Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Firefox 4 RC1
10-03-2011, 02:29 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-03-2011 02:32 por BlinZk.)
Mensagem: #1
Firefox 4 RC1
Foi lançada hoje a versão RC1, do Firefox 4.

Podem descarrega-la directamente em:
http://ftp.ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/4.0rc1/
Ou em:
http://www.mozilla.com/firefox/RC/

Para os que já utilizam uma versão Beta, basta irem ao menu Firefox> Ajuda>Sobre Firefox e fazer a actualização automática.

De acordo com as informações da Mozilla, não está prevista ser lançada nenhuma RC2 desta versão e prevê-se que a versão final do Firefox 4 seja lançada dentro de 1 ou 2 semanas, dependendo do feedback que forem tendo.

[Imagem: linear-dbgs.aspx?D=My%20name%20is%20BlinZk]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 03:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-03-2011 04:43 por BlinZk.)
Mensagem: #2
RE: Firefox 4 RC1
Para esclarecer quem possa ficar com dúvidas, eu só há pouco soube que o pplware tinha publicado há dias um post sobre a RC1 do Firefox 4.

Gostava no entanto de dizer também que a RC1 só foi lançada realmente hoje, dia 09-03-2011.
Deixo aqui o link do relatório da reunião de hoje da Mozilla, em que é explicita a frase:
Citar:RC1 will be published to the beta audience as soon as QA signs off on it (today or tomorrow, most likely)

Posso também dizer-vos que acompanho diariamente esses trabalhos e também verifico os servidores FTP e só hoje a RC1 passou a "release" e deixou de ser "night build". (como podem confirmar nas datas de publicação do servidor, pelo menos na versão Win32)

Não estou com isto a querer retirar qualquer mérito ao artigo do Pplware (muito pelo contrário), mas somente a querer esclarecer estes detalhes.

Cumps!

Mais links:
https://wiki.mozilla.org/Releases/Firefox_4.0rc1
https://wiki.mozilla.org/Releases (ver quadro)

[Imagem: linear-dbgs.aspx?D=My%20name%20is%20BlinZk]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 04:54
Mensagem: #3
RE: Firefox 4 RC1
A questão que faço é se a versão apelidada de RC1 (como que à espera de aprovação) nas Night Build não será igual, e apenas oficializada hoje?

É que de facto é estranho, porque tenho aqui ambas as versões (sacada à 5 dias pelas Night e sacada hoje "oficializada") e as dimensões estão precisamente a mesmas.. e refiro-me mesmo em "kb"...

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 13:58
Mensagem: #4
RE: Firefox 4 RC1
(10-03-2011 04:54)aFriend Escreveu:  A questão que faço é se a versão apelidada de RC1 (como que à espera de aprovação) nas Night Build não será igual, e apenas oficializada hoje?

É que de facto é estranho, porque tenho aqui ambas as versões (sacada à 5 dias pelas Night e sacada hoje "oficializada") e as dimensões estão precisamente a mesmas.. e refiro-me mesmo em "kb"...

Não deixas de ter razão... nem eu.
Ou seja, de facto, algumas versões que vão para "night build", acabam por não sofrer alterações até ser oficialmente Release Candidate.

Durante o período de testes (QA) fazem-se ainda vários acertos, mas pode acontecer que esses acertos sejam feitos somente nos pacotes de algum SO especifico, ou de algum idioma especifico (l10n).

Se entrares no FTP, vê-se que por exemplo a pasta Win32 foi criada no dia 9 e que por exemplo a linux-i686 foi criada no dia 4. E se entrares nos vários idiomas, também aparecem datas diferentes.
Tudo isso, devido às actualizações e correcções que foram em dias diferentes e não em tudo, mas somente onde eram necessárias.

Claro que, quando escrevi tudo isto, tem somente a ver com um pro-forma de sequência de versões que a própria Mozilla segue. Não é por acaso que eles só tornam release e só lançam para os mirrors num determinado momento, quando reúnem tudo o que para eles é considerado necessário para seguir em frente.

