Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Duvida Xampp
24-01-2011, 21:10
Mensagem: #1
Slackware Duvida Xampp
Boas noites!

Eu tenho o xampp instalado no meu computador, e costumo utilizar o apache e o mysql para correr scripts ou fazer testes de alguns trabalhos.

Às vezes, tenho a necessidade de mostrar esse teste a outro amigo ou colega e torna-se muito chato ter de estar a tirar prints. A duvida que tenho é como posso fazer para tornar o meu servidor apache visível ao meu amigo.

Sei que tem de ser com o meu ip publico e porta 80 (acho), mas um facto é que eu também uso o teamviewer para acesso remoto permanente.

Queria saber como posso conjugar os dois, podem-me dizer que portas abro ou mudo?

Obrigado! Smile

[Imagem: lJbIuj6l]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-01-2011, 22:39
Mensagem: #2
RE: Duvida Xampp
Podes sempre alterar a configuração do apache para ele ficar à escuta numa outra porta qualquer. A desvantagem está em que, em vez de usares algo do género http://localhost tens de passar a usar http://localhost:porta

Para alterares a porta, edita o ficheiro <dir de instalação do xampp>/apache/conf/httpd.conf e modifica a linha do Listen.

Caso uses virtual servers, terás de alterar lá também, salvo erro.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-01-2011, 23:16
Mensagem: #3
RE: Duvida Xampp
Muito obrigado pela resposta. Wink

Pode-me sugerir uma porta para o apache?

Modifico então o valor do Listen para a porta que pretendo e de seguida abro essa porta e assim sendo um amigo meu pode ver o meu localhost através do meuippublico:porta, certo?

E assim já não existe conflitos entre o teamviewer e o apache, nao é?

Obrigado!

[Imagem: lJbIuj6l]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-01-2011, 02:05
Mensagem: #4
RE: Duvida Xampp
A porta pode ser qq uma que não esteja em uso entre 1 e 65535 (tens aqui uma lista de portas com utilização conhecida, para te ajudar a escolher).

Depois para aceder é como disseste, adicionar :porta no url, quer localmente quer para o exterior, tendo aberto a porta para o exterior claro. A partir do momento que não uses nenhuma porta que o team use, não há qualquer conflito.

Já agora, o team tem opção de não usar a porta 80, não sei se não será mais simples (esqueci este detalhe quando te respondi ali em cima).

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-01-2011, 18:57
Mensagem: #5
RE: Duvida Xampp
(25-01-2011 02:05)Corvus Escreveu:  A porta pode ser qq uma que não esteja em uso entre 1 e 65535 (tens aqui uma lista de portas com utilização conhecida, para te ajudar a escolher).

Depois para aceder é como disseste, adicionar :porta no url, quer localmente quer para o exterior, tendo aberto a porta para o exterior claro. A partir do momento que não uses nenhuma porta que o team use, não há qualquer conflito.

Já agora, o team tem opção de não usar a porta 80, não sei se não será mais simples (esqueci este detalhe quando te respondi ali em cima).

Eu dessa do teamviewer já sabia, mas se desabilitar isso não causa nenhuma anomalia durante o funcionamento? Qual a diferença?

Se desabilitar essa opção e abrir a porta 80 no router, é uma boa opção?

Obrigado!

[Imagem: lJbIuj6l]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-01-2011, 22:06
Mensagem: #6
RE: Duvida Xampp
Viva,

Não causas qualquer anomalia no tema viewer por lhe dizeres que não deve usar a porta 80. Simplesmente ele vai procurar outra porta que possa usar em vez da 80.

No router a porta 80 já está aberta por definição, caso contrário não conseguirias visualizar as páginas web. O que tens normalmente de fazer é dizeres que quando alguém entrar no teu ip, tem de ser reencaminhado para a máquina xpto.

Para fazeres esse processo de reencaminhamento podes seguir os passos descritos aqui:
http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/o-q...-de-fazer/

Cumps,
Manuel Rocha

[Imagem: pplware_staff.png]
Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria
Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense
Especialização em Design Gráfico
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-01-2011, 22:19
Mensagem: #7
RE: Duvida Xampp
(25-01-2011 22:06)rei007 Escreveu:  Viva,

Não causas qualquer anomalia no tema viewer por lhe dizeres que não deve usar a porta 80. Simplesmente ele vai procurar outra porta que possa usar em vez da 80.

No router a porta 80 já está aberta por definição, caso contrário não conseguirias visualizar as páginas web. O que tens normalmente de fazer é dizeres que quando alguém entrar no teu ip, tem de ser reencaminhado para a máquina xpto.

Para fazeres esse processo de reencaminhamento podes seguir os passos descritos aqui:
http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/o-q...-de-fazer/

Obrigado pela resposta, mas nao sei fazer isso com o meu router Thomson TG784 Rolleyes.

Posso tentar abrir uma porta e associa-la ao xampp?

[Imagem: lJbIuj6l]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)