Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mac Mini G4 - O meu Primeiro Mac
28-01-2011, 15:07
Mensagem: #1
Mac Mini G4 - O meu Primeiro Mac
Boas tardes! Smile

Há uns meses fiz um negócio, ou melhor, uma troca, que me parece ter sido bastante boa (digam-me se fiz mal Tongue). Troquei um Qtek 9100 que tinha na gaveta por um Mac Mini G4. Já há algum tempo que tinha vontade de experimentar Mac OS, e esta foi sem dúvida uma boa oportunidade.

Por falta de tempo, o meu novo, velhinho, Mac Mini G4 ficou parado em cima da secretária e apenas agora resolvi usar e explorar aquilo. É um 1,25 GHz, 512 MB RAM, 40 GB Disco, placa gráfica não me lembro, wireless, etc etc. Vem com Mac OS X 10.5.qualquer coisa instalado.

Houveram algumas coisas que me saltaram à vista logo quando o liguei as primeiras vezes. Antes de mais, a fluidez do SO, tendo em conta que é um computador com 5/6 anos. Nas coisas simples é mesmo bastante rápido! Quando se puxa mais por ele, nota-se a idade, mas não é esse o meu objectivo, por isso espantou-me que funcionasse tão bem para as coisas do dia a dia. Apenas noto às vezes alguma lentidão a abrir certas páginas da Internet.

Segundo ponto positivo.. o design. O bixo tem um design incrível para algo que foi lançado em 2005. Quando tento comparar com outros computadores de 2005 é que me apercebo o quanto maravilhosa era aquela máquina na altura, comparando com o restante existente no mercado.

Ponto negativo: as velocidades do rato. Foi até o ponto que me fez deixar o Mac Mini de lado até esta altura. Era um atrofio enorme acertar com o rato em algum sitio. Deslocando o rato devagar o ponteiro vai mesmo muuuito devagar. Quando tentava um bocadinho mais depressa a velocidade passava de 8 para 80, o que para mim era um atrofio enorme tentar fazer alguma coisa. Há uns dias, como me dava jeito usar o Mac para umas coisas em específico, voltei a ligá-lo e procurei uma solução para isso. Foi fácil de encontrar, uma pequena aplicação (não me lembro agora do nome, mas depois posso dizer qual foi) que punha o rato de volta à normalidade, como estou habituado do windows.


Passando à frente, a razão do post, além de ser para dar o meu testemunho, é também para pedir ajuda, já que é um mundo completamente novo que estou a descobrir, numa máquina que não é propriamente nova. Aqui estão para já os pontos em que talvez alguém me possa dar umas dicas:

1 - O Mac não traz CD's nem DVD's do software. Já tentei contactar a pessoa com quem fiz a troca, que me disse que devia ter os CD's em casa, mas até agora nada. Penso que o Mac foi comprado pela net, veio de Inglaterra, usado, o que me parece é que deve ser refurbished, pois noto umas marcas na parte de baixo da caixa de alumínio, que devem ter resultado da abertura da Mac. Eu neste momento queria formatar o Mac Mini, para ter tudo como se fosse novo (apesar de ser velho Tongue). Que opções tenho para fazer isto? Pode ser "à la windows"? Como se trata de uma versão do SO que já não é comercializada, onde posso arranjar, como instalar, vou ter problemas.. etc etc.. Estou completamente a zero nisto..

2 - Estava a pensar fazer um upgrade da RAM para, pelo menos, 1 GB. Será que vale a pena? Se sim, que tipo de RAM comprar? (Ser que são DDR SDRAM, mas não sei o que mais tenho que ter em conta).

3 - Que software aconselham para que possa tirar partido desta máquina já não muito recente? Software para optimizar o sistema para ficar o mais fluido possível, ou seja, desligar coisas desnecessárias, etc? Software que me possa permitir dar destino à utilização deste Mac Mini. Também já pensei em usá-lo como Media Center (tenho que arranjar um adaptador de DIV para HDMI). Será que ele ainda se aguenta a ler 1080p, e que software usar? (e não sei também se as legendas funcionam como em windows, se é preciso codecs, etc).

4 - Já me ia esquecendo. Não consegui ligar o Mac à net por wifi. O/A Airport detecta várias redes, mas não a minha. Pelo que li nas minhas pesquisas na net, deve-se ao facto de a minha rede ser em 802.11 n. Será que é este o problema, e será que há volta a dar a isto? Eu não preciso que ele ligue em norma n, mas não conseguirei ligar em g? (mantendo a rede em n) Pelo menos um dos portáteis que tenho em casa não tem placa wireless com norma n e nunca tive problemas a ligar à net. Tenho um router belkin n+ (não sei se é este o modelo, mas se for preciso dou mais pormenores).

