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[Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
26-07-2010, 11:51
Mensagem: #11
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Ahhh eu não tinha percebido a tua pergunta desculpa...
Segundo sei, o suposto cliente era um fiscal de uma entidade qualquer...
Se não me engano, secção de crime informático da PJ...mas não tenho a certeza.

Uma vez que o assunto me interessa e visto que é uma pessoa minha conhecida, vou tentar acompanhar o caso o mais de perto possível.
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26-07-2010, 20:17
Mensagem: #12
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Conheço pelo menos uns 10 pontos de vendas da minha cidade que só fazem "consertos" com softwares de procedência duvidosa...Isto esta se tornando cada vez mais comum!!

Because War!! War never changeBig Grin
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26-07-2010, 21:06
Mensagem: #13
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Não te preocupes que não devem de durar muito tempo...
Tirando a parte da ilegalidade não entendo como é que há informáticos a fazer isto...
Será que as pessoas não entendem que com isso apenas estão a dar cabo do mercado e de toda uma profissão?
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26-07-2010, 23:22
Mensagem: #14
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Não percebes?
Se podes ter algo que é pago, gratuitamente... Não queres? Mesmo sabendo que é ilegal e que estás a "estragar" o trabalho de alguém, não aceitas?
Sabes que eu quando tive o meu primeiro computador, este, já vinha com o Windows XP "martelado" e o Office também? Pois é... Não precisei de pedir nada, é tão comum que agora quase não nos apercebemos...
Ando com ideias em colocar tais questões a um meu conhecido, técnico. Talvez, aqui no "exterior", nem tudo seja assim tão fácil de comentar.
Como referi acima, enfim, é o mundo em que vivemos... É por onde vier, não há respeito no trabalho dos outros, sempre foi assim e sempre o será, até que realmente alguém dê MAIS importância a esse tão praticado crime.
Até lá? Salve-se quem poder...
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27-07-2010, 02:44 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-07-2010 02:46 por RaCcOn.)
Mensagem: #15
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
(26-07-2010 23:22)avlisrotiv Escreveu:  Não percebes?
Se podes ter algo que é pago, gratuitamente... Não queres? Mesmo sabendo que é ilegal e que estás a "estragar" o trabalho de alguém, não aceitas?
Sabes que eu quando tive o meu primeiro computador, este, já vinha com o Windows XP "martelado" e o Office também? Pois é... Não precisei de pedir nada, é tão comum que agora quase não nos apercebemos...
Ando com ideias em colocar tais questões a um meu conhecido, técnico. Talvez, aqui no "exterior", nem tudo seja assim tão fácil de comentar.
Como referi acima, enfim, é o mundo em que vivemos... É por onde vier, não há respeito no trabalho dos outros, sempre foi assim e sempre o será, até que realmente alguém dê MAIS importância a esse tão praticado crime.
Até lá? Salve-se quem poder...

Vindo de alguém que nada tem a ver com a área, até que nem acho estranho...já que nós técnicos de informática somos os "Bichos"...
Não fazemos nada, ganhamos balurdios e quando dizemos que X serviço custa X estamos a roubar a força toda...
No entanto também quando há alguma coisa de errado com o computador foi o raio do técnico de informática...
Basicamente acabamos sempre por levar por tabela..
Mas não entendo porque todos nós devemos de ter consciência de que na realidade estamos a lixar o nosso próprio trabalho.
Como técnico de informática e acima de tudo programador, digo-te que é um grande tiro no pé fazer isso.
Eu sei perfeitamente que isso acontece, aliás eu até em empresas já vi computadores com sistemas operativos martelados, até já cheguei ao ponto de ver empresas supostamente conceituadas a instalar AVG nas máquinas que estavam escritório de trabalho, quando a EULA deles diz que é gratis apenas para particulares.
As pessoas ao longo de todo este tempo consideraram a utilização de software sem o ter de pagar como um direito e não um crime.
Aliás, até já tive um que me disse, "Se está na net para eu sacar livremente, é porque é legal, e eu já pago o acesso a Internet"

Mas que grande LOL

A questão respeito pelos outros e pelo trabalho deles, é o que mais vejo, não só na minha área, mas de uma forma geral vejo em todo o lado.
Gostava sinceramente que as pessoas tivessem um pouco mais de consciência e vissem as coisas do lado contrário...
Esquecem que se não for a movimentação de capitais, não há economia nem isto anda para a frente...para além disso ainda esquecem que se o desenvolvimento de software não gerar lucros, ninguém faz nada para evoluir nada.

