Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Criticas à moderação da secção GNU/Linux
27-04-2010, 23:04
Mensagem: #11
RE: Criticas à moderação da secção GNU/Linux
Citar:Estás a misturar alhos com bugalhos.

O blog é para comentar artigos publicados. O Forum é para suporte nas secções indicadas para o efeito. É tão dificil assim fazer a distinção? Creio que não.

estava a exagerar obviamente qd disse q nesse caso se poderia eliminar a opçao de comentar.
queria apenas demonstrar q o facto de o blog existir, nao deve ser razao para numa determinada secçao nao se poder
deixar alguma informaçao extra.
no caso de GNU/Linux, apesar de o blog ja conter imensa informaçao, nao faz mal nenhum estar nesta secçao algumas respotas
a perguntas q surgem constantemente. estando threads dessas em sticky faz com q os users as leiam primeiro em vez de perguntarem
o q ja foi perguntado muitas vezes.
Tambem sei q muitos nao o farao (como mts tmb nao googlam sequer), mas la esta.. ai nesses casos esses topicos podem ser considerados
spam, e serem encerrados.

este tipo de sticky seria do tipo 'ler antes de abrir uma nova thread' entendes?

Citar:que offtopic? Tu fazes uma critica ao meu trabalho e não me posso defender? Muito bem, este tópico será mudado para a secção de sugestões, aceito a tua critica nesse aspecto. Já que eu vou criar lá este tópico, para argumentares melhor.


qt à parte do teu offtopic, como moderador, devias te manter a cima disso.. se é mau um user fazer offtopic, um moderador ainda mais.
ha q dar o exemplo.. alias, é para isso q servem as PM's.

Citar:Não concordo, já expliquei porquê! Acrescento aos argumentos anteriores que é uma secção de GNU/Linux e Não de Ubuntu.

Não é de Ubuntu, mas as recomendaçoes independentemente das exigencias dos users recaiem sempre nessa distro. dai a minha sugestao ate em
forma de sarcasmo. tu mesmo a recomendas a cima de todas as outras (e isto nao é uma critica, apenas uma observacao).



Citar:Mas estás a ver as coisas pelo prisma errado. Muitas das vezes, os casos resolvidos anteriormente nem se adequam totalmente ao problema em especifico (embora possam ajudara resolver o problema, o utilizador com dúvidas por si só não chega lá. A questão de fechar os tópicos, também é relativa.. Geralmente são deixados abertos, devido ao facto de outro utilizador com a mesma dúvida reanimar o tópico e aproveitar a ajuda. Já aconteceu muitas vezes.

A política do forum é apenas fechar topicos com conteúdo inapropriado, que contenha informação repetida, ou outros casos mais específicos. Nunca se deve fechar um tópico com base de já existe algo que aponta para o problema, sem o utilizador dizer que ok, resolveu o problema.

A questão das tags, há alguns forums que fazem mas outros forums não. Não é obrigatoria... O que eu faço, ou o super moderador faz é quando o titulo não se adequa ao tópico, altero-o.

A nossa política até agora tem sido a de flexibilizar o uso do forum e não criar entraves ou regras sobre regras de modo a dificultar o suporte aos utilizadores. Essa política pode mudar no futuro, mas para já não é assim.

o problema é q a 'flexibilizacao' do forum, leva a imensos posts desnecessarios. e a users pouco cuidadosos.
n sei se posso referenciar outros forums, mas se n poder edita o meu post. sou frequentados do forum zwame,
apesar de nao postar mt, e bem q reparo q grande parte dos topicos q surgem no forum do pplware
sao copias dos q estao no zwame. isto pq os users sao tao impacientes e desrespeitadores na minha opiniao,
q mal lhes surge uma duvida, criam uma thread. e chegam ao ponto de pelos vistos criarem nos dois lados.. copy paste.
se houver algumas regras, e se se der a entender a comunidade do q é postar bem e o q nao é postar bem, so se ganha com isso.
ganha se um forum mais limpo, em q quem quer procurar respostas as encontre mais rapidamente; quem quer ajudar, ajuda quem realmente precisa, e por fim quem realmente precisa de ajuda, é ajudado mais rapidamente.

