Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Conduzir em Portugal
17-09-2010, 01:29
Mensagem: #21
RE: Conduzir em Portugal
Bem acho que parte do teu texto foi um pouco direccionado para mim, uma vez que acabaste por de uma forma ou de outra pegar em "frases" minhas para explicar alguma coisa...
Bem...
No que diz respeito a carro alterado, no meu caso tinha o carro assim por gosto próprio...as alterações feitas foram pensadas e foi investido muito dinheiro em segurança também...desde travões até jantes maiores com uma largura de pneu muito maior...
Se fiquei chateado por ter visto o meu carro a ser apreendido?Claro que fiquei, mas entendi porque de uma forma ou de outra sabia que estava a incorrer numa transgressão ao código da estrada e sabia perfeitamente ao que estava sujeito...
Na maioria do tempo que circulo, ando com a minha 406...neste momento encontro-me a circular com ela com uma reprogramação de centralina, a qual fiz pois trata-se de um carro extremamente pesado e cujo na qual os 110Cv de origem fazem com que ela se "arraste", não ando a competir com ninguém mas sempre que necessito sei perfeitamente que basta pisar o acelerador e ela responde...
Como tenho perfeita noção de que não é so andar, optei por um kit de travões da Brembo o qual tem uma eficacia superior a +100% em relação ao original e coloquei jantes novas...
Roda 17, com pneu 235/45 a frente e 265/40 atrás...
É uma questão de me sentir seguro...

A uns tempos atrás, fui mandado parar numa mega-operação stop durante a madrugada ao qual o guarda que fiscalizou a minha carrinha me indica que a medida não estava abervada no documento unico do carro e que me iria ter de autoar...
Claro está que concordei, contra factos não há argumentos, no entanto ele ainda ficou ali mais um pouco a falar e perguntou a razão para andar com pneus tão largos...
Lá lhe expliquei que a carrinha estava com 180Cv, com o tamanho dos discos que tenho não podia ter menos de roda 17 e que assim me sentia seguro...e diz ele...
"Pois, mas agora que vai ser autuado imagino que vá retirar isso tudo..."
Minha resposta...
"Não pois prefiro sentir-me seguro..."

Conclusão acabei por não ser multado, até porque o Guarda deverá ter percebido que é um pouco "dificil" de fazer corridas com uma carrinha com 5metros de comprimento e perto de 2200kg de peso...


No que dizes da caça a multa...
Não considero caça a multa eles estarem em locais estratégicos, as pessoas tem de cumprir seja em que situação for...no entanto se falar-mos na situação que referi acima de te tentarem "tirar do sério" a coisa já muda de figura e já vejo isso como abuso de poder...

Objectivos?Mas olha...queres as autoridades a zelar pelo teu bem e pela tua segurança ou a tentar tirar-te dinheiro da carteira a todo o custo?Incitar a objectivos é fazer com que os agentes andem na rua a espera da mais pequena infracção para poderem aplicar uma coima...
Meu amigo, a policia existe para zelar pela nossa segurança enquanto cidadãos e não para fazer dinheiro...O principal objectivo deles deveria de ser fazer patrulha zelando pelo bem e segurança de todos, não aplicando qualquer tipo de coima, mas com os objectivos basta teres um pintelho fora do sítio e já te estão a multar...
Sabias que basta eles quererem que te multam?Erros toda a gente comete e não existem cidadãos exemplares e muito menos condutores e a autoridade deverá ser ponderativa e aplicar a lei em conformidade com vários factores uma delas é a questão ética e humana...

Exemplo: Um amigo meu vinha na nacional 109, atrás de outro carro que circulava a uma velocidade média de 80km/h onde o limite era 90km/h...
Ora numa recta e de um momento para o outro e sem que nada o fosse fazer prever, decide aplicar travões a fundo para encostar na beira da estrada. Ora como o meu colega viu que não iria ter tempo de travar e ia bater-lhe em cheio na traseira visto que não é um pouco complicado de parar um carro de mercadorias carregado assim ultrapassou-o calcando a linha continua.
Uns metros mais a frente, já quase no final da recta é mandado parar pela PSP os quais o alertam para o facto de ele ter pisado a linha continua e que iria ser autuado por isso...
Ele lá lhes disse, que fez isso para evitar um acidente e a resposta do guarda foi "Era uma linha continua mas e se fosse um muro?"
Conclusão, deveria de estar fraquinho aquele mês então ele tinha de aproveitar tudo para ver se conseguia...enfim provavelmente preferia ter chamado o INEM e os bombeiros para os desencarcerar...

No que diz respeito a quem tem carros topo de gama, noto aí um pouco de inveja para isso bastando que eles comentam qualquer tipo de asneira para serem logo rotulados de "Tem um carro melhor já pensa que é dono da estrada", mas agora também te digo...Se não tens um carro topo de gama, faz por isso...assim também já podes circular num carro topo de gama de qualquer marca a fazer valer todas as regras de transito.


Como referi acima em outro post meu, quem está mal somos nós não eles...no entanto eles não podem de modo algum provocar seja quem for de modo a levar essa pessoa a incorrer numa infracção para que depois a possam autuar, coisa que acontece muitas vezes no nosso pais devido ás políticas...
Outra coisa é...para que necessitam eles de Subaru, Audi A8 W12, BMW Serie 7 para fazer prevenção rodoviária?Já agora, os carros deles podem andar alterados e os nossos não?
Eu sou contra alterações sem qualquer tipo de controlo, mas sou completamente a favor de todo o tipo de alterações, desde que devidamente acompanhadas por entidades competentes para que se possa assegurar a segurança do veiculo em questão.

