Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O Teu 13º Mês Não Existe
15-10-2010, 17:24
Mensagem: #1
O Teu 13º Mês Não Existe
O Teu 13º Mês Não Existe -FAZ AS CONTAS ( VERDADE OCULTA )

Os ingleses pagam à semana e claro, administrativamente é uma seca! Mas ... diz-se que há sempre uma razão para as coisas! Ora bem, cá está um exemplo aritmético simples que não exige altos conhecimentos de Matemática mas talvez necessite de conhecimentos médios de desmontagem de retórica enganosa. Que é esta que constroi mitos paternalistas e abençoados que a malta mais pobre, estupidamente atenta e obrigada, come sem pensar!
Uma forma de desmascarar os brilhantes neo-liberais e os seus técnicos (lacaios) que recebem pensões de ouro para nos enganarem com as suas brilhantes teorias...

Fala-se que o governo pode vir a não pagar aos funcionários públicos o 13º mês.

Se o fizerem, é uma roubalheira sobre outra roubalheira.

Perguntarão porquê.

Respondo: Porque o 13º mês não existe.

O 13º mês é uma das mais escandalosas de todas as mentiras do sistema capitalista,
e é justamente aquela que os trabalhadores mais acreditam.

Eis aqui uma modesta demonstração aritmética de como foi fácil enganar os trabalhadores.

Suponhamos que você ganha € 700,00 por mês. Multiplicando-se esse salário por 12 meses,
você recebe um total de € 8.400,00 por um ano de doze meses.

€ 700*12 = € 8.400,00

Em Dezembro, o generoso patrão cristão manda então pagar-lhe o conhecido 13º mês.

€ 8.400,00 + 13º mês = € 9.100,00

€ 8.400,00 (Salário anual) + € 700,00 (13º mês) = € 9.100 (Salário anual mais o 13º mês)

O trabalhador vai para casa todo feliz com o patrão.

Agora veja bem o que acontece quando o trabalhador se predispõe a fazer umas simples contas
que aprendeu no 1º Ciclo:

Se o trabalhador recebe € 700,00 mês e o mês tem quatro semanas, significa que ganha por semana € 175,00.

€ 700,00 (Salário mensal) / 4 (semanas do mês) = € 175,00 (Salário semanal)

O ano tem 52 semanas. Se multiplicarmos € 175,00 (Salário semanal) por 52 (número de semanas anuais) o resultado será € 9.100,00.

€ 700,00 (Salário semanal) * 52 (número de semanas anuais) = € 9.100.00

O resultado acima é o mesmo valor do Salário anual mais o 13º mês

Surpresa, surpresa ? Onde está portanto o 13º Mês?

A explicação é simples, embora os nossos conhecidos líderes nunca se tenham dado conta desse facto simples.

A resposta é que o patrão lhe rouba uma parte do salário durante todo o ano, pela simples razão de que há meses com 30 dias,
outros com 31 e também meses com quatro ou cinco semanas (ainda assim, apesar de cinco semanas o patrão só paga quatro semanas)
o salário é o mesmo tenha o mês 30 ou 31 dias, quatro ou cinco semanas.

No final do ano o generoso patrão presenteia o trabalhador com um 13º mês, cujo dinheiro saiu do próprio bolso do trabalhador.

Se o governo retirar o 13º mês aos trabalhadores da função pública, o roubo é duplo.

Daí que, como palavra final para os trabalhadores inteligentes. Não existe nenhum 13º mês.
O patrão apenas devolve o que sorrateiramente lhe surrupiou do salário anual.

Conclusão: Os Trabalhadores recebem o que já trabalharam e não um adicional.


------------
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-10-2010, 22:59 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-10-2010 23:00 por RaCcOn.)
Mensagem: #2
RE: O Teu 13º Mês Não Existe
Sim efectivamente isso é uma realidade...
Acho que toda a gente deveria de saber, digo eu...afinal de contas basta fazer as contas.
No entanto, somos dos únicos (Para não dizer o unico) pais da Europa que tem 14salários ano.
Um subsidio de férias + um 13º Mes vulgarmente apelidado de Subsidio de Natal.

Ora vejamos então.

