Tópico Encerrado 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como editar o Grub, sem Linux?
02-05-2010, 17:59 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-05-2010 18:00 por avlisrotiv.)
Mensagem: #1
Como editar o Grub, sem Linux?
Bem, hoje fiz asneira... Big Grin
Muito directamente, alterei o Grub, a partir do StartUp-Manager (no Ubuntu) e coloquei o "timeloader" a 0.
Pensei que ainda conseguia seleccionar qual o sistema a "boot-ar", mas não, a 0 nem sequer lá para... Big Grin
Só fiz isso porque detesto ter de esperar que a máquina inicie, e como já tinha colocado a 1, e dava muito tempo para escolher, visto que se carregar em alguma tecla o "time to load" pára, desta vez coloquei a 0. Tongue Sinto-me tão parvo quando "digo" isto! Mr Green
Mas pronto... Big Grin

Eis a pergunta. Será possível editar essa tal opção ("timeloader"), no Windows, ou num live CD do Ubuntu, visto que o Ubuntu "original" não me arrancava?

Já estive a ver se chegava ao tal ficheiro "menu.lst", mas mesmo com um live CD, sem sucesso...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
02-05-2010, 19:05
Mensagem: #2
RE: Como editar o Grub, sem Linux?
Lança o LiveCD, depois de entrar na sessão do Ubuntu do CD, lança o gestor de ficheiros do ubuntu, e vê se ele te detecta a partição do Ubuntu, quase de certeza que sim.

Depois vai ao seguinte ficheiro:

etc/default/grub

edita a entrada:

GRUB_TIMEOUT=0

e coloca o GRUB_TIMEOUT ao valor que quiseres.

Reinicia sem LiveCD e depois já deve dar!


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
02-05-2010, 19:10 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-05-2010 19:23 por avlisrotiv.)
Mensagem: #3
RE: Como editar o Grub, sem Linux?
Foi detectado que o seu Windows não é genuíno... Só me faltava esta! Evil
Enfim. Racop, o pior é que eu não sei qual é a partição do Ubuntu.
Procurei, e não a encontrei, porque a única que vi parecia ser a do live CD... Confused

EDIT: Que se lixe, vou para o sistema, vou verificar novamente! Até já.

EDIT2: Racop, aparece o seguinte erro: You do not have the permissions necessary to save the file. Please check that you typed the location correctly and try again.
E este ficheiro está com a opção a 1 segundo para load, logo, não creio que seja este o ficheiro, porque o meu erro foi ter colocado a 0...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
02-05-2010, 19:31 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-05-2010 19:32 por racoq.)
Mensagem: #4
RE: Como editar o Grub, sem Linux?
(02-05-2010 19:10)avlisrotiv Escreveu:  Foi detectado que o seu Windows não é genuíno... Só me faltava esta! Evil
Enfim. Racop, o pior é que eu não sei qual é a partição do Ubuntu.
Procurei, e não a encontrei, porque a única que vi parecia ser a do live CD... Confused

EDIT: Que se lixe, vou para o sistema, vou verificar novamente! Até já.

EDIT2: Racop, aparece o seguinte erro: You do not have the permissions necessary to save the file. Please check that you typed the location correctly and try again.
E este ficheiro está com a opção a 1 segundo para load, logo, não creio que seja este o ficheiro, porque o meu erro foi ter colocado a 0...

Pois, o ficheiro que estás a editar é o do liveCD o que te pedi, esse é o do sistema de ficheiros do LiveCD.

O que disse foi que verificasses no gestor de ficheiros do ubuntu, uma partição à parte montada sem ser a do sistema de ficheiros. Geralmente aparece como designação "Disco" ou "Disk".

Nessa partição que é o conteúdo da tua instalação do ubuntu no dusco é que deves procurar por esse ficheiro.

