Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
França vs Portugal
21-10-2010, 21:29
Mensagem: #21
RE: França vs Portugal
Bem, deixa-me responder-te de forma mais concisa, por isso deixei um pouco para mais tarde para responder.
Ora bem...
No que diz respeito a quem trabalha 12/13/14horas por dia...
Tens toda a razão, no entanto no meu caso posso dizer-te que tenho tempo para mim e para a familia, posso não passar tanto tempo como quem trabalha apenas 8horas por dia, é verdade mas posso garantir-te que cada minuto é aproveitado da melhor forma.
Não sou tão produtivo como um Escandinavo a cada hora...no entanto tento produzir o mesmo que um no meu dia total...
Claro está que o sonho é fazer menos e ir mantendo os mesmos rendimentos e o mesmo nível de progressão...
Não tenhas pena, como disse acima...aproveito todo o tempo e cada minuto é especial e aproveitado a 1000%!!
Não chego a casa, e vou deitar-me no sofá ver televisão até a hora de jantar para depois ir tomar café e voltar para casa para dormir...

O importante não é o tempo que passamos juntos, mas sim a maneira como o aproveitamos...

No que diz respeito ao equilibrio...este é o meu...dar o meu máximo no meu local de trabalho...e dar mais que o meu máximo para os que me rodeiam...

Não sou nenhum viciado em trabalho, sou viciado em bons momentos apenas...
---
Bladerunner estás a admitir o fundo de desemprego como um dado adquirido...mas e se ele acabar de um omento para o outro?Esse mesmo alguém que ganhava 800€/mês passará a ganhar Zero...aí sim é complicado...
Agora não podemos é admitir que existam pessoas que estejam aí a escolher trabalhos e salários...meu amigo se queres manter o teu nível de vida corre!!
Uns ficam na margem a ver o barco a passar, os outros vão dentro do barco...onde é que queres ficar?
A questão exploração, é verdade confesso isso...é inadmissível vermos pessoas a trabalhar para ganhar 554€/Mês (Salário Minimo Nacional em Portugal), mas até nisso a realidade é que a culpa é mais uma vez do povo também...se ganhamos isso é porque nós durante tanto tempo o permitimos...olhamos para os outros e dizia-mos sempre...
"Os espanhóis ganham quase o dobro de nós...é inadmissível" em vez de dizerem, "É inadmissível nós ganharmos metade do que ganham os espanhóis"...
A nossa mentalidade é do mete abaixo e agora estamos a pagar por isso...

Outra das coisas, é como já foi dito, acomodarmo-nos a tudo e mais alguma coisa...
Acomodamo-nos a receber pouco...sempre foi assim e sempre será...
Agora...
Queres viver melhor...
Vou tentar dizer-te mais ou menos quais são os meus principios...

1º - Trabalhar para mim tem de ser um prazer, se me levanto de manha cedo a pensar que vou ter de ir trabalhar isso para mim é um prazer e não penso "Epah porra tenho de ir trabalhar"!!
2º - Definir Objectivos, costumo dizer que sou um sonhador quando defino os meus objectivos para a próxima "Epoca", são sempre objectivos extremamente altos!
3º - Comprometer-me com os meus objectivos, se os defini é para serem cumpridos...todos os dias de manha, saio de casa para o trabalho a pensar "Hoje tenho de conseguir isto"...todos os dias quando volto para casa fico satisfeito porque consegui atingir o objectivo do dia...
4º - Actuar...não é só definir objectivos...tem de se ter atitudes que vão de encontro a eles.
5º - Gestão de tempo...nas minhas ferramentas de trabalho o que mais respeito é a minha agenda...a única coisa que não respeito na minha agenda são as horas de almoço (Infelizmente).
6º - Se me comprometi a fazer determinada tarefa, é porque ela tem de ficar feita!
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-10-2010, 21:57 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-10-2010 21:59 por BladeRunner.)
Mensagem: #22
RE: França vs Portugal
Meu caro... o salário minimo nacional não é o que pensas, estás equivocado! Por isso penso que estás a leste de muita coisa acerca do mercado de trabalho!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sal%C3%A1rio_m%C3%ADnimo
O actual salário minimo nacional é de 475 euros... e o governo, apesar de respeitar os acordos acerca de TGVs e Submarinos decidiu rasgar o acordado com os parceiros sociais... e não vai cumprir com os 500 euros de salário minimo nacional em 2011!!!

