Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 2 votos - 4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ordem dos Engenheiros?
03-07-2010, 13:18 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-07-2010 14:00 por NeMewSys.)
Mensagem: #1
Ordem dos Engenheiros?
[Imagem: Image3518.gif]

Muita gente deve conhecer esta entidade que tem a fama de se aproveitar do nosso trabalho, para ganharem algum dinheiro.

Existem certos cursos/áreas, que para exercerem a sua profissão, estar inscrito numa ordem é um requisito crucial, temos por exemplo que, qualquer advogado, tem de pertencer à ordem dos advogados, caso contrario, não tem esse estatuto.

Um engenheiro civil, e qualquer outro engenheiro penso eu, para assinar projectos da sua área, precisa também de ser reconhecido pela ordem como engenheiro.

Para entrar na ordem é necessário realizar um exame de admissão, e só depois, estamos aprovados para ingressar. Claro que há excepções, existem universidades que oferecem cursos que têm à partida a aprovação da ordem, como tal não será necessário efectuar o temido exame.

Ao entrar na ordem dos engenheiros, se nos quisermos manter lá, temos de pagar uma quota choruda de 3 em 3 meses penso eu, e, em troca, todos os anos recebemos umas revistinhas muito engraçadas sobre temas que servem só para fazer o engenheiro "pairar nas nuvens" durante um bocado, como qualquer revista que promove uma entidade e os seus feitos.

Mas dito de uma forma crua, a ordem serve para distinguir os que têm realmente habilitações para serem engenheiros, daqueles que se contentam com uma "mera" licenciatura. Isto é, se de 3 em 3 meses pagarem as quotas, então de forma garantida, estão aptos para exercerem o cargo de engenheiro! E mais ridículo se torna, quando comparamos duas pessoas saídas do mesmo curso aprovado pela ordem (ou seja, um curso que dispensa exame de admissão), em que uma pessoa sabe mais que a outra, aos olhos da ordem, apenas porque paga as quotas. Sim, se eu andar por aí a oferecer dinheiro, sem duvida sou uma pessoa com maiores habilitações para ser considerado engenheiro. Se é isto que significa ser-se engenheiro cá em Portugal, certamente não me verão lá.
Como podem ver, a ordem está longe de ser um lobby aproveitador de quem trabalha (not) Tongue

Não garanto que toda a minha descrição da ordem esteja correcta, pois eu já mandei alguns e-mails a perguntar acerca do funcionamento da ordem e quais as vantagens, pois o site deles é um pouco confuso, e nunca obtive resposta (que é o que acontece em geral com serviços públicos*), quem cala consente. Rolleyes
Por isso agradeço que me corrijam, pois esta informação aqui é um resumo daquilo que recolhi com várias pesquisas e perguntando a pessoas que já lá estiveram.

Pronto, isto foi uma introdução para quem não conhecia estes senhores.
A minha grande dúvida é:
Para mim, que vou tirar mestrado em Engª Informática, que vantagens me trás, pertencer à ordem? Que projectos terei eu de assinar? Alguém com experiência na área que me possa responder a isto? É que nem a própria ordem me consegue dar resposta a uma dúvida tão simples. Neutral

Deixo aqui os sites das entidades que referi, para permitir uma analise mais profunda:
http://www.ordemengenheiros.pt/
http://www.oa.pt/
http://www.ordemengenheiros.pt/Default.a...2843&pid=0 (Lista dos cursos que dispensam exame de admissão na ordem)


*Constata-se que a ordem tenha começado como um serviço público, mas segundo me parece, desde à uns anos para cá, esta privatizou-se, o que é normal acontecer em actividades do tipo "chula o povo". Mas mais uma vez, agradecia que me confirmassem.

[Imagem: userbar.png]

[Imagem: electronicsuserbars.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-07-2010, 09:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-07-2010 10:09 por nioxys.)
Mensagem: #2
RE: Ordem dos Engenheiros?
Na tua área não sei, mas por exemplo os engenheiros civis estão inscritos na ordem por razões óbvias, existem projectos que carecem de um engenheiro "certificado", ou seja, este mesmo engenheiro só pode ser responsável por uma obra/projecto se estiver inscrito na ordem dos engenheiros/ANET.

