que sinceramente não podemos estar a fazer. E é apenas por manifesta falta de tempo, não por falta de vontade ou por entender que é um problema de terceiros e que nada nos diz!

O que prometemos que vamos tentar fazer, e ai eu assumo a responsabilidade em nome de todos os que escrevem no Peopleware, é que em cada post que for colocado (no site e não no forum) as regras mais básicas e elementares passarão a ser cumpridas. E estou a referir-me a ALT nas imagens, nada de pop-ups e mais umas quantas que eu vejo serem simples de implementar e que conseguimos controlar.

Vou ter de convencer a equipa disso mas se necessário fecho-lhes os olhos e mando-os ler o Peopleware. Fica aqui o aviso à equipa, vou de andar de olho em vocês.

[Imagem: pplware_admin.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-08-2008, 18:58
Mensagem: #5
RE: Melhorar a Acessibilidade do Blog e Fórum
(30-08-2008 18:51)psimoes Escreveu:  Bruno,

Também eu já estive na conversão de uma plataforma de web mail para a norma AA de acessibilidade e digo-te que não foi nada fácil. Não pelas alterações necessárias mas sim por ter de andar a procurar onde andava cada um dos itens a alterar.

Outro problema que encontramos aqui é que o php que usamos vem de fontes externas e que não controlamos e estar a converter isso para um A ou para um AA é algo que sinceramente não podemos estar a fazer. E é apenas por manifesta falta de tempo, não por falta de vontade ou por entender que é um problema de terceiros e que nada nos diz!

O que prometemos que vamos tentar fazer, e ai eu assumo a responsabilidade em nome de todos os que escrevem no Peopleware, é que em cada post que for colocado (no site e não no forum) as regras mais básicas e elementares passarão a ser cumpridas. E estou a referir-me a ALT nas imagens, nada de pop-ups e mais umas quantas que eu vejo serem simples de implementar e que conseguimos controlar.

Vou ter de convencer a equipa disso mas se necessário fecho-lhes os olhos e mando-os ler o Peopleware. Fica aqui o aviso à equipa, vou de andar de olho em vocês.

Boas, obrigado por essa ajuda, de certo já vai significar muito para alguns Smile

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)