Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
X over SSH
16-04-2010, 20:50
Mensagem: #1
X over SSH
Boas pessoal, hoje trago-vos uma curiosidade que tenho vindo a pesquisar por ai, sem grande sucesso. Rolleyes

Normalmente utilizo o
Código:
$ export DISPLAY="endereço do display"
para especificar em que Display quero que o processo seja iniciado, se no meu cliente ou no servidor e tudo funciona ás mil maravilhas.

A minha questão é... se é possivel transferir temporariamente um processo para outro display (não sei se a questão está clara)... por exemplo:

Maquina Servidor: com o Transmission a correr
Maquina Cliente: pretendo "pedir emprestado" o Transmission, transferindo-o para o meu Display remoto sem que este deixe de correr na Maquina Servidor e posteriormente devolve-lo à Maquina Servidor sem o terminar

Seria algo muito util mesmo, será possivel? Muito obrigado pela vossa atenção desde já Big Grin
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-04-2010, 22:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-04-2010 22:17 por Guilherme de Sousa.)
Mensagem: #2
RE: X over SSH
bem sem o terminar nao é possivel.. da mesma maneira q por ssh nao consegues 'mexer' num prog q ja esteja a correr no servidor.. a nao ser q o arranques.

para correres remotamente a aplicaçao da..

conectas te assim:
ssh -X -l mike ipdoservidor

e dps para fazeres o launch de uma aplicaçao fazes:
dbus-launch transmission &


espero ter ajudadoWink

cumps!


------
edit:


se a utilizaçao q estas a pensar dar é apenas pra BT, aconselho te a utilizares o Deluge. nao so é um cliente mt mais poderoso (correrctamente configurado passa o TS dos ISP's na boa.. é o melhor cliente para isso), como contem uma interface web BRUTAL!(para alem da gtk )

com esta interface web consegues controlar os teus torrents todosWink so para teres uma noçao da qualidade desta webUI fica aqui uma img;
http://www.transdroid.org/wp-content/upl...ttings.png

ah ja agr.. a transferencia do X por ssh aviso te ja q por vezes fica bastante lenta..

cumps!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-04-2010, 22:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-04-2010 23:11 por MiKe Rastor.)
Mensagem: #3
RE: X over SSH
Guilherme de Sousa, muito obrigado pela exelente resposta.

Mas acho que nao expliquei bem a minha questão, eu consigo correr facilmente as aplicações que quero exportando o DISPLAY para a maquina que pretendo, tudo bem até ai.

A verdadeira questão é como "pedir emprestado" um processo que esteja com a sua janela a correr num certo DISPLAY, dei o exemplo do cliente de BT, e depois de fazer o que preciso, ele continuar a correr na maquina remota.

Outro exemplo:

Deixo o gparted a fazer resize de uma partição, o que demorará varias horas, desloco-me para a faculdade e lá ligo-me à maquina remota através de SSH para ver como está o processo de resize e fazer halt à maquina se possivel, a questão é, como posso eu visualizar a janela do gparted que está na maquina remota e depois disso desconectar a ligação SSH, continuando o gparted a correr na maquina remota?

Muito obrigado a todos Big Grin

--------------------------------------------------------------------------------------
EDIT
--------------------------------------------------------------------------------------

Peço desculpa pela falta de atenção, com a pressa de explicar melhor a questão nem reparei bem na resposta do Guilherme de Sousa que ja lhe responde e muito bem, dizendo que nao é possivel "mexer" num processo a correr no servidor!

Heheheh, ja agora, obrigadissimo pela ScreenShot!! Big Grin
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-04-2010, 03:40 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-04-2010 03:47 por racoq.)
Mensagem: #4
RE: X over SSH
para todas as aplicações, podes sempre instalar ou correr um servidor de vnc do lado do servidor, e instalar um cliente de vnc do lado do cliente, assim sempre que estiveres remotamente podes te autenticar num processo semelhante ao remote desktop do windows e veres o que a tua máquina está a fazer.