Ora deixa-me ver... quem trabalha 14 horas ainda tem tempo para a familia? Se entrares ás 9h e tiveres uma hora para almoço... sais ás 0h00! E o tempo das deslocações? Vou ser optimista... uma hora para te arranjares e uma hora para a viagem de ida e 30 min. de viagem de volta, pois ás 0h00 não há transito... portanto... levantas-te ás 7h, sais de casa ás 8h... chegas a casa ás 0h30... diz-me lá quando é que tens tempo para os filhos?
Pois, pois... mesmo sendo 12h ou 13h horas... faz as contas! De manhã é o corre corre... nem os vês... chegas á noite, mesmo que chegues ás dez... estão a dormir! É isso que faz de um trabalhador um bom cidadão? Um bom trabalhador?
O conceito de cidadão e de trabalhador precisa de revisão... em Portugal!
Chegas ao fim-de-semana... na grande maioria trabalha por turnos e até aos fim-de-semana trabalha... bolas... até trabalham nas folgas, mas chegas ao domingo e fazes o quê? Descansas? Afinal nem 7h dormes á semana... e o ser humano deve dormir, no minimo 8h... afinal quando é que passas tempo com a familia?
Tempo de qualidade!

Mais uma vez, mais um exemplo... tu fazes o que gostas? Bom para ti... és uma excepção!
A grande maioria dos Portugueses aceita o que calha... e não faz o que gosta, faz sim, o que tem de ser feito! Tu próprio o dizes e afirmas que assim deve ser... quando afirmas que quem esta no desemprego, que são muitos, mais do que os que estão contabilizados (os que estão já sem receber não contam para as estatisticas), deve aceitar o que lhes é oferecido... ou então acabou o subsidio!

Tu és uma excepção e capacita-te disso! A maoiria dos Portugueses não está nessa posição!
E desconheces a realidade do mercado laboral e de como funciona o apoio aos desempregados!

Salário minimo nacional 554 euros... Big GrinBig GrinBig Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-10-2010, 22:51
Mensagem: #23
RE: França vs Portugal
Somos o único pais da comunidade europeia onde recebemos 14salários anualmente...
475€ * 14 = 6650€
6650€ / 12 = 554,17€

Se leres o que diz no texto do link que colocas-te vais ler

"Em Portugal Continental, desde 1 de Janeiro de 2010, o salário mínimo nacional é de 475,00 euros por mês, pagos em 14 vezes (subsídio de Natal e subsídio de férias) ou 554,00 euros pago em 12 meses"

Não vale ler na diagonal ou apenas aquilo que nos interessa.
Sou eu que estou a leste do mercado laboral? Provavelmente até estarei um pouco mais perto dele do que imaginas...mas pronto...

Podes também ver aqui a evolução do salário minimo em Portugal
http://www.google.com/publicdata?ds=z3en...eu_countryTongueT&dl=pt-PT&hl=pt-PT&q=salario+minimo+portugal

Quanto ao ter tempo para a familia...
Se as coisas forem sempre bem geridas, tenho tempo que sobra...
Claro está que tenho perfeita consciencia que estou a andar acima dos meus limites e que um dia vou ter de parar...mas...
De qualquer das formas, em caso algum me ouviste a dizer que todos teriam de trabalhar 12horas por dia para serem bons trabalhadores...eu por vezes, faço isso...muitas mesmo, no entanto não o exijo nem posso exigir de ninguém...aliás quem trabalha comigo por mim até pode trabalhar apenas 1hora/dia...
Mas agora vamos tocar na questão pertinente que colocas-te no teu ultimo post...
E será que sou rentável essas 12horas?!

Não, de forma alguma...alguém andou por cá a medir o tempo que cada um de nós estava efectivamente a trabalhar...o resultado foi surpreendente...
A pessoa que tinha melhores valores...e não fui eu (lol), era rentável durante 2horas por dia(Média)...

Mais uma vez digo que não sou exemplo para ninguém nem o quero ser...
Mas se eu faço o que gosto, é apenas porque me esforcei para tal...Não "cresci" as custas do investimento dos outros..."cresci" as minhas custas e as custas do meu esforço...
Não estive a espera que as coisas me caíssem sabe-se lá de onde...corri atrás delas...
Se desse certo (felizmente deu), espectáculo...Se desse para o torto, pior que o que já estava não podia ficar...
O que falta a muita gente é atitude, atirar-se para as coisas e colocar as coisas em prática...
Dizer todos dizem...posso muito bem chegar até ao café dali da esquina e dizer "Epah amanha vou pegar nos 2000€ que tenho aqui de lado e vou comprar um tractor para começar a lavrar as terras do pessoal todo daqui da zona"...
Adianta alguma coisa dizer?É necessário Agir!!!
Aqui toda a gente se queixa...mas ninguém faz nada...
Hoje não que está frio...
Hoje não porque dá o benfica...
Hoje não porque vai dar a casa dos segredos...
Hoje não porque está calor...

