Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Questões acerca dos drivers
30-07-2016, 06:56 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-09-2016 21:57 por Windows 10 User.)
Mensagem: #1
Questões acerca dos drivers
Actualizei o meu Toshiba L50-B-16X PSKTAE-03900LEP para o Windows 10 x64 (vinha com o Windows 8.1 x64) e gostava de saber por onde actualizo os meus drivers e programas dos drivers: através do site da Toshiba, de um programa de actualização de drivers, do Windows Update (penso que o Gestor de Dispositivos o utilize), dos sites dos fabricantes de componentes que não são da Toshiba ou de sites de actualização de software e drivers?

Só estão presentes (penso eu) programas da Toshiba que quando muito acrescentam funcionalidades como o "DTS Studio Sound", o "Display Tool", o "Eco Utility", o "PC Health Monitor", o "Toshiba Desktop Assist", "Toshiba Function Key Utility", o "Toshiba System Driver" e o "Toshiba Settings Utility". Estão ainda presentes o ".Windows 10 Upgrade Drivers" (ao carregar nele há uma série de opções sendo que se carregar na opção "Click here to download drivers for Windows 10" são-me pedidas informações do PC e depois de as dar aparece-me uma lista com os programas "CyberLink MediaShow 6 for TOSHIBA (64bit)" [este aparece-me 2 vezes], "DTS Studio Sound (32/64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão]. "TOSHIBA Blu-ray Disc Player (32/64bit)", "TOSHIBA Desktop Assist (32/64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão], "TOSHIBA Display Utility (64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão], "TOSHIBA eco Utility (32/64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão], "TOSHIBA Function Key (32/64bit)", "TOSHIBA PC Health Monitor (32bit)", "TOSHIBA PC Health Monitor (64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão], "TOSHIBA System Driver (32/64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão], "TOSHIBA System Settings (32/64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão], sendo que não são actualizados há meses) e o "BIOS Update" (este último é o único que não está relacionado com os programas da Toshiba).

Já agora, entretanto mudaram um pouco a forma como se chega às actualizações e adicionaram os programas acima que eu acabei de dizer mas incrivelmente ainda não adicionaram os drivers para o Windows 10 e não actualizaram ainda os ditos programas da Toshiba e a BIOS. 

Eu apenas utilizo o site da Toshiba para sacar a última versão da BIOS visto que não quero o lixo da Toshiba a ocupar-me espaço e ainda não há incrivelmente drivers disponíveis para o Windows 10 x64. 

Os programas dos drivers que já vêm com o Windows 10, isto é, que aparecem na lista do "Programas e Funcionalidades" e na lista do "Aplicações e Funcionalidades" são o "Conexant HD Audio", o "Controlador de gráficos Intel" e o "Synaptics Pointing Device Driver". Não sei por que me aparecem apenas estes programas (também podiam aparecer menos). Descarrego os drivers destes programas do site Softpedia (nem sempre a versão que tem o número maior é a mais recente e a versão do "Controlador de gráficos Intel" que está no site da Softpedia é mais recente que a que está no site da Intel, o que é estranho. A versão do programa que é apresentada no site da Intel é diferente da do programa e do driver [apesar de neste momento referirem-se à mesma versão, aparentemente, visto que ambas acabam em "4425"] que o instalador do programa de facto instala, não sei porquê, o que confunde ainda mais as coisas. Há que dizer ainda que a versão do driver da minha placa gráfica no site da Softpedia não é estranhamente actualizado há muito tempo [ou pelo menos não aparecem versões mais recentes que aquela que eu tenho instalada] mas há uma versão genérica [penso eu] que é a mesma que a que está disponível no site da Intel [a tal que eu acabei de mencionar]). No caso do "Controlador de gráficos Intel" procuro no site da Softpedia como "Intel HD Graphics Driver" porque se pesquisar em português não encontro resultados e se pesquisar como "Intel Graphics Driver" também não. Descarrego os que tem o nome "Intel Iris/HD Graphics Driver", "Conexant SmartAudio HD Diver" e "Synaptics Pointing Device Driver", ou seja, apenas o último corresponde ao nome que aparece na lista do "Programas e Funcionalidades" (na lista do "Aplicações e Funcionalidades" o "Conexant HD Audio" e o "Synaptics Pointing Device Driver" mantêm o nome mas o "Controlador de gráficos Intel" chama-se "Intel® Processor Graphics").

Utilizo o site da Softpedia no caso do "Conexant HD Audio" porque não sei procurar no site da Conexant e ainda no caso do "Synaptics Pointing Device Driver" porque o site referido tem uma versão mais recente do driver do rato que o próprio site da Synaptics, não sei porquê (que tem, por sua vez e estranhamente 2 versões ["Windows 19 PS/2 & SMBus Devices" e "Windows 10 I2C Devices"], ambas com a mesma versão, curiosamente). 

