Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Ajuda] Programa em ubuntu
04-03-2011, 15:45
Mensagem: #1
[Ajuda] Programa em ubuntu
Boas.

Instalei um programa no ubuntu era um programa com extenção .run .

O programa ficou intalado em /usr/hitech/picc/9.81/bin

para correr o programa que é um complilador, tenho que aceder sempre a este pasta e correr o comando:

sudo picc ....

o que eu queria fazer era tornar este comando executavel de qlq directoria.

por exemplo aceder a consola e de qlq directoria executar o comando:

sudo picc nomedoprograma.c

alguem me consegue ajudar?

Obrigado
Abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-03-2011, 19:27
Mensagem: #2
RE: [Ajuda] Programa em ubuntu
Isso acontece por não teres utilizado o gestor de pacotes. o .run que sacaste fez a instalação numa outra pasta que não esta no teu PATH, dai não conseguires correr sem ser directamente na directoria.

O compilador que estas a usar não se encontra em nenhum repo do ubuntu? Se sim, instala por la e remove o que instalaste. Caso contrario experimenta por no final do ficheiro '.bashrc' que se encontra na tua home o seguinte:

Código:
PATH=$PATH:/usr/hitech/picc/9.81/bin

Desta forma quando voltares a abrir a consola (as que tiverem abertas antes de fazeres a alteração não terão esta configuração ainda) já poderás executar o comando que querias.

Por fim, pelo exemplo que colocaste estas a compilar sources de C, porque não usar o gcc que é o compilador de C para Linux? (a não ser que estejas a compilar para outra arquitectura..)

cumps!

[Imagem: 32545946.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-03-2011, 00:14
Mensagem: #3
RE: [Ajuda] Programa em ubuntu
(04-03-2011 19:27)Guilherme de Sousa Escreveu:  Isso acontece por não teres utilizado o gestor de pacotes. o .run que sacaste fez a instalação numa outra pasta que não esta no teu PATH, dai não conseguires correr sem ser directamente na directoria.

O compilador que estas a usar não se encontra em nenhum repo do ubuntu? Se sim, instala por la e remove o que instalaste. Caso contrario experimenta por no final do ficheiro '.bashrc' que se encontra na tua home o seguinte:

Código:
PATH=$PATH:/usr/hitech/picc/9.81/bin

Desta forma quando voltares a abrir a consola (as que tiverem abertas antes de fazeres a alteração não terão esta configuração ainda) já poderás executar o comando que querias.

Por fim, pelo exemplo que colocaste estas a compilar sources de C, porque não usar o gcc que é o compilador de C para Linux? (a não ser que estejas a compilar para outra arquitectura..)

cumps!

Boas.

acho que a solução que me apresentas-te resolveu o meu problemaSmile

nao estou a usar o gcc porque preciso que isto compile para .hex Smile

estou agora com outro problema que ainda nao arranjei nenhum programa que me permita enviar para o pic16F876 que estou a usarConfused

acho que vou ter que instalar o windows por causa dessa porraConfused

ObrigadoSmile

Abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)