Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Começar a programar
27-06-2010, 12:34
Mensagem: #1
Começar a programar
Olá a todos!!!

Pretendo seguir Física ou Engenharia Física e necessito de programação na universidade. Como tal, gostava de me habituar já ao tipo de pensamento necessário para programar.

Além disso, gostaria que me dessem uma breve explicação sobre o que é programar e o que se tem de fazer/resultados que se obtêm?

Que linguagem me recomendam? Já tentei em phyton, mas desisti. xD

Pretendo que seja fácil, gostaria de começar com um bom (e de preferência, pequeno) tutorial.

Obrigado!!!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-06-2010, 12:56 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-06-2010 12:56 por aFriend.)
Mensagem: #2
RE: Começar a programar
Bom, o meu conselho é que deverias começar pela linguagem "mãe" de todas, a C

Basta perceberes essa, que todas as outras, incluindo Phyton, Objective-C (Mac), C++, Java...etc... as irás perceber mais facilmente Wink

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-06-2010, 13:29
Mensagem: #3
RE: Começar a programar
Sim, de facto também tenho ideia que, compreendendo uma, depois se torna mais fácil. Começar por C++ será muito mau? É que o C-free dá os erros e assim.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-06-2010, 13:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-06-2010 13:39 por aFriend.)
Mensagem: #4
RE: Começar a programar
Sim podes sempre começar por C++ embora seja mais complexo, mas é a linguagem mais usada. Eu normalmente falo no C porque é ideal para iniciantes perceberem o conceito básico da linguagem. Wink

Alias, a diferença entre ambas até está exposta da wikipedia em forma de analogia, que melhor descrição não há...

"C faz com que dar um tiro no pé seja fácil; C++ torna isso mais difícil, mas quando nós o fazemos arrebentamos com a perna toda."

Big Grin

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-06-2010, 13:47
Mensagem: #5
RE: Começar a programar
Fazes bem em começar já. No entanto se o teu objectivo é já estares já habituado a programação para a faculdade recomendo que te informes sobre que linguagem vais aprender.

Apesar de não ter começado com C, concordo que seja uma linguagem boa para começar. Eu programei Python (a nivel mais basico) muito cedo e não tive grandes dificuldades. Mas o que o aFriend disse é verdade, percebendo uma linguagem percebes grande parte delas porque a lógica é sempre a mesma.

Este site tem muitos recursos de C, experimenta começar por ai.

Quanto ao C-free dar muitos erros tens de encontrar um compilador que gostes. Pessoalmente, gosto particularmente de programar em linux. E em C os programas que obtens são sempre na consola.

Quanto ao que obténs depende muito do que queres fazer. Podes fazer muitas coisas com programação. Uma das últimas coisas que fiz foi um programa a simular uma caixa de multibanco. Depois de já estares mais à vontade com uma lingua pensa em coisas que gostarias de fazer e experimenta. Nos forums vais sempre encontrar pessoas que te ajudam...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-06-2010, 13:49
Mensagem: #6
RE: Começar a programar
Óptimo!

Por exemplo, quero fazer um mini programa para que, introduzindo um valor para x, me dê o valor da função f.

Que tenho de pôr no código?
Pus isto, mas sei que tem erros:

include <iostream.h>
f (x )=1+x, if x>3
f (x )=x, if x<3
else x=1
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-06-2010, 15:28
Mensagem: #7
RE: Começar a programar
Sugiro que comeces por ler este tutorial.

[Imagem: pplware_moderator.png]
http://twitter.com/ferreira
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-06-2010, 18:42
Mensagem: #8
RE: Começar a programar
Sugiro-te que leias este tópico também: http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=2674
C sem dúvida.

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-06-2010, 14:23
Mensagem: #9
RE: Começar a programar
Obrigado a todos. Já li alguma teoria de C++, penso que consigo começar por aqui.

Decidi criar um programa que calcula o capital em conta em determinada data. Já esquematizei tudo, incluindo o tipo de variáveis. Mas preciso de uma ajudinha!!!

Como poderei puxar para o código fonte a data do windows e como calcular quantos anos passaram (fazer depósito em 2008 e levantar em 2010 são 2 anos; mas, depositando no dia 4 de Julho de 2008 e levantando a 1 de Julho 2010, só se passou 1 ano). Tendo em conta o caso das capitalizações mensais e diárias, como posso fazer esta diferença, Dia/Mês/Ano do Sistema - Dia/Mês/Ano do Depósito?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-06-2010, 13:39
Mensagem: #10
RE: Começar a programar
Alguém?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)