Actualizo as versões actuais destes 3 programas através do Gestor de Dispositivos, sendo que por vezes surge-me um aviso (sabe-se lá porquê) a dizer que posso ter problemas ao instalar a versão dos programas referidos (que descarreguei do Softpedia) só que ignoro e prossigo a instalação (e até agora só tive problemas com o "Conexant HD Audio" e ainda por cima noutro PC, não neste. Nesse caso optei por instalar a penúltima versão mais recente e não tive problemas).

Não posso actualizar os drivers a partir dos mesmos carregando nas opções "Atualizar controlador de Software...." e "Procurar automaticamente software do controlador atualizado" porque senão é-me instalada a versão original do driver, o que é estúpido, assim como o facto de não detectar que está disponível uma nova versão e me obrigue a procurar por ela e a instalá-la manualmente. Uso portanto as opções "Atualizar controlador de Software....", "Procurar software do controlador no computador", "Permitir escolha a partir de uma lista de controladores de dispositivos no computador", "Disco", "Procurar" e aponto para o ficheiro .INF (se tiver mais do que um aponto para o primeiro que me aparecer) da pasta para onde descarreguei esse mesmo ficheiro e outros de outro formato (depois de os extrair do formato de ficheiro .CAB). 

Apenas descarrego e por conseguinte actualizo os drivers cujos programas aparecem na lista do "Programas e Funcionalidades" e na lista do "Aplicações e Funcionalidades" visto que não sei como poderia actualizar os outros drivers (nem sei quais são) e gosto de ter os programas dessas listas actualizados. Não uso aqueles programas que actualizam os drivers porque no passado deram-me cabo do PC e o Windows Update não me detecta novas versões dos drivers. 

No caso do "Conexant HD Audio", o programa (que aparece na lista do "Programas e Funcionalidades") não é actualizado mas o driver sim, o que é estranho. Já no caso do "Controlador de gráficos Intel" ambos são actualizados. Por fim, no caso do "Synaptics Pointing Device Driver", quando o actualizo o programa (que aparece na lista do "Programas e Funcionalidades") o mesmo desaparece da lista do "Programas e Funcionalidades" mas o driver não só é actualizado como ainda me adiciona um rato em "Ratos e outros dispositivos e apontadores" no Gestor de Dispositivos, o que é muito estranho. O rato continua a funcionar. O "Conexant HD Audio" não tem executável por isso só consigo actualizar o driver através do método do Gestor de Dispositivos. Já no caso do "Controlador de gráficos Intel" dá erro se executar um dos executáveis mas se utilizar o método do Gestor de Dispositivos já não dá. Só consigo actualizar o "Synaptics Pointing Device Driver" através do método referido acima do Gestor de Dispositivos porque senão também dá erro se executar um dos executáveis e se executar um outro não dá erro mas nem o driver nem o programa são actualizados, sabe-se lá porquê. 

Posto isto, será que por causa do que se passa com o "Conexant HD Audio" (que não é actualizado na lista do "Programas e Funcionalidades") e com o "Synaptics Pointing Device Driver" (que desaparece da lista do "Programas e Funcionalidades" após actualizar o driver) eu deveria deixar de utilizar este método, visto que apenas actualizo os programas que aparecem na lista do "Programas e Funcionalidades"?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-07-2016, 21:36
Mensagem: #2
RE: Questões acerca dos drivers
É, eu também dei um "tiro no pé" quando decidi actualizar do w7 para o w10. Foi uma decisão estupida, reconheço :-( Enfim, felizmente tenho outro SO instalado e é com ele que funciono. Ao novel da placa gráfica foi um "killer", diz que tenho que comprara uma nova para ser compatível. Espertinhos, de que rai serve actualizar a máquina para um SO novo se este me põe a máquina como obsoleta ou a necessitar de upgrades???
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-08-2016, 00:39 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-09-2016 20:39 por Windows 10 User.)
Mensagem: #3
RE: Questões acerca dos drivers
(31-07-2016 21:36) ncarvalho08 Escreveu:  É, eu também dei um "tiro no pé" quando decidi actualizar do w7 para o w10. Foi uma decisão estupida, reconheço :-( Enfim, felizmente tenho outro SO instalado e é com ele que funciono. Ao novel da placa gráfica foi um "killer", diz que tenho que comprara uma nova para ser compatível. Espertinhos, de que rai serve actualizar a máquina para um SO novo se este me põe a máquina como obsoleta ou a necessitar de upgrades???

