Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Problema] Motherboard avariada/Não posso formatar HDD
24-09-2010, 14:32
Mensagem: #1
[Problema] Motherboard avariada/Não posso formatar HDD
Bom dia aos Peoplewareans;

Como não há regra sem excepção, toca-me hoje a mim clamar por ajuda na situação que passo a descrever. Cool

Tenho um cliente (Junta de Freguesia) no qual o PC destinado à contabilidade da mesma, a motherboard entregou a alma ao criador. Já fiz todos e os comuns procedimentos na tentativa de a ressuscitar, mas sem êxito. O problema que eu tenho agora, é que NÃO posso/devo formatar o disco rígido do referido PC dado que tem instalado um programa de gestão de contabilidade das autarquias, programa esse que foi adquirido em 2006 mas a softwarehouse proprietária, faliu. Ou seja, se formato o disco rígido, adeus programa de contabilidade.

A motherboard morta é uma ASUS P4S800-MX, chipset SIS 661FX/GX, southbridge 963, socket 478 e como seria de esperar, no mercado informático aqui na cidade de Ponta Delgada, com estas características/especificações já não encontro nenhuma.

No disco rígido,o SO instalado é o Windos XP Professional PT SP3 e, à cautela, fiz um Ghost para um disco rígido idêntico, tentei já arrancar com o mesmo em motherboards com chipset VIA e Intel e como seria de esperar, pura e simplesmente não arranca... ao finalizar o arranque do post da BIOS, volta ao início. Até aqui, já eu contava.

Agora pergunto; há alguma forma de conseguir com que uma motherboard com chipset VIA ou Intel reconheça o que está instalado no disco rígido? Haverá eventualmente alguém que possua uma motherboard com estas características/especificações ou saiba onde ainda exista alguma, que ma pudessem ceder?

Obrigado e cumprimentos,

CAFSimoes

[Imagem: 524223.gif]

"O meu sonho é um dia ser pobre... estou farto de o parecer!"
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-09-2010, 15:14
Mensagem: #2
RE: [Problema] Motherboard avariada/Não posso formatar HDD
já que tens um ghost, melhor..

bem, instalas o xp noutro computador usando outro disco, e tentas copia o software, base de dados em questão para o SO novo..

[Imagem: g73rog.jpg]
NOKIA N8 Proud owner Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-09-2010, 15:32
Mensagem: #3
RE: [Problema] Motherboard avariada/Não posso formatar HDD
Thanks pela dica, my friend bruno. Mas já fiz isso e... népias, rien, nothing, nada. Dá logo o erro da chave da licença do programa de contabilidade (que vá-se lá saber onde raios estará guardada no registry) para além de cannot create objects bla, bla, bla, bla... o habitué. Confused

Cumps,

CAFSimoes

[Imagem: 524223.gif]

"O meu sonho é um dia ser pobre... estou farto de o parecer!"
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-09-2010, 16:42
Mensagem: #4
RE: [Problema] Motherboard avariada/Não posso formatar HDD
Já tentaste transformar esse disco numa VHD e usares virtual pelo Hyper-v, VMWare, etc?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-09-2010, 18:22
Mensagem: #5
RE: [Problema] Motherboard avariada/Não posso formatar HDD
mercado de usados link-> http://www.custojusto.pt/Lisboa/1964196-...et+478.htm

hum.. então o windows nem chega a arrancar? nem consegues entrar em modo de segurança?
nem mesmo usando o ghost noutro disco ele arranca?
qual é o programa em questão..

[Imagem: g73rog.jpg]
NOKIA N8 Proud owner Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-09-2010, 20:17 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-09-2010 20:23 por CAFSimoes.)
Mensagem: #6
RE: [Problema] Motherboard avariada/Não posso formatar HDD
(24-09-2010 16:42)ricardoantunes Escreveu:  Já tentaste transformar esse disco numa VHD e usares virtual pelo Hyper-v, VMWare, etc?

Não tentei pois (acho) que não me iria adiantar de muito, pois a ideia é que o PC fique como estava à data de quando a motherboard deu o prego. Mas agradeço a ideia. Smile

(24-09-2010 18:22)brunomartins Escreveu:  mercado de usados link-> http://www.custojusto.pt/Lisboa/1964196-...et+478.htm

hum.. então o windows nem chega a arrancar? nem consegues entrar em modo de segurança?
nem mesmo usando o ghost noutro disco ele arranca?
qual é o programa em questão..

Ah g'anda bruno... essa board no Custojusto, já seguiu email ontem pro anunciante e estou à espera de resposta. LOL

Nem o disco original, nem o disco clonado chegam a entrar no Windows, isto quando ligados a uma board com chipset VIA ou Intel. Aparece o post da BIOS e no fim do post... nicles. Fica o cusorzinho uns 2 ou 3 segundos e reinicia de novo o post da BIOS. Confused

No entanto, na tal Junta de Freguesia eles têm um outro PC com a mesmíssima board igual à que berrou (chipset SIS) e tanto o disco original como o clonado funcionam na perfeição. Tenho mas é que arranjar um clonador de boards. Mr Green

O programa em questão é o WINPocal.