Salario Minimo Espanha - 738€
Salário Minimo Portugal - 475€

Assim sendo, em Espanha recebes...
Mês - 738€
Dia - 738€ / 22 = 33,55€
Ano - 738€ * 12 = 8856€


Já em Portugal,
Ano - 475 * 14 = 6650€
Mês - 6650€ / 12 = 554€
Dia - 554€ / 22 = 25,18€

Ou seja, nós para os nuestros hermanos trazemos para casa 33,55€ - 25,18€ = 8,37€/Dia.

O que é uma diferença enorme!!
Mas agora vou perguntar uma coisa, será que nós Portugueses, fazemos tudo para trazermos mais 8,37€/dia para casa?

Qualquer das formas, eu sou apoiante de os salários serem pagos semana a semana...
Na questão de processamento de salários é mais trabalhoso é certo, no entanto no que diz respeito a rentabilidade do dinheiro que cada um recebe é espectacular...
Reages muito melhor se te disser que vais ganhar 128€/Semana ou 554€/Mês?
Esqueci de dizer!
Epah ainda bem que alguém tocou no ponto!
Os salários do pessoal!!hehe
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-10-2010, 00:11
Mensagem: #3
RE: O Teu 13º Mês Não Existe
(15-10-2010 22:59)RaCcOn Escreveu:  Qualquer das formas, eu sou apoiante de os salários serem pagos semana a semana...
Na questão de processamento de salários é mais trabalhoso é certo, no entanto no que diz respeito a rentabilidade do dinheiro que cada um recebe é espectacular...
Reages muito melhor se te disser que vais ganhar 128€/Semana ou 554€/Mês?
Esqueci de dizer!
Epah ainda bem que alguém tocou no ponto!
Os salários do pessoal!!hehe


É que se consegue gerir muito melhor a semana, circula muito mais dinheiro, a estória dos calotes não existe ou seja como há dinheiro na semana seguinte as pessoas pagam. Haveria quem vende-se a receber á semana e assim consegue-se ter as coisas sem muitos desvios e isto leva a que haja maior circulação e control no dinheiro, logo mais poupança nem que seja 10 euros por semana.
Os impostos seriam pagos á semana, logo menos fugas porque se na 3ª Feira seguinte não está lá a nota caem-te logo em cima na 4ª feira e assim sempre o contribuinte paga sem atrazos,.. etc.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-10-2010, 00:16 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-10-2010 00:21 por BladeRunner.)
Mensagem: #4
RE: O Teu 13º Mês Não Existe
(15-10-2010 22:59)RaCcOn Escreveu:  Sim efectivamente isso é uma realidade...
Acho que toda a gente deveria de saber, digo eu...afinal de contas basta fazer as contas.
No entanto, somos dos únicos (Para não dizer o unico) pais da Europa que tem 14salários ano.
Um subsidio de férias + um 13º Mes vulgarmente apelidado de Subsidio de Natal.

Ora vejamos então.

Salario Minimo Espanha - 738€
Salário Minimo Portugal - 475€

Assim sendo, em Espanha recebes...
Mês - 738€
Dia - 738€ / 22 = 33,55€
Ano - 738€ * 12 = 8856€


Já em Portugal,
Ano - 475 * 14 = 6650€
Mês - 6650€ / 12 = 554€
Dia - 554€ / 22 = 25,18€

Ou seja, nós para os nuestros hermanos trazemos para casa 33,55€ - 25,18€ = 8,37€/Dia.

O que é uma diferença enorme!!
Mas agora vou perguntar uma coisa, será que nós Portugueses, fazemos tudo para trazermos mais 8,37€/dia para casa?

Qualquer das formas, eu sou apoiante de os salários serem pagos semana a semana...
Na questão de processamento de salários é mais trabalhoso é certo, no entanto no que diz respeito a rentabilidade do dinheiro que cada um recebe é espectacular...
Reages muito melhor se te disser que vais ganhar 128€/Semana ou 554€/Mês?
Esqueci de dizer!
Epah ainda bem que alguém tocou no ponto!
Os salários do pessoal!!hehe

Deixa ver... trabalhamos mais horas, ganhamos as horas extra (na grande maioria dos sectores) como horas normais, o português é tido, no estrangeiro, como produtivo, a grande maioria é precária e a prazo, em consequência dessa precariedade prescinde muitas vezes de folgas e dias de férias, cala e come, ainda por causa da precariedade não reclama muito ou no fim do mês/contrato... rua, na grande maioria excedem as suas competências para compensar a falta de funcionários de outras áreas... etc...
Acho que sim, fazem por merecer... só quem cá não trabalha, ou é patrão é que pode pensar o contrário...