Quanto aos engenheiros das marcas serem tão bons...são mesmo tão bons tão bons, que mandaram para a rua uma série de Toyotas Avensis que tinham um problema na suspensão traseira fazendo com que esta entra-se em despiste fácilmente...
Outro exemplo, os Toyota Yaris Verso, que foi feito um recall para lhes soldarem uma barra com cerca de 50kg na traseira...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-09-2010, 02:37
Mensagem: #22
RE: Conduzir em Portugal
@RaCcOn
Portanto... sabes que andas ilegal, e continuas a fazê-lo por opção!
O facto de teres pneus mais largos não implica mais segurança... aconselho a procurares mais informação a esse respeito. Aumentar a superficie de contacto não implica mais segurança... ainda para mais... com medidas diferentes em cada eixo. E o smart não serve de exemplo... tem o seu centro de gravidade "anormal", devido ao comprimento vs altura!
Mas lá esta... como outros... tu é que sabes!

Se escapaste a multa... foi errado! O agente em questão errou e compactuou com uma ilegalidade. De certeza que o graduado superior não estava presente.
Por isso sempre defendi... carros ilegalmente alterados, não homologados... deveriam ser apreendidos!
O teu testemunho assim faz sublinhar que, neste caso, o condutor português não aprende, nem o quer fazer. As coimas são de baixo valor e nem sempre aplicadas.
Mais uma coisa de errado neste país que até tem uma legislação competente, é que a legislação existe mas não é aplicada!

Para ser multado não basta eles quererem... estas errado! Basta tu quereres... basta pensares como pensas...

No que diz respeito a carros topo de gama...
Na ansia de me contradizeres, confundiste-me com o user @maximilian! Foi ele que fez essa referência!

A questão dos engenheiros... é tão, mas tão vazia de conteudo que fico a pensar se não achas que sabes mais do que eles... é que afinal o teu carro parece refletir isso!
Temos aqui um engenheiro...
Todas as marcas, ao longo do tempo fizeram recalls. É sinal que estão atentos.
Pensar que, por certos modelos serem chamados á marca para correcções valida o facto de cada um pensar que sabe mais que o fabricante já é... ego!
A mensagem que tentas passar... então são incompetentes e cada um que decida!
Enfim...
Neste assunto (o teu caso), dou por encerrada a minha participação!
Fica o desenho feito... eu defendo o estar dentro da legalidade e cumprimento. Tu já não o fazes, deliberadamente andas com uma viatura ilegal. Toda e qualquer questão acerca dela é irrelevante perante este facto... seja o argumento que fôr. Pois se tens certeza que esta mais segura com certeza ela estaria homologada... que não esta! Talvez (?) nem averbada esteja! Perante isso... não pode existir uma discussão correta.
É o chamado "colocar o carro á frente dos bois"... primeiro aplica-se e depois espera-se que aprovem ou que legalizem. Esta errado!
Para quê comprar um carro com 110cv se se arrasta?
Para quê comprar um carro com jantes que não servem para o que quero?
Não seria mais eficaz comprares um carro já com os 180cv? E com medidas de jantes que gostes?
Não... é preferivél comprar uma arrastadeira e alterá-la a gosto, ilegalmente...
Não entendo nem compreendo!
São opções e posturas!
Existe muita coisa com a qual não concordo neste país... mas esforço-me por cumprir e não uso a minha discordância como argumento para desrespeitar leis, regras! São valores dos quais não prescindo, e me orgulho de ensinar á minha filha! O respeito, pelos outros, pelas leis, pela sociedade. E não existem desculpas neste campo...
Comprei o carro que comprei... quando achar que quero mais (segurança, cv, potência, etc), compro outro, legal e homologado, de fábrica! Não vou alterar o actual e andar alegremente ilegal! Não faz parte de mim...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-09-2010, 12:00
Mensagem: #23
RE: Conduzir em Portugal
(17-09-2010 02:37)BladeRunner Escreveu:  @RaCcOn
Portanto... sabes que andas ilegal, e continuas a fazê-lo por opção!
O facto de teres pneus mais largos não implica mais segurança... aconselho a procurares mais informação a esse respeito. Aumentar a superficie de contacto não implica mais segurança... ainda para mais... com medidas diferentes em cada eixo. E o smart não serve de exemplo... tem o seu centro de gravidade "anormal", devido ao comprimento vs altura!
Mas lá esta... como outros... tu é que sabes!

