Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal
23-06-2010, 16:36
Mensagem: #11
RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal
Na minha opinião, cabe ao utilizador (já que não custa muito) aceder à página do fabricante e verificar se a licença é livre para uso pessoal ou profissional.

É o que eu faço, não custa nada faze-lo.

Já chega o bom trabalho que o pplware tem desenvolvido nos ultimos tempos, um dia ainda vão pedir aos responsáveis por este site que vos liguem o computador e vão a vossa casa/trabalho instalar as apps por vós!!! Mr Green

Querem a papinha toda mastigada?! ai jajus...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-06-2010, 23:12
Mensagem: #12
RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal
(23-06-2010 16:36)pfbatista Escreveu:  Na minha opinião, cabe ao utilizador (já que não custa muito) aceder à página do fabricante e verificar se a licença é livre para uso pessoal ou profissional.

É o que eu faço, não custa nada faze-lo.

Já chega o bom trabalho que o pplware tem desenvolvido nos ultimos tempos, um dia ainda vão pedir aos responsáveis por este site que vos liguem o computador e vão a vossa casa/trabalho instalar as apps por vós!!! Mr Green

Querem a papinha toda mastigada?! ai jajus...

não estou a falar de papinha feita. Eu sou dos que vão ver o licenciamento do software que utiliza. Para mim trata-se apenas de exactidão de informação. E posso dizer-te que considero a actual classificação (generalizada e não exclusiva do pplware) em apenas freeware/shareware/adware, demasiado pobre. Tens freeware código fechado, freeware cógido aberto, no cod aberto tens N licenças, tens free for personal use, tens shareware time limited, shareware feature limited.
Esta seria por exemplo uma classificação muito mais rica e precisa.

E atenção que estou a dizer isto, não por me dar jeito mas sim penso que seria uma mais valia de forma generalizada, até porque referi... Eu vejo o licenciamento do software e irei continuar a ler.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-06-2010, 00:48
Mensagem: #13
RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal
(23-06-2010 23:12)JPedrosa Escreveu:  
(23-06-2010 16:36)pfbatista Escreveu:  Na minha opinião, cabe ao utilizador (já que não custa muito) aceder à página do fabricante e verificar se a licença é livre para uso pessoal ou profissional.

É o que eu faço, não custa nada faze-lo.

Já chega o bom trabalho que o pplware tem desenvolvido nos ultimos tempos, um dia ainda vão pedir aos responsáveis por este site que vos liguem o computador e vão a vossa casa/trabalho instalar as apps por vós!!! Mr Green

Querem a papinha toda mastigada?! ai jajus...

não estou a falar de papinha feita. Eu sou dos que vão ver o licenciamento do software que utiliza. Para mim trata-se apenas de exactidão de informação. E posso dizer-te que considero a actual classificação (generalizada e não exclusiva do pplware) em apenas freeware/shareware/adware, demasiado pobre. Tens freeware código fechado, freeware cógido aberto, no cod aberto tens N licenças, tens free for personal use, tens shareware time limited, shareware feature limited.
Esta seria por exemplo uma classificação muito mais rica e precisa.

E atenção que estou a dizer isto, não por me dar jeito mas sim penso que seria uma mais valia de forma generalizada, até porque referi... Eu vejo o licenciamento do software e irei continuar a ler.

Eu não discordo que seja uma mais valia...

Mas acho que, sendo já um bom trabalho que têm desenvolvido e tendo em conta que o tempo deve ser escasso, para quem coloca os posts, o trabalho de ler ainda mais textos, para colocar uma mera informação... (que deve ser sempre verificada para quem a queira aproveitar para uso profissional)

Era bom mas... sempre é preferível que dediquem toda a atenção à publicação dos artigos e divulgação de bons e interessantes aplicativos... uma simples distinção entre Freeware /Shareware é suficiente.

Relativamente a esse pequeno detalhe... cabe ao utilizador experimentar a utilidade do software, verificar o licenciamento e até arquivar, caso seja permitido pela licença, se for utilizar para uso profissional. Já que numa auditoria é sempre bom já ter documentação de suporte como prova.

