Votação: Em quem votaste?
Fernando Nobre
Defensor Moura
Cavaco Silva
Francisco Lopes
José Manuel Coelho
Manuel Alegre
Votei em branco
Votei nulo
Não quis ir votar
Não pude ir votar
[Mostrar Resultados]
 
Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Em quem votaste?
24-01-2011, 15:27
Mensagem: #11
RE: Em quem votaste?
Por aqui, igualmente em branco.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-01-2011, 00:55
Mensagem: #12
RE: Em quem votaste?
Acho que há alguma falta de informação acerca da utilidade do voto em branco.

Alguns pensam que protestam acerca do estado do sistema, mas estão na realidade a validar o dito sistema.

Na realidade, e ao contrário do que muitos pensam, o voto em Branco favorece claramente o candidato mais votado.

É por isso, que o único verdadeiro voto de protesto é não ir votar.

Aqueles que acham que a solução passa por tornar o voto obrigatório, isso só faria sentido, caso o voto em branco mudasse de enquadramento. Porque caso não mudem o enquadramento do voto em branco, e tornassem o voto obrigatório, só estariam a legalizar a imoralidade e a proteger o sistema que perpétua o que cá temos no burgo.

«Constituição da República Portuguesa
Artigo 126.º
Sistema eleitoral

1 – Será eleito Presidente da República o candidato que obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco.»

Cumps,
JPedrosa
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-01-2011, 01:53 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-01-2011 01:55 por aFriend.)
Mensagem: #13
RE: Em quem votaste?
@JPedrosa

Mesmo assim não ir votar é pior... porque pode-se associar apenas a "não me apeteceu ir" .. ou "aceito o que os outros seleccionarem" ou "não quero saber"... ou até mesmo "não pude ir..."

Ao passo que quer o voto em branco, quer o voto nulo, é um claro protesto que a pessoa importa-se, mas não aceita nenhum dos candidatos.

PS. O que falta é haver contagem de votos em brancos e terem igualmente destaque e ser dada a devida importancia, como por exemplo impedir maiorias absolutas. Porque como sabemos a nossa lei é da republica das bananas.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-01-2011, 12:09
Mensagem: #14
RE: Em quem votaste?
@aFriend,
eu percebo-te, a questão é que, no formato especifíco da eleição presidencial, tu teres votado em branco ou no Cavaco, é na realidade a mesma coisa.

Por exemplo nos referendos, já é diferente, e o voto em branco, conta, como se de um partido se tratasse.

Só a titulo de exemplo, caso os votos em branco servissem para alguma coisa, esta eleição tinha ido a segunda volta.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-01-2011, 02:00
Mensagem: #15
RE: Em quem votaste?
Votei Manuel Alegre.

Acho lamentável como as pessoas se abstêm.
Sinceramente no meio de tanto candidato, há-de haver um que satisfaça um pouco mais as vossas preferências.
Antes votar nesse que votar em branco ou nulo. Pior ainda é não votar de todo...

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-01-2011, 02:25
Mensagem: #16
RE: Em quem votaste?
Como uma grande parte dos membros aqui do fórum, votei em branco. Acho que nenhum dos candidatos tem o estofo suficiente para presidir o país como ele se encontra, no entanto que podemos nós fazer para além de expressar o descontentamento através do voto em branco? Pois...

A abstenção foi absurda... andou um país tantos anos a lutar por liberdade, e agora que a tem, não a usa. Não percebo, sinceramente não percebo.
Citar esta mensagem numa resposta
30-01-2011, 04:14 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-01-2011 04:28 por aFriend.)
Mensagem: #17
RE: Em quem votaste?
@Ana

Mais vale em branco.. os "novos" não inspiram confiança. Cavaco é mais do mesmo e Manuel Alegre, amiguinho bojeço do Socrates...? Esquece lá isso, mais vale mesmo em branco.. Portugal já não se decide com votos mas sim com mudanças radicais!

(..quando disse isto veio-me assim à memoria agora o Egipto..)

Ps. Houve também muita gente que contou como "abstenção" que simplesmente não conseguiram votar por uma serie de falhas das quais o ministro Rui Pereira assumiu e nem se dignou a demitir-se... isto, algo que decide o país haver este tipo de falhas é inadmissível ele ainda continuar a exercer o cargo... mas é claro, estamos em Portugal.. tudo é possível...

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-01-2011, 13:19
Mensagem: #18
RE: Em quem votaste?
Considerando a legislação actual, votar em branco foi "dar votos" ao Cavaco. Eu não queria era que ele fosse reeleito. Por isso votei naquele que estivesse mais próximo dos meus ideais.

E não me parece que o Alegre seja assim tão amiguinho do Sócrates...

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-01-2011, 13:54
Mensagem: #19
RE: Em quem votaste?
Mas onde e que viram que votar em branco é dar votos ao cavaco!?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-01-2011, 15:14 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-01-2011 15:24 por gsantos.)
Mensagem: #20
RE: Em quem votaste?
Votar em branco é dar votos ao Cavaco na medida em que para as eleições presidenciais o voto em branco não é contabilizado, logo na distribuição de percentagens esses votos não entram e para fins percentuais acaba por ser quase como se não tivesses ido votar!

Quem queria apenas que Cavaco não ganhasse ou tivesse que ir a uma segunda volta deveria ter feito um voto válido num outro candidato qualquer que não Cavaco.

E para não fugir ao tema do tópico, votei no Defensor de Moura.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)