Eu também queria ter um Ferrari F430 e também um Porsche 911 Turbo e não é por não os poder ter que os vou roubar onde eles estiverem. Wink
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27-07-2010, 20:55
Mensagem: #16
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
@RaCcOn
o grande problema, é que existe o conceito generalizado de que o trabalho do informático é gratuito.

Todos nós daqui do site, sabemos o que é ir visitar amigos e levar com um pc para limpar, para instalar, enfim, nem precisa ser um pc, desde que tenha electrónica ... nós temos obrigação de saber rejeitar.

No entanto se tiveres um amigo médico, epá, tirando algumas excepções, vais ao consultório, e por seres amigo, vá lá , passas à frente na fila de espera ...
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27-07-2010, 21:25
Mensagem: #17
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
JPedrosa,
Eu sei, durante muito tempo andei a fazer isso também...até a altura em que me chateei.
Ora arranjava o computador de alguém conhecido, deborla e passado algum tempo aquilo dava algum problema, então já era o cristo que eu é que tinha estragado.
Depois acabei por abrir os olhos, deixei de fazer as coisas sem as pessoas terem de pagar...
Tenho um custo por hora definido...
Queres que faça algo, muito bem...
Vou demorar Xhoras a fazer isso, por isso no total fica-te por Xhoras * YEuros...
Queres?

Não fugindo ao assunto do topico que acaba por de uma forma ou de outra ser a pirataria...
Apenas quando comecei a desenvolver software a sério é que comecei a ter a noção do quanto aquilo custava...e não eram os 5000€/Mes que me pagavam as quase semanas inteiras praticamente sem pregar olho...foi nessa altura que deixei de fazer downloads de software, musica e afins...
porque comecei a ter noção do que as coisas custam...

By the way...
On Topic...
Falei hoje com o dono da loja, pelo que ele disse ainda não sabe o que lhe vai acontecer ao certo...
Pelo que ele disse, depois daquela cena com o cliente mistério, fizeram uma inspecção a loja e encontraram mais algum software que não estava devidamente licenciado...
Segundo ele, estava num disco que era utilizado para fazer backups de clientes e o que ele tem do lado dele é que as pastas onde as coisas estavam para além de não estarem organizadas ainda estavam com números das respectivas reparações.
Vamos lá ver se o rapaz se consegue safar...
Para já, loja fechada, alvará retirado e vai a tribunal em breve...
Isto para além das chatices inerentes ao assunto.
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28-07-2010, 22:02
Mensagem: #18
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
achei este topico e a discussao muito interessante. no meu ponto de vista claro que piratear é muito mau até porque quem sofre é o pessoal que desenvolve o software. quanto a assistencia tecnica os proprios clientes é que cometem o primeiro erro grave que é quando compra o desktop ou portatil secalhar uma das primeiras coisas que fazem é "jogar" os cds que vem junto pro lado ou simplesmente ignoram quando o proprio software pede para fazer um cd de imagem do SO e afins, depois é a tal situaçao o SO vai ao ar por causa de má utilizaçao, ha e tal tem de ser formatado. tem os cds que veio com o pc? o cliente normalmente responde, mas é que é quase automatico, nao veio cds nenhuns, bem quando tem uma imagem no proprio disco ta safo mas muita das vezes nao é assim, logo tambem ninguem quer perder um cliente ao ter que dizer que tem de pagar um SO, que seja prai uns 200 aerios.
se bem que temos ubuntu muito mais acessivel e com muita mais divulgaçao mas nao é qualquer um que acha piada aquilo lool....
secalhar a propria microsoft deveria ser mais flexivel nos preços, sei que o trabalho tem de ser pago mas se o fossem talvez a pirateria baixasse.
ja agora é possivel só comprar uma licença? por exemplo nao faço a minima como funciona nas lojas de informatica mas a microsoft podia "fornecer" cds/dvds com o respectivo SO e software tipo office e vender so as licenças a parte, posso tar a dizer asneira mas scalhar até poderia ser uma maneira de reduzir a pirateria sendo que uma licença seria muito mais barato que o SO completo + licença.... penso eu....

enfim.... abraço fiquem bem e valha-nos deus pelo freeware e a peopleware na vanguarda Big GrinLOLSmile
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28-07-2010, 22:25
Mensagem: #19
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Por acaso a Microsoft é um péssimo exemplo no que toca a pirataria.

