Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Montar um Centro de Formação em Informática
29-06-2010, 18:48
Mensagem: #1
Montar um Centro de Formação em Informática
Começo por dizer que não sabia onde colocar este post. Peço a compreensão dos moderadores e que, por favor, o movam para o sítio mais correcto se assim o entenderem.

Gostaria de lançar aqui um desafio.
Sou missionário católico português em Timor-Leste, actualmente em Portugal, sendo que irei regressar ao país onde desenvolvo o meu trabalho e missão, naturalmente sem fins lucrativos, no final de Setembro. Ali, em Laleia, a 84 kms de Díli, trabalhamos em várias áreas. Este ano estamos a construir uma carpintaria comunitária que irá beneficiar quase 4 mil pessoas.

No próximo ano, parece-nos que a prioridade deveria ser dada à formação básica em informática, pois há muitos jovens de lá que não têm oportunidades de formação. É nesse sentido que vos contacto para vos lançar o desafio de nos ajudardes na parte da planificação de um pequeno centro (sala) de formação em informática.

[Imagem: image3.jpg]

Questões a ter em conta:
- pensamos numa sala com 10 a 15 computadores no máximo;
- a temperatura ambiente varia pouco, permanecendo todo o ano em torno dos 30 graus, com uma humidade média alta;
- o sistema eléctrico é muito mau (actualmente há até 6 horas de electricidade por dia no máximo; muitas vezes não há). Tem de se prever um sistema que permita proteger os computador dos picos de tensão e que permita guardar os trabalhos e desligar os computadores em segurança;
- seria preciso pensar que características deveriam ter os computadores, como os ligar em rede, impressora comum, todo o software necessário (Windows 7, Office 2010; que programas para administração da rede, que antivirus, outros softwares úteis);
- quais os módulos de formação mais importantes para começar; que livros/manuais os nossos voluntários deveriam estudar para preparar os cursos;
- pensamos também fazer uma introdução ao uso da internet se entretanto o sistema Pen USB 3G estiver disponível naquela região, sabendo que o plano escolhido (o que temos neste momento na capital) apenas nos dá 1Gb de tráfego por mês com 128/64 (download/upload). Eventualmente tentaríamos através de algum programa dividir internet por mais do que um computador!?
- outras coisas úteis para um centro de formação destes.

Fica o desafio de colocarem o vosso saber ao serviço do desenvolvimento dos povos, neste caso, de uma "vila" com quase quatro mil habitantes num país irmão, Timor-Leste.

www.tendadoabraco.com
"Estamos a regressar à casa comum: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente" (L. Boff)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Montar um Centro de Formação em Informática - hermano - 29-06-2010 18:48

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)