Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[CMOS] Só por curiosidade
29-08-2010, 12:15
Mensagem: #1
[CMOS] Só por curiosidade
Olá pessoal, sou novo por estas bandas (no fórum, no blog já nem tanto Tongue ), apenas me registei umas semanas antes porque havia aqui alguém com problemas semelhantes numa motherboard igual à que possuo num desktop.

Relativamente à dúvida que me levou aqui a criar um novo tópico é o seguinte:

«Qual a duração média de uma pilha CMOS num portátil? Existem diferenças entre ser portátil e fixo?»

Eu estou a colocar esta questão, porque o meu portátil ficou sem bateria no mês passado, ou até no anterior a esse, não sei já dizer com toda a certeza quando. Mas agora está com problemas na pilha de Relógio do Sistema. A solução passará pela substituição da mesma. A minha questão é mesmo a título de curiosidade, só para ter mais ou menos uma ideia do tempo de uso da mesma. Visto que este portátil (sem bateria) é uma ferramenta de uso praticamente diário de lazer e de trabalho.

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-08-2010, 12:28
Mensagem: #2
RE: [CMOS] Só por curiosidade
Olá, o conhecimento que eu tenho é nos desktop's e a pilha tem uma duração média de 2 anos! Ou seja podes estar 2 anos com o PC desligado que ele guarda as configurações! Mas temos também de pensar que sempre que desligamos o PC da corrente gastamos pilha. Existem ainda board's que têm acumuladores, que guardam energia extra, para arrancar o sistema sozinhos (função de despertar por exemplo), e outras tarefas, o que aumenta a vida da pilha! Outro factor que tens de ponderar é que a pilha é colocada na fábrica, e o tempo que a board está no expositor ou então num PC sem estar ligado é tempo que está a gastar mesmo sem ninguém o ter comprado!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-08-2010, 12:52 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-08-2010 12:57 por wolfytuga.)
Mensagem: #3
RE: [CMOS] Só por curiosidade
(29-08-2010 12:28)Mordep Escreveu:  Olá, o conhecimento que eu tenho é nos desktop's e a pilha tem uma duração média de 2 anos! Ou seja podes estar 2 anos com o PC desligado que ele guarda as configurações! Mas temos também de pensar que sempre que desligamos o PC da corrente gastamos pilha. Existem ainda board's que têm acumuladores, que guardam energia extra, para arrancar o sistema sozinhos (função de despertar por exemplo), e outras tarefas, o que aumenta a vida da pilha! Outro factor que tens de ponderar é que a pilha é colocada na fábrica, e o tempo que a board está no expositor ou então num PC sem estar ligado é tempo que está a gastar mesmo sem ninguém o ter comprado!

Então, mas no caso do portátil pode ser diferente por ter bateria, durante o tempo que possuir bateria, poderá não puxar tanto da pilha, digo eu, não sei como este sistema funciona, daí a minha questão. O portátil tem 5 anos nas minhas mãos, não sei quanto tempo esteve desde o seu fabrico até à venda, visto ser de marca Austríaca e de não ser lá muito conhecida em Portugal (é um GERICOM EGO 1560 XL). E de todos os pc's que tenho em casa é a primeira vez que um apresenta mensagem por parte da BIOS devido ao POST (Power On Self Test) como é apresentado na imagem em baixo:

[Imagem: 757px-POST_P5KPL.jpg]
(fonte: wikipedia)

Normalmente neste pc não mostrava o POST em acção, apenas mostrava o Logo do pc no arranque. No lugar da pilha CMOS apareceu o seguinte:

"CMOS wrong"

Depreendo que a pilha, através desta mensagem, esteja mesmo nas últimas, isto porque ao tratar-se de uma pilha recarregável, tem sempre um limite de cargas, indicando assim a sua inacção.

Cumprimentos!

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-09-2010, 13:57 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-09-2010 13:57 por TiagoR.)
Mensagem: #4
RE: [CMOS] Só por curiosidade
O teu portatil pode usar uma pilha de lítio tal como os Desktops (estar ligado ou não não interessa muito, visto que elas até têm validade, ou seja mesmo nunca tendo sido usada, acaba por ficar obsoleta, duração 2/3 anos dependendo da marca/qualidade), no caso dos laptops (mais antigitos) há muitos que usam mesmo baterias ni-mh ou semelhantes (pilha recarregavel), de qualquer das formas quer umas quer outras têm o seu tempo de vida, e por certo o dessa já passou.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)