Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvida acerca de imagens de configurações de portáteis ...
10-08-2010, 22:18
Mensagem: #11
RE: Dúvida acerca de imagens de configurações de portáteis ...
Boa noite.

Citar:Mas para quê andar a inventar quando as marcas disponibilizam isso tudo com o computador quando ele é comprado?
Uma coisa é o software de origem, outra coisa é o deploy de um pacote corporativo, com políticas já definidas, software instalado, wallpapers, etc etc. E aí, o cêdêzito que o fabricante envia, não serve de nada.
Pelo menos é nessa realidade que eu vivo Smile

Existem alguns truques para fazer imagens, e tipicamente esses truques são consoante o software utilizado.

No passado, quando o Norton Ghost era sem dúvida o melhor, a ideia era fazer uma imagem de cada modelo diferente de portatil.

Hoje no entanto, existem outras formas de fazer as coisas.

Tens por exemplo o Acronis, que tem uma solução muito boa que é o SnapDeploy, para aplicações profissionais, onde o tempo de deploy conta muito. E onde podes fazer deploy para hardware diferente.

Uma solução também muito boa é o NetInstall, que trabalha na questão do setup, como depois na manutenção remota e respectivo deploy de aplicações. Um dos meus clientes usa esta tecnologia, e só posso dizer maravilhas. Eles conseguem inclusivamente criar um offline package, enviar para um utilizador, a pessoa mete aquilo na drive cd e a aplicação tem o mesmo comportamento do que se estivesse na rede a ser auditada e a instalar um software.

Uma solução, que quanto a mim se aproxima muito, são as unattended installations. Onde na prática de adiciona a uma imagem virgem de Windows, os pacotes de software que se quer, e tipicamente super packs de drivers.
Isto permite, ter uma imagem relativamente standardizada a nível de software, e ainda assim poder instalar num leque variado de hardware, e tudo isto de forma gratuita, dado que para este tipo de aplicações já existem tools gratuitas.
Estou fora das unattended a algum tempo, na perspectiva de eu próprio as criar, portanto vou dar dois links que podem ou não ser referência:
http://unattended.msfn.org/unattended.xp/
http://www.nliteos.com/index.html

Cumps,
JP
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2010, 13:20
Mensagem: #12
RE: Dúvida acerca de imagens de configurações de portáteis ...
JPedrosa,
Eu percebo o porque da utilização deste tipo de coisas num meio onde apenas tens uma máquina e uma única configuração.
Se assim não for e se estás a tentar criar algo para várias máquinas diferentes, esquece mesmo...
Até te chego a falar por experiência própria...pois só vais ter problemas e acabas por ter mais trabalho.
No caso das imagens de recuperação das marcas, elas normalmente vem com uma série de paches e tudo mais para que o sistema operativo possa funcionar com todo o hardware devidamente...

bem, uma solução que encontrei a uns tempos foi ter um dvd com o software que necessitava e uma aplicação que fazia o install de todas as aplicações.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2010, 20:29
Mensagem: #13
RE: Dúvida acerca de imagens de configurações de portáteis ...
(11-08-2010 13:20)RaCcOn Escreveu:  JPedrosa,
Eu percebo o porque da utilização deste tipo de coisas num meio onde apenas tens uma máquina e uma única configuração.
Se assim não for e se estás a tentar criar algo para várias máquinas diferentes, esquece mesmo...
Até te chego a falar por experiência própria...pois só vais ter problemas e acabas por ter mais trabalho.
No caso das imagens de recuperação das marcas, elas normalmente vem com uma série de paches e tudo mais para que o sistema operativo possa funcionar com todo o hardware devidamente...

bem, uma solução que encontrei a uns tempos foi ter um dvd com o software que necessitava e uma aplicação que fazia o install de todas as aplicações.

Quando o hardware é mto, as unattended são o caminho.
E já existe software profissional para o fazer.

é de borla? não, paga-se e bem.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2010, 23:26
Mensagem: #14
RE: Dúvida acerca de imagens de configurações de portáteis ...
Obrigado a todos pelas dicas e sugestões que me deram.

Creio que, uma vez que neste momento o meu numero de portáteis distintos que podem eventualmente necessitar duma reconfiguração ser reduzido vou optar por, ter imagens para as marcas que tenham mais que um portátil do mesmo modelo, e guardar as ferramentas e configs dos restantes religiosamente.

Mais uma vez Obrigado a todos!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)