Bem, acho que o tema mudou um pouco para segurança dos veiculos e as alterações que podemos fazer para que estas sejam melhoradas...
Ora, como deverás saber as marcas obdecem a certos parametros, os quais são relacionados com o mercado alvo de cada veiculo, o facto de virem de origem com Roda 15, não quer dizer que não fique mais seguro com Roda 20 por exemplo...no entanto devido ao mercado alvo ao qual o veiculo se destina, a opção foi Roda 15.
Outro dos factores é o custo do veiculo, no caso da minha carrinha e na altura em que ainda a podias comprar nova com zero Km custava um pouco mais do que 40.000€, o facto de colocarem Roda 17 iria aumentar o preço do carro significativamente, para além do facto de que na altura dela muito poucos carros saiam do Stand com uma jante maior que 16".
Ora pondo isto, e referente a questão de ter medidas diferentes em cada eixo, vamos então colocar-nos com os carros desportivos e com os BMW/Mercedes...até mesmo o meu A5 vem de origem com pneu mais largo atrás...(isto para o caso de me ires falar da tracção traseira).
Como deverás ter reparado, não sou apologista de alterações apenas por alterar para ficar mais bonito ou mais rapido...sou apologista de alterações muito mas muito bem ponderadas, tanto que antes de realizar qualquer tipo de alteração aconselho-me com vários profissionais da área...

(17-09-2010 02:37)BladeRunner Escreveu:  Se escapaste a multa... foi errado! O agente em questão errou e compactuou com uma ilegalidade. De certeza que o graduado superior não estava presente.
Por isso sempre defendi... carros ilegalmente alterados, não homologados... deveriam ser apreendidos!

Escapei a multa pois o Sr. Guarda teve a consciência de que efectivamente o meu carro não estaria a prejudicar ninguém, muito bem pelo contrário...
Como deverás entender, eu nunca me recusei a homologar todas as alterações que decidi fazer neste carro, antes pelo contrário até...
Tanto que mal apareceu a LTA (Laboratorio de Tecnolgia Automovel), fui logo lá levar o carro para colocar os pneumaticos legais...hoje em dia posso circular em segurança e mais descansado e tenho no livrete averbado até Roda 18...(Com medidas diferentes entre eixos)
Absurdo na lei, acho eu por exemplo eu ter no livrete do carro averbadas as seguintes medidas...
205/60R15, 225/55R16, 245/45R17, 265/30R18 e poder circular livremente com 205/60R15 no eixo da frente e 265/30R18 no eixo traseiro...isso sim deveria de ser condenado no entanto a lei permite que aconteça...
Bem como coloquei película nos vidros, para meu conforto e segurança e mal saiu a lei que permitia a homologação da mesma tirei a que tinha e coloquei a respectiva homologada(Apesar de ter gasto o dobro do dinheiro), bem como uso Xenon e tratei de colocar as ópticas de modo a estar tudo em conformidade...



(17-09-2010 02:37)BladeRunner Escreveu:  O teu testemunho assim faz sublinhar que, neste caso, o condutor português não aprende, nem o quer fazer. As coimas são de baixo valor e nem sempre aplicadas.
Mais uma coisa de errado neste país que até tem uma legislação competente, é que a legislação existe mas não é aplicada!

A legislação não deixa de ser competente, no entanto queremos estar na vanguarda da tecnologia em tudo e mais alguma coisa, no entanto continuamos a condenar quem quer personalizar um veiculo que adquiriu e que pagou mais impostos sob ele do que em qualquer outro pais da comunidade Europeia...e o qual não coloca em risco a segurança de ninguém, bem pelo contrário...(Admitindo que é tudo feito de acordo com a segurança do veiculo em questão e não alterações as três pancadas e que nem se sabe o que se está a fazer).
Eu sou de acordo com todo o tipo de alterações em veiculos e concordava com a legalização das mesmas, desde que para a homologação acontecer o veiculo tivesse de passar em determinados testes por uma entidade competente (tal como acontece hoje em dia com os pneumáticos e películas que referi acima).


(17-09-2010 02:37)BladeRunner Escreveu:  Para ser multado não basta eles quererem... estas errado! Basta tu quereres... basta pensares como pensas...

Enganas-te redondamente, basta eles quererem implicar que arranjam sempre alguma coisa...muitas vezes até arranjam coisas quem nem estão na lei (claro está que podes depois contestar isso).
Depois de ter tirado a carta, andava eu com o meu primeiro carro...e ia para o meu local de trabalho já um pouco atrasado...
Circulava numa localidade onde o limite de velocidade máximo era 50km/, e enquanto fazia uma ultrapassagem o um GNR que estava parado do outro lado da estrada fez-me sinal para eu parar...
Claro está que conclui a ultrapassagem em segurança para não atrapalhar o outro condutor...
Paro mais a frente e pensei, "Bem deviam de estar ali com o radar e apanharam-me a ultrapassar a mais de 50km/h".
O GNR pediu documentos etc etc etc...
Ao que me diz ele "Sabe que não pode circular com os farois de nevoeiro ligados quando as condições atmosféricas não o exigem" penso eu "outra?"
Conclusão, não me multou pelo excesso de velocidade pois não tinham radar e não tinham maneira de comprovar, no entanto multou por ter os farois de nevoeiro ligados pois tinha-me esquecido deles assim no dia anterior e bastava voltar a ligar os medios para eles ligarem também...
Saio da beira dele e dirijo-me até ao posto da GNR da zona, com a multa onde descrevia...
"Circulava com o veiculo XXXX com os farois de nevoeiro DA FRENTE ligados quando as condições atmosféricas não o exigiam"...
O "da frente" foi a meu pedido, chego lá ao posto da GNR e perguntei como é que eu poderia ser multado por circular com farois de nevoeiro ligados quando meu carro nem tão pouco os tinha...
Pois basicamente, os farois que se encontram no parachoques frontal do carro em baixo, chamam-se "Espelhadores" e não farois de nevoeiro...
Espelhadores tem como funcionalidade iluminar os cantos da estrada,
Farois de nevoeiro tem como finalidade iluminar a estrada, podendo tornar-se perigosos e encandear outros condutores quando usados indevidamente...