E mais uma vez... os paises mais avançados da Europa pagam bem... etc, etc, etc...
Cá insiste-se no oposto!

(16-10-2010 00:11)okapi (UK ) Escreveu:  
(15-10-2010 22:59)RaCcOn Escreveu:  Qualquer das formas, eu sou apoiante de os salários serem pagos semana a semana...
Na questão de processamento de salários é mais trabalhoso é certo, no entanto no que diz respeito a rentabilidade do dinheiro que cada um recebe é espectacular...
Reages muito melhor se te disser que vais ganhar 128€/Semana ou 554€/Mês?
Esqueci de dizer!
Epah ainda bem que alguém tocou no ponto!
Os salários do pessoal!!hehe


É que se consegue gerir muito melhor a semana, circula muito mais dinheiro, a estória dos calotes não existe ou seja como há dinheiro na semana seguinte as pessoas pagam. Haveria quem vende-se a receber á semana e assim consegue-se ter as coisas sem muitos desvios e isto leva a que haja maior circulação e control no dinheiro, logo mais poupança nem que seja 10 euros por semana.
Os impostos seriam pagos á semana, logo menos fugas porque se na 3ª Feira seguinte não está lá a nota caem-te logo em cima na 4ª feira e assim sempre o contribuinte paga sem atrazos,.. etc.

Desculpa... mas não sabes o que estas a dizer... processar dados informáticos de milhões de contribuintes todas as semanas?
Vais-me desculpar... mas...Speechless
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-10-2010, 00:22
Mensagem: #5
RE: O Teu 13º Mês Não Existe
Blade,
Em caso algum ouviste eu dizer que não se deveria de pagar bem aos funcionários, acho que até ouviste e eu a dizer o contrário...certo?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-10-2010, 02:11
Mensagem: #6
RE: O Teu 13º Mês Não Existe
(16-10-2010 00:16)BladeRunner Escreveu:  Os impostos seriam pagos á semana, logo menos fugas porque se na 3ª Feira seguinte não está lá a nota caem-te logo em cima na 4ª feira e assim sempre o contribuinte paga sem atrazos,.. etc.

Citar: Desculpa... mas não sabes o que estas a dizer... processar dados informáticos de milhões de contribuintes todas as semanas?
Vais-me desculpar... mas...Speechless

Seria de boas maneiras não estares a querer passar um atestado de burrice só porque consideras-me um imigrante. Não , não sou imigrante, porque se vivo aqui foi uma opção minha, como foi opção os anos que vivi em Portugal, se continuo em alguns foruns deve-se ao tempo em que aí estive e ...
Quanto ao tema se soubesses como as coisas funcionam, não fazias a afirmação como se fosses o Senhor da razão e o sabe tudo. Até podes saber algumas coisitas , mas neste caso não tens razão. Sucintamente vou dizer como funciona.
Aqui funcionam 3 organismos principais.
Council , HR e o NHS
O Council será uma especie de Camara e Governo Cívil e o HR será o Segurança social e Impostos e NHS é o da Saúde.
Não há mais nada que ligue directo com o cidadão a não ser a conta bancaria estar associada ao "National Insurance Number" quer para receber quer para pagar assim como a obrigatoriedade de ter um nr.de telefone seja ele em casa ou no bolso.
Depois disto tenho a acrescentar uns batalhões de empregados, nestes organismos e um sistema informático medonho . Sem esquecer que todos os pagamentos de Impostos são obrigatórios ser por Direct Debit porque os impostos a pagar são fixos conforme o escalão e caso haja algum acerto a fazer é no ano fiscal seguinte que é em Abril. Os valores que se pagam ou se recebem (Impostos da casa, impostos das empresas , abono familia , etc ) já se sabe a partir de Fev/Março quanto é para o ano seguinte 5 de Abril de X até 4 de Março de Y.
Quando as coisas são simplificadas é muito mais facil ter control. Quanto aos empregados a empresa X tem Y mas se precisa de mais ou faz contratos no minimo de 12 semanas ou entrega ás agências aqui estas é que teêm um prazo mais dilatado para os pagamentos de impostos , mas por sua vez teem uma caução no valor min. de 200.000 Libras ao valores de á 10 anos era quanto um amigo meu tinha , penso que são actualizados todos os anos.
Agora pensa o quiseres ou como , lento ou rápido , mal ou bem.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-10-2010, 23:16 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-10-2010 23:35 por BladeRunner.)
Mensagem: #7
RE: O Teu 13º Mês Não Existe
(16-10-2010 00:22)RaCcOn Escreveu:  Blade,
Em caso algum ouviste eu dizer que não se deveria de pagar bem aos funcionários, acho que até ouviste e eu a dizer o contrário...certo?

