Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Migrações de Bases de Dados.
05-01-2011, 15:53
Mensagem: #1
Migrações de Bases de Dados.
Boa tarde,

Gostaria de saber se alguém me poderia ajudar num tema que parece simples, mas que acaba por ser complexo, Migrações de Bases de Dados.

Gostaria de saber, se algum de vós tem experiência nestas funções, e aproveitar para perguntar quais os principais passos a ter em atenção numa Migração de BD grande. Quais as Best Practices?

Obrigado!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2011, 16:17
Mensagem: #2
RE: Migrações de Bases de Dados.
Migração, como assim? De um sistema para outro? Ou simplesmente de um servidor para outro, mantendo o sistema?

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2011, 23:22
Mensagem: #3
RE: Migrações de Bases de Dados.
De um sistema para outro, como por exemplo de Informix para Oracle.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-01-2011, 00:29
Mensagem: #4
RE: Migrações de Bases de Dados.
Bem, não te posso ajudar nesse caso específico.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-01-2011, 11:40
Mensagem: #5
RE: Migrações de Bases de Dados.
Ok ... obrigado na mesma.

De qualquer forma fica aqui o meu apelo para o caso de algum outro leitor ter algumas noções.
(eu, pelo que tenho lido, penso ter já algum conhecimento acerca do assunto, mas queria também saber a opinião de alguém com experiência prática no terreno)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-01-2011, 23:50
Mensagem: #6
RE: Migrações de Bases de Dados.
Oi,
já tinhas abordado este tema a algum tempo atrás.

Investigaste o Oracle Migration Workbench?

O scripting via SQL Loader não te pareceu viável?

Eu tenho este site em boa consideração.

Entre isto, os foruns oracle (OTN) e o TechOnTheNet, tipicamente fico servido.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-01-2011, 11:47
Mensagem: #7
RE: Migrações de Bases de Dados.
@JPedrosa

Por acaso já tinha acedido ao site que recomendaste e achei-o deveras interessante.
Acabei por assumir diversos passos importantes na Migração de Inbformix para Oracle, que nele estão bem identificados. A minha principal preocupação é que além de nunca ter feito uma migração de bases de dados desta complexidade (Informix para ORacle) também nunca usei o SQL Loader.
O SQLC Loader apresenta-se portanto como um desafio para mim.


Quanto à migração propriamente dita penso que os passos que estão descritos nesse site serão os correctos e é precisamente essa a linha de orientação que penso dar à migração.

Mas como referi, o meu principal problema prende-se com o SQL Loader, ou melhor com o desconhecimento do seu uso.
Sed pudesse utilizar uma outra ferramenta, como por exemplo, o TOAD para ler os ficheiros exportados de Informix. Isso é possivel? Ler os ficheiros exportados de Informix por um TOAD por exemplo?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-01-2011, 13:13
Mensagem: #8
RE: Migrações de Bases de Dados.
tal como me refiro no topico sobre Joomla, agora será preciso k os utilizadores passam o update da versão 1.5 para 1.6.
Isso implica uma migração do conteudo e BD, n sei se é disto k t referes...

cumps (:
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-01-2011, 15:24
Mensagem: #9
RE: Migrações de Bases de Dados.
(12-01-2011 11:47)aucrun Escreveu:  @JPedrosa

Por acaso já tinha acedido ao site que recomendaste e achei-o deveras interessante.
Acabei por assumir diversos passos importantes na Migração de Inbformix para Oracle, que nele estão bem identificados. A minha principal preocupação é que além de nunca ter feito uma migração de bases de dados desta complexidade (Informix para ORacle) também nunca usei o SQL Loader.
O SQLC Loader apresenta-se portanto como um desafio para mim.


Quanto à migração propriamente dita penso que os passos que estão descritos nesse site serão os correctos e é precisamente essa a linha de orientação que penso dar à migração.

Mas como referi, o meu principal problema prende-se com o SQL Loader, ou melhor com o desconhecimento do seu uso.
Sed pudesse utilizar uma outra ferramenta, como por exemplo, o TOAD para ler os ficheiros exportados de Informix. Isso é possivel? Ler os ficheiros exportados de Informix por um TOAD por exemplo?

O TOAD é infinitamente mais lento para processar esses ficheiros, essa é a questão.

Queres um exemplo de um ficheiro CTL para leres?

O SQL Loader, é bastante simples de usar, numa primeira instancia, só tens que criar um CTL com meia dúzia de parametros, e dizer em que formato ele vai ler o ficheiro, ou seja, listar os campos que ele deve mapear por ordem do ficheiro.

Além disso, não tenhas receio, instala o Oracle numa máquina QQ para teste e faz a importação para tabelas dummy primeiro, só para apanhar o jeito "à coisa".
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-01-2011, 23:04
Mensagem: #10
RE: Migrações de Bases de Dados.
@JPedrosa

Ent~so quer dizer que se usar o SQL Loader terei de ter duas coisas:
1- Ficheiro CTL
2- Ficheiros de Dados a importar

O ficheiro CTL tem o quê exactamente? Tem a estrutura da tabela e a instrução para a carregar, certo?? Se me pudesses arranjar um sample básico de ficheiro CTL agradecia-te.

Por defeito numa instalação Oracle, não deverão haver problemas de o SQL Loader, por alguma razão não estar operacional, certo?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)