O teste de software é sempre permitido, só se for utilizado em produção é que, quando necessário, requerer licenciamento.

Eu não me importo, alias acho muito bom o trabalho desenvolvido, que assim continuem, de continuar a ter a distinção actual. Não me faria poupar em nada o meu tempo... nunca dispensaria a leitura atenta do licenciamento na própria aplicação.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-06-2010, 14:22
Mensagem: #14
RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal
Apesar de não partilhar da tua opinião, pfbatista. Agradeço a teu comentário Big Grin

Volto a dizer que compreendo a generalização, mas não concordo com ela. Devia ser mais exacta! Mesmo não sendo da responsabilidade directa do PeopleWare, atribui-se essa responsabilidade ao Utilizador?

Para mim é muito simples, software que não tem manual de utilização... estou livre de qualquer responsabilidade!
E se tiver?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-06-2010, 14:50
Mensagem: #15
RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal
@aircrack

Julgo que esta é uma das razões que os moderadores pensam e devem estar a optar assim (pela categorização actual) porque querem estar isentos de qualquer responsabilidade caso se "enganem" a categorizar qualquer software, além da falta de tempo que devem de ter!

Aircrack, quem instala, nunca está livre de responsabilidade, toda ela é atribuída a quem instala, caso seja um computador pessoal, ou ao departamento de I.T / informatica, caso seja uma empresa. Numa empresa funciona dessa forma porque o departamento de I.T. tem como responsabilidade garantir o bom funcionamento e cumprimento de todas as questões legais, se qualquer utilizador, numa empresa, instala software cuja utilização se considere ilegal, o departamento de I.T. tem impedir que isso aconteça e controlar todo o parque (caso haja penalização para o colaborador em particular deve ser atribuída em processo disciplinar empresa - colaborador)

Caso instales, no teu PC em casa, qualquer software, ao carregares no botão "I acept" ou "Yes" estás a concordar, mesmo que não tenhas lido, ao acordo de utilização que acabaste de estabelecer com o fornecedor da aplicação.
Se fores como eu (99% dos utilizadores) de certeza que estás nas tintas se é pago ou não... porque se podermos... pimba... toma lah o crack LOL

Embora, aqui na empresa, tenha sempre muito cuidado com isso... não há um único software ilegal...

Isto é como tudo... quando compras um electrodoméstico... um carro... seja o que for... considerar boa utilização ou má utilização depende do cumprimento das normas estabelecidas pelo fabricante e é ACEITE automaticamente no acto de compra (mais conhecido, legalmente, como Contrato de compra e venda)

É como um polícia me disse uma vez... a Ignorância nunca desculpa uma infracção cometida... Mas também há quem acredite que a ignorância é um posto... atenção que não te estou a insultar, estou simplesmente a caracterizar o Português comum!

Um exemplo muito simples... que muitos teimam em contrariar e acabam sempre por perder nas barras dos tribunais... Se tens um carro, e não verificas o nível do óleo, pressão de pneus, etc... se algum problema advém daí... podes tirar o cavalinho da chuva que nunca ganhas a causa... isto porque no manual está descrito que o utilizador tem de verificar num período mínimo de X em X tempo...

Por isso, mesmo que um dia, no pplware, exista distinção entre "Freeware" e "Free for personal use", nunca te iliba da responsabilidade de leres e aceitares, ou não, as normas e licença de utilização explícitas pela fabricante.

Seria uma mais valia... mas também não passaria de mera informação que teria de ser verificada... por isso, para mim, não faria grande diferença...

1 abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-06-2010, 17:06
Mensagem: #16
RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal
Compreendo perfeitamente que jogar pelo seguro hoje em dia é meio caminho andado. Mas não penso assim, acho que se estagna, não se é diferente, não se arrisca. E assim vai o mundo... Wink

Facto, facto, é que ainda se continua a cometer infracções na estrada, a instalar software ilegal, a não poupar agua, a gastar electricidade... Tipo abstinência, como se um síndrome se tratasse... (será exagero?)

Admito que seja complicado, mas impossível não!
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)