Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ESET - Detectado novo esquema de malware "Regaste de mineiros no Chile"
18-10-2010, 23:52
Mensagem: #1
ESET - Detectado novo esquema de malware "Regaste de mineiros no Chile"
[Imagem: image987.png]

Os cibercriminosos vieram demonstrar uma vez mais que estão atentos aos temas mais comuns da actualidade, usando-os como veiculo para propagarem os seus ataques a uma escala mais ampla.
Desta vez a nova ameaça utiliza o resgate dos mineiros chilenos que estiveram mais de 60 dias presos debaixo de terra num novo esquema de malware.

Os laboratórios da ESET alertam que a vitima recebe um e-mail que normalmente ou se encontra em espanhol, ou em português, alusivo ao resgate dos mineiros induzindo-os a descarregar um ficheiro malicioso como se de um vídeo do resgate se tratasse e que posteriormente se tenta apoderar dos dados do utilizador.

Os e-mails possuem um título que sugere o fracasso da operação de resgate, e o corpo da mensagem vem apenas com uma hiperligação. Se o utilizador der um clique no mesmo, irá descarregar um ficheiro com a extensão .COM identificado pelo ESET NOD32 como Win32/TrojanDownloader.Banload.PNA, uma variante de um cavalo de troia bancário muito comum no Brasil.

[Imagem: esetchile.jpg]

A ESET detectou um grande número destes e-mails após o resgate e alerta que se encontra em plena propagação.

Recomendamos que os utilizadores tenham cuidados redobrados com os links, podendo normalmente confirmar na barra de estado qual o link para o qual apontam), evitando descarregar e executar qualquer ficheiro que pareça suspeito, com particular destaque para ficheiros executáveis (ex.: extensão .exe, .com).

De acordo com Nuno Mendes, CEO da WhiteHat, distribuidores exclusivos ESET em Portugal, “Os terríveis efeitos de um forte sismo, o poder destruidor de um furacão ou até uma situação de impasse como o drama que os 33 mineiros do Chile recentemente viveram, são motivos de grande mediatismo e preocupação para o cidadão normal. Porém, no mundo do ciber-crime, este mesmo mediatismo representa uma óptima oportunidade para lançar uma operação de phishing e obter proveitos financeiros. ”

“O conceito passa por aproveitar uma situação de sensibilidade do leitor, através de um qualquer pedido de apoio para uma campanha de ajuda humanitária o salvamento para propagar malware (tipicamente de tipo trojan) que lhes permita roubar dados bancários que podem ser vendidos no mercado negro ou utilizados directamente pelo atacante.”


In eset.pt

Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o Homem se humaniza novamente.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-10-2010, 23:57
Mensagem: #2
RE: ESET - Detectado novo esquema de malware "Regaste de mineiros no Chile"
Malware é o pormenor da srª em segundo plano na foto... Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)