Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Router - a vossa opinião
04-12-2010, 18:27 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-12-2010 18:29 por Paulo39.)
Mensagem: #1
iPhone Router - a vossa opinião
Boa tarde

Hoje, em minha casa, só existem 2 computadores fixos. Como não tenho nenhum router, usa-se a internet à vez em cada um deles, ligando o modem da zon (THOMSON THG540) ao computador que quero usar através dum cabo de rede.

Em breve vou adquirir um portátil e estava a pensar comprar também uma placa wireless para os computadores fixos.

Para poder estar com todos os computadores com acesso à internet simultaneamente, necessito de um ROUTER, visto que o modem não é capaz de fazer essa distribuição, correcto?

Nesse sentido, e como não entendo quase nada de routers, gostaria que partilhassem comigo quais pensam ser, na vossa opinião, as características mais importantes para avaliação duma possível compra de um router.
Além disso, gostaria também que me sugerissem exemplos reais de routers que vocês acham que seriam uma boa compra.

Requisitos fundamentais:
O router deve permitir ligar pelo menos 2 computadores por cabo e também permitir ligarmo-nos por wireless simultaneamente.
O router vai ser montado numa divisão da casa e terá de ter potência suficiente para cobrir com wireless qualquer divisão da casa.
O router deve ser compatível com qualquer sistema operativo que os computadores tenham (não sei se isto é relevante, mas como uso Linux, achei melhor referir)

Requisitos importantes:
Segurança que o router será capaz de dar à minha rede para a proteger.
Preço do router.

Em resumo:
Que parâmetros devo eu ter em atenção quando estiver a ler as especificações dum router?
Qual é ou quais são o(s) router(s) que me recomendas?

Agradeço imenso a vossa ajuda!

[Imagem: sig.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-12-2010, 19:32
Mensagem: #2
RE: Router - a vossa opinião
Prácticamente todos os routers wireless actuais correspondem a todos os teus requisitos

- Por norma trazem 4 portas ethernet além da ligação wireless.
- O pormenor da potência, depende muito do tamanho da casa, mas normalmente não terás problemas.
- Os routers são independentes do sistema operativo usado nos computadores (embora já tenha visto routers que se gabam de ser "compativeis com o Vista" -.- ). A configuração é feita através de um interface web, acessível por qualquer browser.
- Todos os routers actuais suportam wpa2 (embora não seja má ideia verificares no modelo que escolheres).

De resto, será básicamente uma questão de preço, embora D-Link, Linksys e SMC sejam boas marcas.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-12-2010, 19:52 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-12-2010 19:53 por nightales.)
Mensagem: #3
Fedora RE: Router - a vossa opinião
Boas,

Se quer segurança dê uma vista de olhos em http://www.dd-wrt.com/site/index e veja se consegue arranjar um router compatível.

Instalei isso no meu router e agora tenho uma flexibilidade monstra no que toca a configurações (segurança, vlans, sinal wireless...).

Se não queres ter muito trabalho com configurações praticamente hoje em dia todos os routers funcionam bem, tente é ver o que pretende, por exemplo se for cobertura de sinal wireless ver um norma N.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-12-2010, 20:30 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-12-2010 20:31 por Litps.)
Mensagem: #4
RE: Router - a vossa opinião
Eu tenho o WRT120N Linksys Cisco (que ate ta para venda pois já não o uso), e para o preço dele, acho que está 5*, simples de usar para configuração de portas etc... adorei esse router, entretanto agora com MEO etc a meterem os modems/routers.... ficou parado.

Ao comprares deverás ter em atenção a norma do wireless caso lhe vás dar uso, e a velocidade de transferência também, tudo isto tens que ver ao uso que vais dar...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)