Apenas coloquei a negrito, chamei a atenção, a frase em que puseste em causa a capacidade/mérito dos trabalhadores portugueses ganharem o mesmo que o que dado em exemplo!Wink
(16-10-2010 02:11)okapi (UK ) Escreveu:  
(16-10-2010 00:16)BladeRunner Escreveu:  Os impostos seriam pagos á semana, logo menos fugas porque se na 3ª Feira seguinte não está lá a nota caem-te logo em cima na 4ª feira e assim sempre o contribuinte paga sem atrazos,.. etc.

Citar: Desculpa... mas não sabes o que estas a dizer... processar dados informáticos de milhões de contribuintes todas as semanas?
Vais-me desculpar... mas...Speechless

Seria de boas maneiras não estares a querer passar um atestado de burrice só porque consideras-me um imigrante. Não , não sou imigrante, porque se vivo aqui foi uma opção minha, como foi opção os anos que vivi em Portugal, se continuo em alguns foruns deve-se ao tempo em que aí estive e ...
Quanto ao tema se soubesses como as coisas funcionam, não fazias a afirmação como se fosses o Senhor da razão e o sabe tudo. Até podes saber algumas coisitas , mas neste caso não tens razão. Sucintamente vou dizer como funciona.
Aqui funcionam 3 organismos principais.
Council , HR e o NHS
O Council será uma especie de Camara e Governo Cívil e o HR será o Segurança social e Impostos e NHS é o da Saúde.
Não há mais nada que ligue directo com o cidadão a não ser a conta bancaria estar associada ao "National Insurance Number" quer para receber quer para pagar assim como a obrigatoriedade de ter um nr.de telefone seja ele em casa ou no bolso.
Depois disto tenho a acrescentar uns batalhões de empregados, nestes organismos e um sistema informático medonho . Sem esquecer que todos os pagamentos de Impostos são obrigatórios ser por Direct Debit porque os impostos a pagar são fixos conforme o escalão e caso haja algum acerto a fazer é no ano fiscal seguinte que é em Abril. Os valores que se pagam ou se recebem (Impostos da casa, impostos das empresas , abono familia , etc ) já se sabe a partir de Fev/Março quanto é para o ano seguinte 5 de Abril de X até 4 de Março de Y.
Quando as coisas são simplificadas é muito mais facil ter control. Quanto aos empregados a empresa X tem Y mas se precisa de mais ou faz contratos no minimo de 12 semanas ou entrega ás agências aqui estas é que teêm um prazo mais dilatado para os pagamentos de impostos , mas por sua vez teem uma caução no valor min. de 200.000 Libras ao valores de á 10 anos era quanto um amigo meu tinha , penso que são actualizados todos os anos.
Agora pensa o quiseres ou como , lento ou rápido , mal ou bem.

1º - Passar-te um atestado de burrice? Porquê? Não precisas que to passem... onde é que o fiz e onde, procura lá muito bem, onde é que eu disse que eras imigrante?
E se és Português e vives no estrangeiro... qual é a diferênça para um imigrante? Ou os imigrantes estão no estrangeiro contra a sua vontade? Como tu estás porque queres... eles devem estar contrariados!
Enfim... quem falou de burrice foste tu... portanto...