Eu por exemplo nunca uso as night builds. Fico sempre à espera que se tornem releases. E por isso só ontem é que escrevi aqui sobre o lançamento.
Eu sabia perfeitamente, porque acompanho diariamente, que já lá estava uma "RC1 candidate", chamada "b13pre" (que os próprios engenheiros da Mozilla dizem que só lhe chamaram b13pre provisoriamente por razões puramente técnicas)

Enfim, tudo isto não é muito importante. É somente por curiosidade e para saber (ou dar a conhecer) como a Mozilla vai trabalhando Smile

[Imagem: linear-dbgs.aspx?D=My%20name%20is%20BlinZk]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 18:49
Mensagem: #5
RE: Firefox 4 RC1
Mas claro fazes bem em deixar oficializar.. é assim que deverá de ser sempre.

Contudo certa culpa foi da Mozilla também que fez gerar esta confusão, pois no FTP (nas night build) deram mesmo nome de RC1 em vez do nome de código pré-RC ou coisa parecida, e gerou-se essa confusão toda.

A versão Windows ainda não instalei, mas a do Mac pelo menos acredito que seja a mesma. De qualquer forma voltei a re-instalar esta de ontem... "just in case..." Big Grin

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 19:28
Mensagem: #6
RE: Firefox 4 RC1
Corre md5sum nos dois A Friend e ficas logo a ver se sao o mesmo ficheiro ou naoWink

cumps

[Imagem: 32545946.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 20:30 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-03-2011 20:32 por aFriend.)
Mensagem: #7
RE: Firefox 4 RC1
@Guilherme de Sousa

Confirma-se:
NightBuild: 087ca02277d83b4e77e4d1fe79f1c7ac
RC1 Oficial: 087ca02277d83b4e77e4d1fe79f1c7ac

Versão MacOSX não foi modificada. Smile

Já agora fica a dica para quem tiver Mac e não saiba ver, basta abrir o terminal
Código:
md5 <nome_do_ficheiro>

Ou escrever MD5, dar um espaço e arrastar o icon da App ou DMG que ele põe automaticamente o caminho.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 20:34
Mensagem: #8
RE: Firefox 4 RC1
Parece que pelos vistos não foi mesmo.. o md5sum não falha nem mente.
Já estou à uns dias a utilizar esta versão, ate agora não tive quaisquer problemas, mas sinceramente também não notei melhorias relativamente à beta 12 que estava a utilizar.

Fiquei foi desapontado com o facto de ainda não terem implementado o 'one process per tab' (ao contrario do que dizia no artigo publicado aqui no blog).. cheira-me que pelos vistos nem a final vai ter.. Se a RC1 não tem não é agora que vão implementar Confused

cumps!

[Imagem: 32545946.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 20:53
Mensagem: #9
RE: Firefox 4 RC1
Pois essa é uma das grandes falhas daquele que sempre foi o meu browser favorito!

E também não acredito que a versão final venha a ter... pois não faria sentido algum em epocas de RC implementar uma "feature" grande sem qualquer tipo de testes exaustivos como se faz nas fases BETA.

De resto estou satisfeito com o resultado, está rápido e aparentemente leve. Aparte disto, estou ainda mais curioso para que saia a versão final do Safari 5.1 porque parece que vai ser outro bom browser.

Estrearam-se no WebKit2.. está com os processos separados também e está extremamente rápido a renderizar páginas.

Parece que o confronto de titãs no futuro entre Chrome 11 e Safari 5.1, se bem que a Apple precise urgentemente de fazer opções para "desligar" o coverflow já que isso tem um peso enorme em alguns computadores.

Ao ver essas novidades nos rivais, é que vejo que o Firefox anda mesmo a caminhar muito lentamente... o que é uma pena.. tinha tudo pra ser o topo!

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 20:59
Mensagem: #10
RE: Firefox 4 RC1
O que já me chateia, é os consumos de recursos.. aqui no desktop facilmente tenho o firefox a comer uns 270MB's e apesar de não precisar deles por ter bastante RAM, nao gosto destas politicas.. até a própria m$ anda com algum cuidado no que toca a performances, mas os browsers parece que andam se completamente a borrifar para isso no que toca a consumos.

Lá por a memoria estar barata, acho que se esquecem de que o processador é (e provavelmente sempre será) um recurso escaço dadas as crescentes necessidades.. e que para gastar memoria é preciso processar, logo menos memoria gasta também implica alguma redução de processamento (não é que isto seja sempre verdade, mas pelo menos o é grande parte das vezes).

cumps

[Imagem: 32545946.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)