Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sistemas nos EUA e Irão sob ataque
20-07-2010, 13:25
Mensagem: #1
Sistemas nos EUA e Irão sob ataque
[Imagem: tramientoycura.com_energia_nuclear.jpg]


A ESET, lançou um alerta acerca do worm denominado Win32/Stuxnet e que ameaça os utilizadores de todo o mundo. Explorando uma vulnerabilidade no Windows Shell, esta ameaça é detectada pela ESET como LNK/Autostart.A. É utilizada em ataques direccionados a sistemas SCADA, especialmente utilizados nos Estados Unidos e Irão. Os SCADA são sistemas de monitorização utilizados em diversas industrias, como por exemplo, nas estações de produção de energia.

De acordo com o ESET Virus Lab, o worm já está activo há vários dias, especialmente nos Estados Unidos e Irão. Mais concretamente, cerca de 58% das infecções surgem nos Estados Unidos, enquanto 30% estão localizadas no Irão. Chegam também notícias de infecções na Rússia, sendo que este número pouco ultrapassa os 4%.

Os ciberataques nos Estados Unidos e a actividade deste worm no Irão vêm lembrar a tensão persistente que se vive entre as duas nações, especialmente relacionada com questões nucleares. “Este worm é um caso exemplar da utilização de ataques direccionados e que exploram uma vulnerabilidade “zero-day”, ou seja, que ainda é desconhecida para os utilizadores em geral. Este ataque, em particular, está dirigido aos sistemas de monitorização SCADA. Resumidamente, isto pode ser um exemplo do uso de malware no campo da espionagem industrial. A grande questão é perceber-se porque motivo os ataques parecem mais dirigidos a determinados países”, referiu Juraj Malcho, responsável pelo Vírus Lab da ESET, localizado em Bratislava, Eslováquia.

Muitos dos danos causados por este worm estão limitados a alvos industriais, sendo que os utilizadores domésticos estão a ser muito menos afectados. De acordo com a análise efectuada pela ESET, o worm Stuxnet não representa para os utilizadores domésticos uma ameaça superior ao malware mais comum. O perigo está relacionado com uma vulnerabilidade em sistemas operativos Windows, especialmente relacionada com o processamento de ficheiros LNK.

Já na vertente industrial este worm pode abrir um precedente para situações muito graves, já que será apelativo para qualquer grupo terrorista poder aceder e controlar estações de produção de energia.

Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o Homem se humaniza novamente.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Sistemas nos EUA e Irão sob ataque - Fábio Palma - 20-07-2010 13:25

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)