Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[EXCEL] Função algum texto para dados
11-08-2010, 11:09
Mensagem: #1
[EXCEL] Função algum texto para dados
Olá pessoal.

Na coluna A tenho os dados (em forma de texto) de despesas e na coluna B o valor gasto.
Algo do género:

Coluna A Coluna B
1 &&&&&&& FARMACIA &&&&&& -32,04
2 ####### Seguros %%%%%%% -157,78
3 """"""" GASOLINA """""" -45,36
4 !!!!!!! COMPRA !!!!!! -20,00

Os caracteres &,#,%," e ! significam que este texto é variável, ou seja, a despesa da farmácia pode voltar a aparecer na coluna a mas irá aparecer como, por exemplo, !"#$% FARMACIA &/()=

Utilizando a formatação condicional, as células são formatadas automaticamente para caso a célula contenha algum texto específico, seja formatado o preenchimento da célula de determinada cor, ou seja, independentemente dos caracteres, basta aparecer em alguma parte da célula FARMACIA para o preenchimento passar, por exemplo a vermelho. Todas as despesas estão formatadas para adquirir determinado preenchimento.

O que pretendia era, na coluna C inserisse uma fórmula que ele verificasse o conteúdo da célula A1 e caso contivesse a palavra FARMACIA a célula C1 passaria a mostrar, por exemplo, 1, se tivesse COMPRAS, devolvia o valor 2 e por aí fora.

Também não é possível fazer isso com base na formatação do preenchimento da célula, ou seja, se a célula A1 fosse roxa, a C1 devolvia 1 e por aí fora.

Última questão.
Na célula A1, A2 e A3 tenho, respectivamente, os valores 10, -15, 36. Existe alguma maneira de seleccionando estas células e copiando-as, colar a soma, por exemplo na célula B5.
Desde já agradeço,

Kodiak

P.S. - Uso o Excel 2010
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2010, 11:38
Mensagem: #2
RE: [EXCEL] Função algum texto para dados
Olá Kodiak.

Parece-me que vais ter que usar o Visual Basic do Excel.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2010, 11:41
Mensagem: #3
RE: [EXCEL] Função algum texto para dados
Isso é que é mais complicado Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2010, 11:53
Mensagem: #4
RE: [EXCEL] Função algum texto para dados
a minha opinião é a mesma que o Raphael, vais ter de recorrer ao VB do Excell, tenta procurar sites no google sobre isso, e vais ver que encontras muita ajuda para o que precisas, pode não ser directamente mas relacionada
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2010, 22:45 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-08-2010 23:03 por kinato.)
Mensagem: #5
RE: [EXCEL] Função algum texto para dados
Boas,

Estou a utilizar o Open office versão 3.2, como tal as indicações quevou deixar aqui não tenho a certeza se existem no Excel 2010.

Seguindo o exemplo inicial das colunas A e B, coloca na célula C1 a seguinte função:
=LOCALIZAR("FARMACIA";A1;1)
Com o teu exemplo da célula A1, esta vai devolver o valor 9, o que quer dizer que a palavra FARMACIA foi encontrada aonono caracter da célula A1. Se por ventura o texto a procurar não existir na, a célula devolve o erro #VALOR!. Para resolver este problema sugiro utilizar na célula D1 a seguinte função:
=É.ERRO(C1).
A partir daqui tens na coluna D o resultado de VERDADEIRO ou FALSO, que te vai auxiliar no teu objectivo.
Para a ultima questão, essa pode ser realizada com recurso ao VBA do excel, mas não sei bem qual é o teu objectivo. Trata-se de fazer esta operação de somar os valores sempre as células A1 a A3 e colar sempre em B5? Ou pode ser variável o intervalo de dados?
Se o intervalo de dados for variável, tem de se fazer a programação no VBA de acordo com isso.

Escreve o maximo de detalhes possível para te poder ajudar mais na criação de uma macro para fazer essa operação.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-08-2010, 10:12
Mensagem: #6
RE: [EXCEL] Função algum texto para dados
Se fosse em access ainda te dava uma ajuda, mas em excel sou fraquito... Confused

No entanto tenho aqui uma ajuda pra ti:
http://www.juliobattisti.com.br/cursos/e...indice.asp
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-08-2010, 10:32
Mensagem: #7
RE: [EXCEL] Função algum texto para dados
Boas.
Obrigado pelas respostas.

(11-08-2010 22:45)kinato Escreveu:  Boas,

Estou a utilizar o Open office versão 3.2, como tal as indicações quevou deixar aqui não tenho a certeza se existem no Excel 2010.

Seguindo o exemplo inicial das colunas A e B, coloca na célula C1 a seguinte função:
=LOCALIZAR("FARMACIA";A1;1)
Com o teu exemplo da célula A1, esta vai devolver o valor 9, o que quer dizer que a palavra FARMACIA foi encontrada aonono caracter da célula A1. Se por ventura o texto a procurar não existir na, a célula devolve o erro #VALOR!. Para resolver este problema sugiro utilizar na célula D1 a seguinte função:
=É.ERRO(C1).
A partir daqui tens na coluna D o resultado de VERDADEIRO ou FALSO, que te vai auxiliar no teu objectivo.

Fórmula para conseguir o que queria:
=SE(É.NÚM(PROCURAR("*FARMACIA*";A1;1));1;SE(É.NÚM(PROCURAR("*COMPRAS*";A1;1));2;SE(É.NÚM(PROCURAR("*GASOLINA*";A1;1));3;"")))



(11-08-2010 22:45)kinato Escreveu:  Para a ultima questão, essa pode ser realizada com recurso ao VBA do excel, mas não sei bem qual é o teu objectivo. Trata-se de fazer esta operação de somar os valores sempre as células A1 a A3 e colar sempre em B5? Ou pode ser variável o intervalo de dados?
Se o intervalo de dados for variável, tem de se fazer a programação no VBA de acordo com isso.

Escreve o maximo de detalhes possível para te poder ajudar mais na criação de uma macro para fazer essa operação.

Era só utilizando a função copy/paste do Excel. Já estive a procurar mas acho que não dá para o que quero.


Kodiak
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)