Isto é aplicar a lei ou é inventar sob ela para tentar arranjar pretextos?
Como é lógico já sabia disso quando me multou, no entanto não disse pedindo apenas para referir que eram os farois de nevoeiro da frente pois tinha a certeza que se lhe dissesse isso na altura ele ia tentar encontrar outra treta qualquer...

(17-09-2010 02:37)BladeRunner Escreveu:  No que diz respeito a carros topo de gama...
Na ansia de me contradizeres, confundiste-me com o user @maximilian! Foi ele que fez essa referência!

Não sei se reparas-te mas nem tão pouco te citei, logo interpreta para ti o que cabe no teu contexto...


(17-09-2010 02:37)BladeRunner Escreveu:  A questão dos engenheiros... é tão, mas tão vazia de conteudo que fico a pensar se não achas que sabes mais do que eles... é que afinal o teu carro parece refletir isso!
Temos aqui um engenheiro...


Por acaso temos, apesar de não no ramo automóvel, no entanto em relação a isso...
Todos os outros paises que permitem e legalizam determinados tipos de alterações devidamente vistoriadas são incompetentes e incoerentes...
Já agora, sabias que se fores comprar um carro fora de Portugal, dentro da comunidade Europeia(Ex: Alemanha) e este tiver qualquer tipo de alteração no acto de legalização sendo esta legal no pais de origem e esteja devidamente identificada como tal o carro é legalizado cá?!
Posso dizer-te que no meu A5, tenho legalizado até R19, no entanto conheço um carro que é exactamente igual ao meu e que anda com R22 legal!isto porque foi importado da Alemanha...
É lixado querer dar dinheiro a ganhar a este pais...

(17-09-2010 02:37)BladeRunner Escreveu:  Todas as marcas, ao longo do tempo fizeram recalls. É sinal que estão atentos.
Pensar que, por certos modelos serem chamados á marca para correcções valida o facto de cada um pensar que sabe mais que o fabricante já é... ego!
A mensagem que tentas passar... então são incompetentes e cada um que decida!
Enfim...

Se reparares bem tive o cuidado de referir anomalias que colocam a segurança dos condutores e não só em causa...
Não era suposto passarem anos a testar e a evoluir?
Para além de que soldar uma barra de 50kg no carro é realmente uma solução muito profissional na qual muito sinceramente no meu caso não aceitaria de forma alguma.
Não chamei incompetente a ninguém, apenas referi que as coisas poderão ser melhoradas/Personalizadas sem colocar a segurança de ninguém em causa, e por vezes até pode ser aumentada substancialmente.


(17-09-2010 02:37)BladeRunner Escreveu:  Neste assunto (o teu caso), dou por encerrada a minha participação!
Fica o desenho feito... eu defendo o estar dentro da legalidade e cumprimento. Tu já não o fazes, deliberadamente andas com uma viatura ilegal. Toda e qualquer questão acerca dela é irrelevante perante este facto... seja o argumento que fôr. Pois se tens certeza que esta mais segura com certeza ela estaria homologada... que não esta! Talvez (?) nem averbada esteja! Perante isso... não pode existir uma discussão correta.
É o chamado "colocar o carro á frente dos bois"... primeiro aplica-se e depois espera-se que aprovem ou que legalizem. Esta errado!
Para quê comprar um carro com 110cv se se arrasta?
Para quê comprar um carro com jantes que não servem para o que quero?
Não seria mais eficaz comprares um carro já com os 180cv? E com medidas de jantes que gostes?
Não... é preferivél comprar uma arrastadeira e alterá-la a gosto, ilegalmente...
Não entendo nem compreendo!
São opções e posturas!
Existe muita coisa com a qual não concordo neste país... mas esforço-me por cumprir e não uso a minha discordância como argumento para desrespeitar leis, regras! São valores dos quais não prescindo, e me orgulho de ensinar á minha filha! O respeito, pelos outros, pelas leis, pela sociedade. E não existem desculpas neste campo...
Comprei o carro que comprei... quando achar que quero mais (segurança, cv, potência, etc), compro outro, legal e homologado, de fábrica! Não vou alterar o actual e andar alegremente ilegal! Não faz parte de mim...

Nao ando deliberadamente com um carro ilegal na estrada, o carro é meu, paguei-o e paguei impostos...porque razão não posso fazer dele o que eu quiser?
Desde que não ponha a segurança dos outros em causa, qual é o problema?
Por exemplo no Audi quando o adquiri, preocupei-me em ter determinados extras que sei que aumentam a minha segurança...assim já veio tudo legal, para além de que a reprogramação de centralina dele foi feita na propria marca...passando dos originais 240Cv para 275Cv, baixando significativamente os consumos e consequentemente as emissões de CO2...
Certamente que no teu mundo não entra paixão automóvel, no entanto na de muita gente entra...E se posso melhorar o meu carro...vou melhora-lo sempre...