Este processo servir-te-á para qualquer aplicação, o que o guilherme sousa te apresentou foi uma interface web para o teu cliente de bit torrent.

O ubuntu já trás um servidor de VNC integrado no sistema (denominado Vino), Sistema > Preferências > Área de trabalho remota => selecionas a opção "Permitir que os outros visualizem a sua área de trabalho".

Depois disto podes associar ao teu router uma conta criado num dos alguns provedor dynamic dns, gratuitos que por aí andam, imagina por exemplo "nomemaquina".no-ip.org, uma boa parte dos bons routers já suportam esta funcionalidade, lembro-me assim de repente dos DLink.

Depois deves configurar port forwarding do teu router de todos os pedidos que requisitarem acesso à porta do vnc (julgo que por omissão a porta do VNC é 5900), para o ip fixo da máquina que queres aceder dentro da rede formada pelo teu router.

Depois é só usares um cliente de vnc na maquina remota e colocares o endereço de Dynamic DNS que criaste e a porta, e estás ligado.

Se quiseres uma solução alternativa ainda mais segura ao VNC, o pedro pinto fez um artigo porreiro sobre o FreeNX o sucessor do VNC, dá uma olhada (os passos de configuração do router são iguais) Wink

http://pplware.sapo.pt/linux/freenx-aces...ao-ubuntu/

Este artigo apesar de antigo, tb te pode dar uma ideia:
http://pplware.sapo.pt/linux/remote-desk...no-ubuntu/

Bom trabalho Wink


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-04-2010, 17:17
Mensagem: #5
RE: X over SSH
racoq, muito obrigado!! Vou experimentar isso tudo agora mesmo!! Big Grin

Quanto ao dynip, cheguei a usar o no-ip à uns bons anos, mas ter de correr o cliente para ele actualizar o ip é deveras chato, de modos que prefiro a alternativa que o meu ISP (Sapo) me dá Big Grin

Obrigadissimo a todos pelas exelentes dicas!
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-04-2010, 19:00
Mensagem: #6
RE: X over SSH
o FreeNX nao funciona para este caso. racoqWink
ele inicia uma nova sessao do utilizador e nao continua a q ja esta a correr digamos assim (coisa q o VNC faz).

n sugeri o VNC pq n era bem o q o MiKe Rastor tinha pedido, mas acaba por funcionar(:

cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-04-2010, 19:08
Mensagem: #7
RE: X over SSH
Exacto o VNC acaba por ser o que vou ter de usar em ultimo caso e se possivel, mas deve ser bastante dificil de usar via Internet, visto que ja na Rede Local costuma ser bastante lento.

O ideal seria mesmo através do SSH, mas infelizmente parece que nao é possivel "mexer" em processos que ja estão a correr :\
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-04-2010, 20:38
Mensagem: #8
RE: X over SSH
em q progs querias mexer Mike Rastor? tou so a perguntar porque pode haver alternativas..
por ex, como cliente de BT ja tinha referido o deluge+webui, mas noutros casos a soluçao pode passar por um daemon + uma interface qlqr

cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-04-2010, 22:01
Mensagem: #9
RE: X over SSH
(17-04-2010 19:00)Guilherme de Sousa Escreveu:  o FreeNX nao funciona para este caso. racoqWink
ele inicia uma nova sessao do utilizador e nao continua a q ja esta a correr digamos assim (coisa q o VNC faz).

n sugeri o VNC pq n era bem o q o MiKe Rastor tinha pedido, mas acaba por funcionar(:

cumps

Tens a certeza disto já testaste?

Tinha a ideia que se comportava a nivel de funcionamento tal e qual o VNC


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-04-2010, 22:03
Mensagem: #10
RE: X over SSH
uso NX diariamente. antigamente usava o nomachine neste momento uso o freenx.
ate fui eu q falei ao ppinto sobre o nx, e tive para fazer o artigo.

o NX é tipo como se fosse um X remoto (acho q NX deve ser de NetworkX).

é muitissimo superior ao VNC, nem se compara..

cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)