em relaçao as tags obvio q nao sao obrigatorias.. alias.. nada o é nao é verdade? agr se isso melhora a experiencia de utilizaçao do forum, na minha opiniao melhora..



dsclpa la so estar a responder agr, mas fui apanhado nesta historia da greve da CP, e fiquei preso em lisboa de ontem para hj LOL, tive q dormir em casa de um colega.



cumps!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-04-2010, 23:29 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-04-2010 23:30 por avlisrotiv.)
Mensagem: #12
RE: Criticas à moderação da secção GNU/Linux
(27-04-2010 23:04)Guilherme de Sousa Escreveu:  Sou frequentador do fórum Zwame, apesar de não postar muito, e bem que reparo que grande parte dos tópicos que surgem no Fórum do Peopleware são copias dos que estão no Zwame.

Também acho que isto é verdade, mas quando te referes a isto de certeza que estás a falar daqueles "jogos" tipo "This or That?", "Word Association", etc., certo?
Se assim for não creio que tenha mínima importância, porque, desde o meu registo, só notei em um (fora os do tipo que acima citei), já colocado nesse Fórum, mas pelo mesmo membro. Por isso não creio que haja "problema" neste aspecto...
OU SEJA, não terá de ser discutido... Tongue (Menos um para o barulho?) Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-04-2010, 23:32
Mensagem: #13
RE: Criticas à moderação da secção GNU/Linux
nao nao.. refiro me mesmo a users com duvidas e que colocam logo nos dois sitios.
na minha opiniao isso demonstra ate alguma falta de respeito por ambas as comunidades.. querem respostas sem terem o minimo de trabalho e mais nada..nao é spam no sentido literal da palavra, mas é quase.

cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-04-2010, 23:38
Mensagem: #14
RE: Criticas à moderação da secção GNU/Linux
@Guilherme, à sim, percebi agora, e por acaso lembro-me de um acontecimento desses, e opino da mesma forma.
É um abuso (este, "quadruplicadamente"...)! Mad
Mas sobre este tipo de "membros", simplesmente não sabem o que é uma Comunidade... E o que deve ser feito (na minha opinião) é desprezar, que foi algo que não fiz...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-04-2010, 00:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-04-2010 00:35 por racoq.)
Mensagem: #15
RE: Criticas à moderação da secção GNU/Linux
(27-04-2010 23:04)Guilherme de Sousa Escreveu:  estava a exagerar obviamente qd disse q nesse caso se poderia eliminar a opçao de comentar.
queria apenas demonstrar q o facto de o blog existir, nao deve ser razao para numa determinada secçao nao se poder
deixar alguma informaçao extra.
no caso de GNU/Linux, apesar de o blog ja conter imensa informaçao, nao faz mal nenhum estar nesta secçao algumas respotas
a perguntas q surgem constantemente. estando threads dessas em sticky faz com q os users as leiam primeiro em vez de perguntarem
o q ja foi perguntado muitas vezes.
Tambem sei q muitos nao o farao (como mts tmb nao googlam sequer), mas la esta.. ai nesses casos esses topicos podem ser considerados
spam, e serem encerrados.


este tipo de sticky seria do tipo 'ler antes de abrir uma nova thread' entendes?

Isto é insustentável, se assim fosse com a quantidade de dúvidas comuns que existem em linux, só a primeira página da secção de linux era só para sticky's. Não tem qualquer execução prática possível. Além disso as distribuições de linux nos ultimos anos têm evoluído bastante a nível tecnológico.

As dicas e perguntas / respostas frequentes acerca de problemas / dúvidas de Linux, do ponto de vista tecnológico actualmente estarão desactualizadas amanhã, ou nem se põem porque a tecnologia foi substítuída por outra. Além de que as perguntas e respostas frequentes a problemas dependem de distribuição para distribuição. Logo é praticamente impossível manter uma lista de perguntas e respostas frequentes sobre todas as distribuições minimamente actualizada (logo para manter uma desactualizada prefiro não ter nenhuma). E apostar numa única distribuição, não é sequer opção do meu ponto de vista.

Já que deste esse exemplo do zwame, diz-me onde é que eles na secção de Linux fazem isso que eu depois dou-te razão.

