Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
! Problema com disco rigido externo !
12-04-2010, 21:46
Mensagem: #1
! Problema com disco rigido externo !
Olá malta...

Preciso mt da vossa ajuda. Eu tenho um disco rigido externo de 1TB da Verbatim e ultimamente ele tem-se andado a portar mal... Eu quando ligo o disco ao PC, corre tudo bem, consigo ouvir musica, ver filmes, mas nao mais que poucos segundos, depois, do nada, tudo o que esteja a trabalhar com o disco bloqueia... Eu pensei que fosse virus... Ja fiz um scan ao meu pc e nao acusou nada, mas nao consigo fazer um scan ao disco externo, pois ele bloqueia... PLZ AJUDEM-ME

PS: tenho 95GB dentro do disco e nao gostaria de perder

Cool Cumps aqui do Pek Cool
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-04-2010, 22:55
Mensagem: #2
RE: ! Problema com disco rigido externo !
O que eu faria:

- Tentar ligar o disco em Linux, para excluir a possibilidade de vírus e tentar guardar todo o seu conteúdo noutro local que não o mesmo.

- Enviar o disco imediatamente para a garantia, já que o problema parece ser hardware.

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-04-2010, 23:08
Mensagem: #3
RE: ! Problema com disco rigido externo !
Obrigado... O que faria éra ligar a outro pc, mas pk o Linux?

Cool Cumps aqui do Pek Cool
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-04-2010, 23:16
Mensagem: #4
RE: ! Problema com disco rigido externo !
O linux não executa nem interpreta os virus de windows... logo vias se tinhas software malicioso... só por isso!

Outra sugestão é guardares os dados todos e formatares o disco... (não recomendado)

Website: iCarneiro | Twitter: ycarneiro
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-04-2010, 23:27
Mensagem: #5
RE: ! Problema com disco rigido externo !
Pois, axo mesmo melhor liga-lo no linux e procurar virus, pk para recuperar o que ta dentro, vai demorar o resto da vida... PS: ele bloqueia passado algum tempo...

Mas uma coisa estranha, eu tenho vista e um dia liguei no xp e ele so bloqueou passado mt tempo, eu axei estranho, e bloqueou a 95% do scan... erritante...

Cool Cumps aqui do Pek Cool
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-04-2010, 00:53 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-04-2010 01:01 por Ricardo Antunes.)
Mensagem: #6
RE: ! Problema com disco rigido externo !
Podes usar um programa que leia os "sensores S.M.A.R.T", tipo este apresentado recentemente no blog.

Se não detectar nada, podes também tentar o software de teste disponível no Hiren's Boot CD.

Outra hipótese é usar as ferramentas do Hiren's para fazer uma formatação de baixo nível a ver se eventualmente resolve o problema.

Mas antes de isto tudo é bom tentar guardar os dados, podes usar o ShadowProtect Desktop da StorageCraft (trial 30 dias), também tens software para isso no Hiren's ou podes mesmo usar um Live CD de Linux qualquer.

Se não conseguires detectar nada e o disco ainda estiver dentro da garantia manda para reparação.

[Imagem: bar.gif]

01010010 01101001 01100011 01100001 01110010 01100100 01101111
01000001 01101110 01110100 01110101 01101110 01100101 01110011
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-04-2010, 08:50
Mensagem: #7
RE: ! Problema com disco rigido externo !
Não vejo em o que o linux pode ajudar, porque ligar um disco externo em baixo de forma num pc igual à aquele em que dá problemas pode ser o suficiente para que ele comece a funcionar excepcionalmente bem, ligar a um linux não dá qualquer informação útil (é um exagero se não funcionar em windows é útil tentar o linux, mas como parece que funciona +- mal...).
Pela descrição que me dás dá a ideia de ser um problema eléctrico, experimenta desmontar a caixa e tirar o disco (olha a garantia) e montar num computador, se funcionar bem é ir ao adaptador de corrente e trocar por um similar (é ir a uma loja dos chineses) a ver se continua, se continuar ou se não tiver alimentação é comprar uma nova caixa para o disco externo.
Pode ser que esteja errado, a minha segunda opção é dar na linha de comandos ms-dos o comando chkdsk/r d: (em que d: é a letra do disco e atenção tem que ser tudo executado em administrador).
Adoro o chkdsk/ r porque ele faz um conjunto de verificações mais completo que as outras verificações de disco.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-04-2010, 10:30
Mensagem: #8
RE: ! Problema com disco rigido externo !
boas,

1º backup dos dados

2º format (<b>não</b> o quick format)


a) se está dentro da garantia, limpa os dados e entrega-o na loja

b) se ja ñ tem garantia:
i) na linha de comandos selecciona a drive correspondente e faz:
chkdsk /x /v
ii) na linha de comandos selecciona a drive correspondente e faz:
chkdsk /r
iii) remove o disco da caixa e usa-o directamente no pc

notas:
A) o ponto i) só verifica a estrutura de ficheiros, mas como o disco bloqueia muito possivelmente ñ vais conseguir fazer o ponto ii)
se os erros forem recorrentes (encontra varios erros; o disco volta a bloquear, novo teste volta a encontrar erros) então muito provavelmente o disco está a morrer

B) se tiveres dificuldade em fazer o ponto iii), podes experimentar algo um tanto ou quanto ortodoxo: arranjas uma ventoinha [Imagem: ventoinha.png] e pões a bombar contra o disco. se demorar mais tempo sem bloquear então é quase certo que está a morrer.

boas sorte Wink

s/ +
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-04-2010, 20:08
Mensagem: #9
RE: ! Problema com disco rigido externo !
Mt obrigado a todos...

Epa se o disco tiver mesmo a morrer é mau... ainda por cima o disco é novo... o pior é k ja perdi a garantia numa vez que o abri pk o led foi pra dentro (nao reparei no autocolante), e custou-me 150francos (~104€) Confused
Mas o pior é se nao conseguir fazer o backup...

Cool Cumps aqui do Pek Cool
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)