Por dois grandes motivos.
1 - Qualidade. Quando se compra um equipamento, vem por norma com o licenciamento OEM da MS, mas não é com o SO que queremos, é com o que está a ser promovido na altura. Por exemplo, quem teve o azar de ter que comprar um PC quando o Windows Me ou o Vista era o que estava a dar ... faz o quê? tem que pagar mais 100 e tal euros para poder usar um SO digno desse nome? Quando saiu o Vista, nem legal era fazer o downgrade para XP em algumas versões, tipo Vista Home não se podia ir para XP Home. Ir pagar para ter o SO antigo? Posteriormente, quem já tinha o Vista a algum tempo, saiu o Seven. Nem todos se qualificavam para ter o upgrade barato ... iam pagar para resolver um problema criado pela MS? Tanto quem comprou OEM Windows Me como Vista, devia era ter um pedido formal de desculpa da MS e não ter que pagar para resolver o problema.

2 - Quota de mercado. Não sejamos hipócritas, se não fosse a pirataria a MS não estava tão implantada. Estou perfeitamente convicto que a MS prefere ter 90% de quota de mercado com cópias ilegais, do que 60% apenas mas sem uma única cópia ilegal na rua ...

Seguramente se eles acabarem com a pirataria ao nível do SO, perdiam mais dinheiro do que ganhavam.

Quando uma pessoa já pagou uma OEM, é verdade que o valor é mais baixo porque já veio no desktop/portatil, mas foi paga uma licença, não vejo um problema dramático em trocar a versão do SO, isto do ponto vista ético claro, legalmente é contra a lei, tal como todo o uso de software pago..sem o pagar.

No Office já é diferente, é uma ferramenta que podemos ter .. ou não.
É uma tool de produtividade, se as pessoas não querem pagar, usem algo gratuito.
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29-07-2010, 21:16
Mensagem: #20
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
(28-07-2010 22:02)weevil Escreveu:  achei este topico e a discussao muito interessante. no meu ponto de vista claro que piratear é muito mau até porque quem sofre é o pessoal que desenvolve o software. quanto a assistencia tecnica os proprios clientes é que cometem o primeiro erro grave que é quando compra o desktop ou portatil secalhar uma das primeiras coisas que fazem é "jogar" os cds que vem junto pro lado ou simplesmente ignoram quando o proprio software pede para fazer um cd de imagem do SO e afins, depois é a tal situaçao o SO vai ao ar por causa de má utilizaçao, ha e tal tem de ser formatado. tem os cds que veio com o pc? o cliente normalmente responde, mas é que é quase automatico, nao veio cds nenhuns, bem quando tem uma imagem no proprio disco ta safo mas muita das vezes nao é assim, logo tambem ninguem quer perder um cliente ao ter que dizer que tem de pagar um SO, que seja prai uns 200 aerios.
se bem que temos ubuntu muito mais acessivel e com muita mais divulgaçao mas nao é qualquer um que acha piada aquilo lool....
secalhar a propria microsoft deveria ser mais flexivel nos preços, sei que o trabalho tem de ser pago mas se o fossem talvez a pirateria baixasse.
ja agora é possivel só comprar uma licença? por exemplo nao faço a minima como funciona nas lojas de informatica mas a microsoft podia "fornecer" cds/dvds com o respectivo SO e software tipo office e vender so as licenças a parte, posso tar a dizer asneira mas scalhar até poderia ser uma maneira de reduzir a pirateria sendo que uma licença seria muito mais barato que o SO completo + licença.... penso eu....

enfim.... abraço fiquem bem e valha-nos deus pelo freeware e a peopleware na vanguarda Big GrinLOLSmile

Bem, na realidade tu não necessitas de ter os CD's para poderes ter o sistema operativo legal...
Na realidade se tu fizeres o download do sistema operativo para instalar numa máquina não é ilegal...
Na realidade, eu posso ter 50copias do Windows XP, Vista, 7, ME, 98 em minha posse e isso não é ilegal...
Ilegal é a utilização das devidas Key's(Licenças) sem que as tenha adquirido.
Se eu tiver as cópias, mas não houver qualquer tipo de referência a alguma Key que não tenha sido adquirida por mim estou completamente legal...
E mesmo que chegem lá e eu tenha imagens desse software todo num disco com key's juntas em ficheiros TXT não sei até que ponto podem pegar...
No entanto, se tiver isso, e tiver esse software instalado e não tenha a devida licença a coisa já muda de figura...

Dou o exemplo dos portateis adquiridos...geralmente as key's são iguais em todos, apesar de a vinheta em baixo ter uma key diferente da instalada...
Isso é ilegal,mas o user está na realidade a adquirir uma licença...podem pegar mas não deixas de ter uma licença válida...

Na questão dos clientes que perdem tudo e ainda dizem que não trazia nada(Normal e enquanto não dizem que alguém na loja os tirou antes de lhe entregar o computador já é sorte), podes instalar sem problemas, desde que uses a licença que está no PC...se usares outra não haverá stress, desde que a versão instalada e a da vinheta sejam a mesma...
Espero não ter sido confuso hehe
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