Enfim, este Windows 10 é mesmo uma carga de trabalhos...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2016, 12:58
Mensagem: #4
RE: Questões acerca dos drivers
Faz assim desinstala as drivers + software, reinicia e deixa o windows instalar as drivers dele e só te preocupas com as que ele não instalar.

E moços estão a ver a coisa ao contrario, nos OS antigos a microsoft só tinha drivers genéricas que funcionavam ás vezes e tinha-mos quase que obrigatoriamente ir ao fabricante buscar as drivers, com o windows 10 isso não é preciso na maioria dos casos.

As drivers que a microsoft vos instalou funcionam perfeitamente pois foram feitas com isso em mente.
Eu digo isso porque também isso me aconteceu eu estava tão habituado ás drivers manhosas da hp que já via os bugs como "features" que eles metiam extra, quando passei para o w10 e ele me informou que desactivou isto e aquilo a primeira coisa a fazer foi desinstalar o lixo todo antigo e ficar com as drivers do sistema e os bugs desapareceram e o sistema ficou até melhor.

A única driver que tive que procurar fora de portas foi a da gráfica, mas também eu já tinha esse problema com o w7, pois o fabricante não queria saber de optimizações e melhorias e estava a usar as drivers do leshcat que são maravilhosas para combos intel hp + radeon e até para algumas sem, o toshiba do meu irmão um l500 as drivers instalaram todas só as da radeon hd4500 é que não mas as drivers do meu hp (a parte da amd) já o colocaram a trabalhar a 100%.

Por isso não ponham a culpa na microsoft pela razão dos fabricantes serem uma porcaria para o consumidor, se o sistema não vos instalou as drivers correctas automaticamente provavelmente só precisão de investigar um pouco e a solução aparece.

No caso do Satellite L50-B-16X (http://www.toshiba.pt/discontinued-produ...l50-b-16x/)não deves ter problemas de maior com drivers, que de qualquer maneira a microsoft faz updates regulares, experimenta como disse o inicio livra-te do lixo do fabricante e deixa o sistema fazer o que tem a fazer e em principio estas na boa.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2016, 20:42 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-09-2016 20:40 por Windows 10 User.)
Mensagem: #5
RE: Questões acerca dos drivers
(02-08-2016 12:58) the_dark_king Escreveu:  Faz assim desinstala as drivers + software, reinicia e deixa o windows instalar as drivers dele e só te preocupas com as que ele não instalar.

E moços estão a ver a coisa ao contrario, nos OS antigos a microsoft só tinha drivers genéricas que funcionavam ás vezes e tinha-mos quase que obrigatoriamente ir ao fabricante buscar as drivers, com o windows 10 isso não é preciso na maioria dos casos.

As drivers que a microsoft vos instalou funcionam perfeitamente pois foram feitas com isso em mente.
Eu digo isso porque também isso me aconteceu eu estava tão habituado ás drivers manhosas da hp que já via os bugs como "features" que eles metiam extra, quando passei para o w10 e ele me informou que desactivou isto e aquilo a primeira coisa a fazer foi desinstalar o lixo todo antigo e ficar com as drivers do sistema e os bugs desapareceram e o sistema ficou até melhor.

A única driver que tive que procurar fora de portas foi a da gráfica, mas também eu já tinha esse problema com o w7, pois o fabricante não queria saber de optimizações e melhorias e estava a usar as drivers do leshcat que são maravilhosas para combos intel hp + radeon e até para algumas sem, o toshiba do meu irmão um l500 as drivers instalaram todas só as da radeon hd4500 é que não mas as drivers do meu hp (a parte da amd) já o colocaram a trabalhar a 100%.

Por isso não ponham a culpa na microsoft pela razão dos fabricantes serem uma porcaria para o consumidor, se o sistema não vos instalou as drivers correctas automaticamente provavelmente só precisão de investigar um pouco e a solução aparece.

No caso do Satellite L50-B-16X (http://www.toshiba.pt/discontinued-produ...l50-b-16x/)não deves ter problemas de maior com drivers, que de qualquer maneira a microsoft faz updates regulares, experimenta como disse o inicio livra-te do lixo do fabricante e deixa o sistema fazer o que tem a fazer e em principio estas na boa.

Ele instala todos. Eu estava interessar em saber como e que drivers deveria actualizar e não em como os instalar visto não ter problemas com eles...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-09-2016, 19:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-09-2016 20:54 por Windows 10 User.)
Mensagem: #6
RE: Questões acerca dos drivers
Quando é que resolvem de vez este bug que não actualiza ou que pelo menos demora a actualizar o que foi escrito depois de editar os posts?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)