O mesmo se passa com os engenheiros electrotécnicos, que para assinarem um projecto eléctrico de um edifício (dependendo da potência) necessitam dessa mesma inscrição.

Mesmo que a ordem reconheça o curso, ao te inscreveres não passas logo a membro efectivo, tens de ter um período de estágio no qual tens de ter um patrono que te "guie" durante esse período onde tens de apresentar diversos relatórios, no fim do estágio passas a membro da ordem, no entanto os anos de experiência também contam, no caso dos electrotécnicos, este só podem assinar projectos complexos se tiverem mais de x anos de experiência.

De uma certa forma a ordem serve para controlar estas coisas....

O caso das cotas é como tudo, sabes que qualquer coisa se paga, e um engenheiro para passar um termo de responsabilidade cobra dinheiro por isso, ou seja, está a tirar benefícios de estar inscrito nessa "associação".

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-03-2011, 15:03
Mensagem: #3
RE: Ordem dos Engenheiros?
Boa tarde,

Parece-me que este País padece de uma falta de conhecimento e de laxismo.

A Ordem dos Engenheiros serve para regulamentar as áreas de engenharia de modo a que isto não se torne a República das Bananas - mais do que já é.

Acho piada a estes comentários porque denotam uma falta de conhecimento quer da vida quer da própria profissão que possam vir a exercer.

Quando se assina um projecto, seja de que natureza for, recebe-se por isso. Se existe um organismo que permite filtrar os licenciados dos licenciados credenciados acho muito bem que se paguem cotas, ou é sempre a meter para o bolso??? Por isso é que este País está de pernas para o ar.

Antes de se colocarem posts deste teor aconselho a serem conhecedores dos assuntos que se comentam.

Existem cursos credenciados pela ordem pela sua especificidade e corpo docente. Um curso no Técnico, Isel, Feup, Utad não pode ser comparado com os dos Insitutos Politécnicos espalhados pelo País...

Se em vez de andarem a roçarem-se pela parede, quando se forem inscrever na Ordem tiverem 5 anos de trabalho comprovado entram logo para Membros Efectivos...

O último conselho que deixo é: Trabalhem e esforcem-se para ter um País melhor e não se andem sempre a lamentar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-03-2011, 17:31
Mensagem: #4
RE: Ordem dos Engenheiros?
(14-03-2011 15:03)mmvmp Escreveu:  Boa tarde,

Parece-me que este País padece de uma falta de conhecimento e de laxismo.

A Ordem dos Engenheiros serve para regulamentar as áreas de engenharia de modo a que isto não se torne a República das Bananas - mais do que já é.

Acho piada a estes comentários porque denotam uma falta de conhecimento quer da vida quer da própria profissão que possam vir a exercer.

Quando se assina um projecto, seja de que natureza for, recebe-se por isso. Se existe um organismo que permite filtrar os licenciados dos licenciados credenciados acho muito bem que se paguem cotas, ou é sempre a meter para o bolso??? Por isso é que este País está de pernas para o ar.

Antes de se colocarem posts deste teor aconselho a serem conhecedores dos assuntos que se comentam.

Existem cursos credenciados pela ordem pela sua especificidade e corpo docente. Um curso no Técnico, Isel, Feup, Utad não pode ser comparado com os dos Insitutos Politécnicos espalhados pelo País...

Se em vez de andarem a roçarem-se pela parede, quando se forem inscrever na Ordem tiverem 5 anos de trabalho comprovado entram logo para Membros Efectivos...