Sabes o que digo para isso tudo?! Um grande F0D@SSE!!!
Mas vais ficar aí parado a espera ou vais fazer alguma coisa?

http://www.youtube.com/watch?v=3J-3U4ULC-Q <-- faz sentido?

Vi estes dias, que és mais velho que eu...tenho todo o respeito por toda a gente independentemente de ser mais velho ou mais novo que eu...eu sou um puto é verdade...e tu tão bem como eu deves de saber do mesmo que eu...

Tudo na vida tem sempre duas faces...uma boa e uma má...depois temos dois tipos de pessoas também...aqueles que se afundam no problema e aqueles que olham não para o problema mas para a solução...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-10-2010, 00:05 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-10-2010 00:12 por BladeRunner.)
Mensagem: #24
RE: França vs Portugal
Desculpa???
Lamento, mas a tua maneira de ver as coisas é que é na diagonal!!
O salário minimo nacional é 475 euros mensais! A questão dos 14 meses é irrelevante para o contexto! pois quem recebe 1000 euros também o recebe 14 vezes ao ano!
E, que me lembre, estamos em Portugal... as contas não se fazem como no... UK!
Vamos lá ser sérios!
475 euros! O resto é insulto á inteligência dos que auferem o salário minimo!
Por favor... tinha-te em melhor conta... o que fizeste foi demagogia barata, como um qualquer politico em campanha!!
Já que falaste em links:
http://dre.pt/pdf1sdip/2010/01/01000/0018000181.pdf
http://www.dgert.mtss.gov.pt/trabalho/re...ao_smn.htm
http://www.cantinhodoemprego.com/index.p...-2010.html
http://economico.sapo.pt/noticias/salari...75998.html
http://economiafinancas.com/2010/01/sala...efinitivo/
http://www.maisvalias.com/2010/01/15/sal...-nacional/
http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=S...ual=3&tm=6
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/econ...-1730.html
http://www.ionline.pt/conteudo/36811-soc...inimo-2010
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia...id=1450223

475 euros!

E apesar de ganharmos 14 vezes ao ano... continuamos a ganhar menos que os restantes parceiros Europeus!
E isto... não é demagogia nem brincar com numeros!
Oficial: o valor do salário minimo nacional é? 475 euros mensais! Simples, lógico e cristalino!

Nem os seres rastejantes discutem isso! A proposta aceite pelos parceiros sociais foi? 500 euros mensais!

Só tu te lembras de ler e traduzir diagonalmente!

Aliás, aconselho vivamente a leitura do decreto Lei, que é, penso eu o que dita a realidade, mas talvez tu estejas acima...
http://dre.pt/pdf1sdip/2010/01/01000/0018000181.pdf

Lá podemos ler o seguinte:
Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:
Artigo 1.º
Valor da retribuição mínima mensal garantida
O valor da retribuição mínima mensal garantida a que
se refere o n.º 1 do artigo 273.º do Código do Trabalho,
aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, é de € 475.


Esperem... 475 euros? Não se enganaram..? Parece... 475 euros!

Deixa-te lá de demagogias e discurso de politico. Tenho pena, porque a tua leitura transversal dos factos até me dá mais razão... é que mesmo a ganharmos 14 meses, mais dois meses que a maioria dos parceiros Europeus... continuamos a ganhar... menos, bem menos!
Atrás de nós... só os recentes parceiros ex-bloco de leste!
Até Malta e Eslovenia têm salários minimos melhores que o nosso, em 12 meses!
Enfim...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-10-2010, 09:00
Mensagem: #25
RE: França vs Portugal
Blade não me viste a dizer que ganhavamos mais que os outros, disse apenas que o nosso total anual dividido por 12 (Mesmo numero de salarios que os outros), nos ganhamos 554€...
Não estou com demagogias nem tão pouco com discurso de politico.
Estou apenas a analizar factos, e um facto é que nós ganhamos um pouco mais do que o que dizemos ganhar.
Ora, se assim fosse, passava-mos a receber 24vezes por mês, o nosso salário minimo passaria a ser metade do que é actualmente?
As contas terão de ser feitas em condições similares, ou os dois meses que recebemos "a mais" não contam para nada?
No decreto de lei que referes, eles dizem que por cada mês de trabalho o minimo recebido será de 475€, no entanto terão de te pagar 14meses...