No que referes de todos os carros alterados deveriam de ser apreendidos, porque razão me deverão tirar uma coisa que é minha e que eu paguei?Multarem sim, apreender apenas em casos extremos em que as alterações efectuadas ponham em causa a segurança do veiculo em questão e dos outros utentes da via...
Para além de que quando falo em apreender, refiro-me aos documentos do veiculo e não ao veiculo em sí.
Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-09-2010, 12:16 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-09-2010 12:22 por maximilian.)
Mensagem: #24
RE: Conduzir em Portugal
Não entendi bem se o utilizador "RaCcOn" se refere a mim em ter dirigido o texto ou ao "BladeRunner". Até ao momento não dirigi o texto a ninguém aqui. Apenas exprimo a minha opinião pessoal, estamos numa conversa de esplanada e tenho o direito de concordar e discordar.

Então é assim: Das duas vezes que me mandaram parar por falta de inspecção no carro, eu era culpado, só tinha de assumir. Felizmente só uma das vezes é que paguei multa, mas assumo, tal como na outra situação que referi em que bebi demais. Sempre fui de assumir os meus erros. No0 entanto em ambos os casos da inspecção, não faltei ao respeito a nenhum condutor e nem tão pouco o carro estava em perigo. Apenas não fiz a inspecção por preguiça. Em ambos os casos passou sem problemas.

Relativamente à parte em que o RaCcOn refere de inveja, eu não tenho inveja dos outros condutores. Alem do mais, tenho dois carros e um deles é superior e mais recente que muitos que andam por ai, apesar de não ser um topo de gama. No entanto não me armo em bom com os que tem carros inferiores e respeito todos por igual. O que queria dizer é que muitos condutores dão importância a isso (terem um carro superior) e pior que tudo, desprezam e são arrogantes para os outros condutores!

Relativamente ao que o RaCcon escreveu sobre a policia ter carros modificados e nós não, considero isso ponto de vista no mínimo estranho. Estamos a falar de coisas completamente diferentes. Eles tem os carros alterados para a função deles e nós temos os nossos carros para circular. Os militares tem carros blindados e nós não. Porque haveríamos de ter carros alterados como os da policia? para fugir deles? Não concordo nada com essa tua afirmação.

Concordo com tudo o que o BladeRunner escreveu. E respeito as regras, porque uma sociedade sem regras é uma anarquia, mesmo que tal como o BladeRunner, também não concorde com algumas, mas faço um esforço por cumprir. Também considero que se o meu carro não tem potencia ou segurança suficiente para mim, tenho de adquirir um que me sirva. O meu carro mais recente serve-me perfeitamente em todos os aspectos e como tal está bom assim todo de origem.

Volto a referir que nada tenho contra o tunning, tenho sim contra a atitude de certos condutores. No entanto sei que certos custos de alterações a carros, acaba por sair caro e na minha opinião mais valia comprar um carro melhor, mas isso são opiniões e depende dos bolsos de cada um...

Também volto a referir que apesar de nunca ter notado caça à multa, sei que existe e não defendo. Também sei que há elementos das autoridades que não prestam para a função e muitas vezes não usam o bom senso. Mas até ao momento eu, não tenho qualquer razão de queixa.
É isso mesmo RaCon, alera o que quiseres, mas não ponhas em perigo a vida dos outros condutores e respeita-os. Coisas que muitos não fazem, dai eu ter aberto este tópico. Sinceramente estou a gostar. Smile Continuem.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-09-2010, 14:27
Mensagem: #25
RE: Conduzir em Portugal
Não estava a referir a ninguém em especifico, no entanto o blade acabou por usar frases minhas para usar como um exemplo negativo...claro que apenas estamos aqui a trocar opiniões e essas opiniões são respeitadas como um todo...Podem ser apenas debatidas no entanto respeito a opinião de cada um.

Sim como tu assumiste eu também assumo sempre que circular fora da lei, seja por estupidez por ir distraído e passar num vermelho ou seja conscientemente quando circulo em excesso de velocidade (Como praticamente 100% dos condutores portugueses) ou mesmo quando tenho o meu carro alterado e tenho uma razão para tal que principalmente é mais do que a simples questão estética.

No que diz respeito a policia ter carros alterados...Os carros deles também deverão obedecer as normas establecidas pela lei, não discordo que sejam alterados mas expliquem-me para que é que eles necessitam deles?Para picar o pessoal que vai na rua como fazem?Ou será para eles próprios fazerem corridas ilegais?Se a razão é prevenção rodoviária porque é que não andam com carros devidamente identificados nas auto-estradas, pois é mais que certo que a presença deles é mais que suficiente para que as pessoas se acautelem.
É a mesma treta que os radares...realmente há um grande problema em no local onde está o radar passar dentro dos limites e voltar a acelerar a seguir.

Atenção que nunca defendi nem defendo uma sociedade sem regras, pois isso seria o caos autentico, no entanto se não concordo com alguma regra faço conhecer a minha discordância...não tenho nem sou obrigado a acarretar tudo o que alguém decidiu apenas porque lhe apeteceu.
Vivemos numa democracia, apesar de ser uma democracia apenas de nome, temos deveres mas também temos direitos...
Por exemplo, sabias que para poder averbar a medida de jante que queria tive de adquirir primeiro as jantes, pneus e montar tudo e só depois de pagar 150€ é que me dizem se posso ou não andar com elas?

