Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Programa Parque Escolar - Será tudo verdade?
29-03-2010, 18:52 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-03-2010 19:02 por Norton_Shima.)
Mensagem: #1
Programa Parque Escolar - Será tudo verdade?
Bem, desde já não sei se poderei colocar aqui este tópico mas acho que é deveras interessante :b

Com certeza, de que já todos ouviram falar do programa de modernização do Parque Escolar, uma iniciativa do nosso Estado em renovar e requalificar as instalações escolares.
Até à data, mais de 30 escolas foram modernizadas e cerca de 70 estão a ser requalificadas.
Como "utilizador" duma das escolas alvo deste programa, gostava de passar a mensagem e saber se mais alguém tem o mesmo que nós, alunos dum "Parque Escolar" em Lisboa.
A nossa "nova" escola, foi requalificada e modernizada à 2/2.5 anos e demorou cerca de 1 ano e meio a estar totalmente concluída. Com um investimento de cerca de 6 milhões de Euros, estamos à espera de que o material utilizado seja de qualidade, certo?
Tudo isto é tudo muito bonito, mas após a requalificação da escola, parece que existem mais problemas do que antes. Nem falo em termos arquitectónicos, quando este é o principal problema da escola. Falo mais em material audio-visual e informático que foi usado.

A nossa escola, agora possui os mais avançados sistemas de "urgência" que consistem em cada pavilhão, existe um aparelho que quando é pressionado um pulsador existente em cada sala, é indicado no aparelho a sala que chama os serviços da auxiliar, isto é, o aluno portou-se mal, o professor carrega no pulsador e na casinha da auxiliar, vê-se qual a sala que requer os serviços. É engraçado que este, só funcionou meio ano! É absurdo, meio ano após a sua instalação e mais tarde, (início do ano lectivo 2009/10) voltou a funcionar mas apenas durante 1 semana.

Outro deles, é a rede interna da escola. Tanta coisa e qualquer computador da escola, (alunos, professores, funcionários) pode aceder aos terminais da papelaria, do bar, do refeitório, da secretaria, da gestão. Nem é preciso ser um computador interno, um portátil ligado à rede basta para ver documentos e tudo isso. É isto, uma escola moderna?

Mais outro, os computadores novos (uns Acer Veriton, se não estou em erro) constantemente estão avariados ou mal ligam, desligam-se logo...
Outro engraçado, todas as salas da escola, têm um video-projector que só projecta a imagem se tiver ligado pela rede (EMP NS Connection) e o som, é raro. Nenhuma sala tem som em condições. O único som que tem, é o do ecrã. Se queremos ouvir um documentário ou ver um filme, temos que trazer umas colunas de casa (caso os 2 pares que existam não estejam disponíveis). Voltamos a repetir, é isto uma requalificação do parque escolar?

A única coisa, que de bom temos e que ainda funciona é, sem dúvida o som do auditório. Toda a escola tem um sistema de som (bar, sala de alunos, corredores, ginásio) e nunca funcionou desde o fim das obras. Temos aparelhagens acústicas de grande qualidade, mas nunca funcionaram.

Agora, questionamo-vos, se são alunos, professores ou funcionários de alguma escola recentemente alvo do programa de modernização, tem problemas assim como estes?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2010, 19:50
Mensagem: #2
RE: Programa Parque Escolar - Será tudo verdade?
Os alunos que não estraguem, e os professores que aprendam a mexer nas coisas, simples xD

Conheço uma escola que entrou nisso, e ainda está tudo a 100%.

[Imagem: 3333313339.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2010, 19:52
Mensagem: #3
RE: Programa Parque Escolar - Será tudo verdade?
(29-03-2010 19:50)Jose Escreveu:  Conheço uma escola que entrou nisso, e ainda está tudo a 100%.

Em Portugal?
Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2010, 20:10
Mensagem: #4
RE: Programa Parque Escolar - Será tudo verdade?
Se fosse investido na formação continua dos professores em vez de investirem em paneleirices de merd@ é que era...
Andam a investir não sei quantos milhares de Euros em porcaria...
E a formação continua dos professores para que estejam sempre actualizados e aptos a leccionar?
Bem realmente, é mais importante termos um sistema de som no bar da escola e termos professores incompetentes...

Enfim...Tugalandia.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2010, 21:48 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-03-2010 21:53 por Norton_Shima.)
Mensagem: #5
RE: Programa Parque Escolar - Será tudo verdade?
(29-03-2010 19:50)Jose Escreveu:  Os alunos que não estraguem, e os professores que aprendam a mexer nas coisas, simples xD

Conheço uma escola que entrou nisso, e ainda está tudo a 100%.