E já agora basicamente, qual é a diferença entre recebermos como estamos a receber agora...475€, 14vezes por ano, ou recebermos 554€/Mês 12vezes por ano?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-10-2010, 13:21 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-10-2010 13:56 por BladeRunner.)
Mensagem: #26
RE: França vs Portugal
Não sei... não fui eu que fiz alarde e divulguei as grandes vantagens de receber semanalmente!
Mas isso já se faz, em Portugal... quem trabalha por Empresas de Trabalho Temporário recebe o sub. de férias e o de Natal fracionado, todos os meses!

Mas o facto é que o estipulado legalmente é o valor de 475 euros, pois esse é o valor em discussão! Ou então alguém que avise todos os parceiros sociais de que estão equivocados...

A irrelevância dos 554 euros é que nós, em Portugal gerimos tudo ao mês... as contas, os créditos, empréstimos, etc!
Logo, o que conta é que quem recebe o salário minimo nacional no fim do mês tem na mão... 475 euros ou 554 euros para pagar as suas contas e fazer a sua vida? Quer-me parecer que fica com 475... logo a irrelevância dos 554.
É que não interessa a quem tem 475 para viver, que dividindo os 14 por 12 fique com uns imagináveis 554... ninguém vai pagar contas ou outras coisas com uns 79 euros "invisiveis!
E... quem ganha 475 euros não poupa, é uma impossibilidade matemática, entre casa, transporte, água, luz, gás, filhos, estudos, roupa, alimentação, etc... logo, depende dos sub, de férias e natal para esses efeitos, e mesmo assim muitos já nem para esses efeitos, já que os sub. são direcionados para coisas essenciais para as quais o vencimento normal mensal não chega!
Mais on-topic:
http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=46&...cle=384712
Isto no dia 19... hoje, dia 22 a França continuava com muitos sectores paralisados e imensas manifestações... e já anunciaram mais greves gerais!

Lá está... as fasquias dos outros estão mais elevadas que as nossas!
Nós, marcamos uma greve geral para Novembro... um dia! E vai ser elevada a acto heroico por uns, uma greve sem impacto por outros!

E os Fanceses ganham mais, têm melhor nivel de vida...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-10-2010, 16:34
Mensagem: #27
RE: França vs Portugal
Sim claro que 475€ não dá para nada, mas isso é mais que lógico...o que queria dizer é a nossa média mensal é de 554€/Mes...
Aliás a EuroStat tem o nosso salário minimo mensal como 554€/Mes...o que acho justo.
Nem é uma questão de receber a semana ou ao mês logo não percebi esse teu comentário...
No que diz respeito ao receber a semana, eu digo que apoiaria por uma questão de incentivo ao consumo pois teoricamente iria fazer com que as pessoas gastassem mais sem ter de pensar muito...
O que faria a economia dar um salto um pouco maior...

No que diz respeito a França...estamos a falar de um povo diferente e que faz os seus direitos valerem...lá a mentalidade é completamente distinta de daqui...
Logo não podemos tão pouco comparar.
Se fossem os francesses que cá estivessem ao invés de nós, isto não estava assim de certeza.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-12-2010, 14:37 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-12-2010 14:38 por BladeRunner.)
Mensagem: #28
RE: França vs Portugal
A prepósito da discussão acerca do tempo para a familia vs horas de trabalho:

"Um estudo realizado em 14 países europeus revela que Portugal é o país onde há maior dificuldade em equilibrar trabalho e vida pessoal, seguido da Espanha, Grécia e Holanda.

Em Portugal o estudo, que consistiu num inquérito on-line, decorreu entre 16 e 29 de Novembro e envolveu 500 pessoas, com idades entre 25 e 65 anos. Foi também realizado na Alemanha, Bélgica, Holanda, Áustria, República Checa, Grécia, Hungria, Itália, Portugal, Polónia, Irlanda, Eslovénia, Espanha e Reino Unido.

