Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pen Drive
21-09-2010, 01:18
Mensagem: #1
Solaris Pen Drive
Pessoal, formatei um pen drive Kingston de 8 GB no meu MacBook Pro. Reultado: o windows (xp e vista) não conseguem ler o pen drive. Solicitam imediatamente a formatação do mesmo. Porém, quando formato, mesmo usando a opção NTFS, somente obtenho 200 MB como capacidade. O que vocês recomendam fazer para que eu possa reaver meus 8 GB?

Ps. Depois que formato no windows, o mac enxerga o pendrive particionado. 1ª partição com 7,85 GB (aproximadamente), 2ª partição com algo próximo dos 200 mb formatados pelo windows.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-09-2010, 01:42
Mensagem: #2
RE: Pen Drive
A solução é abrir o "Utilitário do Disco" no Mac OS X.

Seleccionar a Pen Drive, clicar onde diz: Partição.

No esquema de partição, seleccionar 1 Partição e aplicar a formatação em FAT(MS-DOS).

Neste momento ele deve estar com 2 partições... uma em NTFS e outra em HFS.. daí o problema de o Windows só detectar 200Mb. Ter atenção também a outro problema comum, quando apagares algo na PEN (no MacOSX) esvazia o Lixo, senão o conteúdo apagado irá continuar na Pen, apenas oculto até o Lixo ser esvaziado.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-09-2010, 13:34
Mensagem: #3
RE: Pen Drive
(21-09-2010 01:42)aFriend Escreveu:  (...)
Ter atenção também a outro problema comum, quando apagares algo na PEN (no MacOSX) esvazia o Lixo, senão o conteúdo apagado irá continuar na Pen, apenas oculto até o Lixo ser esvaziado.

Também já tinha reparado nesse pormenor, e ainda outro pormenor, a criação de uma pasta oculta quando se descomprime em Windows um arquivo comprimido em MacOSX, porquê? Qual a finalidade disto?
De notar que o mesmo acontece com o Windows Vista/7, quando se apaga algo da pen é criado uma pasta oculta com o nome $Recycle na PEN.

Pergunto apenas por curiosidade, não vá ter de usar o MacOS novamente a nível profissional.

Cumps!

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-09-2010, 14:25
Mensagem: #4
RE: Pen Drive
Ambos os sistemas criam pastas "ocultas" que servem para guardar, por exemplo, Thumbnails e outras informações.. ou até mesmo ficheiros apagados em forma de "cache" até o utilizador os remover do lixo.

Esses ficheiros ocultos, os que o Windows criam, ficam ocultos no Windows mas o MacOsX consegue os ver (já que são ficheiros que não são de sistema, logo o Mac não os vai ocultar) e vice versa... Wink

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-09-2010, 15:43
Mensagem: #5
RE: Pen Drive
(21-09-2010 14:25)aFriend Escreveu:  Ambos os sistemas criam pastas "ocultas" que servem para guardar, por exemplo, Thumbnails e outras informações.. ou até mesmo ficheiros apagados em forma de "cache" até o utilizador os remover do lixo.

Esses ficheiros ocultos, os que o Windows criam, ficam ocultos no Windows mas o MacOsX consegue os ver (já que são ficheiros que não são de sistema, logo o Mac não os vai ocultar) e vice versa... Wink

Sim, mas para quê mandar para $Recycle (no caso do Windows) mesmo quando é pressionado [Shift]+[Del]? Se pretendemos por exemplo libertar espaço na Pen o que faço é seleccionar os ficheiros mais pesados e que actualmente não preciso e corto-os da Pen para o PC. Caso contrário, teria de fazer [Shift]+[Del] e depois mostrar as pastas ocultas e eliminar a pasta $Recycle.
No caso das miniaturas (Windows), não é uma pasta, mas sim um ficheiro oculto - Thumbs.db - que contém uma base de dados com a miniatura associada a cada ficheiro. Existe ainda um ficheiro de nome Desktop que define a aparência do ícone da pasta, o fundo e o tipo de pasta.
No caso do Windows, no Vista/7 é criado um ficheiro de extensão 'tmp' durante o arranque da Pen e depois desaparece.

Em certo aspecto prefiro o sistema de montagem da Pen no MacOS e no Linux, pois no Windows a partir do Vista tornou-se um processo mais demorado e nota-se uma certa emulação do USB 2.0, não sendo tão transparente como no XP. Em certas ocasiões já me aconteceu mandar ejectar a Pen no Vista e depois de dizer que pode ser removida, vi que ainda estava a realizar alguma transferência de dados, visto que a pen continuava com a luz a piscar em vez de estar quieta.
Já no Mac e no Linux (nas últimas versões) é só clicar desmontar ou ejectar em segurança e pronto, já a podemos retirar em segurança e não se vê alguma transferência, mesmo que nos esqueçamos de a tirar da porta.
Não concordam?

No MacOS, só se pressionar [Del] é que vai parar ao Lixo, certo? Ou se pressionar [Shift]+[Del] também vai para lá parar? É que já a algum tempo que não uso o MacOS que já não me lembro correctamente.
Outra dúvida:
Para o Mac a Pen pode ser uma normal ou é preciso que diga na mesma que pode ser usada em Mac? É que segundo ouvi as portas de USB são mais potentes que as dos PC's. A Pen deve aquecer mais não?

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-09-2010, 17:36
Mensagem: #6
RE: Pen Drive
As pens no Windows não precisam de fazer "Shift-DEL"... basta "DEL" que apaga logo sem mandar para a reciclagem.

Quando a Mac as combinações para mandar para a lixeira é "Command+Backspace" mas manda sempre para a Lixeira e só quando é apagado aí é que ele remove os tais ficheiros.