Uma coisa é falarmos da atitude das pessoas com um carro nas mãos, outra é falarmos de que tudo o que é carros alterados deveriam de ser apreendidos e os donos presos.
Sou de acordo com isso, desde que os donos sejam apanhados a transgredir as regras no que diz respeito a street racing mas quando estamos a falar de alguém que apenas está a circular na rua já não!
A questão de sair mais caro, trata-se da questão de gosto pessoal (Por mim falo), de ter o carro que quero, com as características que quero.
Deveria de ser livre de o fazer, uma vez que paguei o carro e paguei impostos sob o mesmo, bem como todas as alterações efectuadas também pagaram impostos...qual é o stress?
Criem um entidade tal como a LTA que regulamente todo o tipo de alterações em veículos, pagas um determinado valor, o teu carro passa por uma série de testes para ver se se encontra em condições de segurança para circular...simples não?e acima de tudo ficamos todos felizes.

Normalmente o termo caça a multa, referem-se a eles saberem que em determinado sitio costumam exceder-se, eu refiro-me a levarem as pessoas ao extremo de não cumprir.


Sim, no que diz respeito a alterações eu sou muito lowprofile, todos os meus carros passariam despercebidos sem grande problema no que diz respeito a estética e apesar dos meus excessos (Não sou nenhum santo), sempre que os cometo tento fazer de maneira a que se algo acontecer o único lesado seja eu.
Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-09-2010, 17:08
Mensagem: #26
RE: Conduzir em Portugal
Era um tópico sobre a condução dos portugueses, já estão a falar de carros modificados.

[Imagem: 3333313339.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-09-2010, 18:58 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-09-2010 19:04 por maximilian.)
Mensagem: #27
RE: Conduzir em Portugal
(17-09-2010 17:08)Jose Escreveu:  Era um tópico sobre a condução dos portugueses, já estão a falar de carros modificados.

Sem duvida. Voltemos às pessoas. Acho que nem a Policia é para aqui chamada, pois independentemente da caça ou não à multa, nada justifica as barbaridades que se vem na estrada, certo? Quanto aos carros da policia alterados, mantenho o que escrevi anteriormente.

Quanto ás regras sou da mesma opinião do RaCcon, no entanto acrescento que não sou eu que vou considerar se as regras estão ou não correctas. Quando tirei a carta, aprendi e aceitei-as. Onde eu posso discordar ou não cumprir assim tanto as regras é em áreas que eu conheço. Infelizmente ou felizmente, não conhecimentos para por em causa as regras da estrada ou das modificações dos carros.

Como o RaCcon bem refere, todos nós transgredimos, mas dou um exemplo: Vou a andar e reparo que estou em cima de uma rua que tenho que virar, rapidamente reparo que nada posso fazer para colocar o condutor que vem atrás em perigo, mas no entanto virei rapidamente e nem fiz pisca. Isso é uma transgressão. No entanto a seguir tenho que virar novamente e já faço pisca e depois viro noutra rua e volto a fazer. O que quero dizer com isto é que posso cometer um erro, mas não o vou cometer sempre, entendem?

Já andei atrás de muitos cromos ao volante que mudam constantemente de direcção e nunca ligam o pisca. Uma vez meti-me ao lado de um e perguntei-lhe se tinha os piscas avariados, ou se era preguiçoso para os usar. Entendem o que quero dizer?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-09-2010, 09:36
Mensagem: #28
RE: Conduzir em Portugal
(17-09-2010 18:58)maximilian Escreveu:  Quanto ás regras sou da mesma opinião do RaCcon, no entanto acrescento que não sou eu que vou considerar se as regras estão ou não correctas. Quando tirei a carta, aprendi e aceitei-as. Onde eu posso discordar ou não cumprir assim tanto as regras é em áreas que eu conheço. Infelizmente ou felizmente, não conhecimentos para por em causa as regras da estrada ou das modificações dos carros.

Eu também tirei a carta e como é lógico de uma forma ou de outra acabei por "aceitar" as regras, no entanto como é natural as duvidas na realidade surgem depois e não na altura até porque na escola de condução aprendes o básico dos básicos, no exame de condução, terás de saber o minimo indispensável e deverás de ser capaz de realizar o exame em segurança, desempenhando correctamente as tarefas que te são dadas.
Por exemplo, eu vivo mesmo no linear de dois distritos, e tenho algumas pessoas conhecidas que fizeram exame no Porto, e eu fiz exame em Alvergaria-a-Velha (Aveiro), ao conversar-mos reparamos que os nossos exames nada tinham a ver um com o outro e isso pode vir a resentir-se em determinadas situações na vida de condutor.
Seria também apoiante de todos os condutores serem obrigados a realizar qualquer tipo de curso de condução defensiva e em condições adversas para saberem como reagir a determinadas situações, dou o exemplo de entrada em Aquaplaning, onde a esmagadora maioria das pessoas não sabe tão pouco como reagir pois nunca se terão deparado com tal situação, as que sabem como nunca tiveram em tal situação em ambiente controlado, provavelmente irão fazer asneira.
Como já disse a minha condução não é exemplo para ninguém, no entanto não considero ter uma má condução, tanto no que diz respeito a respeito pelos outros como no que diz respeito a desgaste do carro em sí, talvez um pouco por que sou um entusiasta automóvel, já fiz alguns cursos de condução defensiva e apesar de agora ser raro o fazer ainda tenho um carro que, não circula a não ser de reboque para fazer gincana automóvel e aí posso jardar a minha vontade que sei que estou num ambiente mais ou menos controlado e que se algo de mal acontecer não irei magoar mais ninguém.
Na parte de desgaste do carro, para terem uma pequena ideia na minha pug, 250.000km feitos a pouco tempo, embraiagem mudada aos 230.000km e pastilhas dos travões traseiras mudadas pela primeira vez aos 205.000km(Não ainda não estava a travar no ferro).
Hoje em dia, as pessoas tem uma condução estapafúrdia, ora é o desrespeito pelos outros na estrada, ora é os consumos exagerados que dão cabo da carteira e do ambiente, bem como destroem os carros em pouco tempo.