Em comparação com os restantes países onde o estudo foi realizado, Portugal é onde existe maior dificuldade em encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (84%), seguido de Espanha (80%), Grécia (70%) e Irlanda (39%).

O país onde esta dificuldade menos se nota é a Áustria, com apenas 20% dos inquiridos a responder que lutam diariamente por conseguir o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, refere o estudo, a que a agência Lusa teve acesso.

Numa análise global às respostas em todos os países, conclui-se que 58% dos inquiridos sentem frequentemente cansaço ou falta de energia e a grande maioria (70%) afirma não ter tempo para fazer aquilo de que mais gosta.

O estudo refere, igualmente, que os portugueses planeiam poupar mais e ter maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal no próximo ano.

Sobre as metas a realizar em 2011, 57% dos inquiridos portugueses responderam que pretendem poupar mais dinheiro e 45% ter maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

O estudo indica, também, que 40% pretende passar mais tempo de qualidade com família e amigos, 36% dedicar mais tempo a si próprio e ao seu parceiro, 32% participar em mais actividades de lazer e 'hobbies' e cerca de 22% quer ser mais romântico e afectuoso.

O estudo foi realizado pela Braun Research e pela Pfizer Consumer Healthcare."

FONTE: http://economico.sapo.pt/noticias/portug...07123.html

De reparar que isto se reflete na tão falada produtividade!
E não será "estranho" que aqueles que nos países mais avançados trabalham menos horas que nós, ganham mais... e são mais produtivos nessas menos horas!
Vejam lá que até têm mais tempo disponível e mais dinheiro... e consomem mais, e a economia cresce e rola...
Será por serem pessoas mais felizes e mais moralizadas?
Aqui é a velha questão... querem que primeiro sejamos felizes, moralizados, etc... depois pagam mal e exigem mais carga horária! E querem que sejam produtivos!
O raio do Português com a mania de ser diferente!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-12-2010, 16:51
Mensagem: #29
RE: França vs Portugal
Bem,
Isso é mesmo de parte a parte...seja na questão trabalhador como patrão...

Na parte patrão que querem ganhar mais e ter de pagar menos(infelizmente a mentalidade começa a mudar aos outros e empresas que nascem hoje em dia, acabam por nascer com uma ideia diferente), quanto mais horas o funcionário fizer melhor para ele e claro está que essas horas foram feitas porque ele quis, logo não dá direito a pagamento...

No que diz respeito ao funcionário, faz as horas contrariado não tem coragem nem capacidade para bater o pé com medo de represálias e de ser despedido...
Só pensa em chegar ao final do mês e ganhar o dele, não importa mais nada...para além da mentalidade de que o patrão é que está bem e que é um grande filho da p!"#"# que o que paga mal dá para comer, mas se lhe disserem "Epah podes ser o teu próprio patrão" ele não quer de forma alguma, vá-se lá saber o porquê...

Quanto aos que referem que este ano pretendem poupar mais e passar mais tempo com a família, a treta é sempre a mesma todos os anos...

"Este ano é que vai ser..." mas chega lá e faz igual ou pior que no ano anterior.

temos por cá muitos adeptos da procrastinação, somos peritos em deixar para amanha o que podemos fazer hoje e isso é um vicio dos piores que podemos ter.

Quanto ao estudo em si, acho a amostra de indivíduos demasiado pequena face ao estudo que se pretende, logo os dados estarão muito mas muito longe de ser perto do real.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-12-2010, 18:32 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-12-2010 18:41 por BladeRunner.)
Mensagem: #30
RE: França vs Portugal
Pois... mas é bem real e peca pela percentagem baixa!
Todos os estudos feitos há já vários anos isso refletem. A isso não será estranho o stress ter aumentado na sociedade portuguesa! Grande parte das baixas são de foro psicológico, o que também reflete isso.
É que nem todos podem ser patrões... sei que defendes isso, mas a julgar pelo numero de posts onde defendes isso, quer dizer... só tínhamos patrões.

"Contrato precário e ritmo intensificado são riscos sérios

O stress profissional vai ser, dentro de dez anos, a principal origem de doenças laborais, destronando a liderança actual das doenças músculo-esqueléticas, prevê o Observatório Europeu dos Riscos. No primeiro relatório daquele organismo, dedicado aos riscos psicossociais do trabalho, conclui-se que as mudanças que estão a atravessar o mundo laboral - desde as tecnológicas, à precarização dos contratos, passando pela redução de trabalhadores e intensificação dos ritmos - vão resultar no aumento do número de pessoas afectadas por doenças relacionadas com o stress. O que poderá originar uma "grave deterioração da saúde mental e física dos trabalhadores".

