Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
FreeNas e compartilhamentos
21-11-2010, 20:37 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-11-2010 20:44 por toucas.)
Mensagem: #1
FreeNas e compartilhamentos
Criei um servidor com o Freenas para aceder via Pcs rodando o win Xp onde criei pastas privadas para os respectivos Users, para o user1 aceder à pastauser1 e o user2 aceder à pastauser2...
(Criei também os respectivos users)...

Enquanto não activo as partilhas para "Local Users" a entrada no FreeNas (por defeito "Anonymous") fica sem me pedir autenticação, abrindo logo todas as pastas e deixando aceder a todas elas.

Quando Activo as partilhas para "Local Users" mal tente aceder ao FreeNas, este pede logo autenticação;
E colocando o respectivo nome de user e a password correctos, deixa logo visionar todas as pastas;
O problema é que também me deixa aceder a todas as pastas sem restrições, quando só deveria deixar aceder á pasta privada do user que se autenticou...

Acho que devo estar a fazer alguma configuração errada, ou não dará mesmo para fazer o que eu preciso!!!
Como os meus conhecimentos são muito diminutos a respeito do FreeNas,
toda a ajuda é bem vinda.

Muito Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-11-2010, 22:54
Mensagem: #2
RE: FreeNas e compartilhamentos
Uso o Freenas mas sem implicações de utilizadores, não te consigo mesmo ajudar pois ignoro...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2010, 12:58
Mensagem: #3
RE: FreeNas e compartilhamentos
Amigos,
consegui dar a volta a isto, por linha de comandos conseguem isso tudo, mas agora estou com um problema que é o seguinte:

Como aceder por rede á linha de comandos (shell) do freenas.
Através do menu da consola tem lá o menu para aceder á shell, mas como faço sem ter k ligar um monitor , rato e teclado ao Pc onde tem o freenas instalado??? Dava muito jeito fazer isso por um pc ligado em rede...

Brigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2010, 19:54
Mensagem: #4
RE: FreeNas e compartilhamentos
Fazes por ssh(secure shell).

Basta teres o daemon a correr (nao sei se o freenas ja o tem por default, mas se n tiver é uma questao de activares [deve estar algo na interface web]).

Depois noutro pc basta fazeres ssh username_do_freenas@192.168.x.y(ip do freenas) e ja estaWink
ficas com a shell remota. Caso queiras aceder por ssh em maquinas windows tens uma aplicação chamada putty.

cumps

[Imagem: 32545946.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-12-2010, 04:03
Mensagem: #5
RE: FreeNas e compartilhamentos
Obrigado. Guilherme, já testei e funciona na perfeição.

Muito obrigado por as dicas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2011, 02:42 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-10-2011 02:46 por toucas.)
Mensagem: #6
Gentoo RE: FreeNas e compartilhamentos
FreeNAS-i386-0.7.2.8191

kernel: GEOM: ad6:the secundary GPT table is corrupt or invalid

Configurei em RAID por Software , Raid 1, 2 discos do mesmo tamanho - Raid mirror ou espelho, um disco é a cópia do outro...
Aparece sempre esse erro ao desligar ou a reiniciar o FreeNas!!!

Info dos erros: (Do virtual box, mas numa maquina real acontece o mesmo)

Oct 26 23:19:58 freenas kernel: ipfw2 (+ipv6) initialized, divert loadable, nat loadable, rule-based forwarding disabled, default to accept, logging limited to 5 packets/entry by default
Oct 26 23:19:58 freenas kernel: acd0: DVDROM <VBOX CD-ROM/1.0> at ata1-master UDMA33
Oct 26 23:19:58 freenas kernel: ad4: 1536MB <VBOX HARDDISK 1.0> at ata2-master SATA300
Oct 26 23:19:58 freenas kernel: ad6: 2048MB <VBOX HARDDISK 1.0> at ata3-master SATA300
Oct 26 23:19:58 freenas kernel: ad8: 2048MB <VBOX HARDDISK 1.0> at ata4-master SATA300
[b][b]Oct 26 23:19:58 freenas kernel: GEOM: ad6: the secondary GPT table is corrupt or invalid.
Oct 26 23:19:58 freenas kernel: GEOM: ad6: using the primary only -- recovery suggested.
Oct 26 23:19:58 freenas kernel: GEOM: ad8: the secondary GPT table is corrupt or invalid.
Oct 26 23:19:58 freenas kernel: GEOM: ad8: using the primary only -- recovery suggested.
[/b][/b]
Oct 26 23:19:58 freenas kernel: Trying to mount root from ufs:/dev/ad4s1a
Oct 26 23:19:58 freenas kernel: GEOM_MIRROR: Device mirror/Raid launched (2/2).

Ao fazer a configuração no FreeNas (adicionar discos, formatar, montar os discos etc) da me a informação de estar tudo ok mas sempre que o desligo ou reinicio da me este erro!!!
Estarei a fazer algo errado??? Uma ajudinha vinha a calhar...

Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)