Quanto a pens, pode ser usada qualquer uma.. não é necessário uma "especial" ... embora ele consiga usar mais voltagem, quando usa PEN's e outro componentes nunca usa essa voltagem extra. Só mesmo para certos componentes especificos é que ele a usa. Existem igualmente alguns raros PC's com essa função... Wink

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-09-2010, 18:35
Mensagem: #7
RE: Pen Drive
(21-09-2010 17:36)aFriend Escreveu:  As pens no Windows não precisam de fazer "Shift-DEL"... basta "DEL" que apaga logo sem mandar para a reciclagem.

Permite-me discordar num ponto, se pressionares "DEL" ou "Shift+DEL", dentro da pen claro, o ficheiro é enviado para a pasta oculta "$Recycle" e eu soube disso como? Porque uma vez precisava de libertar espaço e no 1º carreguei no DEL e depois lembrei-me que dessa forma era enviado para a Reciclagem, então no 2º usei Shift+DEL e a pen continuava a indicar que estava cheia. Fui ao Linux ver se lá estava alguma coisa de mal, e vi que estava lá uma pasta $Recycle e no seu conteúdo os ficheiros supostamente eliminados. Desde então o que faço é cortar o ficheiro para o PC.

(21-09-2010 17:36)aFriend Escreveu:  Quando a Mac as combinações para mandar para a lixeira é "Command+Backspace" mas manda sempre para a Lixeira e só quando é apagado aí é que ele remove os tais ficheiros.

Pois, já não uso a algum tempo, é normal que já não saiba quais as teclas para eliminar os ficheiros em MacOS, mas agradeço essa informação.

(21-09-2010 17:36)aFriend Escreveu:  Quanto a pens, pode ser usada qualquer uma.. não é necessário uma "especial" ... embora ele consiga usar mais voltagem, quando usa PEN's e outro componentes nunca usa essa voltagem extra. Só mesmo para certos componentes especificos é que ele a usa. Existem igualmente alguns raros PC's com essa função... Wink

Ah ok, pode ser uma qualquer! É que já vi algumas marcas anunciarem preparadas para uso em Mac e outras em Windows. Era apenas por isso que estava a perguntar.
Então o que te referes é à tecnologia "Power Boost", neste caso a diferença de potencial (tensão e não voltagem!) mantém-se nos 5V mas a corrente que o computador permite debitar poderá ser igual ou um pouco superior a 1A, se o aparelho ligado nessa porta assim o desejar.

Cumps!

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-09-2010, 19:44 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-09-2010 19:50 por aFriend.)
Mensagem: #8
RE: Pen Drive
Exactamente, obrigado pela correcção. Tensão e não voltagem. Wink

Já agora fica aqui um artigo que fala sobre isso:
http://support.apple.com/kb/HT4049?viewlocale=en_US

Quanto ao Windows, premir apenas o "DEL" então é estranho isso acontecer.. porque a reciclagem continua-me a indicar vazia. Supostamente deveria fazer como o Mac... indicar "LIXO CHEIO" para alertar o utilizador...

Basicamente esse $recicle anda lá a trabalhar para o boneco então.... (está é aquela parte que eu faria um facepalm... Tongue )

EDITADO: Fui verificar novamente essa questão do Windows e ao fazer DEL apenas, de facto libertou-me o espaço do ficheiro apagado... o que confirma aquilo que tinha dito anteriormente... já agora se puderes e quando puderes faz um teste com um ficheiro de 5.. 10... 100Mb... e confirma se ele não liberta esse espaço. Wink (a confirmar tenho que retirar o facepalm e respirar de alivio.. )

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-09-2010, 20:55
Mensagem: #9
RE: Pen Drive
(21-09-2010 19:44)aFriend Escreveu:  Exactamente, obrigado pela correcção. Tensão e não voltagem. Wink

Já agora fica aqui um artigo que fala sobre isso:
http://support.apple.com/kb/HT4049?viewlocale=en_US

Quanto ao Windows, premir apenas o "DEL" então é estranho isso acontecer.. porque a reciclagem continua-me a indicar vazia. Supostamente deveria fazer como o Mac... indicar "LIXO CHEIO" para alertar o utilizador...

Basicamente esse $recicle anda lá a trabalhar para o boneco então.... (está é aquela parte que eu faria um facepalm... Tongue )

EDITADO: Fui verificar novamente essa questão do Windows e ao fazer DEL apenas, de facto libertou-me o espaço do ficheiro apagado... o que confirma aquilo que tinha dito anteriormente... já agora se puderes e quando puderes faz um teste com um ficheiro de 5.. 10... 100Mb... e confirma se ele não liberta esse espaço. Wink (a confirmar tenho que retirar o facepalm e respirar de alivio.. )

Achei interessante esse artigo da Apple, explica lá bem essa questão das portas USB. Tal como tinha referido é a corrente debitada é que aumenta, passa dos habituais 500mA para os 1100mA.
Usando a habitual fórmula P = U x I
Citar:P_max_normal = 5 x 0.5 = 2.5W

P_max_extra = 5 x 1.1 = 5.5W

No entanto reparei agora que me esqueci de referir que me aconteceu no Vista antes de ter o SP1, depois disso não tornei a fazer mais esse processo. Irei testar e depois digo qualquer coisa Smile Eu sei que isto é estranho, porque no XP não tive desses problemas!

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-09-2010, 21:11
Mensagem: #10
RE: Pen Drive
Terminei por utilizar do Utilitário do Disco (MAC OS) formatando todo o pen drive em FAT32. Também, apaguei os arquivos da Lixeira (esvaziamento seguro do lixo) mesmo assim o problema persiste. O Windos (xp/vista) pede para formatar o pen drive. Agora, no entanto, não enxerga nenhuma partição. O Mac, no entanto, continua enxergando o pen drive normalmente.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)