O último conselho que deixo é: Trabalhem e esforcem-se para ter um País melhor e não se andem sempre a lamentar.
O meu conselho, para ti, é:
Vai fazer a tua apresentação, deveria ter sido esse o teu primeiro post!
Depois deixa os outros exprimirem a sua opinião... sem misturares os contextos. O que é que o estado do País tem haver com o discutido?
Trabalhar já os portugueses o fazem e muito. Aliás, até são bem reconhecidos por esse facto lá fora. Ganham é mal... e por isso não podem andar contentes e moralizados!
É que uma casa não é construída pelo telhado... se querem trabalhadores moralizados e produtivos.. que lhes proporcionem condições para isso, que é o que falta neste País.
Roçaste algo que não foi a boa educação... quando afirmaste algo acerca de se... roçarem nas paredes...
Denotaste falta de conhecimento de convivência no fórum, pois não te apresentaste primeiro... talvez na ânsia de aqui vires criticar uma opinião.
Entende... és livre de o fazer e o fórum existe para isso. Mas atenção aos termos usados, principalmente porque ainda não te conhecem bem... depois lá vamos entendendo e conhecendo os outros e como se exprimem.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-03-2011, 18:57
Mensagem: #5
RE: Ordem dos Engenheiros?
É assim, eu sou Eng.º Informático há 4 anos, e o meu curso disponibilizava entrada imediata para a Ordem dos Engenheiros sem qualquer exame de admissão, pois estava creditado pela Ordem. No entanto, essa entrada acaba por não ser imediata, pois tens sempre de fazer um estágio de Engenheiro (que poderá ter um periodo máximo de dois anos) para eles te aceitarem. Atenção que este estágio se chama estágio, mas nada tem a ver com um estágio, na verdade. Apenas tens de ter um colega na empresa em que trabalhas que esteja inscrito no mesmo colégio (dentro da ordem) no qual tu te queres inscrever e que te oriente nesse teu "estágio". depois entregas um relatorio à OE e passas a fazer parte.

No entanto, se o teu curso não for creditado, alem desse estágio para a OE, tens de fazer, previamente, o tão conhecido exame de admissão.

Atenção que estas informações carecem de confirmação junto da respectiva Ordem dos Engenheiros. Estas eram as condições impostas em 2010 pela Ordem dos Engenheiros da Região Norte. Na da região Sul ou na de Lisboa e Vale do Tejo as regras em 2010 eram diferentes...

Contactei na altura ambas e confirmaram-me eles próprios que consoante a delegação as regras mudam.

No entanto, em 4 anos NUNCA senti a necessidade de estar inscrito na Ordem dos Engenheiros.

P.S. - Eles próprios me disseram que, tipicamente, os informáticos só se inscrevem para colocar o "Eng.º" atrás do nome, e que um informático pode assumir-se como engenheiro sem estar na Ordem. Pela resposta deles, acho que está tudo dito quando aos informáticos na ordem...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-05-2011, 21:32 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-05-2011 21:34 por zecadafonte.)
Mensagem: #6
RE: Ordem dos Engenheiros?
Caros;

Registei-me só para responder a estes posts. O senhor(a) mmvmp, não sabe do que fala, ou então deve ganhar algo com a O.E.. A O.E. (deveria chamar-se Ordem dos Engenheiros Civis, estes mandam e desmandam em tudo, o resto dos colégios não sei o que fazem). A desordem dos engenheiros como carinhosamente chamo, serve para muito pouco, ou quase nada, além de levar dinheiro aos seus associados (minha opinião). Aconselho a que antes de opinarem e insultarem alguém leiam os estatutos.

http://www.ordemengenheiros.pt/fotos/edi...heiros.pdf

Para quem os lê (nem as próprias pessoas que lá trabalham os sabem, falo por experiência própria), até fazem sentido mas não é isso que se passa de todo. Para não me alongar muito vou tentar ser objectivo e não entrar em muitos detalhes.

1 - Entrada na ordem já foi mais o menos explicado.
2 - Membros Efectivos pagam 120€ por ano, caso se pretenda qualquer tipo de declaração para exercício da profissão tem de se pagar e fica por cerca de 12€ por declaração.
3 - Nos estatutos tens la os deveres e direitos (nada é cumprido)
4 - Dúvidas e questões que tenhas para o exercício da profissão ninguém as tira.
5 - Qualquer coisa que precises deles tens um problema ou vários.
6 - Tens "estágio" mas tens de ser tu a arranja-lo (pelo menos era assim...agora não tenho a certeza).
7 - Tens de tirar um curso de ética e deontologia do engenheiro dado pela ordem (é pago) que é do melhor, até a pessoa que o dá se ri com o que está a informar! Acho que foi quando tirei este curso, o sitio onde apanhei mais seca ainda mais que a inspecção para a tropa.

