Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Firewall (firestarter)
19-03-2010, 00:44
Mensagem: #1
Firewall (firestarter)
Boas,
sou novo nisto do linux, porém tenho ouvido falar de ativar firewall para linux, ou não.
Eu tenho o ubuntu 9.04, comecei a sacar torrents pelo deluge, devo ativar a firewall?
Na minha máquina está instalado o firestarter, mas como tb tenho o avast pa linux e costumo fazer scans será necessário ter a firewall ativa?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2010, 03:14
Mensagem: #2
RE: Firewall (firestarter)
(19-03-2010 00:44)luismcrd Escreveu:  Boas,
sou novo nisto do linux, porém tenho ouvido falar de ativar firewall para linux, ou não.
Eu tenho o ubuntu 9.04, comecei a sacar torrents pelo deluge, devo ativar a firewall?
Na minha máquina está instalado o firestarter, mas como tb tenho o avast pa linux e costumo fazer scans será necessário ter a firewall ativa?


Viva, como primeira nota:
O Ubuntu já trás uma firewall embutida de nome ufw (uncomplicated firewall). Caso queiras uma interface gráfica com o utilizador simples de usar sobre a ufw podes instalar o aplicativo gráfico gufw, que está nos repositórios do Ubuntu.

[Imagem: gufw2.png?w=400&h=402]

Logo não precisas do firestarter, por sinal para não haver qq tipo de conflito eu recomendo que desinstales o firestater.

Por omissão e por experiência própria, o Ubuntu é muito seguro logo não precisas de mais protecção que essa que tens.

Relembro que o Avast que tens apenas serve para fazer scan dos ficheiros para os limpar de qualquer variante de virus para windows, já que até agora para Linux não existem virus. Se tiveres uma partição de Windows onde troques ficheiros com o Linux de facto é uma boa ideia.

Logo respondendo à tua pergunta precisares não precisas, mas como o ubuntu já trás a ufw, aproveita para configurá-la através do gufwde modo a ser mais um nível de segurança para a tua máquina ou mesmo desactivá-la se assim o quiseres.

Mesmo desactivando-a o Linux tem outro mecanismo por baixo de segurança designado iptables, que por omissão tem muito poucas portas para o teu PC, logo mesmo assim seria difícil teres problemas de alguem te entrar na tua máquina (se é esse o teu problema).

Não te preocupes, estás num sistema a anos luz seguro em relação ao Windows. Wink


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2010, 19:14 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-03-2010 19:25 por luismcrd.)
Mensagem: #3
RE: Firewall (firestarter)
ok,
1 - sim, é verdade q possuo a dita partição comum, q serve de ligação entre os dois SO.
Desculpa insistir, mas mm assim sendo, não necessito da firewall, é isso?

2 - deixo o gufw como está instalado desde início? Ou é preciso de fazer alguma alteração? (tendo em conta os torrents)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2010, 19:20 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-03-2010 19:24 por avlisrotiv.)
Mensagem: #4
RE: Firewall (firestarter)

1)
Citar:Logo respondendo à tua pergunta precisares não precisas, mas como o ubuntu já trás a ufw, aproveita para configurá-la através do gufwde modo a ser mais um nível de segurança para a tua máquina ou mesmo desactivá-la se assim o quiseres.

2) Aplicativos > Acessórios > Consola;
"sudo apt-get install gufw";
"sudo dpkg -i gufw_0.20.7-all.deb".

Julgo, também sou "noob" nisto... Big Grin Mais informação aqui! Wink

EDIT: Olha encontrei um post porreiro na Wikipédia sobre o tema, se quiseres ler... Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2010, 19:35
Mensagem: #5
RE: Firewall (firestarter)
ok, mas o racoq disse q não necessitava da firewall, logo deixo-a configurada como está de inicio, é isso? ou faço as alterações do site? (pa sacar torrents e tendo em conta q tenho a partição comum aos dois SO)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2010, 19:50 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-03-2010 19:52 por avlisrotiv.)
Mensagem: #6
RE: Firewall (firestarter)
@luismcrd, como o Rui disse, não precisas de firewall visto que já vem algo incluído no sistema.
O que no site diz, é para colocares uma GUI (uma interface; aquilo que vês e podes configurar facilmente o software; sem necessidade de o fazeres com comandos; recomendo!Big Grin) no tal software, para fácil configuração do mesmo.
Resumindo, sim, podes "fazer o que diz no site", ou melhor, o que citei...

E quantos aos downloads, se o fizeres no sistema Ubuntu, e se queres procurar algum arquivo malicioso nele, lê o "post porreiro" que citei... Smile

Ou então esperas pela visita do "racop" que é bem mais segura que a minha... Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2010, 20:08
Mensagem: #7
RE: Firewall (firestarter)
olha, configurei a firewall como estava no site, com a diferença de na aba pre-configurado em vez do serviço ssh pus programa deluge.
fiz bem ou tinha de por seerviço ssh?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2010, 20:28
Mensagem: #8
RE: Firewall (firestarter)
@luismcrd, Big Grin
Não faças o que está no site, a não ser que o LEIAS e queiras...
Eu citeis os comandos para instalares a GUI no tal software, para não teres de configurar isso por comandos, mas se não sabes configurar mais vale estar quietinho... LOL Ou então pergunta o que realmente queres...

Resumido, e presta ATENÇÃO, aqueles comandos só vão instalar uma GUI ao firewall já existente, não te pedi para seguires o link, era no caso de pretenderes a fonte;
Se quiseres verificar ficheiros maliciosos ligado no sistema Ubuntu, vê as alternativas de anti-vírus no "post porreiro" que citei em cima;

Muito e ainda mais resumidamente, coloca as configurações como estavam se não sabes o que é!
E se quiseres anti-vírus para pesquisar ficheiros maliciosos noutro sistema/documentos senão o Ubuntu (porque não precisa) aqui! (em Anti-virus applications)

Entendido? Foi desta? Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2010, 21:41 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-03-2010 21:43 por luismcrd.)
Mensagem: #9
RE: Firewall (firestarter)
sim foi desta Mr Green
então vou desfazer o q fiz, é melhor.
Desculpa lá ser tão noob Smile

Obrigado pela atenção

Mais uma coisa, penso q se pode fechar esta thread, fecho eu ou peço a alguém ou fica como tá?

Abraços
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2010, 21:46
Mensagem: #10
RE: Firewall (firestarter)
Não és nada, aliás, todos nós somos, em algum aspecto. Tu és nesse no Ubuntu! (como euShy ) LOL
Estou-me a meter contigo... Big Grin
E deixa o tópico como está, já foi reportado, no entanto se "racop" quiser acrescentar algo...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)