Resumindo, o que queria eram dicas de quem tem experiência com mac, e sabe do que esta máquina ainda é capaz. O que ainda posso fazer com ela, o que me aconselham a fazer com ela, o que posso fazer para tirar o melhor partido da máquina..? À partida vou começar apenas por abrir PDF's, escrever uns textos, possíveis folhas de cálculo simples, internet, email, possivelmente filmes, coisas simples. Quero ver se reforço a minha ideia de o próximo portátil a comprar ser um Macbook ou MB Pro (Ou até Air). Tongue Ou se com esta experiência com o Mac Mini ponho a ideia de lado.

Agradeço desde já a quem tiver paciência para ler o meu testamento Tongue

Cumprimentos,

Tiago Dias


PS: Outro coisa que queria fazer era arranjar um teclado com ou sem fios da Apple, em 2ª mão, ou um qualquer teclado de dimensões agradáveis. É que o que uso actualmente é um monstro. Se alguém tiver algum que não use, eu talvez possa estar interessado em comprar. Tongue (já andei à procura, e os teclados dos PowerPC's da época do meu Mac até me agradam, aqueles com duas entradas USB, mas é difícil encontrar quem os venda em separado do computador, já para não dizer que não queria gastar um balúrdio..)
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-01-2011, 18:12
Mensagem: #2
RE: Mac Mini G4 - O meu Primeiro Mac
Boa tarde !
Tambem tenho um desses que não uso ha muito, mas sei que faz muito bem oficio de media center, ponto internet ou jukebox em casa pois é uma maquina que consome pouca energia.

Para os CD de instalação, ja que tens o 10.5 tens o Leopard instalado versão PowerPC, que é a penultima versão de OSX, o ultimo em data é o Snow Leopard que é Intel only. O teu Mini PPC G4 de origem vem com OSX 10.4 Tiger (facil de encontrar no ebay) e ai três alternativas se oferecem a ti…
Encontras um Tiger de origem OEM MacMini PPC (se for de um iBook ja o Mini não o aceita para instalação) ou um Tiger edição universal.
Encontras um Leopard universal PPC (aconselho-te arranjares um Tiger que ainda é viavel, mais barato e mais em adequação com as possibilidades hardware do teu Mac)
Tenta fazer com que a pessoa que te deu o Mac te dê tambem os CD de instalação…

Outra alternativa, existe o Linux em versão PPC…

A memoria Ram do G4 é a DDR 400 MHz PC 3200 o preço por 1 Gb deve rondar os 20/30€, a duplicar a memoria Ram vais sentir imensa diferença.

Para ver videos, ja é mais complicado, para poderes ler videos HD em 1080p esquece isto, o 720p muito dificilmente, mas o 480p sem problemas alguns !
A placa grafica é a ATI Radeon 9200 com 32Mb de memoria e o cpu é muito limitado para tais tarrefas…
Para as legendas usa VLC, este soft lê tudo o que é video, para as legendas basta as abrir ao mesmo tempo que o video.
Ao instalar o OSX podes fazer uma install light, suprimindo o que não te interessa.
Com a distri Linux PPC podes fazer um servidor Web…

Quanto ao teu problema de Wifi não te sei responder Confused

Para o que contas fazer com ele acho que o Mini é suficiente para tarefas de burotica, podes melhorar a reactividade dele fazemdo um upgrade de Ram e porque não um disco rigido (mais veloz 7200 rpm e com mais capacidade) que são em formato IDE. Não deve ser dificil encontrar isto barato na eBay.

Teclado sem fio é possivel que existem teclados na concorrência… do tipo Trust ou assim que fazem produtos para a Apple.

Macbook : C2D 2Ghz, Intel GMA X3100, 4Gb Ram, HD 200Gb
Hackintosh EFI-X : Q9550 2,8Ghz, DFI P45-T2RS Plus, 2x2Gb Ram, HDD Raid 2x500Gb + 1Tb T-M, 9800 GTX+, PM G4 QuickSilver case.
iMac G3 500Mhz/MacMini G4 1,5 Ghz
iPhone 3GS 16Gb
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-05-2011, 12:13
Mensagem: #3
RE: Mac Mini G4 - O meu Primeiro Mac
Bom dia, hoje é o meu primeiro dia no forum e como já tenho uns anitos de Mac e muito mais de informática pareço um entendido na matéria e ando aqui a responder a todos os posts que acho interessantes.
Não sei se já resolveste o problema do Wireless.
Uma dica para o caso de não teres resoolvido, configura o router para a norma automática, ou seja, ele adapta-se (à partida) à placa que está a tentar ligar.
Boa sorte.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)