Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvida sobre Migração de Dados ...
03-12-2010, 02:49
Mensagem: #5
RE: Dúvida sobre Migração de Dados ...
Para os dados Oracle, tens o SQL Loader.

A performance é brutal, e a única coisa que tens que fazer é ter os dados num txt separados por um determinado carácter.
Depois parametrizar um ficheiro de controlo (CTL) de forma simples e "já está".

aqui

O SQL Loader é quase uma arte, permite inclusivamente lookup's a determinadas colunas, como por exemplo tu teres no ficheiro source um código, e na criação do CTL dizes que aquela coluna vai fazer um lookup qualquer e o que é escrito na DB é uma descrição e não o código que vem no flat file. É um mundo.

Tem ainda outra vantagem, que é não gerar archive logs, o que para data loads grandes, é uma coisa que convém.

Caso não utilizes o SQL Loader para Oracle, aconselho-te vivamente a desligares os archives do Oracle antes de começares a meter para lá dados, senão não há discos que aguentem com os archives que irão ser gerados. (estou a falar quando se importam alguns milhões de registos)

Quanto ao esquema, eu pessoalmente nunca precisei de migrar schemas de db's, porque tenho sempre os scripts de criação.

Criar uma aplicação em C# para fazer isso, não é mesmo nada aconselhável, vais ter uma performance a roçar o medíocre para não dizer nada pior.
Um colega fez uma app em C# ou AutoIT nem sei já, que mais não era que um parser, um ficheiro que levava uma hora a processar, quando lhe disse para fazer aquilo em C, passou para cerca de 10 segundos. Isto apenas para dar uma "ordem de grandeza" do buraco que estamos a falar.

Não conheço informix, mas tens com certeza tools de consola para exportar dados, portanto é extrair num formato controlado e já ao jeito do sql loader, depois ter um CTL preparado e .... pimba

Uma coisa que pode influenciar bem a estratégia é a frequência com que vais fazer isto.

Para coisas automáticas, convém a todo o custo usar tools de consola que possam ser automatizadas.
Se for OneShot, a solução pode ser menos optimizada desde que dê pouco trabalho, compensa.

PS: O SQL Loader, vem com a instalação do Oracle Client

Para SQL Server, usa os DTS ou nas novas versões os DTSX.
São simples de criar os workflows, e as conexões.
E é visual Wink
Apenas a performance não é minimamente impressionante, mas tudo isto é relativo à quantidade de dados que estamos a falar.

Eu mesmo em Oracle, para exportar/importar dados de uma tabela com com 20MB, tenho um nível de preocupação totalmente diferente de quando exporto/importo um set de tabelas que comprimido são 9GB Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Dúvida sobre Migração de Dados ... - JPedrosa - 03-12-2010 02:49

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)