2º - Controle! Escreve-se controle! E é têm... não teêm! E á (relativo a tempo passado) é há!

3º - Impostos pagamos nós todos os dias... e sempre que se recebe e passa recibo também é sempre deduzido imposto!
Que grande confusão que para aí vai...
A declaração de rendimentos é que é anual... e foi o que deste a entender que deveria ser... semanal!
Ou a que impostos é que te referes?
E estás a comparar sistemas diferentes...

4º - Se nem sabes escrever... importa-te como os outros raciocinam?
Ora pensa lá tu nisso... lento ou rápido , mal ou bem.

5º - E quem esta a ultrapassar os limites és tu! Controla-te e tem calma...

Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-10-2010, 11:53 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-10-2010 12:02 por RaCcOn.)
Mensagem: #8
RE: O Teu 13º Mês Não Existe
Mesmo que os impostos não fossem pagos a semana, pois isso iria envolver alguns recursos e ficaria um pouco mais dispendioso para a máquina do estado, seria muito melhor os pagamentos a semana.
Para além de as pessoas andarem mais a vontade e de ser mais simples conseguir poupar algum dinheiro, também iria gerar mais consumo, pois na maioria dos casos iriamos andar sempre com dinheiro no bolso e não se via o que se ve de toda a gente a comprar tudo e mais alguma coisa no inicio do mes e lá para o meio ja anda tudo a penar que não tem dinheiro a espera do próximo final de mês.

Para isso acontecer, claro que iria deixar de existir o tão aclamado 13º mês...pelo menos na teoria claro.
Ah esqueci de dizer...
Alguém que saiu de Portugal é um Emigrante,
Alguém que veio para Portugal é um Imigrante,

Wink)
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-10-2010, 13:22
Mensagem: #9
RE: O Teu 13º Mês Não Existe
A questão de receber à semana ou ao mês é irrelevante.
Para determinadas pessoas, pode até ser vantajoso, caso tenham pouca capacidade de se controlarem.
Mas penso que com alguma organização, isso é indiferente.

Falo por mim, que desde que deixei de viver sozinho, passei a fazer as contas a dois e precisei de me organizar. É bom ambos terem a noção do que podem e do que não podem fazer. Claro que existe sempre um impulso em comprar determinadas coisas, mas havendo organização, ambos sabem qual o limite do orçamento.

Para isso, produzi um excel, onde se colocam as despesas fixas, e os ordenados+prémios. Depois disso cálculo o income médio mensal a contar com prémios, e afectando as despesas médias mensais, obtenho a taxa de esforço para as despesas fixas.
Desta forma, ambos sabemos com que dinheiro contamos, portanto, está sempre presente na ideia, quando se anda por um centro comercial e afins.
Outra coisa que me habituei é a discutir as compras a dois.

No entanto esta questão do 13º mês é engraçada, no meu caso, como não recebo horas extra, vejo quase esse mês como para pagar isso.

Nota:
apenas uma nota, nos últimos dias, em quase todos os tópicos acaba por haver parvoíces como "se lesses o que eu escrevi", "acalma-te", "são uns arrogantes" ... epá, eu sei que há menos sol, e que isso propicia algumas mudanças de humor, mas tentem lá manter a calma no discurso, o que este fórum tem de melhor é o ambiente, e mantenham isso pá. Ainda por cima, esse tipo de comentários tende a estragar participações impecáveis e mesmo muito positivas por parte de quem as faz.
Acabem com as trocas de galhardetes e mantenham-se nas trocas de argumentos. (não sou moderador nem pretendo ser, mas se vir aqui deixa de ser divertido para mim, tb deverá deixar de ser para mais ... e isso não me parece que seja positivo para o fórum em geral)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-10-2010, 14:03 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-10-2010 14:10 por BladeRunner.)
Mensagem: #10
RE: O Teu 13º Mês Não Existe
(17-10-2010 13:22)JPedrosa Escreveu:  A questão de receber à semana ou ao mês é irrelevante.
Para determinadas pessoas, pode até ser vantajoso, caso tenham pouca capacidade de se controlarem.
Mas penso que com alguma organização, isso é indiferente.