(17-09-2010 18:58)maximilian Escreveu:  Como o RaCcon bem refere, todos nós transgredimos, mas dou um exemplo: Vou a andar e reparo que estou em cima de uma rua que tenho que virar, rapidamente reparo que nada posso fazer para colocar o condutor que vem atrás em perigo, mas no entanto virei rapidamente e nem fiz pisca. Isso é uma transgressão. No entanto a seguir tenho que virar novamente e já faço pisca e depois viro noutra rua e volto a fazer. O que quero dizer com isto é que posso cometer um erro, mas não o vou cometer sempre, entendem?

O problema é que há pessoas que o cometem sempre...se te referes a não dar pisca dentro de localidades onde andamos a velocidades baixas é mais ou menos na boa, não me mete muita confusão, agora se te referes a auto-estrada onde circulamos a velocidades muito mais elevadas a coisa já é bem diferente para além de perigosa.

(17-09-2010 18:58)maximilian Escreveu:  Já andei atrás de muitos cromos ao volante que mudam constantemente de direcção e nunca ligam o pisca. Uma vez meti-me ao lado de um e perguntei-lhe se tinha os piscas avariados, ou se era preguiçoso para os usar. Entendem o que quero dizer?


Não faças isso muitas vezes, olha que nunca sabes o maluco que está do outro lado e podes dar-te mal.
Nos dias que correm mais vale um gajo seguir em frente e está feito...não bateu...siga.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-09-2010, 14:22
Mensagem: #29
RE: Conduzir em Portugal
epáááá, um "gajo" deixa isto uns dias sem ler.... e onde isto já vai ... Smile
Agora a culpa já é dos tunnings e o cacete ...

Ora então ... cá vai.

O respeito e civismo na estrada, não tem qualquer tipo de relação com o carro ter ou deixar de ter alterações. Isso não é só mito, como é mentira e facilmente demonstrado.

Eu trabalho num centro empresarial, e quer à entrada quer à saída, vejo muito mais "chico-espertismo", e atropelos ao código, de carros que são a maioria de empresas Wink
E não estou a falar de carros de transporte.
Estou a falar dos belos dos quadros médios, típico tuga a quem a empresa mete um Audi A4 carrinha na mão e outros similares.
Esses, são uns verdadeiros animais, estão-se "borrando" para se batem ou não, eu, a esses "rapazes" causo sempre um mau bocado. Uma vez que uso muito os espelhos, tipicamente vejo essas bestas a aproximarem-se e a posicionarem-se para me tentar passar nas faixas de aceleração, e outras tropelias semelhantes em rotundas, saídas e entradas da AE (Zonas do Oeiras Park). Como felizmente tenho um carro que me permite entalar tais animais ... é sempre certinho.

Francamente, no dia a dia, vejo muito mais falta de respeito da parte da carros de segmento médio alto, da parte de malta que se está perfeitamente a borrifar. São pessoas que acham que estão acima da lei, e que a "sua" pressa tem prioridade sob a pressa dos "outros".

Agora vamos à questão dos carros alterados:
A questão mais simples de abordar é: "E porque não?" Alteram os pc's, fazem overclock até queimar, entre tantas outras coisas... porque não alterar o carro?
Por aqui parece-me uma questão muito simples.

A perspectiva da segurança:
Aqui, é que a "porca torce o rabo", as alterações devem garantir que os níveis de segurança são pelo menos, iguais aos que anteriormente o veículo tinha.
Mas para fazer isto, a forma não é proibir, é antes permitir e forçar a respectiva monitorização.
Sejamos francos, no UK pode-se encomendar um carro que vem em caixas (caterham starter kit) e montamos em casa e lá têm menos problemas na estrada do que nós. Podemos ter várias alterações no carros, desde que passe no MOT...está a andar de "mota".

A questão da legalidade:
É que aqui reside o maior nível de estupidez de tudo isto.
Em primeiro lugar é estúpido, que eu me dirija a um fabricante, e ao comprar um carro, tenha um opcional que seja um pack vitaminado, que em alguns casos, mais não é que uma electrónica diferente, e isso é legal. Se eu o fizer num local "aftermarket" é ilegal... right. O software que faz o trabalho, é alguns dos casos, o mesmo. Aliás, existe uma data do software PROFISSIONAL para isto, exactamente porque é legal numa data de países.
Outro motivo pelo qual é estúpido, é que assim, não se fiscaliza as alterações que são feitas, anda tudo à socapa, e promove-se um mercado negro.
Outro motivo pelo qual é estúpido, é que a legalização deste tipo de coisas, origina negócio, e por ser uma área movida pela paixão, gera muitoooo dinheiro, e por consequência .. impostos.