Se não chegares lá, mete aqui uma captura de ecrã do gestor de ficheiros


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
02-05-2010, 19:33 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-05-2010 19:45 por avlisrotiv.)
Mensagem: #5
RE: Como editar o Grub, sem Linux?
E eu pergunto: O que é o gestor de ficheiro do Ubuntu? (Já sei o que é) Tongue
Eu simplesmente vou ao menu Places (está em Inglês), depois carrego na parição de 19GB, que foi a que tinha criado... Vou ao ficheiro que disseste, edito, e dá o erro...

Pronto, cá fica:
[Imagem: 61Screenshot.png]

Rui, já tentei editar o ficheiro em ambas partições, uma é do live CD outra é o "original", mas ambos dão aquele erro...
O do CD é óbvio, mas o outro também me dá erro...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
02-05-2010, 19:58 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-05-2010 19:59 por racoq.)
Mensagem: #6
RE: Como editar o Grub, sem Linux?
Faz assim, no liveCd no gestor de ficheiros, procura no sistema de ficheiros (ou file system) a pasta media.

Nessa pasta são apresentadas todas as patições montadas no ubuntu. Nela irá aparecer a partição que tens do ubuntu associada a uma pasta, procura pelo nome da pasta... poderá ser disk, disk1, disk2 etc...

depois de saberes o nome da pasta correspondente à partição do ubuntu em disco faz o seguinte na consola:

sudo gedit /media/nome_da_tal_pasta/etc/default/grub

edita o parametro que referi anteriormente e grava.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
02-05-2010, 20:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-05-2010 20:38 por avlisrotiv.)
Mensagem: #7
RE: Como editar o Grub, sem Linux?
Os nomes das pasta são:
"C0668B73668B68CC" para a do Windows;
"d64d7cb4-5c67-4e7a-bf1b-bfef2d810e45" para a do Ubuntu... Não vejo onde está disk, disk#, etc.. Confused
Sendo assim vou fazer o seguinte na consola: "sudo gedit /media/d64d7cb4-5c67-4e7a-bf1b-bfef2d810e45/etc/default/grub", desta vez guardou, vou reiniciar e experimentar.
Contudo, obrigado pela paciência! Smile

Ainda não foi desta... Já está a 10, como estava em default, mas lá no boot não fica a 10 segundos...
Aqui está o ficheiro:
Código:
# If you change this file, run 'update-grub' afterwards to update
# /boot/grub/grub.cfg.

GRUB_DEFAULT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=10
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=" splash vga=795"

# Uncomment to disable graphical terminal (grub-pc only)
#GRUB_TERMINAL=console

# The resolution used on graphical terminal
# note that you can use only modes which your graphic card supports via VBE
# you can see them in real GRUB with the command `vbeinfo'
#GRUB_GFXMODE=640x480

# Uncomment if you don't want GRUB to pass "root=UUID=xxx" parameter to Linux
#GRUB_DISABLE_LINUX_UUID=true

# Uncomment to disable generation of recovery mode menu entries
#GRUB_DISABLE_LINUX_RECOVERY="true"

# Uncomment to get a beep at grub start
#GRUB_INIT_TUNE="480 440 1"
E não tenho de fazer aquilo que diz ao principio depois de modificar o ficheiro?
# If you change this file, run 'update-grub' afterwards to update
# /boot/grub/grub.cfg ?
É que eu faço isso no live CD e diz: You must run this as root...

Olha, que se lixe!
Vou reinstalar o Ubuntu e pronto, problema resolvido!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
02-05-2010, 20:54 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-05-2010 20:55 por racoq.)
Mensagem: #8
RE: Como editar o Grub, sem Linux?
Calma:

http://pplware.sapo.pt/linux/recuperar-o...o-windows/

Esse guia do pplware, permite restaurar o gestor de arranque do ubuntu (grub2)

Usa-o penso que ele gera-te um ficheiro novo, e restaura-te todas as configurações por omissão


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Tópico Encerrado 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)