Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cups e Samba
24-06-2010, 13:29 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-06-2010 13:49 por Apaxe.)
Mensagem: #1
Cups e Samba
Olá a todos,

Estou com problemas em instalar a minha impressora Brother MFC-820CW no Ubuntu 10.04. Pois quando procedo à instalação do driver Cups (cupswrapperMFC210C-1.0.2-3.i386.deb) o processo de instalação termina com um aviso de erros.

Perante tal, pergunto se para o Cups funcionar correctamente é obrigatório ter o Apache instalado?
Eu não tenho o Apache instalado mas acedo na mesma à pagina do Cups em http://localhost:631/.

Obrigados
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-06-2010, 13:38
Mensagem: #2
RE: Cups e Samba
samba é para partilha de ficheiros/impressora em rede, o cups é um printer server, logo nao precisas do samba para ter o cups.

de qlqr das formas se tens ubuntu o samba ja vem instalado (e o cups tmb).. o q tu estas a instalar deve ser uma driver para a impressora e nao o cups em si.

para q possas ser ajudado convem deixares aqui quais os erros q tiveste.

cumps!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-06-2010, 13:45 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-06-2010 13:50 por Apaxe.)
Mensagem: #3
RE: Cups e Samba
(24-06-2010 13:38)Guilherme de Sousa Escreveu:  samba é para partilha de ficheiros/impressora em rede, o cups é um printer server, logo nao precisas do samba para ter o cups.

de qlqr das formas se tens ubuntu o samba ja vem instalado (e o cups tmb).. o q tu estas a instalar deve ser uma driver para a impressora e nao o cups em si.

para q possas ser ajudado convem deixares aqui quais os erros q tiveste.

cumps!

ConfusedShyShy

Eu não queria dizer samba. Eu queria dizer Apache.
Peço desculpas. Já corrigi em cima.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-06-2010, 14:36
Mensagem: #4
RE: Cups e Samba
nup nao precisas de ter.
cm te disse nao tens q instalar nada extra dado q estas a utilizar ubuntu.. apenas as drivers caso estas nao venham por default.

cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-06-2010, 15:03
Mensagem: #5
RE: Cups e Samba
Tenho a impressora ligada à porta USB do computador e como o Ubuntu não tem drivers para o meu modelo fiz o download do driver no website da Brother em http://welcome.solutions.brother.com/bsc...index.html (LPR driver e o cupswrapper driver).
O LPR driver instala com sucesso.
O cupswrapper driver instala com a seguinte mensagem de erro:

vitor@vitor-desktop:~/Transferências/MFC-820CW$ sudo dpkg -i --force-all cupswrapperMFC210C-1.0.2-3.i386.deb
[sudo] password for vitor:
(A ler a base de dados ... 160063 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
A preparar para substituir cupswrappermfc210c 1.0.2-3 (a usar cupswrapperMFC210C-1.0.2-3.i386.deb) ...
lpadmin: The printer or class was not found.
* Restarting Common Unix Printing System: cupsd [ OK ]
A descompactar substituto cupswrappermfc210c ...
A instalar cupswrappermfc210c (1.0.2-3) ...
touch: impossível executar sobre `/usr/share/cups/model/brmfc210c_cups.ppd': Ficheiro ou directoria inexistente
/usr/share/cups/model/brmfc210c_cups.ppd: Ficheiro ou directoria inexistente.
dpkg: erro ao processar cupswrappermfc210c (--install):
subprocesso instalado o programa post-installation retornou erro do status de saída 1
Foram encontrados erros enquanto processava:
cupswrappermfc210c
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-06-2010, 15:15
Mensagem: #6
RE: Cups e Samba
vê este tópico do forum oficial do ubuntu:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=232276

O individuo que parece que teve o mesmo problema que tu conseguiu resolver no segundo post.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-06-2010, 15:19 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-06-2010 15:22 por Apaxe.)
Mensagem: #7
RE: Cups e Samba
Problema resolvido.

Analisei melhor a mensagem de erro onde diz:
"touch: impossível executar sobre `/usr/share/cups/model/brmfc210c_cups.ppd': Ficheiro ou directoria inexistente
/usr/share/cups/model/brmfc210c_cups.ppd: Ficheiro ou directoria inexistente."

Então criei o directorio "/model" dentro de" /usr/share/cups/". Voltei a executar o driver Cups e já tenho a impressora a funcionar.

Agora vou ver se consigo por o scanner tambem a funcionar.

Contudo obrigado Guilherme de Sousa pela tua atenção e ajuda.
(24-06-2010 15:15)racoq Escreveu:  vê este tópico do forum oficial do ubuntu:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=232276

O individuo que parece que teve o mesmo problema que tu conseguiu resolver no segundo post.

racoq obrigado também pela atenção.

Já resolvi o problema mas irei na mesma dar uma vista de olhos nesse fórum .
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-06-2010, 17:53
Mensagem: #8
RE: Cups e Samba
so vi agr o q disseste.. realmente se ele se queixava do touch, era so preciso fazer isso mesmo.. criar os ficheiros..

se tiveres mais alguma duvida diz.
quanto ao scanner no maximo so tens q instalar o driver tmb. o software ja vem todo incluido no ubuntu (xsane).

cumps!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-06-2010, 23:52 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-06-2010 23:53 por Apaxe.)
Mensagem: #9
RE: Cups e Samba
(24-06-2010 17:53)Guilherme de Sousa Escreveu:  so vi agr o q disseste.. realmente se ele se queixava do touch, era so preciso fazer isso mesmo.. criar os ficheiros..

se tiveres mais alguma duvida diz.
quanto ao scanner no maximo so tens q instalar o driver tmb. o software ja vem todo incluido no ubuntu (xsane).

cumps!

Guilherme, segui o tutorial que existe no site da Brother e também coloquei o scanner a funcionar no Ubuntu.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-11-2012, 16:31
Mensagem: #10
RE: Cups e Samba
Olá a todos da comunidade!

Nossa equipe pode lhe auxiliar na configuração.

Por meio de consultoria, vídeo aulas e serviços.

http://www.pbsys.com.br

Abraços,

Thamyres Rodrigues
Consultora de Carreira
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)