Cumps,

CAFSimoes

[Imagem: 524223.gif]

"O meu sonho é um dia ser pobre... estou farto de o parecer!"
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-09-2010, 22:09
Mensagem: #7
RE: [Problema] Motherboard avariada/Não posso formatar HDD
(24-09-2010 20:17)CAFSimoes Escreveu:  
(24-09-2010 16:42)ricardoantunes Escreveu:  Já tentaste transformar esse disco numa VHD e usares virtual pelo Hyper-v, VMWare, etc?

Não tentei pois (acho) que não me iria adiantar de muito, pois a ideia é que o PC fique como estava à data de quando a motherboard deu o prego. Mas agradeço a ideia. Smile

(24-09-2010 18:22)brunomartins Escreveu:  mercado de usados link-> http://www.custojusto.pt/Lisboa/1964196-...et+478.htm

hum.. então o windows nem chega a arrancar? nem consegues entrar em modo de segurança?
nem mesmo usando o ghost noutro disco ele arranca?
qual é o programa em questão..

Ah g'anda bruno... essa board no Custojusto, já seguiu email ontem pro anunciante e estou à espera de resposta. LOL

Nem o disco original, nem o disco clonado chegam a entrar no Windows, isto quando ligados a uma board com chipset VIA ou Intel. Aparece o post da BIOS e no fim do post... nicles. Fica o cusorzinho uns 2 ou 3 segundos e reinicia de novo o post da BIOS. Confused

No entanto, na tal Junta de Freguesia eles têm um outro PC com a mesmíssima board igual à que berrou (chipset SIS) e tanto o disco original como o clonado funcionam na perfeição. Tenho mas é que arranjar um clonador de boards. Mr Green

O programa em questão é o WINPocal.

Cumps,

CAFSimoes

boa sorte para o anuncio..Wink
isto é o que dá comprar o software e não se ficar com a chave e copia do produto..
que se ponham a toques, porque quando não houver mais boards quero ver como se vão safar.. lol
vai dando noticias..

cumps..

[Imagem: g73rog.jpg]
NOKIA N8 Proud owner Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-09-2010, 23:21 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-09-2010 23:33 por TiagoR.)
Mensagem: #8
RE: [Problema] Motherboard avariada/Não posso formatar HDD
Boas CAFSimões... posso dizer que já tive que dar apoio a uma junta, que por sinal também tinham (têm) o Pocal.
O pc era um barebone da ASUS, que agora não vou jurar mas acho que a board era exactamente igual à desse lol.
Tive que substituir hardware, board, cpu e ram mas não houve grandes problemas, cd do xp, reparação de instalação e estava (quase) a andar.
E sim quando mudei o hardware o windows quando começava a carregar os controladores do chipset dava um BSOD e lá vai reboot, eu coloquei uma board com chipset Intel.
(recordo-me que usei o cd original do cliente, win xp que ainda nem SP1 tinha, como já sabia que os updates estavam todos em ordem, usei o nlite para meter logo o SP3 etc, para evitar muitas mexidas no sistema, sebem que não é obrigatório fazê-lo, pode fazer a reparação, e instalar os updates depois. O que aconselho é a instalar tudo o que é updates sem excepção para não ter erros)
Depois de driver's etc recordo-me de ter que instalar os runtimes do VisualFoxPro para o Pocal trabalhar (para aceder à base de dados etc), se agora não me falha a memória era o VFP versão 6 (no seu caso pode até ser outra).
Alguma coisa mais em concreto é só perguntar!

Abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-09-2010, 15:48
Mensagem: #9
RE: [Problema] Motherboard avariada/Não posso formatar HDD
Obrigado TiagoR, pelas dicas. Smile

Mas após muuuiittoosss contactos a pessoas da área da informática cá do burgo, consegui ontem que me desencantassem uma motherboard Asrock GE PRO-HT com chipset SIS 651, substitui-a pela Asus avariada, arranquei com o disco que tinha clonado do original e, maravilha das maravilhas... arrancou para o Windows à primeira, fez o acerto dos drivers, reiniciei, voltou a arrancar tudo perfeitamente, estou neste momento a correr-lhe testes até à exaustão a ver se não se queixa de mais alguma coisa e se tudo correr como até agora, amanhã o PC vai pro cliente. Mr Green

Os meus agradecimentos a todos quantos deram sugestões e dicas para resolução do meu problema. Obrigado mesmo. [Imagem: 2029.gif]

Cumps,

CAFSimoes

[Imagem: 524223.gif]

"O meu sonho é um dia ser pobre... estou farto de o parecer!"
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)