Falo por mim, que desde que deixei de viver sozinho, passei a fazer as contas a dois e precisei de me organizar. É bom ambos terem a noção do que podem e do que não podem fazer. Claro que existe sempre um impulso em comprar determinadas coisas, mas havendo organização, ambos sabem qual o limite do orçamento.

Para isso, produzi um excel, onde se colocam as despesas fixas, e os ordenados+prémios. Depois disso cálculo o income médio mensal a contar com prémios, e afectando as despesas médias mensais, obtenho a taxa de esforço para as despesas fixas.
Desta forma, ambos sabemos com que dinheiro contamos, portanto, está sempre presente na ideia, quando se anda por um centro comercial e afins.
Outra coisa que me habituei é a discutir as compras a dois.

No entanto esta questão do 13º mês é engraçada, no meu caso, como não recebo horas extra, vejo quase esse mês como para pagar isso.

Nota:
apenas uma nota, nos últimos dias, em quase todos os tópicos acaba por haver parvoíces como "se lesses o que eu escrevi", "acalma-te", "são uns arrogantes" ... epá, eu sei que há menos sol, e que isso propicia algumas mudanças de humor, mas tentem lá manter a calma no discurso, o que este fórum tem de melhor é o ambiente, e mantenham isso pá. Ainda por cima, esse tipo de comentários tende a estragar participações impecáveis e mesmo muito positivas por parte de quem as faz.
Acabem com as trocas de galhardetes e mantenham-se nas trocas de argumentos. (não sou moderador nem pretendo ser, mas se vir aqui deixa de ser divertido para mim, tb deverá deixar de ser para mais ... e isso não me parece que seja positivo para o fórum em geral)

Se alguém vier comentar um post, e não tiver em conta os anteriores, ou seja, o contexto do tópico, qual é o problema de chamar a atenção para o facto?
Parvoice? Não acho! Por andar aqui muito pessoal que entra num tópico, lê o último post e começa a arrotar postas de pescada a torto e a direito é que provoca parvoices!
Pelo contrário, se se derem ao trabalho de começar pelo principio e lerem com atenção, talvez... talvez consigam dissertar em condições!

Numa discussão acesa, mas saudável, é natural este tipo de "confronto"... existe aqui quem faça bem pior, quem tenha comportamentos arrogantes, prepotentes, com discursos provocantes, ingerentes, etc! E só ao fim de muito tempo é que alguém decide fazer algo!
Não estou a ver o problema deste tópico... apesar de alguma má interpertação por parte de um user em relação ao que eu disse, aliás, o que me dá razão... talvez não tenha lido tudo e "colocou palavras na minha boca", algo que eu não disse (escrevi)! Vou-me calar e deixar isso em claro?

Depois... chamo a atenção para o que esta a negrito! Olha bem para a contradição!
Mr Green
(17-10-2010 11:53)RaCcOn Escreveu:  Mesmo que os impostos não fossem pagos a semana, pois isso iria envolver alguns recursos e ficaria um pouco mais dispendioso para a máquina do estado, seria muito melhor os pagamentos a semana.
Para além de as pessoas andarem mais a vontade e de ser mais simples conseguir poupar algum dinheiro, também iria gerar mais consumo, pois na maioria dos casos iriamos andar sempre com dinheiro no bolso e não se via o que se ve de toda a gente a comprar tudo e mais alguma coisa no inicio do mes e lá para o meio ja anda tudo a penar que não tem dinheiro a espera do próximo final de mês.

Para isso acontecer, claro que iria deixar de existir o tão aclamado 13º mês...pelo menos na teoria claro.
Ah esqueci de dizer...
Alguém que saiu de Portugal é um Emigrante,
Alguém que veio para Portugal é um Imigrante,

Wink)

Então... os que cá estão são imigrantes! Se cá estão, estão no estrangeiro... aliás, (desculpa, JPedrosa) se leres com atenção o meu post eu faço a comparação com o okapi (Emigrante, para todos os efeitos) com quem cá esta (Imigrantes).
Escrevi bem...
Àh, esqueci-me...

Mr Green Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)