Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Montar um Centro de Formação em Informática
04-07-2010, 22:58
Mensagem: #14
RE: Montar um Centro de Formação em Informática
Boa iniciativa!
Aqui vai o que posso aconselhar assim de momento.
  • Quanto ao tipo de computadores, os tipo "desktop" sairiam um pouco mais baratos, mas o dinheiro que poupavam na sua compra não justifica o trabalho/manutenção que estes iriam dar.
    Tendo em vista o tipo de situação a melhor opção serão os portáteis.
    Porquê:
    1. Já têm o SO incluído (normalmente até software tipo o officetrial ou o works e antivirus, o que pode ajudar numa fase inicial) e permitem a recuperação do sistema de uma forma fácil se houver problemas, o que vai acontecer de certeza. Se não arranjam técnicos facilmente por lá, esta função de recuperação pode-vos salvar de algumas dores de cabeça.
    2. Como os portáteis têm baterias, podem funcionar com eles durante os períodos de 6h com electricidade, além de os carregarem durante esse período e puderem depois fora desse período trabalhar mais 2h. Sendo assim uma UPS já não é necessária, bastando comprar um bom protector de picos de tensão.
    3. Como o acesso à Internet será difícil (ps: o tipo de net que falas é bastante lenta, nem vale a pena estar a pensar em dividi-la, quanto muito apenas por 2/3 computadores, mais do que isso tornasse insustentável, essa partilha é feita facilmente através do SO por wireless para os outros computadores), podem ter um dos portáteis a trabalhar como servidor (com um servidor de html a servir páginas copiadas da Internet, que podem servir como um exemplo offline) ligado a um router wirelles que permitirá o acesso aos outros portáteis tudos, tendo assim uma simulação offline da Internet. Assim quando os alunos forem usar a Internet da timortelecom já a podem aproveitar melhor, visto que o tráfego/tempo permitido não será muito.
  • Quanto à temperatura e à humidade, o limite dos dispositivos electrónicos costuma ser nos 32º e 80% de humidade. Provavelmente vão mesmo funcionar no limiar mas não deve haver problema, apenas necessitarão de uma manutenção mais frequente. Para diminuir a temperatura interna dos portáteis, convém que estes respirem bem, portanto seria aconselhável adquirir para cada um, uma base refrigeradora, serve perfeitamente uma das baratas, nem precisa de ventoinhas, o que interessa é que o portátil fica assente num plano inclinado.
    Outra coisa que deviam levar daqui, presumindo eu que lá não há, era umas latas de ar comprimido. Deve ser um ambiente com bastante pó, por isso as ventoinhas ficarão rapidamente obstruídas, assim de 2 em 2 meses iam limpando as saídas/entradas de ar dos portáteis, evitando sobreaquecimento dos portáteis fazendo com que eles durem mais tempo. (PS: a sala deve ser arejada [não convém os portáteis ficarem dentro de uma sala a "estufar"], convenientemente limpa [ter sempre em atenção o pó], e deviam habituá-los a ter sempre as mãos limpas antes de usar os computadores)
  • Deviam analisar especificamente qual o tipo de software que é usado em Timor. Tendo em conta que os alunos serão pessoas que provavelmente nunca ou pouco contacto tiveram com tecnologia, a sua formação deverá ser imperativamente com o software que irão usar no futuro. Os portáteis devem vir com o Windows 7, o que será um problema... Presumo que em Timor usem o Windows XP e o Office 2000, sejam estas as versões usadas, devem ter a formação nestas e não em outras versões recentes/free, porque isso poderá lhes trazer problemas e podem muito bem não conseguir fazer a transição!
  • Quanto à garantia, os computadores mesmo comprados cá, têm um ano de garantia internacional, falta saber se Timor-Leste está incluído... Caso haja algum problema com os computadores podem ter de os enviar para reparação num país vizinho.



  • E pronto, de momento só me lembro disto. Um bocado muito há base de presunções, pois não faço ideia da realidade em Timor, quanto mais a de Laleia Wink

    [Imagem: bar.gif]

    01010010 01101001 01100011 01100001 01110010 01100100 01101111
    01000001 01101110 01110100 01110101 01101110 01100101 01110011
    Procurar todas as mensagens deste utilizador
    Citar esta mensagem numa resposta
    Colocar Resposta 


    Mensagem neste Tópico
    RE: Montar um Centro de Formação em Informática - Ricardo Antunes - 04-07-2010 22:58

    Saltar Fórum:


    Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)