Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Assinaturas Digitais
15-04-2010, 10:53
Mensagem: #1
Assinaturas Digitais
Gostaria implementar na empresa o conceito de assinaturas digital (digital signatures), assim cada utilizador podia electronicamente assinar um PDF o que comprovava a sua autenticidade.

A coisa mais parecida que trabalhei foi com emails/PGP. Alguém já trabalhou com assinaturas digitais em documentos?

1# É preciso investir em algum tipo de software? Ou comprar certificados tais como os web/SSL?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-04-2010, 12:31
Mensagem: #2
RE: Assinaturas Digitais
Há o pacote gnu pretty good em versão para windows http://www.gpg4win.org/ que permite criar assinaturas digitais, assinar e/ou encriptar, baseado em chaves públicas e privadas, no entanto tanto tu como os teus contactos tem que ter um programa compatível...
Agora não sei como está o pacote ele vai na versão 2 ponto qualquer coisa e não olho para ele desde a 0.8

O que se usa mais é contratar uma actividade certificadora e comprar um certificado digital, ela emite um certificado digital que se pode usar em quase todos os programas normais e mainstream (outlook, thunderbir, eudora, office, adobe...), tal como a tawte, a verysign.
O cartão do cidadão já trás uma assinatura mas é pessoal, o cartão da empresa era suposto trazer mas acho que ainda não foi implementado...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-04-2010, 12:41 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-04-2010 12:41 por andremta.)
Mensagem: #3
RE: Assinaturas Digitais
(15-04-2010 12:31)Yamato Escreveu:  Há o pacote gnu pretty good em versão para windows http://www.gpg4win.org/ que permite criar assinaturas digitais, assinar e/ou encriptar, baseado em chaves públicas e privadas, no entanto tanto tu como os teus contactos tem que ter um programa compatível...
Agora não sei como está o pacote ele vai na versão 2 ponto qualquer coisa e não olho para ele desde a 0.8

O que se usa mais é contratar uma actividade certificadora e comprar um certificado digital, ela emite um certificado digital que se pode usar em quase todos os programas normais e mainstream (outlook, thunderbir, eudora, office, adobe...), tal como a tawte, a verysign.
O cartão do cidadão já trás uma assinatura mas é pessoal, o cartão da empresa era suposto trazer mas acho que ainda não foi implementado...

Se quiser comprar um certificado, qual o produto das certificadoras (verisign, thatwe, etc) mais indicado?
Ou ainda melhor...

Consigo implementar uma assinatura digital através do Cartão do Cidadão? Como fazer isso?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-04-2010, 14:56
Mensagem: #4
RE: Assinaturas Digitais
Quanto ás certificadoras é tudo igual (e agora lembrei-me há uma portuguesa que talvez faça isso https://www.multicert.com/home).

Para o cartão do cidadão necessitas do cartão, do leitor vendido aonde trataste do cartão e do programa que vais buscar à página do cartão do cidadão.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-04-2010, 15:00
Mensagem: #5
RE: Assinaturas Digitais
(15-04-2010 14:56)Yamato Escreveu:  Quanto ás certificadoras é tudo igual (e agora lembrei-me há uma portuguesa que talvez faça isso https://www.multicert.com/home).

Para o cartão do cidadão necessitas do cartão, do leitor vendido aonde trataste do cartão e do programa que vais buscar à página do cartão do cidadão.

Obrigado pela dica!

Já tenho a algum tempo o leitor de cartão (comprei mesmo antes de ter o cartão porque achei que um dia me ia ser útil) e já tive a ler o manual disponível no que ensina a assinar os documentos digitalmente.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-04-2010, 16:22
Mensagem: #6
RE: Assinaturas Digitais
(15-04-2010 12:31)Yamato Escreveu:  Há o pacote gnu pretty good em versão para windows http://www.gpg4win.org/ que permite criar assinaturas digitais, assinar e/ou encriptar, baseado em chaves públicas e privadas, no entanto tanto tu como os teus contactos tem que ter um programa compatível...
Agora não sei como está o pacote ele vai na versão 2 ponto qualquer coisa e não olho para ele desde a 0.8

O que se usa mais é contratar uma actividade certificadora e comprar um certificado digital, ela emite um certificado digital que se pode usar em quase todos os programas normais e mainstream (outlook, thunderbir, eudora, office, adobe...), tal como a tawte, a verysign.
O cartão do cidadão já trás uma assinatura mas é pessoal, o cartão da empresa era suposto trazer mas acho que ainda não foi implementado...

Infelizmente a entidade certificadora do Cartão do Cidadão não vem na lista das "Trusted Identities" Sad
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)