Os alunos têm e terão de ser sempre os culpados das coisas não funcionarem?
Vou-me referir ao sistema de segurança, o pulsador é nada mais que um botão e não tem cabos à mostra. Como é que os alunos podem estragar isto?
Ambos sabemos que há coisas que nós alunos somos culpados, mas não temos culpa nenhuma dos materiais usados na modernização das escolas. Se formos a ver assim, nós temos culpa dos aquecedores das salas rebentarem, do tecto do pavilhão central cair, de haver fugas de água nos tectos e quando chove fica tudo molhado...
(29-03-2010 20:10)RaCcOn Escreveu:  Se fosse investido na formação continua dos professores em vez de investirem em paneleirices de merd@ é que era...
Andam a investir não sei quantos milhares de Euros em porcaria...
E a formação continua dos professores para que estejam sempre actualizados e aptos a leccionar?
Bem realmente, é mais importante termos um sistema de som no bar da escola e termos professores incompetentes...

Enfim...Tugalandia.

Concordo plenamente contigo...
Apesar de que, por exemplo, a nossa escola precisava de ser requalificada rapidamente, e outras escolas também, os investimentos no programa são absurdos. É verdade que, há coisas nestas novas escolas que, serão ideais para as chamadas "escolas do futuro" mas há outras coisas como por exemplo, o que referiste, o sistema de som no bar, completamente inúteis. E não é só isso, é como por exemplo também, para que é que queremos aquecimento central nas salas, quando os termostátos nunca funcionam ou é impossível desliga-los num dia bastante caloroso?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2010, 21:59 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-03-2010 22:00 por Tiseac.)
Mensagem: #6
RE: Programa Parque Escolar - Será tudo verdade?
Realmente os alunos estragam mas por exemplo na minha escola:
1-Temos três blocos chove dentro de dois. P.S- Chove dentro dos blocos não das salas de aula.
2- Gostam de ter Internet na escola? A nossa Wireless não funciona desde o inicio do ano.
3- Projectores em todas as salas de aula era bom... apenas em poucas delas.
4- No inicio do ano tínhamos um computador para o professor em cada sala muitos já estão estragados.


Ainda não fomos alvo do programa de Modernização do parque escolar mas é vergonhoso.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2010, 22:06
Mensagem: #7
RE: Programa Parque Escolar - Será tudo verdade?
(29-03-2010 21:59)Tiseac Escreveu:  Realmente os alunos estragam mas por exemplo na minha escola:
1-Temos três blocos chove dentro de dois. P.S- Chove dentro dos blocos não das salas de aula.
2- Gostam de ter Internet na escola? A nossa Wireless não funciona desde o inicio do ano.
3- Projectores em todas as salas de aula era bom... apenas em poucas delas.
4- No inicio do ano tínhamos um computador para o professor em cada sala muitos já estão estragados.


Ainda não fomos alvo do programa de Modernização do parque escolar mas é vergonhoso.

Claro, mas não podemos culpar os alunos pelos erros dos bons empreiteiros que temos a trabalhar para a modernização das escolas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2010, 22:21
Mensagem: #8
RE: Programa Parque Escolar - Será tudo verdade?
@Norton_Shima o máximo que os alunos fazem é estragar umas mesas e umas cadeiras,partir uns vidros e estragar uns PCs de vez em quando e os professores nem isso.
Não acho que a culpa das escolas actualmente possa ser atribuída a nenhum dos dois.
@RaCcOn o investimento em infraestruturas também é necessário por exemplo na minha escola que pelo que sei será alvo deste programa em pouco tempo.
Acho por fim que a culpa é mais dos empreiteiros do que do governo que tem investido grandes somas em obras que ficam mal feitas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2010, 22:32
Mensagem: #9
RE: Programa Parque Escolar - Será tudo verdade?
(29-03-2010 22:21)Tiseac Escreveu:  Acho por fim que a culpa é mais dos empreiteiros do que do governo que tem investido grandes somas em obras que ficam mal feitas.

Tiseac, muitas das nossas escolas têm imensos problemas de infra-estruturas... O que é deveras importante serem rapidamente resolvidos.
A culpa do Estado Português, é os contratos que tem com as empresas e os materiais baratos que usam. A minha escola, é vista, internacionalmente, como um HOSPITAL ou uma PRISÃO.
D. Dinis School by Bak Gordon
Vejam este pequeno blog e percebam xD
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2010, 22:44
Mensagem: #10
RE: Programa Parque Escolar - Será tudo verdade?
Com imagens dá outra dimensão...
A obra ficou bastante má!
O facto de a tua escola ser conhecida assim internacionalmente não é de certeza bom para os alunos nem para a localidade.
EnfimRolleyes
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)