Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dias da semana e a sua explicação....
02-06-2010, 17:07
Mensagem: #1
Dias da semana e a sua explicação....
O Domingo, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o primeiro, dia da semana, é um dia de oração e de descanso para a maioria dos cristãos e povos de todo o mundo.
A palavra é originária do latim dies Dominicus, que significa "dia do Senhor". Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (Domingo), italiano (Domenica), francês (Dimanche) e em todas as línguas de origem latina.
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Sol o que originou outras denominações para este dia, em inglês diz-se Sunday, e no alemão Sonntag, com o significado de "Dia do Sol".

A segunda-feira, é considerada o segundo dia da semana. Por ordenação de trabalho e lazer e pela padronização, a segunda-feira é considerada o primeiro dia da semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo.
A palavra é originária do latim Secunda Feria, que significa "segunda feira", e de mesma acepção existe em galego (segunda feira), mirandês (segunda) e tétum (loron-segunda).
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Lua o que originou outras denominações, em espanhol diz-se lunes e no italiano lunedì, com o significado de Lua e dia da Lua. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se monday e em alemão montag, que significam dia da Lua.
Na cultura popular, é considerado o dia mais "chato" da semana pois é o primeiro dia de trabalho após o fim-de-semana. Para a Igreja Católica, a segunda-feira é o dia para se rezar por todos os defuntos.

A terça-feira, é considerada o terceiro dia da semana.
A palavra é originária do latim Tertia Feria, que significa "terça feira", e de mesma acepção existe em galego (terza feira), mirandês (terça) e tétum (loron-tersa).
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Marte o que originou outras denominações, em espanhol diz-se martes e no italiano martedì, com os significado de Marte e dia de Marte. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se tuesday, dia de Tiw, e em alemão dienstag, dia de Tiwaz.

A quarta-feira é considerada o quarto dia da semana.
A palavra é originária do latim Quarta Feria, que significa "quarta feira", e de mesma acepção existe em galego (cuarta feira), mirandês (quarta) e tétum (loron-kuarta).
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Mercúrio o que originou outras denominações, em espanhol diz-se miércoles e no italiano mercoledì, com o significado de Mercúrio e dia de Mercúrio. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se wednesday, dia de Woden e em sueco onsdag, dia de Odin.
Para a Igreja Católica, a quarta-feira é o dia para se rezar pelos enfermos.

A quinta-feira, é considerada o quinto dia da semana.
A palavra é originária do latim Quinta Feria, que significa "quinta feira", e de mesma acepção existe em galego (quinta feira), mirandês (quinta) e tétum (loron-kinta).
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Júpiter o que originou outras denominações, em espanhol diz-se jueves e no italiano giovedì, com o significado de Júpiter e dia de Júpiter. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se thursday, dia de Thor e em alemão donnertag, dia de Donner.
Para a Igreja Católica, a quinta-feira é o dia de devoção ao Santíssimo Sacramento, em memória à Última Ceia de Jesus Cristo.

A Sexta-feira é o sexto dia da semana, É um dia de oração e descanso para o Islamismo.
A palavra é originária do latim Sexta Feria, que significa "sexta feira", e de mesma acepção existe em galego (sexta feira), mirandês (sexta) e tétum (loron-sesta).
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Vénus o que originou outras denominações, em espanhol diz-se viernes e no italiano venerdi, com o significado de Vénus e dia de Vénus. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se friday, dia de Frige e em alemão freitag, dia de Freiia.
No dito popular, é considerado o melhor dia da semana pois é o último dia de trabalho.

O sábado, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o último dia da semana, é um dia de oração e de descanso para judeus e cristãos sabatistas* (tais como os Adventistas do Sétimo Dia).
A palavra sábado deriva do latim sabbatum, que por sua vez deriva do Sabá hebraico (שבת, transliterado como shabāt), que designa o dia de oração e de descanso entre os judeus.
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses, dedicando este dia ao astro Saturno, o que originou outras denominações, em inglês diz-se Saturday, e no holandês Zaterdag, com o significado de "Dia de Saturno".
Entre os romanos, por exemplo, este dia dedicado a Saturno, deus da agricultura, representava um dia de descanso pela boa colheita.


* Os sabatistas misturam algumas verdades com seus abundantes erros, daí poder enganar aos que com sinceridade se lançam em busca da verdade. Normalmente, citam a Bíblia, porém sem o cuidado de examinar o contexto. Embora muitas de suas doutrinas sejam ortodoxas, existem outras que desviam o crente do caminho real. Convém que os membros das Igrejas evangélicas conheçam essas doutrinas e saibam como refutá-las, tendo em vista que eles também se dedicam ao proselitismo entre as Igrejas Evangélicas. Veja Mt 23.15

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-06-2010, 14:22
Mensagem: #2
RE: Dias da semana e a sua explicação....
Oh bogas, isto para a igreja catolica todos os dias sao dias para rezar Tongue
Tem umas curiosidades engraçadas
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-06-2010, 18:34
Mensagem: #3
RE: Dias da semana e a sua explicação....
esperas que eu leia isso tudo??

Terça é terça e já está!

Website: iCarneiro | Twitter: ycarneiro
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-06-2010, 19:04
Mensagem: #4
RE: Dias da semana e a sua explicação....
Lê um por dia..numa semana despachas isso!Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)