Eu respondo por ti, não fazem porque acabei de ver a secção com atenção e também lá tenho uma conta Wink aliás, até lá tem lá um sticky muito parecidos com os nossos!


Citar:qt à parte do teu offtopic, como moderador, devias te manter a cima disso.. se é mau um user fazer offtopic, um moderador ainda mais.
ha q dar o exemplo.. alias, é para isso q servem as PM's.

Quanto a esta parte aceitei a tua crítica e coloquei o tópico para discussão pública. Fiz o que me competia como moderador, podia ter usado PM ou ter criado uma discussão pública na secção adequada. Optei pela segunda opção, já que não tenho nenhum problema de defender os meus critérios de moderação da secção de GNU/Linux e assim as tuas dúvidas são esclarecidas por todos.

Citar:Não é de Ubuntu, mas as recomendaçoes independentemente das exigencias dos users recaiem sempre nessa distro. dai a minha sugestao ate em
forma de sarcasmo. tu mesmo a recomendas a cima de todas as outras (e isto nao é uma critica, apenas uma observacao).

Apesar de eu recomendar ubuntu, nada tem a ver com a opção que o utilizador deve tomar. Acho que se estiveres atento à minha participação já em ínumeros tópicos sugeri outras distribuições. Algumas que me lembre, OpenSuse, Dreamlinux, Crunchbang. Claro que tenho uma preferência, todos sabem isso, mas daí até a criar tópicos stickys sobre o Ubuntu só, discordo. Prefiro apostar mais numa fórmula de links úteis de iniciação que estão presentes (e bem) no tópico criado pelo BladeRunner.

Citar:o problema é q a 'flexibilizacao' do forum, leva a imensos posts desnecessarios. e a users pouco cuidadosos.
n sei se posso referenciar outros forums, mas se n poder edita o meu post. sou frequentados do forum zwame,
apesar de nao postar mt, e bem q reparo q grande parte dos topicos q surgem no forum do pplware
sao copias dos q estao no zwame. isto pq os users sao tao impacientes e desrespeitadores na minha opiniao,
q mal lhes surge uma duvida, criam uma thread. e chegam ao ponto de pelos vistos criarem nos dois lados.. copy paste.
se houver algumas regras, e se se der a entender a comunidade do q é postar bem e o q nao é postar bem, so se ganha com isso.
ganha se um forum mais limpo, em q quem quer procurar respostas as encontre mais rapidamente; quem quer ajudar, ajuda quem realmente precisa, e por fim quem realmente precisa de ajuda, é ajudado mais rapidamente.

em relaçao as tags obvio q nao sao obrigatorias.. alias.. nada o é nao é verdade? agr se isso melhora a experiencia de utilizaçao do forum, na minha opiniao melhora..

Mas repara, nós não podemos fazer nada em relação aos tópicos duplicados no zwame e no peopleware. Que sugeres? por cada post criado no zwame e no pplware apaguemos o do pplware? Não percebi, mas se sugeres isso não faz sentido.
A única coisa que podemos fazer é quando vemos, que por exemplo os utilizadores estão a fazer cópias de conteúdos de outros sites sem colocar a referência, é advertí-los e se persistirem tomar medidas mais rígidas.

Já apanhei um ou dois casos desses e com uma conversa, consegui advertir o utilizador. Como deves compreender, não posso ter conhecimento nem eu nem a equipa de todos os tópicos que são duplicados. Para isso também dependemos de ti e de todos que usem o botão de reportar o tópico para que seja verificado pela equipa. Até hoje, os problemas reportados à equipa do forum tiveram uma eficácia de resolução na ordem dos 100%.

Eu por exemplo acumulo 3 tarefas, de administrador e moderador da secção de linux (que só por si dá bastante trabalho às vezes para responder às dúvidas dos utilizadores) e por vezes escrevo para o site. A ana por exemplo é admininistradora e moderadora de um conjunto de secções do forum, ainda está mais carregada e também escreve para o site. Ou seja, é impossível, estar em todos os sítios ao mesmo tempo e mesmo se não tivéssemos estas tarefas, a forma gigantesca como o forum está a crescer, torna na mesma a tarefa difícil.

