Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
H.264 Já ganhou
02-05-2010, 12:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-05-2010 15:41 por aFriend.)
Mensagem: #1
H.264 Já ganhou
H.264 Já ganhou! Atingindo já cerca de 66% da Web.

[Imagem: videoencodingchart.jpg]

No início desta semana, Steve Jobs lançou o debate sobre a necessidade de flash, especialmente para vídeo na web. Conforme explicou, os produtos da Apple como o iPhone e iPad não suportam Flash porque, embora 75 por cento dos vídeos na Web estarem em Flash "quase todos estes vídeos também estão disponíveis num formato mais moderno, H.264, e visíveis em iPhones , iPods e iPads. "No dia seguinte, a Microsoft entrou no debate, dizendo que o Internet Explorer 9 só apoiar o codec H.264 para vídeo HTML.

Então, quanto exatamente de vídeo está disponível em H.264? Perguntei Encoding.com, que tem cinco milhões de vídeos codificados em relação ao ano passado, para uma variedade de sites e clientes, incluindo a MTV Networks, WebMD, Brightcove, Nokia, MySpace, e Red Bull. Presidente Jeff Malkin enviou-me o gráfico acima, que ele acredita que é representante da Web em geral, incluindo móveis. Como mostra o gráfico, nos últimos quatro trimestres, o formato H.264 passou de 31 por cento de todos os vídeos a 66 por cento, e é agora o maior formato de longe. Enquanto isso, o Flash é representado por VP6 Flash e FLV, que em conjunto representam apenas 26 por cento de todos os vídeos. Isso é para baixo de um total combinado de 69 por cento há quatro quartos. Assim, os codecs H.264 e Flash nativo completamente invertida em termos de quota de mercado (Flash também suporta H.264, entretanto, mas você não precisa de um player Flash para assistir a vídeos H.264)

Outro ponto mensionado por Steve Jobs: Todos os vídeos do YouTube estão disponíveis em H.264, que sozinho representa 40 por cento de todos os vídeos na internet. Então, esses números de codificação não parecem tão loucos.

Os formatos podem ser confusos entre recipientes e codecs. FLV é o recipiente do Flash com o velho codec H.263. Flash VP6 é o recipiente do Flash com o codec VP6. H.264 é um codec que é utilizada em um número de diferentes recipientes (. FLV. MP4. MOV) e em dispositivos móveis da Apple e, quando utilizados por navegadores para HTML5. Microsoft acaba de anunciar que o IE irá utilizar o codec H.264 como padrão HTML5. E a Google vai em breve oferecer o codec VP8 como fonte aberto o que irá adicionar uma outra bandeira formidável nas guerras do formato.

[Imagem: plotpoints.jpeg]

Fonte: TechCrunch

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-05-2010, 12:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-05-2010 13:03 por racoq.)
Mensagem: #2
RE: H.264 Já ganhou
Só te estás a esquecer de um pormenor que vai mudar isto tudo Wink

A google depois de adquirir uma empresa chamada On2, tem na sua posse o VP8 um codec de qualidade idêntico ao h.264, com uma tecnologia que permite maior compressão com a mesma qualidade e que está prestes a tornar open source e a suportar de modo a acabar com o problema do uso de vários codecs.

Se isso acontecer e o suportar no youtube e no chrome , a mozilla vai seguir e provavelmente a opera Wink, deixando a Apple e a Microsoft isoladas.

O h.264 num mundo cada vez mais open source não tem futuro como standard devido às patentes associadas a ele. Nenhum codec não livre e aberto (como os standards como o html5 são) alguma vez se poderão tornar verdadeiramente standard. Se assim for o
h.264 será outro flash em desenvolvimento.

Eu prefiro usar o flash a um codec num formato fechado, porque sei que ao menos o flash irá funcionar no firefox. E diga-se de passagem, a Mozilla e a Opera fazem muito bem em não suportar um codec que jamais será realmente um standard, a não ser que seja tornado livre.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-05-2010, 13:38 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-05-2010 13:45 por aFriend.)
Mensagem: #3
RE: H.264 Já ganhou
Nesse artigo fala também desse formato novo.