ETC...

Ou seja, se não fores obrigado para o exercício da profissão a estares inscrito não te vale de nada o fazeres! Caso ainda assim queiras estar inscrito aconselho a que peças isenção de quotas por não exerceres a profissão.

Quem tem de fazer projectos e para isso tem de estar inscrito em alguma ordem o associação tem de gramar com eles, caso contrário na minha opinião vale para manter uma elite que nada ou pouco faz! (opinião minha).

Só mais uma achega importante, se alguém faz projectos passa ou deveria passar recibo, e ao faze-lo já vai pagar os seus impostos, na venham com demagogia de não pode ser só receber...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-05-2011, 12:25
Mensagem: #7
RE: Ordem dos Engenheiros?
(17-05-2011 21:32)zecadafonte Escreveu:  Caros;

Registei-me só para responder a estes posts. O senhor(a) mmvmp, não sabe do que fala, ou então deve ganhar algo com a O.E.. A O.E. (deveria chamar-se Ordem dos Engenheiros Civis, estes mandam e desmandam em tudo, o resto dos colégios não sei o que fazem). A desordem dos engenheiros como carinhosamente chamo, serve para muito pouco, ou quase nada, além de levar dinheiro aos seus associados (minha opinião). Aconselho a que antes de opinarem e insultarem alguém leiam os estatutos.

http://www.ordemengenheiros.pt/fotos/edi...heiros.pdf

Para quem os lê (nem as próprias pessoas que lá trabalham os sabem, falo por experiência própria), até fazem sentido mas não é isso que se passa de todo. Para não me alongar muito vou tentar ser objectivo e não entrar em muitos detalhes.

1 - Entrada na ordem já foi mais o menos explicado.
2 - Membros Efectivos pagam 120€ por ano, caso se pretenda qualquer tipo de declaração para exercício da profissão tem de se pagar e fica por cerca de 12€ por declaração.
3 - Nos estatutos tens la os deveres e direitos (nada é cumprido)
4 - Dúvidas e questões que tenhas para o exercício da profissão ninguém as tira.
5 - Qualquer coisa que precises deles tens um problema ou vários.
6 - Tens "estágio" mas tens de ser tu a arranja-lo (pelo menos era assim...agora não tenho a certeza).
7 - Tens de tirar um curso de ética e deontologia do engenheiro dado pela ordem (é pago) que é do melhor, até a pessoa que o dá se ri com o que está a informar! Acho que foi quando tirei este curso, o sitio onde apanhei mais seca ainda mais que a inspecção para a tropa.

ETC...

Ou seja, se não fores obrigado para o exercício da profissão a estares inscrito não te vale de nada o fazeres! Caso ainda assim queiras estar inscrito aconselho a que peças isenção de quotas por não exerceres a profissão.

Quem tem de fazer projectos e para isso tem de estar inscrito em alguma ordem o associação tem de gramar com eles, caso contrário na minha opinião vale para manter uma elite que nada ou pouco faz! (opinião minha).

Só mais uma achega importante, se alguém faz projectos passa ou deveria passar recibo, e ao faze-lo já vai pagar os seus impostos, na venham com demagogia de não pode ser só receber...

Boas

Concordo com tudo que disseste.

Na minha área (engenharia Informática), a ordem serve a penas para poderes ter uma conta no "bes" como prefixo de eng. xD

PS: Sê Bem vindo ao forum, e espero que seja para ficar Smile

[Imagem: linuxuser.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-05-2011, 22:19
Mensagem: #8
RE: Ordem dos Engenheiros?
LOLOL Alexandre isso é mesmo algo muito importante na nossa carreira lolol
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)