Actualmente, o stress é já considerado o segundo problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa, afectando 22% dos trabalhadores na União Europeia, de acordo com dados de 2005. E está na origem de metade dos dias de trabalho perdidos por faltas.

Embora não existam em Portugal estudos que analisem o impacto do stress profissional na população activa, mas apenas de índole sectorial, o dirigente da Autoridade para as Condições do Trabalho, Luís Lopes disse ao DN que "toda a evidência, mesmo sem estudos, coloca-nos ao nível dos restantes países europeus". Luís Lopes admite mesmo que o nível de crescimento dos contratos precários e a manutenção dos baixos salários podem deixar alguns dos trabalhadores portugueses numa situação mais desfavorecida face aos seus pares da UE.

Numa escala de zero a seis, os contratos precários são justamente o principal factor de stress, com uma pontuação de 4,56. Com um emprego mal remunerado e de baixa qualidade, os trabalhadores precários tendem ainda a efectuar os trabalhos mais perigosos. Segue-se o trabalho em sectores particularmente vulneráveis à globalização e ao risco de deslocalizações, e as novas formas de contratos de trabalho. A meio da tabela está o envelhecimento, pois quanto maior a idade e a falta de formação sobre os novos processos de produção, maior o desajustamento psicosocial. A intensificação dos ritmos de trabalho surge logo a seguir enquanto factor de risco, associado à quantidade crescente de informação a tratar devido às novas tecnologias de comunicação, mas também o aumento das exigências sobre um número cada vez menor de trabalhadores.

As exigências emocionais elevadas, como a violência e intimidação, e que estão sinalizadas com quatro pontos, suscitam, segundo o relatório, cada vez mais preocupações. Na mesma posição está também a dificuldade de conciliar a vida familiar e profissional, uma vez que os horários de trabalho longos e inflexíveis criam dificuldades adicionais, sobretudo, às mulheres.

As profissões nos ramos da saúde, educação, emergência e segurança, atendimento ao grande público, mercados financeiros, mas também em novos sectores comos os call centers, são das mais expostas ao stress. A receita da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho é monitorizar e melhorar o ambiente de trabalho a nível psicossocial."

FONTE: http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?c...id=1001992


"A interpretação é de Manuela Calado Correia, representante do Instituto do Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho (IDICT) na Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho que, esta semana, realiza uma série de iniciativas em Portugal sobre o ‘stress’ no trabalho.

Em declarações à Lusa, Manuela Calado Correia lamentou a falta de informações que permitam definir com clareza quais as profissões mais stressantes em Portugal.

O resultado dessa falta de informação é, precisamente, a generalização que apenas as classes laborais onde foram realizados inquéritos sobre este tema – profissionais de saúde, professores, controladores de tráfego aéreo, bancários e delegados de informação médica – sejam apresentadas como as mais visadas.
No entanto, explicou, "um pedreiro pode sentir no decorrer do seu trabalho tanto ou mais ‘stress’ que um médico ou um professor".

Sendo uma "matéria transversal", o ‘stress’ nem sequer se limita aos subordinados, já que "também a entidade patronal é sujeita e apresenta sinais de ‘stress’, sem que muitas vezes o identifique como tal". Mas "está precisamente nas mãos da entidade patronal a possibilidade de dirimir os factores de ‘stress’ no trabalho", como sejam as condições (ou falta delas) em que os trabalhadores laboram, a sua organização e método.

CONFLITOS

Os conflitos entre trabalhadores e hierarquias são igualmente apontados como grande fonte de ‘stress’, o qual se exprime de diferente forma consoante a pessoa afectada.

Manuela Calado Correia não tem dúvidas de que a entidade patronal "ainda não está devidamente sensibilizada para as causas e efeitos do ‘stress’ no meio laboral". O que podia ser minimizado se as causas das baixas psiquiátricas fossem mais conhecidas.

"Muitas das razões dessa abstenção laboral estão relacionadas com o ‘stress’ no trabalho. Se fossem conhecidas, podia-se avaliar mais concretamente o seu custo", adiantou. Estas questões irão ser abordadas durante a "Semana Europeia 2002" contra o ‘stress’ no trabalho, mediante a realização de seminários em várias cidades portuguesas."

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notici...ecta-todos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)