Mas sinceramente tudo o que é video flash repugno completamente, seja aberto ou fechado. E vejamos um aspecto, não será tão diferente do h.264. A Mozilla e Opera mesmo não adoptando o player, há sempre plugins que permitem usufruir do H.264 nos nossos players, e o novo formato estará sempre dependente do Flash Player (Plugin) ...

Se é para usar plugins.... mais vale tirar proveito do H.264 a meu ver, a qualidade é boa e é um Standard adoptado em todas as plataformas, como consolas, smartphones, leitores de DVD/Blu-Ray, etc... coisa que nenhum deles está preparado para esse novo formato, o que poderá ficar em aguas de bacalhau Big Grin

E de notar que isto é apenas jogada da Google, que tanto apostou no h.264... O interesse deles nesse codec não é o factor de ser aberto, é porque podem continuar a usar o Flash que é o seu maior controlador de publicidade (especialmente aquela que aparece embutida no video) coisa que não podem fazer no H.264. Por isso é que eles tiveram TODO O INTERESSE em integrar o plugin de flash no Chrome Wink

Já agora acrescento:
http://newteevee.com/2010/02/04/good-new...main-free/

Ficara livre de Royalties até 2016...
Com essa noticia BOA por parte da Google de apostar num codec livre, só vai forçar ainda mais a eles tirarem os royalties todos do H.264 ... em vez do prazo previsto de 2016, torna-lo para sempre, que é o que acredito que a concorrência lhes irá forçar a isso acontecer, o que a meu ver é mesmo excelente.

Do pouco que li sobre esse codec, sei que é bom, mesmo muito bom, mas aposto no H.264 mesmo pela quantidade de plataformas que já o abrem, e é o standard usado pela grande maioria, se fossem agora apostar nesse novo iria-mos deixar muitas plataformas obsoletas sem necessidade alguma.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-05-2010, 14:13
Mensagem: #4
RE: H.264 Já ganhou
O H.264 é inferior a nivel de qualidade e compressão ao VP8. O VP8 interessa muito à google e youtube principalmente, porque com milhões de vídeos nesse site a google mantendo a mesma qualidade, reduz drasticamente o espaço ocupado pelos vídeos e ao mesmo tempo poupa para o lado da Google custos em armazenamento.

Mais info do codec aqui

http://www.on2.com/index.php?599

Para mim o H.264 como formato carregado de patentes tem um futuro igual ao do flash, pode "cingrar a curto médio prazo", mas se não for tornado livre irá ter o VP8 a comer-lhe quota rapidamente.

Além de que nunca vai ser apoiado pelo segundo maior browser da actualidade!


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-05-2010, 14:45
Mensagem: #5
RE: H.264 Já ganhou
Por acaso ia-te perguntar se tinhas links para tentar aprofundar um pouco mais a questão desse novo codec, porque pouco ou nada ainda há sobre ele, há apenas declarações que é melhor, mas nada "palpável"...

Do comparativo que está no site não me agradou nada, porque nunca vi aquela qualidade em nenhum H.264 como eles estão ali a pintar.... mas mesmo assim quero aguardar mais ou pouco e ver no que isso dá, se realmente há as vantagens que declaram.

De qualquer forma, é como digo, isto se for bom só vai forçar ainda mais ao H.264 ser livre, e já se trabalha fortemente no H.264+ que irá melhorar os níveis de compressão e penso que é totalmente retrocompatível..

Vamos lá ver onde esta história vai dar, eu acredito que o vencedor seja o H.264 e que mais cedo ou mais tarde vamos ver o Opera e Mozilla a adoptarem-no, segundo alguns rumores que já andam a surgir... Tongue Mas também é como digo, o que é certo hoje amanhã pode não ser... por isso é que apenas defendo uma teoria sem grandes certezas Big Grin

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)