Agora vamos, ao que é legal e ao que é ilegal:
1 - Alteração estética: Películas escurecidas, foi ilegal durante muito tempo, e agora já permitem, no entanto têm que ser feitas de material não inflamável. Right, é que no carro não existe nada inflamável, portanto é para manter o fogo longe. Isto faz sentido?
2 - No entanto, meter 3 dados gigantes em peluche, pendurados no espelho central ... está bom, não se vê a ponta de um "coiso" para a direita, mas está bem.
3 - Alterações mecânicas:
3.1 Se eu tiver um carro que considere que não trava nas melhores condições, e quiser melhorar essa característica, metendo uns discos de travão maiores, metendo umas maxilas maiores, sou um criminoso.
3.2 Se eu alterar a marca das pastilhas de travão, para uma marca chunga que não vale um chavelho, e prejudicar a capacidade de travagem ... isso é legal, está certo, é uma escolha dos consumíveis, os taxistas tipicamente usam pastilhas rijas que nem cornos, que duram kms e kms e não travam nada, e no entanto isso não criticam.
3.3 Se eu quiser alterar a potência do meu carro, que por ser um turbodiesel, é facílimo esse incremento, se o fizer com moderação, vou baixar o consumo, baixar a poluição, e melhorar o conforto de condução por recorrer menos vezes à caixa e ter um motor tipicamente mais elástico, sou no entanto um criminoso.
3.4 Se eu, ao trocar os pneus, comprar pneus recauchutados, está tudo bem. Se comprar pneus que custam 30€ e não valem um caracol e tiver uma aderência à estrada brutalmente menor, sou no entanto um condutor espectacular, um gajo porreiro e cumpridor das regras
3.5 Se eu quiser meter uma barra anti-aproximação, que tipicamente, retira conforto, mas melhora em muito a ligação ao solo, sou um criminoso.
3.6 Se eu trocar as escovas limpa-vidros de origem que custam 30€, por umas do "continente" que custam 4€.... é tudo legal, e no entanto, deixo de ter a mesma qualidade de limpeza no vidro, e isso nota-se e muito naqueles dias em que o São Pedro acorda com os pés fora da cama.

@Blade,
é verdade que as regras existem e são para cumprir, mas também devem ser postas em causa. Só desta forma podem ser re-equacionadas e melhoradas. Além de eliminadas as que não fizerem sentido e criarem as que fazem sentido.

Apenas para terminar,
o meu carro actual é o primeiro que não tem alterações nenhumas. deve ser dos 30 Smile
Mas antes disso, não escapou nenhum, e nunca fiz uma alteração estética que fosse, tudo mecânico, e não foi por isso que deixei de andar com respeito na estrada.
Aliás várias das alterações, foi com único objectivo de segurança, ou consumos.

E depois faço mais, vou além disso, no inverno o meu vidro da frente leva sempre com líquidos que favorecem o escoamento da água, os pneus são regularmente inspeccionados, os líquidos são regularmente inspeccionados visualmente, a direcção é regularmente alinhada, nas luzes só uso lâmpadas de qualidade superior (Philips Blue Vision) ... e vocês que acham que quem altera os carros são todos criminosos ... têm o mesmo cuidado com o vosso?
Terão as mesmas certezas de segurança que tenho eu com o meu? .... Pois ...

@RaCcon,
trocar pastilhas aos 205mil ... é de homem ... isso é só AE for sure Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-09-2010, 17:55 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-09-2010 17:56 por brunomartins.)
Mensagem: #30
RE: Conduzir em Portugal
quanto ás alterações em carros concordo com elas, especialmente se forem em segurança.. mas concordo apenas se elas forem devidamente legalizadas e testadas em centros de inspecção.. sim já dá para fazer isso, mas o processo é lento e penoso..

existem também alterações como eu vi num ibiza que tinha quase 400 cv ( sim testado num banco de potencia) e por um lado fiquei espantado e maravilhado por outro pensei que era completamente desnecessário e ridículo e em nada traz de bom ao carro.. existem limites de bom senso. Sad

concordo com o Jpedrosa quando ele diz que crime é comprar pneus de 30€ e afins, e sim é perigoso e deveria ser banido do mercado.. a aderência desse pneus são completamente ridículos, então em chuva nem se fala.

quanto aos discos de travões, acho parvo dizer-se que se a marca achou que eram aqueles dimensões que devia levar, são essas que devem ficar.. a marca achou que era essas porque eram as mais baratas e cumprem o mínimo de requisitos, mas não quer dizer que sejam as melhores, senão vejamos, muitos desses carros são submetidos a testes de fadiga e falham, porque? porque o sistema é fraco.. agora, eu não os posso alterar para melhor porque? não faz sentido.. se as marcas metessem o melhor andávamos todos com travões de compósito de cerâmica e carbono e com dimensões decentes e ventilação adequada.. reduzia acidentes? sim porque evitava mts.. mas nem é preciso ser tão drástico, uns com dimensões generosas e ventilados fazem diferença.. e muita..
existem mais, mas ia alongar-me muito..

o que o estado tem de fazer é dinamizar os centros de inspecção para essas modificações... e se melhorar a eficácia do carro porque não? toda a gente ganha, mecânicos, estado, mais empregos, menos acidentes, etc.

[Imagem: g73rog.jpg]
NOKIA N8 Proud owner Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)