As possíveis falhas do forum e mesmo dos moderadores (porque não somos perfeitos) são relativas a não haver ainda a quantidade optimizada de elementos na equipa e alguns acumularem as tarefas pessoais. Ou seja, apagamos fogos em vários sítios. Volto a referir aquilo que já referi anteriormente, nenhum elemento da equipa é pago e como tal dedica o tempo que pode.

Se fores ver ao caso do zwame, certamente eles a nível de proporção por um conjunto de utilizadores, têm mais elementos da equipa que nós. Mas quanto a isto não há muito a fazer, já que somos rigorosos a quem admitimos na equipa. É preferível não ter o número de elementos optimizado e sacrificar alguma optimização na moderação (que não acho que se possa considerar desorganização) do que arriscar em elementos para equipa que não respeitem os nossos critérios.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-04-2010, 00:53 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-04-2010 01:21 por vitorm.)
Mensagem: #16
RE: Criticas à moderação da secção GNU/Linux
Só me diverte ele falar em organização na zwame.

Depois o trabalho do racoq tem sido fantástico e leva a um helpdesk que não vejo na zwame que, diga-se, tem posts nossos lá chapados...

Mas as sugestões são sempre bem vindas, mas Guilherme de Sousa, quando se coloca alguma critica/sugestão temos de ter capacidade de encaixe para ler a resposta, essa do "é a minha opinião" e "não fiques ofendido" é uma forma de tentar condicionar quem vai responder à letra, é o temor de quem critica sem o tal sentido de certeza, com convicção e usa a mais paliativa desculpa que isto ou aquilo é do site A ou site B... tiros nos pés claro.

Quando querem,os ser levados a sério e tens todo o direito de sugerir e criticar, devemos ter responsabilidade nas palavras que proferimos.

Ao dizer que isto está mal moderado não podes escusar-te a ler as respostas do Rui e se não concordas tens de contrapor com argumentos válidos, não com "fait divers".

Usa as PM's como sugeriste, para auxiliar o moderador, para apontar possíveis caminhos...

Vá fica bem e... não tens este tipo de atenção na zwame Smile lá és facilmente negligenciado, um dia digo-te o meu nick lá Big Grin

[Imagem: pplware_ceo.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-04-2010, 20:28
Mensagem: #17
RE: Criticas à moderação da secção GNU/Linux
(28-04-2010 00:53)vitorm Escreveu:  Só me diverte ele falar em organização na zwame.

Depois o trabalho do racoq tem sido fantástico e leva a um helpdesk que não vejo na zwame que, diga-se, tem posts nossos lá chapados...

Mas as sugestões são sempre bem vindas, mas Guilherme de Sousa, quando se coloca alguma critica/sugestão temos de ter capacidade de encaixe para ler a resposta, essa do "é a minha opinião" e "não fiques ofendido" é uma forma de tentar condicionar quem vai responder à letra, é o temor de quem critica sem o tal sentido de certeza, com convicção e usa a mais paliativa desculpa que isto ou aquilo é do site A ou site B... tiros nos pés claro.

Quando querem,os ser levados a sério e tens todo o direito de sugerir e criticar, devemos ter responsabilidade nas palavras que proferimos.

Ao dizer que isto está mal moderado não podes escusar-te a ler as respostas do Rui e se não concordas tens de contrapor com argumentos válidos, não com "fait divers".

Usa as PM's como sugeriste, para auxiliar o moderador, para apontar possíveis caminhos...

Vá fica bem e... não tens este tipo de atenção na zwame Smile lá és facilmente negligenciado, um dia digo-te o meu nick lá Big Grin
Pois não tem!
Tem outro tipo de atenção... eu sou o testemunho "vivo" desse tipo de atenção.
Nunca me escondi, nem ocultei a minha postura e quem lá for decerto irá ver o meu "estatuto" actual no fórum... o nick é o mesmo! Isso deve-se a uma postura prepotente, provocante e parcial... que não a minha!
Comparar as moderações da zwame e Peopleware é perder tempo. Uma (zwame) é... o que é, aqui temos, até hoje, uma moderação construtiva, interveniente e pacifica... talvez deva ser mais firme, mas isso depende de muitos factores.
Este é um fórum recente, em "construção" e ainda "adolescente"! Mas onde já pontificam inumeros pontos positivos que em nada ficam a dever a outras comunidades!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)